Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por vilmar Sáb 27 Abr 2024, 22:07

» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Sáb 27 Abr 2024, 15:18

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Cade o Medidor de Temperatura?

4 participantes

Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por Gabriel_PKM Sáb 25 Abr 2020, 17:29

Olá amigos, 

Troquei meu Crossfox 2005, por um Etios X - 2015/16 recentemente.
Umas das minhas birras com o Crossfox, era que ele não indicava a temperatura no painel (tinhas apenas a luz de aquecimento, mas aí já é tarde demais né) e para minha frustração, o Etios também não tem.

O que devo fazer?

a) não me preocupar, já que é só manter o carro "certinho", com revisões e etc... ou;
b) fazer algum DIY, pra colocar um sensor de temperatura no bichão?
Gabriel_PKM
Gabriel_PKM

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/03/2020
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Re: Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por Sergio Sáb 25 Abr 2020, 22:32

A gente já discute essa questão de não ter medidor de temperatura desde o início do fórum. Veja neste tópico "Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?"

Nos Etios com painel digital foi colocado o medidor de temperatura de tanto a nossa "imprensa especializada", que é uma das mais despreparadas do mundo, ficar cobrando que não tinha medidor por questão de custo, então como é uma tela de LCD decidiram colocar umas linhas a mais de programa e mostrar essa inútil informação num carro como o Etios que tem um sistema de arrefecimento primoroso. Eu que já tive um Etios com painel analógico e outro com digital posso te garantir que o medidor de temperatura não tem qualquer utilidade a não ser poluir o visual. Você liga o carro e logo a temperatura se estabiliza e o medidor fica fixo mais ou menos no centro em torno dos 90 graus, se tivesse um adesivo colado no lugar do medidor o caboclo nem iria perceber. Se tivesse um modo de desabilitar esse marcador eu faria isso.

Algumas pessoas por não conhecer a função do painel de instrumentos dizem que com o medidor de temperatura daria para ver se o sistema de refrigeração não está funcionando bem. Se fosse assim também teríamos que ter uma medidor de pressão da linha de combustível para ver se esse sistema está bom, voltarmos a ter manômetros para saber se o óleo está com a pressão correta, voltímetros para checar a condição do alternador e por ai vai.

O painel de instrumentos só deve apresentar as informações que servem para auxiliar o motorista a tomar decisões ligadas à condução do veículo. Por isso mostra a velocidade para ele decidir se deve aumentar ou diminuí-la, os RPMs para decidir se muda de marcha (nos carros automáticos a tendencia é isso desaparecer), a quantidade de combustível para se decidir se é suficiente para a autonomia desejada, o odômetro para a decisão se deve ser feita a revisão periódica, a distancia que foi percorrida, relógio de horas e assim por diante. Se o motor superaquecer, perder pressão de óleo, não ter mais carregamento da bateria e etc, se acende uma luz avisando que o motorista tem que encostar o carro e solicitar atendimento de uma concessionária ou oficina para solucionar o problema.

A decepção não é o painel analógico do Etios não ter medidor de temperatura, muito carros de qualidade não tem esse obsoleto instrumento, a decepção foi ter retornado com ele no painel digital para atender a solicitação dos que não sabem pra que serve o painel sem a possibilidade de desabilitar o medidor para tornar o visual menos poluído.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1332
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Re: Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por xandaumgv Ter 05 maio 2020, 13:00

Tenho um velocímetro digital via onde que lê a temperatura tb, só serve pra curiosidade mesmo, uma vez que viu o quanto tempo demora pra normalizar depois não usa mais.
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Re: Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por kervinson Qua 06 maio 2020, 17:30

Ao contrario do que se fala, a luz de advertência não se acende quando o motor já superaqueceu, ela acende quando o motor passar da  temperatura que deveria; por exemplo: o carro X é programado para operação de trabalho ideal entre 87º e 97º, se a temperatura chegar a 98º a luz vai acender. Num carro com o ponteiro de temperatura vc provavelmente nem sabe se ta em 97º ou 98º, certamente vc vai perceber que ele passou dos 97º pq a luz de advertência acendeu, se a luz por acaso não acender, vc vai fritar o motor, ou seja, o ponteiro ta ali só para uma falsa segurança.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Re: Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por Sergio Qui 07 maio 2020, 14:48

Você tem toda razão.
Esse assunto é controverso porque as pessoas não se tocaram que o painel serve para passar informações que vão auxiliar na condução do veículo e não é o caso de um ponteiro que mostra sempre a mesma temperatura.

Pra não ficar com a sensação de que não aceito a opinião de ninguém decidi testar e perguntei estes dias pro meu filho se ele acompanhava o ponteiro da temperatura do motor. Ele respondeu "sisisim", pelo jeito que titubeou fiquei com a certeza que ele sequer sabe o que é isso e só falou sim para não passar vergonha. Como ele é um motorista comum e está preocupado em usar o carro como meio de transporte, assim como a esmagadora maioria das pessoas (não é o meu caso que sou um aficionado) ficar acompanhando um ponteiro decorativo que não se mexe não faz sentido algum. E nesse ponto concordo inteiramente com o Kervinson que uma luz de alerta é muito, mas muito mais eficiente que o ponteiro de temperatura. Assim como é feito para a pressão do óleo, a tensão do alternador e outros parâmetros que exigem que o carro seja parado quando apresentam alguma não conformidade.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1332
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Re: Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por Gabriel_PKM Sex 29 maio 2020, 19:55

Pessoal, desculpem a demora para respondê-los ao tópico que eu mesmo criei hehehe... Mas achei sensacional a discussão, muito obrigado pelas respostas. Vou desencanar dessa ideia de ponteiro de temperatura hahahaha. Valeu!!!!
Gabriel_PKM
Gabriel_PKM

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/03/2020
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Cade o Medidor de Temperatura? Empty Re: Cade o Medidor de Temperatura?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos