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Troca de pastilhas de freio
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Re: Troca de pastilhas de freio
Nossa, já pensou ??!!!
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Troca de pastilhas de freio
Aqui a pastilha nova e velha, reparem a rachadura na velha, bem no meio dela, e na parte de baixo da pastilha o dispositivo que faz o atrito com o disco quando o material dala acaba.
Bucha da bandeja começando a estragar
Como está o disco depois de 74 mil rodados
Abs
Bucha da bandeja começando a estragar
Como está o disco depois de 74 mil rodados
Abs
Re: Troca de pastilhas de freio
A bucha do meu está parecido com a sua também, até tinha comprado pra trocar já mas o mecânico me aconselhou a manter a original pois ainda estava boa, acho que é um desgaste coerente com a km do carro, provavelmente a sua vai bastante tempo ainda até realmente precisar ser trocada.
Já o disco está realmente zero, o meu também está assim, bem impressionante isso.
Já o disco está realmente zero, o meu também está assim, bem impressionante isso.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Troca de pastilhas de freio
É justamente isso que o Luiz Fernando falou Emerson, já tive carro que troquei pastilha duas vezes seguidas em disco novo devido a esse ruído chato de pastilha com disco, na época eram Cobreq, mas não teve jeito, chegava em casa à noite e os vizinhos sabiam que era eu chegando devido ao barulho... , isso me irrita bastante. Como você citou, Fiat e campeã nisso, colega de trabalho comprou um palio 7 meses depois que comprei o Etios e quanto vai frear eu que não sou dono fico bravo com a Fiat, tamanho o escândalo que faz , talvez por não gostar fico prestando atenção nisso, vira e mexe tem carro apitando no semáforo quando param atrás de mim . Não sabia que o Etios tinha essa chapinha pra avisar sobre o final da pastilha, show de bola.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Troca de pastilhas de freio
Por isso acho que tem algumas peças que, se não for muita a diferença de preço, valem a pena comprar a original. Nem que se compre na CSS e mande colocar em loja especializada, mas colocando sempre a original.
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Troca de pastilhas de freio
Luiz, já andei 1.500 km com as novas o pastilhas e a impressão que tenho é que o carro está freando muito melhor.
O lado ruim é que estas partilhas sujam muito as rodas , por não ser original.
Abs
O lado ruim é que estas partilhas sujam muito as rodas , por não ser original.
Abs
Re: Troca de pastilhas de freio
Pastilhas que não sujam só originais. Eu nunca encontrei no mercado paralelo alguma que não sujasse, mesmo que você compre do mesmo fabricante das originais. Penso que a composição das pastilhas que vão para as montadoras seja diferente.
Re: Troca de pastilhas de freio
Emerson, e sem ruídos ???
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Troca de pastilhas de freio
Eae galera, enfim mandei meu mecânico trocar as pastilhas mesmo, pensei bem e não valia o risco de fazer coisa errada e me prejudicar depois, o único problema é aquela fuligem preta que fica na roda por causa das pastilhas, tem algum produto que eu passe que evita essa fuligem ? Inclusive as pastilhas que estou usando é da cobreq e não tive ruídos com elas, vi na internet que se lixar as bordas dela criando um desgaste as pastilhas não fazem ruído, e realmente não faz, abraços !
LeeandroSHK
Membro Novato- Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/07/2017
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de pastilhas de freio
Produto para evitar o pó das pastilhas não existe não.
Você vai ter que lavar mais vezes o carro, se não quiser ver o pó preto.
Você vai ter que lavar mais vezes o carro, se não quiser ver o pó preto.
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Troca de pastilhas de freio
O fato de soltar esse pó preto indica também que está havendo um desgaste mais rápido da pastilha, provavelmente vai durar bem menos, por isso eu nem me assusto em pagar 2 ou 3x mais por uma original, acho que a qualidade compensa muito, o valor de pastilha original é menos que 2 tanques de gasolina.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Troca de pastilhas de freio
Alguém já colocou pastilha de cerâmica, se é que existe para o Etios?
