Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

+5
Adelino Mazuti
kervinson
The Mole
Sergio
Lanpenn
9 participantes

Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Lanpenn Seg 02 Jul 2018, 12:32

Boa tarde pessoal,

Pois é, recentemente minha mãe adquiriu um Etios X 1,3 2015 e ela está adorando o carro. Gostaria de saber quais itens seriam necessários para se fazer a troca do óleo e de seu filtro. Também gostaria de saber se manutenção de itens como ar-condicionado seria possível. 

Para os 40 mil km eu teria que:
I (inspecionar): correias de acionamento, sistema de arrefecimento e aquecimento, fluido de arrefecimento do motor, tubos de escapamento e coxins, bateria, tampa do tanque de combustível, linhas de combustível, conexões e válvula do controle de vapores de combustível, cânister de carvão, pedal de embreagem, pedal de freio e freio de estacionamento, lonas de freio e tambores, pastilhas e discos de freio, tubos e mangueiras de freio, ar-condicionado/refrigerante... (não vou citar tudo, está no manual do proprietário)
S (substituir): filtro de óleo, filtro de combustível, óleo do motor, filtro de ar.

Então, qual das coisas acima daria para eu já inspecionar e substituir? 


Agradeço à atenção de todos,
Felipe
Lanpenn
Lanpenn

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/07/2018
Idade : 25
Localização : Muzambinho - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Sergio Seg 02 Jul 2018, 17:45

Bem vindo ao Clube Felipe!!

Não sei se entendi bem a pergunta, mas para se fazer a troca de óleo e de seu filtro os itens necessários são o óleo e o filtro. Se for trocar retirando o bujão do cárter (também pode ser trocado por aspiração pelo tubo da vareta de medição de nível) é necessário substituir a arruela de vedação do bujão.

Quanto aos outros itens listados no manual tidos eles podem ser inspecionados por você dependendo do seu conhecimento técnico.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Lanpenn Ter 03 Jul 2018, 19:01

Obrigado Sergio.

Então, eu perguntei no sentido de como realizar tais procedimentos e quais ferramentas serão necessárias para fazê-los. Infelizmente meu conhecimento técnico é um tanto limitado.
Lanpenn
Lanpenn

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/07/2018
Idade : 25
Localização : Muzambinho - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por The Mole Qua 04 Jul 2018, 00:25

A maioria das coisas ai só em oficina, o máximo que dá pra fazer é inspecionar o estado do filtro de ar do motor, e limpar ele.... e inspecionar o nível do fluido de arrefecimento, o qual tem a marcação no reservatório de expansão.
The Mole
The Mole

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Lanpenn Qua 04 Jul 2018, 20:42

Que pena... 

Mudando um pouco de assunto, se for permitido, como vocês medem o consumo de combustível no Etios de vocês? O da minha mãe não tem computador de bordo, é ano-modelo 2015/2015.
Lanpenn
Lanpenn

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/07/2018
Idade : 25
Localização : Muzambinho - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por kervinson Qua 04 Jul 2018, 21:05

A forma mais precisa é encher o tanque e anotar a km, no proximo abastecimento enche novamente e anota quantos litros entrou e km pra saber quantos quilometros rodou ai divide pela quantidade de litros.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Lanpenn Qui 05 Jul 2018, 11:02

Quando estiver na reserva? Ontem eu peguei estrada com ele, para acabar uma barrinha deu 125,4 km aproximados.
Lanpenn
Lanpenn

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/07/2018
Idade : 25
Localização : Muzambinho - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Adelino Mazuti Qui 05 Jul 2018, 14:30

@Lanpenn

modo mais fácil!

Encha o tanque e resete o Trip A ou B ainda no posto, (não deixe o frentista encher até onde ele quer, manda parar na primeira travada, lógico que tenha senso de saber quando esta cheio, pois as bombas desarmam as vezes mesmo sem encher, se estiver com tanque marcando reserva vai caber uns 35/36L)

Então é só andar até chegar na reserva, encher o tanque e dividir a quantidade de km que ficou registrado no Trip pela quantidade de litros que entrou.

detalhes importante, quando vc muda de combustivel, ex. estava na gasolina e foi para o Etanol, leva um tempo para ele dar a média real para aquele combustível, geralmente pode confiar na média do 2º tanque com o mesmo combustível.
Adelino Mazuti
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Xiru Qua 11 Jul 2018, 04:01

A retirada do óleo por gravidade dos Etios deixa uns 200ml no fundo do bujão. Alguém sabe se esse problema foi resolvido nos últimos modelos?
Xiru
Xiru

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/06/2018
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por VPL Qua 11 Jul 2018, 08:56

Xiru. Bom dia.
O óleo fica no fundo do cárter. 
O cárter dos modelos mais recentes é o mesmo dos modelos anteriores.

Não chega a ser um problema visto que depende da técnica utilizada para drenar o óleo.
Se a oficina tiver o sistema de sucção de óleo,  sem crise. Irá sair tudo.

Se a oficina não possuir, aí vem do trato / talento do mecânico. 
É muito simples, basta observar o inferior do cárter e por dedução, agir. 

Se o mecânico conseguir elevar o lado esquerdo do carro um pouco mais que o direito, o óleo cairá por gravidade e irá se esgotar por completo. Lembrando sempre de realizar o procedimento com o motor quente!

Digo isto pois eu mesmo troco o óleo em casa. Com o carro nivelado, eu ergo o lado esquerdo dele com o macaco e pronto. 
Tenho certeza que dá certo pois consigo medir a quantidade de óleo usado que sai do cárter. Sempre sai 3,3 litros que é a quantidade exata de óleo que o motor utiliza quando se troca o óleo e o filtro juntos.

Espero ter ajudado!
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Leon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Darci Qua 11 Jul 2018, 11:11

Olá Lanpenn, tudo isso você consegue fazer de boa, a parte mais difícil seria a troca da pastilha de freio (se for necessário), mas acho que vi aqui no fórum um tutorial sobre como fazer isso, com 40k vai ser só inspeção mesmo, muito difícil ter que trocar alguma coisa, na troca do óleo só ficar esperto para o torque do parafuso do cárter (bujão) pois o mesmo é em alumínio, se apertar demais pode espanar, é um parafuso para chave 13mm, M12x1,25mm, se tiver torquímetro o torque é 30 N.m, o filtro é meio chatinho de tirar, uma chave de filtro daquela de cinta normal não tira, pois ele é muito pequeno, tentei usar uma daquela e tiver que por uns calços para que ela pegasse o filtro. O aperto é só com a mão mesmo, encostou o filtro, mais 1/4 de volta, maioria dos filtros vem com orientação.

O freio dianteiro do Etios possui aquela latinha de "alarme" que avisa quando está no fim da vida útil, se não está fazendo barulho ainda é só inspecionar e ou limpar, o freio traseiro tem fácil acesso, basta retirar o tambor, lá com certeza vai estar bem sujo, basta dar um boa limpada, deve ser com água apenas e inspecionar as lonas por conta de eventual desgaste, lubrifique os pontos de contato de molas e sapatas com uma graxa que suporte alta temperatura, faço isso com graxa de cobre, mas pode ser outra, cuide para que a graxa não entre em contato com as lonas ou tambor, se isso acontecer, lave muito bem com água e sabão e depois passe uma lixa fina de leve,  inspecione também os cilindros de roda para ver se não tem vazamentos, é só puxar aquela coifa de borracha que tem dos dois lados, deve estar seco lá dentro.

40k é a quilometragem para a troca do fluído de freio, se não foi trocado, esse sim é mais complicadinho de fazer, tem um tutorial aqui também que eu fiz inclusive, mas não recomendo você tentar se não tiver muita habilidade ou algum ferramental, afinal é freio né. Mangueiras e correias são somente inspeção visual, embreagem o uso do carro é que vai dizer como está, o que você pode fazer é ajustar a altura, se ainda for a cabo, muito cuidado nessa hora, essa embreagem é muito sensível, anote quantas voltas dá no parafuso, se der problema volte para onde estava. Bateria, com um multímetro você consegue ver se ainda tem tensão de partida suficiente, ligando o aparelho nos polos da bateria, de a partida no carro, a tensão não deve cair para menos de 10 volts, abaixo disso já pode trocar, existem alguns testes mais precisos mas que exigem mais equipamentos. Líquido de arrefecimento, é para 10 anos ou 160k, a inspeção básica pode ser feita visualmente, verificando se não está com cor anormal, o normal é rosado, ou se não tem partículas de sujeira no reservatório.

Ar condicionado, o que você pode fazer em casa é comprar um granada daquelas de limpeza e executar o procedimento indicado na embalagem, e depois trocar o filtro de cabine, para ver quantidade de gás e demais manutenções do sistema precisa de ferramental específico, só em oficinas da área mesmo. Boa sorte.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por VPL Sex 13 Jul 2018, 11:46

Olá Darci.
Ótima informação essa do torque dom parafuso do cárter do Bujão de 30 N.m.
Procurei bastante por essa informação e o máximo que consegui foi um vídeo no youtube recomendando 12 N.m se não me engano...
Acredito que muitas oficinas não possuem essa informação!

Abc!
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Darci Sáb 14 Jul 2018, 10:28

Normalmente não tem Lauro, esqueci de mencionar a arruela de vedação, eu achava que seria um oring de borracha, mas é uma arruela de alumínio com espessura de 1mm com diâmetro externo de 22mm e interno de 12mm, eu reaproveitei, mas não sei se é possível ser reaproveitado muitas vezes.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por VPL Sáb 14 Jul 2018, 17:15

Oi Darci. 
Também reaproveitei a arruela.
Achei um vendedor no eBay que fornece. Comprei mas nao chegou ainda.
Custou 10 reais um conjunto com 10 arruelas.
Frete grátis.
Se quiser Posto o link.
Fique com Deus!
Abc
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Leon Qua 07 Jul 2021, 13:53

Pessoal, gosto de fazer algumas coisas em casa também. 

Mas estou com dificuldade de achar uma chave saca filtro que dá no filtro dele. o Meu é o 1.3 X 15/16. Comprei ano passado uma chave 3 garras 64mm mas ela não pega o filtro!! Não medi o filtro mas segundo dos fabricantes o filtro é 68mm.

Não entendi nada!! Alguém sabe dizer sobre isso?

Eu tinha um Fiesta que dava pra tirar com lixa mas o Étios não dá...
Leon
Leon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/07/2019
Localização : Uberlândia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Sergio Qua 07 Jul 2021, 15:04

O filtro de óleo do Etios é daqueles pequenos. Eu tenho uma chave com garra, mas vejo o pessoal usando aquelas chaves com cinta ou corrente sem problemas.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Leon Sex 09 Jul 2021, 10:44

Legal porem sem erguer o carro na garagem não consegui um posição para sacar com sinta sendo que o filtro dele é embutido dentro do carter e com chave catraca é tranquilo pois a chave com prolongador fica uns 10 centímetros abaixo, permitindo girar até 360º se quiser.

Estou pedindo cavaletes pra erguer mais o carro. Vai ficar legal.

Chega de cara ignorante mexendo no meu carro pra essas coisas. Ninguém cuida melhor que o dono.
Leon
Leon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/07/2019
Localização : Uberlândia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)? Empty Re: Como trocar óleo e filtro de óleo (e outros itens de manutenção básica ou superior)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos