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Qual tipo de óleo para o motor?

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Re: Qual tipo de óleo para o motor?

Mensagem por Mario Nogueira Leal em Seg 31 Ago 2015, 19:01

Obrigado pela ajuda.
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Re: Qual tipo de óleo para o motor?

Mensagem por Jackson em Qui 22 Out 2015, 11:47

na revisão falaram que sai com semi sintetico 5w30.
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Re: Qual tipo de óleo para o motor?

Mensagem por los006 em Seg 26 Out 2015, 03:47

Já que tem uns especialistas aqui que dizem que Ói é Ói, usa de soja então. Alguém aqui já teve tempo, curiosidade, vontade de ver o que acontece se colocar 2 óleos de mesmas especificações e cores diferentes? Cada motor ou melhor cada tipo de contato metálico tem uma propriedade, (pressão, frequência, intensidade que muitas vezes é variável e trabalha com parâmetros. Dentro desse contexto existe a condição ideal, a condição tolerável (parâmetros) e condição adversa ou não ideal. Engenheiros passam 1 ano estudando diversas variáveis para conseguir chegar a um numero ideal e estipular parâmetros. Ai o CABOCO vai ao posto e "soca" goela abaixo um oleo 25W40 com espessante B12 "pro carro durar mais pois o carro esta com quilometragem avançada" (80 mil km) isso eu já acompanhei demais. Sabe o motivo de carro no pais durar menos? não é o governo!!!! É a falta de conhecimento e o "achometro". 2 oleos 5W30, api SN, fabricados por empresas diferentes (importados) como por exemplo o oleo de transmissão usado nas ZF-8, tem aditivos específicos que agridem menos determinados materiais usados na transmissão, assim como um oleo "HONDA" ou "Toyota" pode vir a ser fabricado com um determinado aditivo ou sem outro visando uma coisa ou outra. Voces sabiam que existem lubrificantes que tem entre seus aditivos pequena quantidade de solvente que pode agredir motores que tem partes com contato ao óleo pintadas? Existem depósitos de óleo (carter) ou mesmo radiadores com pinturas internas por qualquer motivo que pode fazer a tinta descascar e prender na trompa de aspiração. Castrol Magnatec. Particulas metalicas de ???""0,0001""" micron magnetizadas que prendem o óleo no metal e o solta com o movimento que ajuda na lubrificação de motores que tem comandos variáveis. Agora pensem comigo, Será que é fácil elaborar o óleo para o motor NR que tem 13 variações, funciona com 4 tipos de combustíveis, pode ter comando VVT, Dual VVT, VVT-iE, start stop, ciclos otto e atkinson? Cara, é paulera demais para algum especialista falar "não, pode por ai por minha conta e risco que é bão". Eu uso muito material especificado nos manuais pois existe um motivo. O óleo do GOL G5 1.6 que é o mesmo usado no Passat (castrol magnatec 5w30 SN sintetico) custa em vários lugares 50 reais o litro (3,5 litros)e eu pago com dor no coração R$ 200,00 mas a revisão do etios fica mais barata que isso com Óleo, filtros e o monte de ajustes que os caras fazem. Bora pra toyota andar de corolla, bater papo, usar o wifi, fazer amizade e tomar café enquanto fazem a revisão de 2 horas no carro.!!!! rsrsrsrs
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Re: Qual tipo de óleo para o motor?

Mensagem por Milton Fielder em Dom 15 Nov 2015, 18:43

Etios modelo 2016 :

Sai com 5W30 semi sintético, correto ?
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Re: Qual tipo de óleo para o motor?

Mensagem por Jackson em Seg 16 Nov 2015, 07:14

é o que as CSS dizem que sai, o 2015 também sai com esse oleo.
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Re: Qual tipo de óleo para o motor?

Mensagem por Bral em Sab 22 Abr 2017, 13:26

Vou dar meu pitaco... 

Geralmente dependendo do óleo as trocas são feitas: mineral-5mil km; semisintetico-10mil km; sintético-15mil km. 

Quem quer fazer troca fora da css e só colocar as especificação recomendada no manual, tem mineral na recomendação do manual, mas a troca ter a q ser feita mais cedo. Acho economia meio besta e da mais trabalho, pois para o carro mais vezes para troca. 

Eu utilizo Texaco semisin. 5w30 SN, apos para de fazer as revisões na css, como rodo muito a meu ver o custo vai longe e economizo pois já fiz as contas. Depois de 60, tenho certeza q caixa e cambio não deram mais problemas. Ah.... Filtro sempre trocado tb. 

Tive uma feliz surpresa na troca de 100 mil, por incrível q pareça, o óleo ainda estava com o tom dourado antes da troca. 

O mais importante e não deixar de trocar na km correta dependendo do óleo utilizado.
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