Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Rangido no Trambulador

+2
Sergio
paulozullu
6 participantes

Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Rangido no Trambulador

Mensagem por Convidado Sáb 28 Abr 2018, 14:09

Olá Pessoal!

Adquiri um Etios Sedan 1.5 X Manual 0Km em Agosto de 2017, mas na semana passada ao efetuar a troca de machas iniciou um barulho, rangido vindo de trás do console central. Desmontei o console central e verifiquei que ao engatar 1ª marcha e começar a soltar a embreagem uma borracha por onde passam os comandos da alavanca de câmbio estavam rangindo. Não consegui retirar esta borracha para verificar, parece ser presa ao chassi. Alguém sabe o que tem por baixo dessa borracha? Por baixo do veículo seria possível acessá-la e efetuar algum tipo de lubrificação?
Obrigado!

Rangido no Trambulador Etios016
Rangido no Trambulador Etios017
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por paulozullu Sáb 28 Abr 2018, 23:26

tmforti
Se comprou ele em 2017 e ele é zero Km, porque não levar na CCS já que está ainda na garantia?
paulozullu
paulozullu

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 84
Data de inscrição : 10/04/2018
Idade : 45
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Convidado Dom 29 Abr 2018, 17:29

Paulo, não fiz a revisão e portanto não está na garantia. Tive um HB20S Automático, fiz todas as revisões gastando uma fortuna e quando precisei de uma peça tive que brigar para que trocassem... Quando peguei o Etios decidi que faria as manutenções por conta, estive na concessionária Toyota e queriam me cobrar R$ 300,00 somente para fazer o orçamento referente a este barulho...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por paulozullu Dom 29 Abr 2018, 22:59

Entendi, tmforti
paulozullu
paulozullu

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 84
Data de inscrição : 10/04/2018
Idade : 45
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Sergio Qua 02 maio 2018, 13:31

Essas marcas que oferecem garantia de 5 anos são assim mesmo é puro marketing. Em cinco anos fazem você trocar metade de carro para continuar mantendo a garantia, é uma fria sem tamanho. Já a garantia da Toyota funciona direitinho, estou no segundo Etios e as poucas peças que solicitei troca em garantia foram feitas sem qualquer tipo de questionamento e é o que temos visto aqui no fórum também. Teve caso de troca de embreagem com 40.000 km, duvido que algum outro fabricante faria isso, com essa quilometragem já não dá mais para saber se a embreagem veio com defeito ou teve desgaste natural pelo tipo de uso. A maior parte das reclamações são por recusa de garantia para casos que são características do carro, ai não tem cabimento mesmo. É uma pena que seu carro não tenha mais garantia.

Quanto ao rangido que você relatou deve ser coisa simples. Se acontece quando solta o pedal de embreagem não deve vir do câmbio, é apenas impressão sua pois a vibração do rangido acaba sendo transmitida para esses cabos que você destacou que na verdade são os acionadores do trambulador. Procure a origem do barulho no sistema de embreagem, é pouco provável que venha do câmbio. Comece olhando o pedal.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Darci Qui 03 maio 2018, 20:01

Olá tmforti, não sei se o seu é automático ou não, a parte de trabulador parece ligeiramente diferente do meu, mesmo que não seja automático, será diferente por motivos óbvios, o meu é 2013 manual, o seu 2017, sempre muda algo, mas essa borracha a que você se refere é exatamente a mesma, pelo menos visualmente, vamos aos fatos: vira e mexe estou abrindo o console do meu Etios para lubrificação preventiva, lubrifico todas aquelas conexões e juntas esféricas plásticas do trambulador com graxa de silicone, abaixo dessa borracha destacada na foto fica a parte de fora do carro, ela serve para isolar de poeira e umidade, se olhar o lugar de onde os cabos saem na frente do carro conseguirá ver, é apenas uma vedação pois os cabos passam pela lataria do carro.

Pela descrição do seu problema eu faria o seguinte: silicone spray. Borrife nessa borracha nos pontos onde ela entra em contato com alguma outra parte do carro, (eu borrifaria nela toda), tente levantar um pouco as beiradas, colocar nas frestas dos encontros, talvez não resolva na hora, pois às vezes não chega no lugar certo assim que aplicado, aguarde um dia ou dois de uso do carro, possivelmente irá resolver, o silicone como alguns dizem não estraga a borracha e sim ajuda a conservar e elimina o tipo de ruído descrito por você, (já fiz um teste prático justamente para sanar esta dúvida de quanto a danificar ou não a borracha, hoje aplico silicone atá nas buchas de suspensão, coifas homocinéticas etc...), depois de aplicar retire o excesso, apenas para não ficar juntando poeira, se removido o excesso a poeira não gruda. 

O contato da borracha com a parte metálica do carro ou com esses cabos que passam por ela pode estar provocando o ruído. Apenas um detalhe, procure silicone de boa qualidade, como saber? O de boa qualidade não embaça para-brisca quanto aplicado no painel por exemplo, é só evitar os baratinhos que vai dar boa. Boa sorte!
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por jdonadel Seg 14 maio 2018, 15:50

olha nesse diagrama...

http://www.japan-parts.eu/toyota/gr/2014/etios/ngk12l-ahmggg/1_137310_004_481W/powertrain-chassis/3312_shift-lever-retainer
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Convidado Ter 15 maio 2018, 13:43

Olá Pessoal!
Primeiramente agradeço à todos que me escreveram na tentativa de me ajudar a resolver o problema.
Conforme informei, meu carro "não estava em garantia" pois já estava com 14.500Km e eu havia trocado óleo e filtro por conta. Mas em conversa com o gerente da concessionária Toyota, ele me aconselhou a fazer a revisão e a validar a garantia, e foi o que fiz. Após a revisão, agendei uma vistoria para verificarmos o tal rangido na borracha, lembrando que antes já havia feito o que o Darci sugeriu: spray silicone, mas não havia resolvido.

Juntamente com o mecânico da Toyota fizemos testes no carro e demonstrei a ele o barulho, deixei o carro na oficina e para minha surpresa o problema não era a borracha, mas sim um problema mais sério: Quando o mecânico colocou o carro no elevador, constatou que um parafuso prisioneiro, soldado ao chassi havia se soltado (a solda havia quebrado pois era fixado apenas com um pingo de solda). Esse parafuso segura parte do sistema de cabos do trambulador, e por isso quando eu efetuava a troca de marchas ele rangia. Vou ver se consigo pegar as fotos com o mecânico para postar...

A concessionária acionou o setor de engenharia da fábrica, e estes informaram que será necessário efetuar um cordão de solda ao redor desse parafuso, o caso está em tratativa ainda entre a concessionária e a fábrica e nos próximos dias o reparo será efetuado.

Obrigado à todos. Quando eu obtiver mais detalhes postarei.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Darci Ter 15 maio 2018, 19:59

Que bom que descobriu o problema, mas pensa na sacanagem, se não for feito um serviço bem feito, daqui a pouco vc vai te ainda outros problemas, solda em carro é meio complicado, aparentemente foi uma falha na linha de montagem e você foi premiado.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Convidado Qua 16 maio 2018, 10:53

Exatamente, Darci. Se eu achar que não ficou bom, penso em trocar o Etios num Yaris em Janeiro/2019... Obrigado!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Diogo Sex 18 maio 2018, 00:18

Parabéns a CSS por ter aceitado fazer a garantia de um carro que teoricamente não teria garantia, a Toyota realmente não deixa a desejar nesse ponto.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Saburo Sex 18 maio 2018, 11:03

@tmforti, o seu caso é uma oportunidade para compararmos a qualidade pós venda entre a Toyota e a Hyundai.
Penso que compensa fazer as revisões na concessionária enquanto o carro estiver na garantia. A diferença do valor considero como se fosse um "seguro" para situações mais graves como essa. 
Espero que a solda fique boa!
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Convidado Sex 18 maio 2018, 18:03

Acho que o problema foi de fato resolvido, pedi para ver a solda após o reparo mas não foi possível pois fica atrás do defletor de calor do escapamento. A concessionária chama-se Thai (http://www.thaiveiculos.com.br), toda equipe está de parabéns. Abraços à todos!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Convidado Ter 05 Fev 2019, 18:10

tmforti,

Acho que meu carro está com o mesmo problema do seu, só que o meu é 2018.

Pqp, Toyota já está queimando o filme comigo. Pior é que achando que a fama de qualidade da marca era lá grandes coisas já comprei um Yaris também. Espero que não dê problema.

A primeira peça que quebrou aos 5 mil km foi essa aqui:
http://www.etiosclube.com.br/t4106-suporte-do-chicote-no-motor-quebrado-aos-5-mil-km-etios-2018

Sei não viu... antes do Etios tinha um Fiesta 2008, só veio a apresentar algum problema 10 anos e 120 mil km depois (troquei bomba d'água, bobina de ignição, amortecedores dianteiros e... só!), foi quando vendi pra trocar nesse Etios, que já apresenta duas peças quebradas e hoje não está nem com 15 mil km.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rangido no Trambulador Empty Re: Rangido no Trambulador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos