Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Direção do Etios sem estabilidade
por Godoy Seg 29 Abr 2024, 16:50

» Trocar Botões do Volante
por vilmar Sáb 27 Abr 2024, 22:07

» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Sáb 27 Abr 2024, 15:18

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16


Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

+5
Augusto julierme
jolima74
Guimarães
Wil
Luiz Fernando
9 participantes

Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Wil Qui 17 Ago 2023, 22:02

Prezados colegas,

Tenho um Etios X-Plus Hatch 1.5 cambio manual ano 2018/2019. Está com 125.000Km rodados, cercad 70% cidade e 30% estrada. Eu cuido das manutenções em dia a cada 10 mil Km a troca de óleo e todos os filtros + alinhamento e balanceamento. Os pneus estão "meia vida", mas ainda em bom estado. A embreagem ainda é original, não dá sinais de fim de vida, embora eu sinta que o pedal já está bem mais duro que antes.
Então, desde o dia 13/08 ao voltar da estrada, comecei a ouvir um barulho diferente no carro, um roncado que se torna mais evidente em altas velocidades e em asfalto bem liso.

Já fui a alguns mecânicos: dois deles afirmaram que o probleme é rolamento dad rodas dianteiras roncando. O terceiro não soube diagnosticar, mas afirmou que não é dos rolamentos. O quarto mecânico afirmou que o barulho poderia ser do conjunto Trizeta+Tulipa do lado do motorista.

Comprei dois conjuntos de rolamento, NAKATA, bem salgado $$ , 550,00 cada lado.  Depois devolvi.
Então comprei o conunto Tulipa/Trizeta e amanhã vou devolver também..... 

Como só tenho um carro, fui comprar em uma loja da minha região e me venderam esta: 
"Monroe Axios M4LT30136. Só que não serviu, é diferente da original e não encaixou.
Como só tenho um carro e não posso ficar a pé, mandei remontar com as peças antigas mesmo e estou rodando com o carro.

Não sei o que fazer. A única CSS Toyota da minha cidade não tem a peça e não tem previsão de quando chegaria caso eu encomendasse, além de que pediram 2200,00 nesse conjunto trizeta+tulipa e o semieixo completo seria 4800,00.

O fato é que estou receoso de usar o carro e estar sujeito e quebrar alguma coisa.

Alguém já passou por isso?

Bem verdade que moro numa cidade pequena (Manaus), quase  "interior" e não se encontra bons mecânicos e boas oficinas tipo essas de youtube, nem sonhando!!
Wil
Wil

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/07/2018
Idade : 46
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Luiz Fernando Sex 18 Ago 2023, 00:32

Oi Wil
Rolamento é fácil de saber. Qualquer mecânico bom sabe colocar no elevador e rodar as rodas sentindo na mão cada uma, e escutando também...
O meu Etios hoje está com 137.000 km, é um 2018 1.3 manual e aos 125.000 km troquei os rolamentos das rodas traseiras que são juntos com os cubos, e te digo que os sintomas foram iguais aos do seu carro.
Procure um outro mecânico de mais confiança, o Etios não tem problemas tão difíceis de se diagnosticar.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Wil e João Carlos0 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Wil Sex 18 Ago 2023, 07:49

Ok amigo Luiz Fernando.
Hoje vou tirar um tempo e procurar outra oficina mecanica e pedir especificamente para analisarem os rolamentos.
Depois posto aqui o resultado.
Wil
Wil

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/07/2018
Idade : 46
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Guimarães Sex 18 Ago 2023, 11:24

No aguardo amigo da solução de seu problema pra que possa compartilhar esta celeuma. Boa sorte !
Guimarães
Guimarães

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/06/2020
Localização : NATAL

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por jolima74 Sáb 19 Ago 2023, 05:48

Bom dia

É sem lógica a tulipa/trizeta desgastar antes dos rolamentos, pois é um conjunto de peças de muito mais resistência mecânica que os rolamentos.

Já que vai mexer nessa parte, sugiro trocar coifas e graxas das homocinéticas.
jolima74
jolima74

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 50
Data de inscrição : 31/12/2019
Localização : Olinda - PE

Wil gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Wil Sáb 19 Ago 2023, 09:31

Prezados colegas, o problema do roncado era mesmo os rolamentos de roda dianteiros.

Depois de uns diagnósticos errados de tulipa/trizeta , era o que eu (por experiência), já suspeitava.
Pelo menos, descobri uma boa oficina mecanica e um profissional competente, honesto e bom de preço.
Também pude constatar a boa fama do Etios em ser robusto.

