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Mensagem por jlcarneiro Qui 24 Out 2013, 12:08

Enviei uma correspondência ao SAC da Toyota informando-lhes as minhas primeiras impressões com o Etios. Fiz algumas elogios e, claro, aproveitei para fazer algumas reclamações/sugestões.

Fiquei muito satisfeito em ver que responderam com menos de 24h. Vou colocar aqui a mensagem original e a resposta para que acompanhem o andamento do processo.

Ah! Não sei se essa é a seção correta, então moderadores, sintam-se à vontade para movê-la. Ok?
Para: clientes@sac.toyota.com.br
Assunto: Minhas primeiras impressões da Toyota e do Etios
Enviada em: 23/10/2013 16:48

Boa tarde,

Já tive dois carros da GM, dois da Ford, um da Renault e dois da Honda. Desses, eu adquiri três diretamente da concessionária (um Ford Ka, um Fiesta e um dos Honda Fit).

Há alguns dias, comprei um Toyota Etios prata (hatch, 1.3X)  na Guebor Comércio e gostaria de passar um pouco das minhas primeiras impressões para vocês.

Antes de continuar, quero deixar claro que:

  • até o momento rodei apenas 300 km com o carro;
  • não tenho dados precisos, descrevo aqui apenas minhas impressões como proprietário;
  • como brasileiro, conheço o ditado que diz que "a melhor marca de carro é o carro zero"; e
  • sempre ouvi bons comentários com relação à Toyota.
Mesmo assim, o Toyota Etios me impressionou positivamente:

  • a direção é bastante leve, aparentemente no mesmo nível do Honda Fit, veículo de categoria superior;
  • é econômico, tendo uma média de 12,77 km/l (até o momento), na cidade;
  • as ladeiras de Salvador que ele encarou até o momento foram vencidas sem problemas;
  • o câmbio e o ronco do motor passam a sensação de carro forte, ao contrário, por exemplo, do Fit que, apesar de forte, passa a sensação de delicado, frágil; e
  • a atenção a detalhes como as travas no tapete do motorista para evitar deslocamentos que favoreceriam um acidente.
Porém, como nada é perfeito, gostaria de fazer algumas sugestões:

  • começando pelo tapete do motorista, ele não cobre uma área ressaltada à esquerda dos pedais, onde frequentemente o pé esquerdo descansa (costume herdado do Fit, que apresenta um apoio de borracha naquela região);
  • o macaco e o triângulo ficam encaixados embaixo dos bancos dianteiros, uma solução inteligente e que poupa espaço, mas que se mostra pouco prática porque, ao trocar o pneu, o esperado é que todos os equipamentos relacionados fiquem juntos (ou ao menos próximos); e
  • continuo não concordando com apenas uma lâmpada de ré - sei que não é necessário ter duas, principalmente quando podemos ter sensores ou câmeras de ré, mas passa a ideia de desleixo do motorista (uma das lâmpadas queimou e ele não a trocou) ou de "economia de palito" - até porque, por um custo ínfimo, duas lâmpadas reduzem a probabilidade de o carro ficar sem luz de ré em caso de queima.
Com relação ao atendimento, só tenho elogios: durante a venda, os funcionários não apenas me atenderam bem e sanaram todas as dúvidas comuns de uma compra, como tiveram paciência para ouvir minhas reclamações quanto aos itens acima. Quanto ao pós-venda, apesar de não ter precisado usá-lo (e esperamos todos que isso demore), o fato de ter sido contactado para um questionário de controle de qualidade só impressiona bem.

Resumindo, estou muito satisfeito com minha aquisição e espero que mantenham o bom trabalho que vêm executando até agora, razão pela qual envio esse e-mail com sugestões que, tenho certeza, corrigirão logo.

Ah! Quando corrigirem o apoio do pé esquerdo e a luz de ré, ficaria muito agradecido se me chamassem em um "micro-recall", são duas correções com custo baixo que me agradariam muito.

Atenciosamente,
José Luís
Hoje pela manhã, recebi a seguinte resposta:
De: clientes@sac.toyota.com.br
Assunto: CHAMADO: XXXXXX - JOSE LUIS
Enviada em: 23/10/2013 10:45

Prezado Senhor Jose Luis,

Sua manifestação gerou o atendimento de nºXXXXXX.
Agradecemos o contato com Serviço de Assistência ao Cliente Toyota
Ficamos extremamente felizes por sua satisfação com os nossos produtos.
Comunicamos que sua opinião é extrema valia para a Toyota, e que é merecedora de toda nossa atenção.
Assim sendo, estamos encaminhando suas observações aos cuidados da área responsável para que esta promova futuros estudos.
Ficamos agradecidos por sua colaboração com suas observações, tendo em vista que nosso canal de contato é uma ferramenta através da qual a Toyota pode traçar os perfis de nossos consumidores, para melhor atender as suas necessidades e expectativas.

O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
O que acham? Será que conseguiremos uma mudança no tapete e na lâmpada de ré?
jlcarneiro
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Mensagem por Alberto Viana Qui 24 Out 2013, 14:00

Esperamos que sim né, afinal de contas, pelo preço que pagamos o carro bem que poderia ter o tapete do tunel e ainda o descanso do pé esquerdo, além da 2ª lampada de ré. Poderíamos também solicitar o "one touch" para o acionamento dos vidros.
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Mensagem por Paulo moderador. Qui 24 Out 2013, 23:56

Ai pessoal, vamos todos nos mandar email pedindi a luz de re, ai provavelmente consiga...
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Mensagem por Michel alves Sex 01 Nov 2013, 22:20

Essa lâmpada de ré já me fez passar vergonha. Fui fazer vistoria e tive que discutir com o vistoriador.
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Mensagem por Paulo moderador. Sáb 02 Nov 2013, 00:37

vamos reclamar para a Toyota!
Paulo moderador.
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