Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

+10
igorfon
marcio_uti
VPL
carlostorres
Márcia de Sousa
Lobovelho
Jorgemar de Azevedo Alves
Rodrigo
jonatan patricio
DiegoCS
14 participantes

Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por DiegoCS Seg 05 Nov 2018, 16:01

Consumo do meu etios, medição feita depois do percurso Salvador/Feira de Santana.

Etios 1.3, gasolina e carregando dois passageiros.

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana.

Pneus precisando de uma caligrada.

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana IO9GGHY
DiegoCS
DiegoCS

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/06/2018
Idade : 33
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por jonatan patricio Qui 08 Nov 2018, 15:54

Legal mas é bom vc fazer a medição de forma mais precisa , enche o tanque em posto percorre kmss depois vc volta abastecer na mesma bomba ai sai a media mais porxima da real
jonatan patricio
jonatan patricio

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/07/2017
Localização : SALVADOR

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Rodrigo Qui 08 Nov 2018, 16:38

Oi Diego parabéns pelo carro. Com 3 mil km o carro tá fresquinho, novinho. Fiz uma viagem de Tocantins até Rio Grande do Sul e rodei mais de 3 mil km só em 4 dias kkkkk.

Essa foto que voce postou é o consumo instantaneo, muito bom para voce acompnhar e monitorar se o carro está consumindo além do normal, pois se estiver consumindo muito aí voce consegue detectar problemas antes que ele surja. 

Já para saber se o carro é economico ou não, é bom fazer o calculo enchendo o tanque e zerar o trip e depois que entrar na reserva, encher novamente o tanque, com a litragem divida com o km rodado através do trip que voce tinha zerado anteriormente. Autonomia e a economia depende de vários fatores como voce conduz o veiculo, o tipo da pista, a velocidade, etc.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Jorgemar de Azevedo Alves Qui 08 Nov 2018, 23:04

Parabéns ao colega,

Eu tenho um Etios sedã 1.5 xls automático ano16/17 - 38.000km rodado (uso somente gasolina aditiva) e também uso muito a média Após Partida (ou seja, após cada início de viagem, mesmo sendo pequenos trajetos) para acompanhar o consumo.

Outro colega disse que é para fazer média de bomba, mas pode haver variação tendo em vista que alguns posto seguem a Lei de encher o tanque até o primeiro click do bico, que pode gerar diferença de volume, principalmente se o frentista acionar o bico com vazão máxima, pois gera espuma no combustível, que desarma o bico.

Tem a média geral também no Painel, onde eu adotei que somente zero ela a cada revisão de 10 mil, onde consigo fazer média geral 10,3km/l no computador de bordo, com 100% de ar conc.

Minha região é montanhosa - Cachoeiro de Itapemirim/ES e em outra ocasião fiz uma viagem de Muniz-freire/ES X Cachoeiro de Itapemirim/ES, onde estava sozinho no carro e SEM LIGAR o ar conc. para fazer o teste e consegui fazer 20,6 km/l conforme foto abaixo. Também as condições climáticas ajudaram bastante, porque estava dia frio e umidade do ar alta.

Talvez alguém possa falar que é exagero, mas é o que estava no painel.

Fica o desafio aí para que quiser continuar com a brincadeira, e olha que minha média de velocidade foi acima de 60 km/h. Se for abaixo de 50 km/h aí obviamente que ficará mais fácil de conseguir. (não vale trapassa de montar foto e também nem precisava de eu falar isso, pois assim fica divertido e saudável).

Saudações a todos.

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Img-2012
Jorgemar de Azevedo Alves
Jorgemar de Azevedo Alves

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/09/2016
Localização : Cachoeiro de Itapemirim / ES

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Consumo medido pelo CB

Mensagem por Lobovelho Ter 18 Dez 2018, 12:29

O computador de bordo(CB) do Etios funciona bem. Como qq computador de bordo ele não é 100% preciso. Se vocês rodarem mais de 200 km com o computador zerado ele terá uma média boa para medição, porém apliquem um fator de 0,96 que vocês terão um resultado bem confiável. Por exemplo, se o CB marcar 12,0 km/ L na realidade o veículo estará fazendo 11,5 km/L (12 x 0,96= 11,52)
Lobovelho
Lobovelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/12/2018
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Consumo de combustível

Mensagem por Márcia de Sousa Seg 14 Jan 2019, 20:02

Boa noite! Sou nova aqui ainda não sei muito como participar rs. Podem me ajudar?! Tenho várias dúvidas sobre ele meu carro. Aqui vão algumas sobre o tema aqui tratado. Eu tenho um Etios 1.5 XLS 2013. Estou confusa de como ler o medidor de combustível. Ele fica variando e nunca sei quando aquela barrinha vai parar de piscar e desaparecer. Minha primeira medida dos km/L foi depois de uma viagem que ele fez 315km com 23 litros de álcool. Gostaria de saber dos membros aqui do fórum qual e a média de consumo desse modelo? Sobre outros temas como embreagem, rotação entre outros se posso perguntar aqui mesmo. Obrigado.
Márcia de Sousa
Márcia de Sousa

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/01/2019
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por carlostorres Ter 15 Jan 2019, 13:36

Etios sedan XS 2015/2016, rodando em São Paulo

Cidade:
9 (A), 11 (G)

Estrada
11(A), 16 (G)
carlostorres
carlostorres

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/09/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por VPL Ter 15 Jan 2019, 16:46

O consumo do meu é próximo com o do CarlosTorres.
Sedan, manual, 2016/2017.
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por marcio_uti Qui 31 Jan 2019, 12:25

bom dia ... respondendo à Márcia de Sousa... o consumo em estrada do etios sedan é ótimo .. pelos dados fornecidos por vc ele vez 13,69 km/l. eu tenho sedan 13/14 com mesmo motor e fez 17 km/l com gasolina logo que comprei fui pra praia... ate estranhei... kkk mas é isso mesmo... andando no embalo e em rotações mais baixas ele rende mais pelo que eu percebi. outra coisa ... a troca de óleo é a cada 10000km e vi que quando da uns 8000km o consumo começa a aumentar... depois das revisões com troca de filtros e óleo o consumo melhora...  boa sorte e sempre mantenha os pneus calibrados... tb ajuda 
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por igorfon Sáb 23 Fev 2019, 12:30

Caros colegas !