Coloquei um para de rolamentos da marca IMA. Segundo o mecânico (que é especiaiista em caixa de câmbio), para cubo de roda o IMA é melhor que NAKATA.

Ele também falou que para embreagem, no caso do Etios a VALEO e LUK é melhor, nesta ordem.
Wil
Wil

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/07/2018
Idade : 46
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Luiz Fernando Dom 20 Ago 2023, 00:06

Que bom Wil, conseguiu resolver...
Trocou somente o rolamento ??? Não trocou o cubo junto ?? Te pergunto porque quando troquei os do meu carro, não existia separado, e comprei da marca Cofap, da loja oficial deles.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Wil Dom 20 Ago 2023, 10:15

Bom dia,
Foi trocado o conjunto completo: rolamento + cubo com sensor do ABS.
Acho que não vende separado só o rolamento.
Wil
Wil

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/07/2018
Idade : 46
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Augusto julierme Sáb 26 Ago 2023, 21:46

Estranho seu carro com km quase metade do meu e estragou rolamento

Meu etios hatch 2015 ta com 210 mil km faço uber a 4 anos com ele e nao troquei os rolamentos ainda nenhum dos 4
E pego bastante ruas alagadas em tempo de chuva.
Augusto julierme
Augusto julierme

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Barulho roncando acima de 45 km/h

Mensagem por JOSE MENDES DA SILVA Sáb 26 Ago 2023, 22:56

Boa noite! 
Eu tenho um excelente mecânico aqui em Brasília, vendo esse seu comentário, o meu Etios sedan 2015/16 estava com um problema semelhante ao seu. Levei meu carro nesse profissional, ele dirigiu o carro e veio com a seguinte conclusão, por incrivel que pareça ele disse que seria um pneu deslocado. Ai me lembrei que o barulho começou quando caí em um buraco na época de chuva. Como o estepe era novo; substitui o pneu pelo estepe, e era mesmo o pneu. Conclusão, acabou o barulho. Não sei se é o seu caso. Espero ter ajudado.
JOSE MENDES DA SILVA
JOSE MENDES DA SILVA

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2021
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por lpilz1 Dom 27 Ago 2023, 12:55

Meu 2015/16, está atualmente com 225.000km, roda sempre carregado (5 pessoas , porta-malas cheio).
Passei a ouvir ronco na medida em que a embreagem começou a se entregar, trocando ela aos 210.000km (primeira embreagem trocada) e normalizou tudo.
Até as pastilhas de freio são originais.
lpilz1
lpilz1

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 143
Data de inscrição : 28/11/2015
Idade : 48
Localização : Dois Irmãos - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Augusto julierme Dom 27 Ago 2023, 17:53

Taporra vei 225 mil a embreagem vc conduz bem a maquina.... troquei a minha aos 175 mil km
Mas.....
Nao peguei ele zero quando comprei o carro estava com 58 mil km rodados e era de mulher ai ja sabe né mas to satisfeito com o etios.
Augusto julierme
Augusto julierme

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por JoTanaka Seg 28 Ago 2023, 09:11

A primeira coisa é verificar os rolamentos, depois o alinhamento e por fim os pneus.
pneus escamados ou ovalizados causam ruído. Escamado é quando o mesmo aparentar estar com escamas, vc passa a mão num sentido da banda e aparenta estar liso, porém o no sentido inverso, vc percebe rugosidade, a borracha parece áspera.
Recomendo fazer um rodízio em cruz. se for pneus o nível de ruído vai alterar, se permanecer o mesmo, não é pneus.
Pode até ser trizeta/eixos de tração, mas neste caso, vc já sente braulho diferente na arrancada, dá estalos geralmente.
Cambio com problema tb dá ruído, quando vc desacelera com marcha engatada escuta um ronco (são as engrenages/rolamentos internos). Rolamento de embreagem seria problema se já ao pisá-la para engatar vc jpa escuta ronco.. Boa sorte. verifique os rolamentos e os pneus.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Alex ruan de moura Qui 21 Set 2023, 14:55

Boa tarde gente estou com um barulho no meu etios que é o seguinte quando coloca em torno de 80 km por hora começa um barulho tipo aquele de cabo de velocímetro um batidinho alguém aqui ja teve disso ou saberia me dizer o que poderia ser obrigado
Alex ruan de moura
Alex ruan de moura

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/08/2017
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de Roncado acima de 45 Km/h Empty Re: Barulho de Roncado acima de 45 Km/h

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos