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Mensagem por Convidado Qua 04 maio 2016, 15:23

Está ótimo o desempenho, tem gente satisfeita com Onix 1.4 AT6 ( É o líder de vendas e longe de ser um carro barato), o Etios AT4 segundo o teste anda mais e bebe muito menos.

Tem que olhar os concorrentes do Etios e são eles:
Uno Dualogic 1.4 Fire, Onix 1.4 SPE-4 AT6, Ford Ka que somente entrega transmissão Manual, Gol Imotion 1.6 de 104cv e outros...

Etios já é um dos melhores da categoria por entregar Automático em vez de automatizado e no fim das contas o desempenho é equivalente a sua categoria porém com motor de alumínio, corrente de comando, direção elétrica etc...

Como comentei, Seria legal um AT6 ou um CVT com marchas simuladas bem escalonado? claro que sim. mas na prática o carro tem desempenho equivalente ou até superior aos concorrentes de sua categoria e entrega Selo A no PBE.

Sobre o desempenho ser um pouco menor que o antigo, não tem almoço grátis rsrs, se o carro é 9% mais econômico tem diferença no conjunto, não fiz o Test Drive ainda mas provavelmente o torque é mais linear, não vem de uma vez e isso aliado ao cambio AT4 aumenta o conforto, diminui ruídos e trancos, deixa mais econômico. Proposta do Etios não é esportividade e sim CxB em um carro urbano de entrada.
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Mensagem por paulluis Qua 04 maio 2016, 15:54

Câmbio AT6 sozinho não faz milagre, com motor moderno também pode não fazer, como disse o ric+20 o que faz a diferença num carro é o conjunto, e pra mim além disso, parece que a Toyota está um passo à frente das outras em planejamento e execução. O carro pode ser feio, mas está se tornando o melhor da categoria nos quesitos mais importantes. Daqui a pouco por exemplo, é quase certo que vai receber 5 estrelas em segurança, as mudanças atuais nesse quesito com certeza poderão levar a isso.
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Mensagem por Convidado Qua 04 maio 2016, 16:45

Agora o LAtin Ncap está mais exigente e só recebe 5 estrelas carro com ESP/TC ( Controle de estabilidade e tração) e agora são 3 tipos de Colisão e tem que ser aprovado nos 3.
  Acredito que esse foi o motivo da Honda sair correndo para fazer o Teste no City que recebeu 5 estrelas, porém hoje receberia no máximo 4...

Como o Etios não tem ESP ele continuará com as 4 estrelas com proteção adulto, mesmo recebendo cinto de 3 pontos, apoio de cabeça e nova barra lateral, porém o que vai melhorar é que  subirá de 2 estrelas  na proteção de crianças para umas 3 ou 4 afinal agora tem ISOFIX e o outro sistema que esqueci o nome rsrs.

Vale lembrar que nem o Corolla tem ESP ainda,  de qualquer forma eu prefiro um 4 estrelas testado no padrão 2016 que um  5 estrelas testado no padrão de 2015...
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Mensagem por paulluis Qua 04 maio 2016, 17:59

Legal, estou por fora das mudanças, mas como vc disse, melhor um 4 estrelas em padrões mais rígidos, quem sabe nas próximas gerações o Etios melhore nesse ponto, mas pela tranquilidade da Toyota deve demorar algumas décadas... Sleep
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Mensagem por Convidado Qua 04 maio 2016, 18:10

O esp será obrigatório em 2020 para lançamentos e 2022 em modelos já existentes... De qualquer forma acho que em 2018 chega no Etios.
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Mensagem por lamps Qui 05 maio 2016, 07:31

Vinicius.VS, acho que um concorrente de peso que faltou listar foi o hb20. De acordo com o site deles, o 1.6 AT6 está saindo a partir de 54.600. Tem menos espaço interno, mas tem nota melhor no ncap. Em compensação, parece que faz 11,1km/l com gasolina na cidade. Beberrón
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Mensagem por Convidado Qui 05 maio 2016, 08:05

Hb20 me decepcionou pessoalmente, apertado... É mais aparência mesmo
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Mensagem por AlbertoRJ Qui 05 maio 2016, 20:36

Pessoal, resolvi colocar aqui algumas avaliações preliminares do câmbio AT do Etios.

Carplace (1.5 AT)

"Andando na cidade, o novo motor 1.5 agradou: mostrou fôlego em baixa rotação e consumo razoável considerando o câmbio automático. A média urbana ficou em 7,0 km/l com etanol, enquanto na estrada subiu para 10,9 km/l usando o mesmo combustível. O problema está na antiga caixa automática de apenas quatro marchas, herdada do Corolla da geração anterior. Você percebe que o motor tem força, mas existe um claro “buraco” entre as relações que faz a rotação cair muito entre as trocas, arrefecendo o pique do hatch – a versão manual de seis marchas se revelou bem mais esperta. Na estrada as reduções para 3ª são uma constante em aclives, fazendo o motor berrar acima do aceitável na cabine."
http://carplace.uol.com.br/teste-carplace-evoluido-e-automatico-toyota-etios-2017-ainda-parece-antigo/

Motorshow (1.5 AT)

" Já a transmissão automática, por ter só quatro marchas sem trocas sequenciais, era candidata a decepcionar. Mas não foi o que ocorreu. Isso porque, além de bem programada, está combinada a um motor elástico e moderno – o que ajuda a “disfarçar” as relações longas. Claro que o consumo é pior que nas versões manuais, mas ainda assim é inferior ao de um Gol 1.0 8V. Na estrada, marcamos 15 km/l (gasolina) a 120 km/h. As retomadas não são exatamente rápidas, mas suficientes. Na cidade, o consumo ficou em 9 km/l e não houve incômodo com “buracos” entre marchas. Só em ladeiras íngremes falta força após subidas de marcha."
http://motorshow.com.br/avaliacao-toyota-etios-2017-e-o-senhor-da-razao/

iCarros (1.3 AT)

"O iCarros avaliou a versão 1.3 X com câmbio automático de quatro velocidades. A grande dúvida recai sobre a capacidade do propulsor menor trabalhar com a nova transmissão. Avaliado com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado e com quatro passageiros mais bagagem, a configuração automática mais barata do hatch encarou cidade e estrada sem problemas. A potência extra resultante das mudanças no motor fazem com que o Etios encare ladeiras sem falta de fôlego e o próprio câmbio trata de identificar as inclinações para manter marchas mais baixas. Claro que na estrada o câmbio permanece efetuando trocas entre a terceira e a quarta, mas como sua operação é muito suave, a mudança só é percebida por um ruído um pouco mais elevado do motor."
http://www.icarros.com.br/noticias/lancamentos/toyota-etios-melhora-onde-importa-na-linha-2017/20753.html

Notícias Automoticas (1.3 AT)

"O motor 1.3 Dual VVT-i sobe rapidamente de giro e as trocas ocorrem normalmente a 3.000 rpm. As retomadas também agradaram, assim como o vigor nas acelerações. Ainda assim, com quatro marchas, o propulsor acaba inevitavelmente passando de 4.000 rpm e o nível de ruído é prejudicado. Lembrando que o isolamento foi atualizado. A caixa possui um sistema de gerenciamento eletrônico que permite analisar o tipo de condução e ajustar as trocas.
Rodando a 110 km/h, o Etios 1.3 X automático marcava no display 2.800 rpm, um nível bom para manter o ruído adequado e favorecer a economia na estrada. A condução do modelo, que já era boa no modelo anterior, ficou mais agradável com o propulsor atualizado."
http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-toyota-etios-2017-impressoes-de-todas-as-opcoes-de-motor-e-cambio/

Relação de marchas da linha Etios 2017 (omecanico.com.br:

Transmissão M/T
1ª – 3.538
2ª – 1.913
3ª – 1.310
4ª – 0.971
5ª – 0.818
6ª – 0.700
Ré – 3.333
Diferencial – 3.944

Transmissão A/T
1ª – 2.875
2ª – 1.568
3ª – 1.000
4ª – 0.696
Ré – 2.300
Diferencial – 3.82

Abraços
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Mensagem por AlbertoRJ Qui 05 maio 2016, 20:56

Medições de desempenho do Carplace

Etios 1.5 AT4

Aceleração
0 a 60 km/h: 5,6 s
0 a 80 km/h: 8,8 s
0 a 100 km/h: 12,4 s

Retomada
40 a 100 km/h em D: 11,7 s
80 a 120 km/h em D: 9,9 s

Ônix 1.4 AT6

Aceleração
0 a 60 km/h: 5,5 s
0 a 80 km/h: 8,7 s
0 a 100 km/h: 12,9 s

Retomada
40 a 100 km/h em Drive: 9,9 s
80 a 120 km/h em Drive: 11,2 s

Fiesta 1.6 Powershift

celeração
0 a 60 km/h: 4,9 s
0 a 80 km/h: 7,3 s
0 a 100 km/h: 10,5 s

Retomada
40 a 100 km/h em S: 7,8 s
80 a 120 km/h em S: 8,0 s

HB20 1.6 Premium AT6

Em parênteses com ar-condicionado.

Aceleração
0 a 60 km/h: 4,5 s (4,7 s)
0 a 80 km/h: 6,8 s (7,1 s)
0 a 100 km/h: 10,3 s (10,8 s)

Retomada
40 a 100 km/h em 3a: 10,6 s (N/A)
80 a 120 km/h em 5a: 16,6 s (N/A)
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Mensagem por paulluis Qui 05 maio 2016, 22:45

Pra quem gosta de detalhes técnicos:

"Bob Sharp Mod Lucas Sant'Ana • 9 dias atrás

Lucas, 1ª 3,875:1 - 2ª 1,568:1 - 3ª 1,000:1 (direta) - 4ª 0,696:1 - diferencial 3,821:1. Vamos ter o X 1,3 automático para teste hoje. Aguarde uns dias para publicação, com dente de serra e vídeo. Veja que a 4ª do automático é praticamente a 6ª do manual (0,700:1), que tem diferencial mais curto, 3,944:1, daí a v/1000 mais alta do automático, 41,5 km/h contra 38,6 km/h."


Comentário na matéria:

http://www.autoentusiastas.com.br/2016/04/toyota-mexe-etios-que-mais-precisava/
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Mensagem por amargane Sáb 07 maio 2016, 18:52

As especificações com automático são muito boas...mas convenhamos, o pecinha feia....poderiam melhorar a estética do cambio...ficou um pouquinho fora do padrao interno...kkkkkkk
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Mensagem por ric+20 Dom 08 maio 2016, 22:12

Só em ladeiras íngremes falta força após subidas de marcha."
http://motorshow.com.br/avaliacao-toyota-etios-2017-e-o-senhor-da-razao/
Você percebe que o motor tem força, mas existe um claro “buraco” entre as relações que faz a rotação cair muito entre as trocas, arrefecendo o pique do hatch – a versão manual de seis marchas se revelou bem mais esperta. Na estrada as reduções para 3ª são uma constante em aclives, fazendo o motor berrar acima do aceitável na cabine."
http://carplace.uol.com.br/teste-carplace-evoluido-e-automatico-toyota-etios-2017-ainda-parece-antigo

O que eu senti mesmo ao testar o automático foi justamente isso aí acima!
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Mensagem por paulluis Dom 08 maio 2016, 23:30

ric+20, essas matérias são contraditórias, na Motor Show diz: "Na cidade, o consumo ficou em 9 km/l e não houve incômodo com “buracos” entre marchas." A Carplace diz o contrário?? Quem está certo?? Fora isso as notas da avaliação da Motor Show não condizem totalmente com o que está escrito no texto e na Carplace diz: "a versão manual de seis marchas se revelou bem mais esperta", mas algum especialista no assunto esperaria o contrário? Comentário bem amador esse... Desculpe mas eu não consigo levar a sério nenhuma das duas, o melhor é testar pessoalmente o carro quantas vezes forem necessárias. Não duvido do que você disse, com certeza o desempenho do AT é inferior ao manual, nada mais lógico, mas quanto aos buracos tenho minhas dúvidas.
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Mensagem por Gizmo Seg 09 maio 2016, 01:35

ric+20 e paulluis,
tem a avaliação do Bob também, que enaltece a qualidade do conjunto motor+cambio automático:
http://www.autoentusiastas.com.br/2016/05/etios-13-automatico-perfeito/
E concordo que somente avaliando pessoalmente pode-se chegar a alguma conclusão (que mesmo assim até pode mudar com o uso mais frequente do carro). Acho que há muitos fatores envolvidos (modo de pilotar do avaliador, necessidade do avaliador de ser mais veloz ou não, percurso utilizado - inclinações, tipo de trânsito, etc.), e que nos casos de situações limite de qualidade do carro (entre bom conjunto e mau conjunto)  sempre poderá gerar discordância.
Ainda há outra coisa que li (http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2016/04/20/interna_noticias,51937/toyota-etios-ganha-novo-painel-opcao-de-cambio-automatico-e-potencia.shtml) a respeito desse câmbio que pode gerar essa divergência de avaliações:
a "transmissão automática tem como destaque o gerenciamento de funcionamento AI Shift Control (traduzindo, Inteligência Artificial de Controle de Trocas), que analisa a condição de uso e a posição do pedal do acelerador para selecionar e manter a marcha mais adequada.", ou seja, o piloto também tem que estar ciente disto, para não usar o carro da maneira convencional. Aprender a tirar o melhor proveito do sistema.

Só testando mesmo.
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Mensagem por paulluis Seg 09 maio 2016, 07:23

Gizmo, concordo com todas as suas colocações, penso da mesma forma. Muito importante a sua colocação sobre avaliação, só se conhece realmente o carro com o uso diário, são muitas as situações e condições de tráfego e geográficas, para se tirar alguma conclusão apenas em um test drive. Tenho um sedan, tinha tanta certeza da qualidade do carro que nem fiz o test drive, foi muito gratificante confirmar tudo que tinha lido no uso diário.
A matéria do Bob eu já tinha lido, gosto dele pelo conhecimento técnico e experiência com carros, acompanho as matérias dele desde a minha adolescência. Quem testa um carro e escreve a respeito de um teste, precisa ter além do conhecimento técnico, muita sensibilidade, a impressão que tenho é que a maior parte das matérias sobre o assunto são feitas por pessoas que não são especialistas no assunto e sem a experiência necessária, fora as "influências" externas (montadoras, anunciantes, etc.) e imparcialidade duvidosa, como você disse, só testando.
Conclusões? Cada um que tire a sua, pessoalmente de preferência.
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Mensagem por ric+20 Seg 09 maio 2016, 08:22

Fiz o test drive duas vezes...em uma subida acentuada senti essa falta de força... Na primeira vez fiz todo o percurso na posição "D"... Na segunda vez, quando começou a subida mudei a alavanca para " 3" e depois para "2"... Não houve redução de marcha...o câmbio manteve a marcha que iniciou a subida...
Nesse caso específico achei que os textos das reportagens acima que mencionei descreviam bem a sensação que senti...
Mas vou fazer o test drive de novo...quero mudar a alavanca na subida para " L"...

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Mensagem por AlbertoRJ Seg 09 maio 2016, 08:23

A maioria das análises foi feita no momento da apresentação do modelo, em Mogi das Cruzes, quando os jornalistas especializados puderam experimentar o carro. Me parece que a matéria do Bob Sharp foi a primeira a ser feita com maior uso do carro em várias condições, aproveitando a subida e descida de serra. Algumas matérias são contraditórias nelas mesmas, tipo a do Carplace, que diz que "o novo motor 1.5 agradou: mostrou fôlego em baixa rotação e consumo razoável considerando o câmbio automático." e, em seguida, aponta "Você percebe que o motor tem força, mas existe um claro “buraco” entre as relações que faz a rotação cair muito entre as trocas, arrefecendo o pique do hatch". Outros já dizem que não existe buraco entre as marchas, conforme já apontado: "e não houve incômodo com “buracos” entre marchas." (Motorshow). Eu percebo que, de maneira geral, o conjunto motor/transmissão foi bem recebido pela maioria. De qualquer forma, sempre agradará uns e desagradará outros. Conheço várias pessoas que não querem nem saber de câmbio automático, seja lá qual for, assim como tem quem não se adapte. Por isso é muito importante experimentar tanto o automático quanto o manual e saber filtrar impressões pessoais lendo e vendo o maior número possível de análises. Já existem vários vídeos com análises no Youtube.
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Mensagem por paulluis Seg 09 maio 2016, 08:59

AlbertoRJ, exato, é isso mesmo.
ric+20, não sei se você testou no mesmo lugar, mas de preferência é melhor testar também em css diferentes, pode haver muita variação de um exemplar para outro, fora isso vai poder testar em traçados e regiões diferentes.
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Mensagem por Gizmo Seg 09 maio 2016, 09:16

ric+20,
segundo o vídeo do Bob na avaliação, pelo que pude entender, ao colocar manualmente em posição menor (reduzindo para 3, 2 ou L) a marcha só reduzirá efetiva e forçosamente caso "caiba" dentro da faixa de giros do motor naquele momento, ou seja, se está na subida em 3ª, com alto giro (alto o suficiente para não aceitar uma 2ª), e mudar para a posição 2 ou até mesmo L, o carro manterá a 3ª marcha. Talvez tenha sido isso que aconteceu no seu caso.
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Mensagem por paulluis Seg 09 maio 2016, 09:29

Gizmo, acho que você acertou em cheio, provavelmente foi isso que aconteceu.
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Mensagem por ric+20 Seg 09 maio 2016, 09:34

Eu estava iniciando uma subida lenta, saindo de uma rotatória, velocidade do carro era 40 km/h no início da subida...
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Mensagem por AlbertoRJ Seg 09 maio 2016, 09:44

ric+20, talvez nesse momento você tivesse que pisar no acelerador um pouco mais, mostrando a sua intenção de mais necessidade de força para a IA do câmbio; tem disso nesse câmbio com o AI shift control.
Vejam só esse documento:
http://brockandbecca.com/files/fj/Technical%20Service%20Bulletins/auto_transmission_ai.pdf

"The AI-SHIFT control includes a road condition support control and a driver’s intention support control."
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Mensagem por AlbertoRJ Ter 10 maio 2016, 13:04

Acho que é o que se chama de kick-down.
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Mensagem por AlbertoRJ Qua 11 maio 2016, 20:06

Como curiosidade, o Toyota Yaris 2016 vendido nos EUA tem também o câmbio automático com 4 velocidades:
http://www.toyota.com/yaris/features/mechanical_performance/1464
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Mensagem por Gizmo Qua 11 maio 2016, 21:11

AlbertoRJ,
segundo esta tabela (http://www.apttabrasil.com/imagens/downloads/lista_cambio-transmissao.pdf), o Yaris possui (ou possuiu) 3 câmbios automáticos:
U340, U340e e U341 (este último consta até o ano de 2012, o que me deixou confuso). Já o Etios, por esta mesma tabela, realmente usa o mesmo U341, conforme você disse.

E os câmbios manuais também são o mesmo (apesar de eu não saber em quais Yaris ele é utilizado), o BJ6: http://www.aisin-ai.co.jp/english/products/ff.html, conforme pode se ver neste vídeo, aos 2:59 (https://www.youtube.com/watch?v=PO20SkUIlqA)
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