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Decepção com a mesquinharia da Toyota!!

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Mensagem por Renato_Maia Qui 20 Dez 2018, 10:17

Acabei de retirar meu Etios 2018/2019.

Estranhei muito o fato da Toyota maltratar seus consumidores com algumas atitudes muito mesquinhas em relação ao Etios, são coisas que no final não encareceriam muito o preço do carro. Penso que esse tipo de atitude é um puta tiro no pé e são coisas que você só descobre quando tem o carro nas mãos, os vendedores costumam omitir essas informações. Vamos a elas:

1) Só vir uma chave com sistema de acionamento do alarme. A segunda chave, se o alarme tiver sido acionado, não aciona o motor do carro. Tive de gastar R$ 400,00 para fazer uma chave reserva keyless.

2) Roda 14 no estepe com aviso de só rodar 80km com ela, lamentável sob todos os aspectos isso, economia porca.

3) Speed lock, um aparelhinho simples que trava as portas quando o carro entra em movimento, vem sem ele justamente pra você pedir pra concessionária instalar e te enfiarem a faca na mão de obra.

Enfim, repensarei muito em comprar um outro Toyota.
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Mensagem por VF_GOMES Qui 20 Dez 2018, 12:56

A Toyota realmente é murrinha, ela tem essa fama e não é à toa. Não que as outras sejam boazinhas e generosas, mas igual a Toyota eu estou pra ver ainda. O caso dos itens do Corolla frente aos do Civic é um exemplo clássico.

E sinceramente, se não fosse pela qualidade da motorização e câmbio, além da comodidade que a marca oferece, jamais teria optado por um carro da Toyota. Pra quem quer evitar dor de cabeça e ter menores chances de se dar mal, não tem igual a ela.
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Mensagem por Diogo Qui 20 Dez 2018, 16:00

Renato_Maia, concordo em relação ao speed lock, mas a Toyota sempre foi conhecida por cobrar mais por menos em questão de itens de série, coisa que só recentemente vem sendo mudado.

Quanto a chave não posso comentar, o meu é um 2019 1.3 X, que vem sem alarme, então é normal que apenas uma chave tenha o telecomando, mas se o seu tem alarme de fábrica, eu penso que tem que haver forma de destravar e ligar o carro com com a chave reserva.

Sobre o estepe, isso é uma tendência em todos os carros, no mundo todo, dês de populares a carros de luxo, eu particularmente gosto do pneu temporário, acho que ele tem algumas vantagens. No meu é um 1.3 X, o estepe é operacional.

Quanto a repensar sobre ter um Toyota, acho bobagem, você só citou os pontos negativos do carro, se começar a fazer uma lista de tudo que ele tem a mais que a concorrência vai ter bastante coisa.
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Mensagem por Adelino Mazuti Qui 20 Dez 2018, 16:03

Renato_Maia Não creio que isso seja exclusividade da Toyota, qlqr marca omite algumas infos relevantes que fariam com que pelo menos 90% de seus possíveis consumidores não comprassem seus carros.

Dos itens que vc comentou, eu desconheço alguma marca que te ofereça todos eles em carros na mesma faixa de preço ou até faixa maior. Tirando o travamento de porta que hoje a maioria tem menos na versão mais básica.

Acho que a unica marca que pelo menos por conhecimento te dá o carro com mais opcionais é a Citroen, o restante entra no que citei no paragrafo acima.

Hoje em dia o que as marcas querem é otimizar o lucro e não dar o que é de melhor para o cliente e ter menos lucro, dura realidade.

Em momento nenhum estou defendendo a marca ok?! até pq penso como você, poderia ter mais itens pelo ALTO preço que pagamos, mais estou tentando abrir uma linha de pensamento mostrando que em comparação com outras marcas a Toyota não esta tão mesquinha quanto parece.
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Mensagem por Issame Sex 21 Dez 2018, 13:25

Eu estou impressionado com algumas “economias burras” de uma marca considerada inovadora como a Toyota!

Peguei um Etios Platinum 16/17, muito lindo, carro excelente, porém com algumas “economias burras”, coisas que até meu carro anterior, que era 2011, tinha (no caso um fiesta sedan). 
Exemplos:
- O fiesta tinha abertura elétrica do porta malas com controle remoto na “chave”;
- Fiesta tinha bancos bipartidos;
- Botões dos vidros elétricos com iluminação. Isto aqui é o cúmulo da mesquinharia para um carro top de linha como o Platinum!
- Iluminação no porta luvas.
- Luz de cortesia do fiesta era muito mais eficiente.
- Travamento das portas automático aos 20km/h.

Isto que o meu Fiesta nem era o Plus!
Enfim, são coisas que te deixam meio abismado, Etios com certeza é muito mais carro que o fiesta mecanicamente falando, mas estes detalhes me deixam um tanto perplexo!

Concluindo, estou muito feliz com o carro, mas não pude deixar de notar estas coisas!
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Mensagem por Diogo Sex 21 Dez 2018, 20:29

Issame, na minha opinião o Platinum é o pior de todos os Etios, explico por que: o Etios é um carro desenvolvido com o objetivo de ser barato e racional, vide os modelos 2013, extremamente espartanos, com o tempo a Toyota viu que isso não deu certo e foi melhorando o carro, tanto que hoje ele já é extremamente equipado já na versão X, tem alguns pecados sim, mas no geral está a frente da concorrência, se tornando um ótimo custo-benefício. Já o Platinum, é um carro idêntico ao Etios X, porém com alguns poucos acessórios a mais e alguns itens estéticos, como rodas, couro, farol de neblina e etc, mas por um preço absurdamente alto, fazendo com que ele custe o mesmo que muitos carros de um nível superior, ou seja, todo o custo-benefício foi por água abaixo, na prática é só um carro simples que foi "enfeitado", nunca foi e nunca será um carro premium. Ele continua sendo ótimo de mecânica, como qualquer Toyota, mas é um carro que realmente não vale o que custa, por isso muitos se decepcionam com isso.
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Mensagem por jvargas Seg 24 Dez 2018, 21:46

É filho... É o que acontece quando se trabalha por décadas pra atingir um lugar de respeito no mercado: te dá direitos!.

O verdadeiro ciclo Toyota para qualquer dono de um Etios é: 
-> Reclama dos opcionais
-> Reclama do design
-> Elogia economia de combustível 
-> Adora o preço da revisão 
-> Fala com orgulho que tem um Toyota
-> Reclama dos opcionais
...
...
...

Falo isso por experiência própria kkkkkk
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Mensagem por cezaroliveira Dom 20 Jan 2019, 23:07

Realmente, apesar de estar contente com o carro, não tem como fechar os olhos para alguns itens...

No caso o meu é um Etios X Hatch 1.3 MT 2018.

1- Speed Lock.
2- Iluminação no porta luvas e porta malas.
3- Iluminação interna mais potente e também na parte de trás.
4- Ajuste de altura do cinto de segurança.

Acredito que eu observei outros itens, mas não me lembro agora.
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Mensagem por Convidado Seg 25 Fev 2019, 12:15

Vou te falar que essas economias citadas da Toyota não são tããão graves quanto ao que a concorrência faz. Todas as montadoras visam a redução de custos, isto é fato. Uns mais e outros um pouco menos...

Nunca tive Toyota ainda, mas se realmente for fato que a mecânica é tão confiável e de baixa manutenção, então já está extremamente no lucro!
Até pq dependendo do opcional pode-se colocar por fora e se bem feito, não terá problemas. E custando mais barato do que na CSS.

Acho que o melhor carro racional do mercado é o Étios. Antes eu achava ele estranho esteticamente, porém hoje vejo com outros olhos e o design dele me agrada muito! Simples e direto ao ponto sem frescuras.
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Mensagem por Rodrigo Ter 26 Fev 2019, 11:13

Concordo com Mass, falou tudo em poucas palavras. A Toyota preza na eficiência desde o processo de produção  com seus 5S, Kaisen, just in time e outros nomes estranhos, para que fabricasse um veículo com custos baixos, com a máxima eficiência para um produto que não venha dar problemas, pois quanto mais problemas mais custos envolveria e consequentemente daria prejuízos em vez de lucros.