Miassaca
Membro Bronze- Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/12/2013
Idade : 43
Localização : Bauru - SP
Re: Troca de pastilhas de freio
acho que precisa trocar o disco também, não?
têm no ML.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-831389457-pastilha-freio-diant-cermica-toyota-etios-15-xls-apos-12-_JM
têm no ML.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-831389457-pastilha-freio-diant-cermica-toyota-etios-15-xls-apos-12-_JM
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Troca de pastilhas de freio
Essa marca de pastilhas de cerâmica eu já houvi algumas reclamações, e pelo preço eu realmente iria na original.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Troca de pastilhas de freio
A pastilha original parece ser de cerâmica.
Depois de 2 mil rodados notei que no calçamento de pedas a pastilha da boch faz barulho. O anti ruído aplicado não funcionou.
Depois de 2 mil rodados notei que no calçamento de pedas a pastilha da boch faz barulho. O anti ruído aplicado não funcionou.
Re: Troca de pastilhas de freio
não, não são não.
para usar pastilha de cerâmica, precisa ter disco de carbono.
http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/garagem-qr-pastilhas-de-freio-de-ceramica/
para usar pastilha de cerâmica, precisa ter disco de carbono.
http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/garagem-qr-pastilhas-de-freio-de-ceramica/
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Troca de pastilhas de freio
Acompanhando a informação da página deduzo que pra não ter problemas e dor de cabeça, temos que optar sempre pelas originais. E disco? Alguém já colocou um disco paralelo?
Maurício33
Membro Novato- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/07/2017
Localização : Curitiba - PR
Re: Troca de pastilhas de freio
Pessoal, troquei meu carro com o sogro...Compramos no mesmo dia os carros, só que o meu era 2013/2014 e o dele 2014/2014.
Meu carro estava com 75 mil rodados e o dele apenas 30 mil...
Por isso não poderei mais falar das pastilhas.
Abs
Meu carro estava com 75 mil rodados e o dele apenas 30 mil...
Por isso não poderei mais falar das pastilhas.
Abs
Re: Troca de pastilhas de freio
Olá pessoal, saberiam dizer qual é a pastilha original e se consigo pela Internet? Obrigado m
Luiz Wanderson
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/12/2016
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Troca de pastilhas de freio
Luiz, a original mesmo só existe na css, é cara mas vale a pena pela durabilidade.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Troca de pastilhas de freio
Realizei a troca das pastilhas do Etios há alguns dias e agora tive tempo de postar as informações para servir de referência.
Etios X SD - 2013
Quilometragem da troca 124.000 km
Pastilhas originais compradas na Maggi Motors em Itu - SP, R$223,00
O fornecedor das pastilhas é a Chassis Brakes, fabricadas no Brasil. Nas pastilhas retiradas não tem a marca do fabricante, assim como na de reposição, mas são idênticas, fazendo supor que as que vem no carro são do mesmo fabricante.
O aspecto visual das pastilhas novas é excelente, para quem está acostumado a usar as do mercado paralelo dá para perceber a qualidade bem superior só de olhar a peça.
O carro não apresentava nenhum problema de freio, barulho, chiado, nada. Apenas decidi trocar pela quilometragem percorrida. Nunca consegui que as pastilhas dos meus carros anteriores durassem mais do que 40k km. Então mais de 120k km me pareceu excessivo. Mas não aconselho a fazer o que fiz de decidir pela troca apenas pela quilometragem percorrida. No Etios as peças de desgaste naturais em geral duram bem mais do que nos outros carros da categoria. É muito fácil tirar a roda e ver se as pastilhas precisam ser substituídas ou não, independente do tempo de uso.
Antes de colocar as fotos aviso que isto não é nenhum tutorial, aconselhamento de como se mexer nos freios nada disso. Então espero que não apareça algum "mecânico" de Youtube dizendo que não usei tal ferramenta, não chequei o empenamento dos discos com raio laser hexadecimal intergalático, medi a espessura com paquímetro de flutuador de campo quântico ou coisas do tipo. Quem tiver saco de ler vai apenas ter um relato de como estavam as pastilhas depois desta quilometragem para ter uma referência de desgaste. Depois levem o seu carro onde bem entender que isso não é da minha conta.
Aqui vai a foto das pastilhas usadas retiradas
Normalmente uso luvas para me proteger da terrível fuligem negra, mas notem que tudo está relativamente limpo, então até dispensei o uso.
Vejam a comparação entre a nova e a usada.
A pastilha da direita é a usada, tenho que avisar pois a imagem não está boa e desgaste é pequeno.
A antiga está com 6,2 mm.
A nova tem 9,5 mm de material. As medidas são aproximadas pois existem rebarbas, pó e outros complicadores.
Empiricamente dá para se afirmar que foi consumido um terço do material de fricção.
Agora a foto das pastilhas novas instaladas.
O procedimento correto é sempre trocar as pastilhas junto com os discos, mas neste caso decidi trocar só as pastilhas pois os discos estavam praticamente como novos, não dava para perceber rebaixo na área de fricção. Trocá-los no meu entendimento seria desperdício de recursos.
Depois de finalizado o serviço, nos primeiros quilômetros, fica uma natural pequena perda de eficiência até que o conjunto se assente. Depois desse período tudo voltou ao normal e o carro se comporta nas frenagens da mesma maneira que foi retirado da concessionária como se nada tivesse sido trocado
Etios X SD - 2013
Quilometragem da troca 124.000 km
Pastilhas originais compradas na Maggi Motors em Itu - SP, R$223,00
O fornecedor das pastilhas é a Chassis Brakes, fabricadas no Brasil. Nas pastilhas retiradas não tem a marca do fabricante, assim como na de reposição, mas são idênticas, fazendo supor que as que vem no carro são do mesmo fabricante.
O aspecto visual das pastilhas novas é excelente, para quem está acostumado a usar as do mercado paralelo dá para perceber a qualidade bem superior só de olhar a peça.
O carro não apresentava nenhum problema de freio, barulho, chiado, nada. Apenas decidi trocar pela quilometragem percorrida. Nunca consegui que as pastilhas dos meus carros anteriores durassem mais do que 40k km. Então mais de 120k km me pareceu excessivo. Mas não aconselho a fazer o que fiz de decidir pela troca apenas pela quilometragem percorrida. No Etios as peças de desgaste naturais em geral duram bem mais do que nos outros carros da categoria. É muito fácil tirar a roda e ver se as pastilhas precisam ser substituídas ou não, independente do tempo de uso.
Antes de colocar as fotos aviso que isto não é nenhum tutorial, aconselhamento de como se mexer nos freios nada disso. Então espero que não apareça algum "mecânico" de Youtube dizendo que não usei tal ferramenta, não chequei o empenamento dos discos com raio laser hexadecimal intergalático, medi a espessura com paquímetro de flutuador de campo quântico ou coisas do tipo. Quem tiver saco de ler vai apenas ter um relato de como estavam as pastilhas depois desta quilometragem para ter uma referência de desgaste. Depois levem o seu carro onde bem entender que isso não é da minha conta.
Aqui vai a foto das pastilhas usadas retiradas
Normalmente uso luvas para me proteger da terrível fuligem negra, mas notem que tudo está relativamente limpo, então até dispensei o uso.
Vejam a comparação entre a nova e a usada.
A pastilha da direita é a usada, tenho que avisar pois a imagem não está boa e desgaste é pequeno.
A antiga está com 6,2 mm.
A nova tem 9,5 mm de material. As medidas são aproximadas pois existem rebarbas, pó e outros complicadores.
Empiricamente dá para se afirmar que foi consumido um terço do material de fricção.
Agora a foto das pastilhas novas instaladas.
O procedimento correto é sempre trocar as pastilhas junto com os discos, mas neste caso decidi trocar só as pastilhas pois os discos estavam praticamente como novos, não dava para perceber rebaixo na área de fricção. Trocá-los no meu entendimento seria desperdício de recursos.
Depois de finalizado o serviço, nos primeiros quilômetros, fica uma natural pequena perda de eficiência até que o conjunto se assente. Depois desse período tudo voltou ao normal e o carro se comporta nas frenagens da mesma maneira que foi retirado da concessionária como se nada tivesse sido trocado
Re: Troca de pastilhas de freio
Sinceramente, eu também nunca vi pastilha durar tanto assim...no meu fit antigo...era um pó preto...e tinha que trocar com muita frequencia...meu outro irmão que pegou um fit 0km...teve as pastilhas trocadas com 20.000km...meu vizinho tem um etios sedan xs manual...ele é taxista...já rodou 100000 km e não trocou ainda...não sei que milagre é esse...mas fico feliz de ter comprado esse carro...como o meu é automatico agora...vamos ver o quanto menos dura as pastilhas...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
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