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Liquido do radiador: equivalente

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Mensagem por FabricioCps Sex 10 Ago 2018, 14:48

Sobre o liquido de arrefecimento, pra quem não faz a revisão na CSS o ideal é passar numa autorizada,
comprar um LITRO e usar com o tempo.

A garrafa é PRETA para evitar a claridade,
se for medir ( 100~200ml ) em outra garrafa menor devolva o que sobrou no final.

Aproveitando para esclarecer que na CSS não é lá aquelas coisas,
não sei por qual motivo, mas o técnico-mecanico durante a última revisão colocou agua no reservatório.
Estava acompanhando a revisão pelo vidro da sala de espera,
ele de costas pegou aquele regador de plantas ( igual do posto de gasolina para lavar os vidros ),
abriu a tampinha e completou.
Mas o final da história fica para uma próxima vez.
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Mensagem por ksio89 Sex 10 Ago 2018, 18:02

Se eu visse mecânico colocar água no reservatório de expansão eu faria ele esgotar todo o sistema de arrefecimento e completar com fluido novo. Se bobear ainda devia ser água torneiral pra completar a lambança. Concessionária realmente não é garantia de serviços de qualidade, só de preços altos mesmo de peças e mão de obra. Uma vez numa revisão eles completaram o nível, mas não sei se colocaram aditivo mesmo ou apenas diluíram com água. Hoje eu prefiro que completem na minha frente para não ter dúvida.

Aliás, eu acho muito caro o líquido de arrefecimento original, quase 60 reais o litro na concessionária daqui, preço absurdo. Tudo bem que ele já é pré-diluído e assim não vai precisar comprar água destilada, mas custa mais que o dobro dos aditivos no mercado de reposição. Se um dia for fazer a sangria do líquido de arrefecimento no meu Etios, eu vou optar por abastecer com um aditivo de outra marca de qualidade porém mais em conta, como o da Koube, Petronas Coolant UP ou Motul Inugel.
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Mensagem por Saburo Sex 10 Ago 2018, 20:14

Prezados,

Por isso que faço questão de acompanhar pessoalmente todas as revisões. Uma vez o mecânico completou com aditivo pronto uso.
No manual é informado que o aditivo é o "Toyota Super Long Life Coolant”.
No futuro pretendo trocar todo o líquido de arrefecimento por uma marca de confiança e sempre usá-la quando for necessária completar, como foi dito anteriormente a Toyota não fabrica aditivo, ele só poe a marca dela. 
Se utilizar o aditivo (concentrado) similar diluído na proporção certa com água desmineralizada não tem erro. Pra que não quiser se arriscar na diluição tem a opção de já comprar o aditivo já diluído (pronto uso).

Se não me engano existem 2 tipos de aditivos de radiadores, um a base de glicol e outro a base polímeros, alguém sabe qual a base desse da Toyota?
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Mensagem por kervinson Sex 10 Ago 2018, 21:15

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Mensagem por ksio89 Sáb 11 Ago 2018, 09:38

Saburo, o aditivo original usa monoetilenoglicol, como a maioria dos aditivos orgânicos do mercado.
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Mensagem por ARIPULGA Sáb 11 Ago 2018, 21:23

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Mensagem por ARIPULGA Sáb 11 Ago 2018, 21:25

é esse ai paguei a um ano 50,00 na CSS não usem qualquer um pois o motor é de alumino e alguns vão corroer o motor
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Mensagem por ksio89 Dom 12 Ago 2018, 14:32

Exagerou bastante aí. Nenhum aditivo orgânico de qualidade do mercado ataca motores com bloco em alumínio, além de terem em sua composição inibidores de corrosão. Quase todos são à base de monoetilenoglicol, assim como o original, a base de aditivos OAT(Organic Acid Technology). Eles são livres de aminas, nitritos, fosfatos, boratos e silicatos.
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Mensagem por FabricioCps Sex 24 Ago 2018, 16:14

Ksio89,
Continuando a história ...

No final da revisão perguntei para o DESconsultor técnico sobre "como/quando/com o que" completar o reservatório
e ele me disse que poderia ser água, que não tinha problema, etc ...

Entrei no CHAT da TOYOTA e fiz as mesmas perguntas, 
claro que responderam que só poderia ser com o LIQUIDO = Toyota Super Long Life Coolant,
nesse momento falei o que tinha acontecido, o SAC abriu uma OS para a CSS,
não deu 10 minutos o DESconsultor me ligou querendo agendar um horário.

Resumindo : 
consegui marcar para o sábado seguinte,
quem me atendeu foi o chefe da Oficina, o Marcelo
explicou todo o procedimento e fez tudo na minha frente,
esgotou tudo e colocou várias garrafas PRETAS ( não lembro a qtd ),
mediu o nível, ligou, esquentou, radiador circulando, etc ...

Nesse caso fui muito bem atendido e 
ainda me disse que se quisesse acompanhar as próximas revisões ( não to falando da 60min expressa ),
era meu direito, bastava acertar os horários.
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Mensagem por sbromulo Ter 14 Dez 2021, 14:24

Pessoal, aproveitando o gancho, alguém aqui pode me dizer como esgotar completamente a água do radiador e do bloco? Vi que nos corolas tem um dreno no bloco na parte de trás do motor rente à parede corta fogo. E no etios, além do dreno do radiador tem dreno também no bloco?

Mesmo alguns dizendo ai que o fluido de arrefecimento dura muito tempo quero trocar o meu para ter certeza.

Outra pergunta, eu tinha uma caminhonete s10 diesel e cheguei a comprar pra ela 12 litros de fluido de arrefecimento da wurth, pronto uso sem monoetileno glicol. Posso usar ele no Etios?

Segue link do mesmo:
https://www.wurth.com.br/p/7492494/fluido-para-radiador-diesel-1l-embalagem-com-12-unidades-wurth-0893556048-kit
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