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Acabei de comprar
5 participantes
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Acabei de comprar
Boa tarde, acabei de comprar um Toyota etios 2013/14, única dona com 52.542 km, já sai da agência e troquei óleo do câmbio, motor e filtro, filtro de ar e do ar condicionado, dirijo a mais de 10 anos carro apenas com câmbio manual e estou estranhando muito o câmbio manual, parece q tem algo errado nas arrancadas em morros, pode ser devido falta de controle de embreagem, mas alguém sabe se o kit de embreagem do etios dura quantos km +/- , o q tenho q fazer mais nessa revisão,
Vandir Figueiredo
Membro Bronze- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2022
Idade : 57
Localização : Volta Redonda - RJ
Re: Acabei de comprar
Vandir Figueiredo seja bem vindo ao clube.
Quando falamos de embreagem não tem uma km certa pra trocar, pois muitas pessoas usam errada a embreagem como deixar o pé descansando sobre a mesma, ficar fazendo rampa em vez de segurar o carro no freio e assim por diante e por esses motivos cada embreagem terá uma quantidade de km
Já vi membro no grupo falar que trocou depois de 120 mil e outros que trocaram com 40mil km.
Eu troquei a alguns meses, meu Etios é o mesmo ano do seu e esta com 64mil km rodados, comprei ele de uma senhora em 2017 com 35mil km rodados e já sentia trepidação fraca em rampas, foi passando o tempo e só foi piorando e o peso dela aumentando ao pisar.
Se é isso que acontece com o seu vc pode aguardar mais um tempo para ver se não é vc que esta dosando errado a embreagem pois como vc falou acabou de comprar e esta pegando o jeito.
Para revisar vc tem opções como: ver se a embreagem esta muito alta pois é um dos sintomas de embreagem gasta e ver tb se ela esta dura (pesada para pisar), pois embreagem ruim vc sente o peso maior, fora isso só removendo o cambio para fazer inspeção visual, mais já adianto que os mecânicos não curtem fazer isso.
Quando falamos de embreagem não tem uma km certa pra trocar, pois muitas pessoas usam errada a embreagem como deixar o pé descansando sobre a mesma, ficar fazendo rampa em vez de segurar o carro no freio e assim por diante e por esses motivos cada embreagem terá uma quantidade de km
Já vi membro no grupo falar que trocou depois de 120 mil e outros que trocaram com 40mil km.
Eu troquei a alguns meses, meu Etios é o mesmo ano do seu e esta com 64mil km rodados, comprei ele de uma senhora em 2017 com 35mil km rodados e já sentia trepidação fraca em rampas, foi passando o tempo e só foi piorando e o peso dela aumentando ao pisar.
Se é isso que acontece com o seu vc pode aguardar mais um tempo para ver se não é vc que esta dosando errado a embreagem pois como vc falou acabou de comprar e esta pegando o jeito.
Para revisar vc tem opções como: ver se a embreagem esta muito alta pois é um dos sintomas de embreagem gasta e ver tb se ela esta dura (pesada para pisar), pois embreagem ruim vc sente o peso maior, fora isso só removendo o cambio para fazer inspeção visual, mais já adianto que os mecânicos não curtem fazer isso.
Adelino Mazuti
Moderador- Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP
Re: Acabei de comprar
Muito obgdo, é q saiu errado acima tenho mais de 10 anos dirigindo apenas carro automático, mas valeu mesmo, dirigi apenas 4 vezes e em pouca distância e adorei.
Vandir Figueiredo
Membro Bronze- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2022
Idade : 57
Localização : Volta Redonda - RJ
kervinson e Adelino Mazuti gostam desta mensagem
Re: Acabei de comprar
Viiixe, vai ter que se readaptar ainda com o manual, depois de mais de 10 anos sem usar embreagem. Meu pai quando comprou um carro automático, desaprendeu a passar marcha com menos de um ano; meu irmão pegou o carro do meu pai emprestado pra viajar e deixou o dele (manual) pra meu pai pra ele não ficar a pé, o véi saiu no carro do meu irmão só uma vez e disse que tomou um surra (ainda bem que foi só pra ir no barzinho que ele batia o ponto todo dia perto de casa), isso foi numa sexta feira; no sábado e domingo ele foi a pé mesmo para o barzinho
kervinson
Membro Rubi- Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN
Re: Acabei de comprar
Alguns modelos 2014 e 2015 apresentaram defeitos prematuros na embreagem. Talvez você tenha comprado um deles.
Leve ao mecânico e verifique se é o caso.
A durabilidade da embreagem não tem relação direta com a quilometragem rodada. Depende muito do tipo de percurso (cidade ou estrada) e como o antigo dono o usava. Muitos andam com o pé na embreagem, principalmente mulheres, e isso causa desgaste prematuro.
De qualquer forma, não se assuste. A embreagem do Etios não é das mais caras.
Leve ao mecânico e verifique se é o caso.
A durabilidade da embreagem não tem relação direta com a quilometragem rodada. Depende muito do tipo de percurso (cidade ou estrada) e como o antigo dono o usava. Muitos andam com o pé na embreagem, principalmente mulheres, e isso causa desgaste prematuro.
De qualquer forma, não se assuste. A embreagem do Etios não é das mais caras.
Audio Maniac
Membro Ouro- Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP
Re: Acabei de comprar
Tem gente que diz que câmbio AT dá menos manutenção que manual, mas não é bem assim. Ninguém cita a necessidade da troca do fluído de transmissão nos câmbios ATs. O meu Honda City está com 38.000 km e o manual dele recomenda a substituição parcial do fluído de trasmissão aos 40.000 km. Já cotei o preço e essa brincadeira não sai por menos de 900 reais.
Acredito que gastará cerca de 1000 reais entre peças e serviços para ter uma embreagem nova e provabelmente você esquecerá dessa peça. Com uma embreagem Luk, você só precisará fazer uma nova manutenção daqui a uns 150.000 km caso não viva em São Paulo ou Rio de Janeiro.
Acredito que gastará cerca de 1000 reais entre peças e serviços para ter uma embreagem nova e provabelmente você esquecerá dessa peça. Com uma embreagem Luk, você só precisará fazer uma nova manutenção daqui a uns 150.000 km caso não viva em São Paulo ou Rio de Janeiro.
Audio Maniac
Membro Ouro- Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP
Re: Acabei de comprar
Então Etios com câmbio manual do ano 2014, usa cabo de embreagem e não possui acionador hidráulico.
O modelo acho que acima do 2017, já possui acionador hidárulico e é melhor neste requisito de operação/durabilidade.
Temos vários relatos de problema de embreagem com pouca duração, mas como nosso colega falou, depende do uso e modo de dirigir para que aumente sua durabilidade. O motor do Etios possui muito torque, sai muito rápido porque o carro é leve, é diferente de sair arrancando com um veículo semelhante como carro da GM manual, Fit, etc...Desse modo, se sempre arrancar rápido, vai detonar a embreagem mais cedo.
Não precisa acelerar tanto para arrancar no que tem cambio manual. Se a embreagem estiver ruim, como o motor frio, na primeira partida, tente sair devagar em primeira, se trepidar, ela está ruim e/ou volante do motor está meio empenado, precisa retificar de leve.
Como acabou de adquirir o veículo e se pretende ficar um bom tempo com o mesmo, melhor levar em uma boa oficina para avaliar. Mecânico tem experiência para saber se a embreagem está patinando (desgaste natural ou mau ajuste do cabo=pouca folga livre no pedal), acho que é o que está percebendo em saídas de morro.
Embreagem desgastada tem sintoma de patinar, trepidar... as trocas de marcha raspam (principalmente ao colocar a marcha de ré) e o pedal deve estar bem acima do pedal de freio=cabo superesticado.
A durabilidade desta embreagem a cabo, pela minha experiência, deve durar até uns 50.000, chegando a uns 80.000-100.000 km para um motorista que dirige calmamente, sem arrancadas fortes e que não mantém pé sempre pressionado no pedal da embreagem. É muito relativo falar quando irá durar.
O modelo acho que acima do 2017, já possui acionador hidárulico e é melhor neste requisito de operação/durabilidade.
Temos vários relatos de problema de embreagem com pouca duração, mas como nosso colega falou, depende do uso e modo de dirigir para que aumente sua durabilidade. O motor do Etios possui muito torque, sai muito rápido porque o carro é leve, é diferente de sair arrancando com um veículo semelhante como carro da GM manual, Fit, etc...Desse modo, se sempre arrancar rápido, vai detonar a embreagem mais cedo.
Não precisa acelerar tanto para arrancar no que tem cambio manual. Se a embreagem estiver ruim, como o motor frio, na primeira partida, tente sair devagar em primeira, se trepidar, ela está ruim e/ou volante do motor está meio empenado, precisa retificar de leve.
Como acabou de adquirir o veículo e se pretende ficar um bom tempo com o mesmo, melhor levar em uma boa oficina para avaliar. Mecânico tem experiência para saber se a embreagem está patinando (desgaste natural ou mau ajuste do cabo=pouca folga livre no pedal), acho que é o que está percebendo em saídas de morro.
Embreagem desgastada tem sintoma de patinar, trepidar... as trocas de marcha raspam (principalmente ao colocar a marcha de ré) e o pedal deve estar bem acima do pedal de freio=cabo superesticado.
A durabilidade desta embreagem a cabo, pela minha experiência, deve durar até uns 50.000, chegando a uns 80.000-100.000 km para um motorista que dirige calmamente, sem arrancadas fortes e que não mantém pé sempre pressionado no pedal da embreagem. É muito relativo falar quando irá durar.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Acabei de comprar
Dica geral para teste de embreagem :
COMO TESTAR EMBREAGEM DO ETIOS SE TA RUIM?#masterdey
https://www.youtube.com/shorts/eKCiULCZFU4
COMO TESTAR EMBREAGEM DO ETIOS SE TA RUIM?#masterdey
https://www.youtube.com/shorts/eKCiULCZFU4
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
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