Vocês podem ver que o Corolla não tem mimos que os concorrentes tem, muito menos Etios, mas priorizam um produto confiável que não dará dor de cabeça para seus consumidores e nem para eles. Resta nos consumidores instalarem acessórios de acordo com as nossas necessidades ou desejos.
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Mensagem por Rafael ARP Qui 28 Fev 2019, 12:21

Assim como o Mass eu também achei o carro feio quando o vi pela primeira vez, em um táxi que andei. Achei o painel no meio a coisa mais estranha do mundo. Agora que amadureci um pouco, meu gosto mudou e vi o carro com outros olhos, o design me agradou, acostumei rápido com o painel central e a fama de boa dirigibilidade, manutenção a custos justos e alta durabilidade me fizeram escolher o Etios. E eu estou bem satisfeito, a despeito da falta de Speed Lock, luz no porta malas, etc. Os japas mandam bem nos carros.
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Mensagem por Saburo Qui 28 Fev 2019, 12:51

Não dá pra agradar a todos, o gosto e preferência dos consumidores são distintos, eu por exemplo gostaria que o as portas viessem com borrachas de vedação nas portas, evitando a entrada de poeira nas colunas e que acaba entrando pó ao fechar a porta.
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Mensagem por Guruga Seg 29 Jul 2019, 14:43

Vou deixar meu depoimento sobre o Etios após 5 anos de compra. Já vou dizendo que não pretendo adquirir outro e cogito nunca mais ter um Toyota na vida.

O carro mecanicamente é bom, isso é um fato. Mas, quanto ao resto, deixa muito a desejar, principalmente na questão de itens de conforto, acabamento e acessórios. O pior de tudo é que o carro é muito caro, apenas por ter a marca Toyota estampada. Percebi, desde que adquiri o meu em 2014, um aumento de preço expressivo nesses anos, sem que tenha havido melhorias realmente substanciais no carro.

Mas não é por isso que não irei adquirir outro, ou, melhor dizendo, não é o motivo principal que me fez ficar desapontado com o carro e com a montadora. O motivo mesmo é o desrespeito com a segurança do usuário. E isso vem de um quesito que nem mesmo faz parte dos testes de segurança e que, em países mais desenvolvidos, seria apenas um caso de ausência de acessório. Mas que no Brasil impacta significativamente, apesar de indiretamente, na segurança do consumidor. Me refiro à falta do dispositivo de aviso do farol aceso.

Por quatro ou cinco vezes o carro já me deixou na mão porque o farol ficou aceso. A maioria das vezes foi dentro de área urbana, o que só gerou incomodo; mas uma vez aconteceu quando estava em um sítio, onde o sinal de telefone é fraco. Pior, estava com minha esposa e um filho de dois anos. Tive muito trabalho para conseguir telefonar para um parente ir nos prestar socorro.

Por que esse é um item de segurança? Porque se isso acontecer em algumas rodovias do país ou em algum lugar mais ermo, então você estará exposto a todo tipo de risco que nosso país oferece: assalto, sequestro, assassinato, etc.

E por que considero nunca mais adquirir outro carro dessa montadora? Porque considero que isso não é um erro de projeto, mas uma escolha deliberada para poupar alguns míseros reais, desconsiderando tudo de ruim que pode causar a quem utiliza o veículo. Há três formas básicas que a montadora poderia utilizar para evitar esse risco: desligamento automático do farol com a chave, aviso sonoro de farol aceso ou luz indicativa no painel. Qualquer montadora de garagem oferece pelo menos um desses itens, a maioria dois deles. O que faz a Toyota? Não apaga os faróis com a chave, não tem aviso sonoro de farol aceso e, cumulo do absurdo, nem mesmo um LED que indica se o farol está aceso. O engenheiro que pensou nisso deveria ser demitido e proibido de trabalhar com qualquer projeto automobilístico.

Mas o problema é que isso não é um erro, é falta de respeito. Me sinto um otário toda vez que me vejo nessa situação porque a montadora resolveu economizar alguns míseros reais na fabricação do carro. Se eu achasse que isso fosse um erro eu poderia ser mais compreensivo. Mas não é. Não é nem mesmo um vício oculto, caso em que eu ainda poderia entender. O que mais me deixa com raiva é que se fosse um defeito você poderia tomar atitudes para remediar ou prevenir, como trocar peças antes do tempo para evitar desgaste, etc. Não há como se precaver com esse "defeito", porque pode acontecer com o dono ou com qualquer pessoa que esteja utilizando o veículo, desde sua esposa, algum parente ou mesmo o manobrista do estacionamento.

É um vergonha uma empresa, que tem sua origem em uma cultura que preza tanto pela qualidade, fazer um PAPELÃO desse. 

PS.: Eu sei que nas versões mais novas a Toyota incluiu o LED de farol aceso. Mas para mim o estrago já está feito e ela "consertar" nas versões mais novas não resolve os problemas que tenho com o carro.
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Mensagem por Diogo Seg 29 Jul 2019, 15:10

Guruga, concordo com você, é ridículo vir sem isso, mas de qualquer forma, já que você já tem o carro, instale o sistema de desligamento, e super barato, eu instalei no meu 2014 e depois quando comprei o 2019 instalei também, na verdade pedi pra css entregar ele com isso já.

Felizmente esse erro é facílimo de solucionar.
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Mensagem por VF_GOMES Seg 29 Jul 2019, 19:24

Eu não acho que se deva dizer ''nunca mais'' a uma determinada marca, do que quer que seja, por causa de erros do passado que já foram solucionados e não mais se apresentam. Por que não se compraria um carro que, nos seus modelos atuais, não mais se encontra o erro que foi definitivamente abandonado pela montadora?

Certamente que se trata de um erro imperdoável, foi um descaso do qual eu mesmo nem sabia e confesso que estou bem surpreso (o meu é um 2017/2018), mas esse erro já era faz tempo, os carros atuais e os futuros não vem mais com isso.

Agora, com relação a ser pão duro em oferecer itens e acessórios de série, isso é um erro persistente até hoje e é algo que eu considero o suficiente para ir atrás de outras marcas. Eu particularmente só não vou porque pretendo manter esse carro pelos próximos 9-10 anos, mas a depender de como estiver o mercado no futuro, eu só irei de Toyota se ela mudar essa política murrinha de economizar em acessórios ou então se não aparecer algum carro de outra marca que seja tão cômodo,prático, simples e duradouro em termos de mecânica e motorização como é o Etios e outros da montadora. Isso se ela ainda valer a pena em termos de comodidade, porque se ela e as outras marcas não oferecerem um carro bom nessa questão futuramente, o único diferencial relevante que vai sobrar é o tanto que se oferece de acessórios, ao meu ver.
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Mensagem por VJOLT Ter 30 Jul 2019, 01:14

ja pegaram uma chuva de meia hora na estrada com o toyota ,parece uma panela de pipoca minha esposa se assustou com o barulho interno que dissipa com o impacto da chuva com a lataria, não estou falando de granizo ok, e olha que estou falando de um hacth man 1.3 2020/2020 zerinho,mas é que temos no mercado material de consumo, este veiculo de entrada na cor solida o basicão da Toyota atendeu bem minhas necessidades e a toda a família,perto das outras montadoras vc não encontra um carro básico com os itens da Toyota, se achar 1.0 3 cilindros,na minha opinião entre carros de entrada a Toyota ta levando a melhor, ta certo que não tem luxo ora mas ando em tecnologia, fica difícil agradar grecos e troianos mas é o que temos no mercado
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Mensagem por VJOLT Ter 30 Jul 2019, 01:34

vamos ver se vai durar como durou meu gol 1994 ate hoje, gol quadrado autolatina tão lembrado,o que é bom nesse país se acaba rápido, motor ford cht original nunca foi aberto sem um pingo de óleo no chão da garagem vendido para comprar um etios vamos ver a resposta com o tempo, ja deu pau no ar condicionado com 90 dias de uso, levei na ccs foi muito bem atendido e sanaram o problema em 6 horas tudo ok até a data de hoje, pelo menos aqui na ccs de praia grande Sp nota 10 ccs savol veiculos, pra maresia aqui no litoral talvez essa lataria da Toyota por ser muito fina venha a correr +- em 5 anos ai funilaria espero que não mas só o tempo dirá
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