Troquei o meu Etios 1.5 sedan, por outro igual, mecãnico, em outubro passado.
No início, o carro fazia um pouco mais de 9km/l de álcool, no trânsito pesado do Rio de Janeiro.
Hoje, com 5000 km rodados, o carro está fazendo menos de 8km/l, nas mesmas condições.  O que eu acho mais preocupante, não é a diferença de mais de 1km/l, e sim a tendência de aumento do consumo, que me parece constante.
Rodo sempre com o ar condicionado ligado, e no "verde".
Alguma idéia do que pode estar acontecendo ?
Qualquer ajuda será bem vinda !
igorfon
igorfon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por ric+20 Sáb 23 Fev 2019, 17:30

No meu primeiro Etios, percebi que o consumo melhorou depois de uns 5000km...depois de 10.000 melhorou mais...no  segundo Etios, mas agora automático e com motor fabricado no brasil(os dois peguei 0km), o consumo melhorou depois de 5000km, mas começou a diminuir depois de um tempo...e agora voltou a melhorar...só pode ser combustível adulterado ou a eletrônica do carro está variando...
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por igorfon Dom 24 Fev 2019, 11:27

Obrigado pela resposta, ric+20 !
A variação que voce percebeu foi grande ?
Tenho sempre o cuidado de abastecer no mesmo posto.
No caso de haver algum problema na eletrônica do carro, isso poderia ser diagnosticado na concessionária ?
igorfon
igorfon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por ric+20 Dom 24 Fev 2019, 11:31

Já levei lá...fizeram umas medições com um computador lá...disseram que não tem nada errado com o carro...tem um posto específico que quando abasteço lá o carro está ficando bem econômico...estou achando que é a gasolina mesmo...e o álcool...na minha cidade bem
Plana, o carro fazia 12,5 km/l na gasolina...e caiu para 10km/l.   No álcool fazia 8,5...caiu pra 7,5km/l
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Diogo Dom 24 Fev 2019, 12:37

ric+20, a melhor forma de saber se o seu carro está normal ou não é fazer um percurso padrão para que você possa comparar com outros Etios.

Dá uma olhada neste tópico aqui: http://www.etiosclube.com.br/t3713-banco-de-dados-consumo-do-etios-em-rodovia-modelos-a-partir-de-2017

Se você precisar eu posso fazer depois um teste no meu carro na mesma velocidade para comparação, já que o meu é AT também, apesar de ser 1.3, mas acho que não muda o consumo praticamente nada.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por ictdiadema Seg 25 Fev 2019, 07:53

Prezados colegas, o meu é um Etios X Plus Sedan 1.5 AT 18/19 3274 Km rodados (comprei 0Km).
Fui de  SP até Ourinhos SP, total de 392 km pela Rod Castelo Branco, procurando sempre manter a 120 km/h (limite da rodovia). Completei  o tanque com gasolina comum . Os resultados estão na foto abaixo. (Somente ida)
Pela experiência dos colegas, está bom esse consumo?
Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana 20190215
ictdiadema
ictdiadema

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/10/2018
Localização : Diadema - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Diogo Seg 25 Fev 2019, 08:10

É isso mesmo, entre 15 e 15,5 mantendo 120Km\h, se não passar de 100 ele faz 17.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Auto consumo

Mensagem por Fabiols Dom 31 Mar 2019, 00:08

Pessoal, tomem cuidado, pois adquiri um Etios sedan x plus automático dia 22/02/2019 na cidade ele está fazendo em torno de 6km/litro, já abri um protocolo na Toyota do Brasil, e eles não resolvem nada. Tem uma galera reclamando do mesmo carro, dizendo que carro tem auto consumo. Estou fazendo 325km/ tanque.
Fabiols
Fabiols

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2019
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Diogo Dom 31 Mar 2019, 01:44

Fabiols, o Etios é sim um carro econômico, isso é questão de forma de dirigir, carro automático na cidade com muito trânsito costuma gastar um pouco mais.

Agora, se você quiser realmente saber se o seu carro está gastando muito ou não, entre neste tópico que vou deixar o link a baixo e faço o teste de consumo, depois poste o resultado lá no tópico e aqui.

http://www.etiosclube.com.br/t3713-banco-de-dados-consumo-do-etios-em-rodovia-modelos-a-partir-de-2017
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Fabiols Dom 31 Mar 2019, 02:11

Diogo, infelizmente o meu carro e de algumas pessoas estão dando problema. Tem reclamação no site reclame aqui e no próprio feceboock da Toyota do Brasil.
Fabiols
Fabiols

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2019
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Diogo Dom 31 Mar 2019, 10:07

Topa fazer o teste proposto e postar aqui o resultado? Esta é a única forma de descobrir, não tem como dizer se o consumo está certo ou não sem saber como o carro é utilizado.

Ainda mais se tratando de um carro com pouco mais de 1 mês de uso, no início o consumo pode ser um pouco maior e também por ser automático leva um tempo até você se habituar as trocas do câmbio e conseguir boas médias de consumo com ele.

Por isso pedimos para realizar o teste e postar o resultado aqui, se o carro estiver com algum defeito ele vai gastar mais combustível em qualquer situação. Topa o teste?
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana Empty Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos