Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Instalação de kit turbo no Etios 1.5

+11
Mauro Farto
Mirdep
Raone
daviddiniz
dtavares
pardo
cmarques
Tux
ksio89
Sergio
VectorBH
15 participantes

Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por VectorBH Sex 02 Jun 2017, 11:23

Bom dia. Tenho um Etios XS 1.5 2014 e apesar de já andar muito bem, com bom torque em baixa, gostaria de deixar as coisas um pouco mais apimentadas em alto giro, e instalar um kit turbo nele.

A ideia é manter o carro original na fase aspirada, ou seja, abaixo de 2500 rpm, com comportamento padrão em potência e consumo de combustível na medida do possível, pois é carro para o dia a dia. Acima de 2500 o turbo pode começar a entrar, atingindo um pico de cerca de 150 cv, contra os 98 originais no álcool.

Tendo isso em vista, solicitei orçamento na MVS preparações de SP, que me apresentou uma conta de 13,9 mil, consistindo no seguinte:



Preparação "stage 1", Kit turbo com Turbina + Escapamento Completo (Consiste na instalação de uma turbina com kit turbo feito sob-medida para cada carro)* 
- Módulo de Injeção Suplementar (É onde fazemos o acerto do sistema de alimentação de combustível de forma “Eletrônica” utilizando um módulo digital de controle de combustível suplementar, que gerencia um bico auxiliar que é acionado no instante que a turbina começa a gerar pressão positiva. 

* O Kit Turbo Básico feito sob-medida consiste em: Coletor de Escapamento, Escapamento Completo com Abafador, Turbina, Pressurização, Mangotes em Silicone, Válvulas, Abraçadeiras, Velas de Ignição, Juntas, Óleo, Filtro de Óleo, Bico Suplementar, Módulo gerenciador digital de combustível suplementar, HallMeter, entre outros itens variando sua necessidade de motor para motor. 


Recomendamos 50% de acréscimo acima da potência original do motor (álcool ou 40% gasolina), assim mantemos a durabilidade do conjunto motor e câmbio originais.



Também solicitei orçamento aqui em BH, em outra preparadora, que forneceu o valor de 12 mil no caso de ter que instalar uma injeção auxiliar, e se a central original aceitar remapeamento, o orçamento cairia pra 8 mil.


Aparentemente o preparador de BH não tem experiência com o Etios.


Alguém teria mais informações sobre esse esquema da injeção do Etios?
VectorBH
VectorBH

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/09/2016
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Sergio Sex 02 Jun 2017, 16:57

Não me lembro de alguém aqui do fórum que tenha instalado turbo. se você fizer vai ser uma experiência legal para compartilhar com a gente.
De qualquer modo acho difícil que com as modificações listadas, no coletor, no escapamento, velas, etc o carro mantenha o mesmo comportamento até os 2.500 rpm.
Você falou que é um carro para o dia a dia. Seu dia a dia vai ficar bem apimentado kkkkk, legal.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por ksio89 Sex 02 Jun 2017, 21:05

Minha opinião pessoal e sincera: acho mais viável vender o Etios, juntar esses 12-14 mil e comprar um carro usado mais potente. Até porque eu duvido esse preparador ter conhecimento profundo da mecânica do Etios, visto que infelizmente a Toyota dificulta ao máximo a divulgação de literatura técnica de seus modelos, pois nem um simples manual técnico temos acesso ainda, nem mesmo reparadores independentes. Tem que ver se o câmbio aguentaria o aumento de torque, tem que ver se não vai ter que alterar documentação, pois alterando a potência, pode dar problema com Detran, visto que em alguns estados a alíquota de IPVA é baseada por faixas de potência, como no meu estado.

Acho que a instalação dessa turbocompressor + preparação seria mais viável se fosse um motor mais barato e simples de mexer, como um AP, Fire, Família 1 etc. Num motor moderno como o do Etios, mesmo sem o duplo comando variável, o buraco deve ser bem mais embaixo.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Tux Sex 02 Jun 2017, 22:55

Pelo que muito vejo, o grande problema do etios para turbinar é a alta taxa de compressão que o motor tem. Eu mesmo já pensei em fazer algo do tipo, mas acreditei ser inviável por este motivo. Claro, existem maneiras de contornar isso, mas acabam por perder potência (atrasar ponto, etc), a mais viável seria troca de pistões, o que para um motor que está novo, não vem ao caso. Com 13 mil a mais (contando que eu tenho um 2014 que vai valer cerca de 28 mil), eu compraria um Civic SI 2007~2008, que já tem 192cv, e todo um conjunto melhor.
Tux
Tux

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/06/2016
Localização : Colider - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por cmarques Sáb 03 Jun 2017, 16:40

Primeira coisa que me veio à cabeça: Este valor todo inclui up na embreagem ? E no sistema de freio tambem?
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por pardo Sáb 03 Jun 2017, 19:56

Eu sou suspeito para falar de turbo, visto que sou contra turbinar qualquer carro, a menos que originalmente o carro já tenha vindo com turbo de fábrica, turbinar um carro não turbo, não vejo como uma coisa boa, mesmo com toda a tecnologia disponível hoje, ainda mais o Etios cuja embreagem não tem lá a fama de ser das melhores.
pardo
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Convidado Dom 04 Jun 2017, 07:13

Também não sou adepto a instalar turbo num carro que não foi projetado para tal.
Mas já vi muitos Jeep Willys com mecânica do Ford Ranger Diesel. Chevette com motor Opala ou Monza, Gol 1.0 com mecânica 2.0 e, alguns outros. Também ouvi falar que em São Paulo tem um Corolla 1.6 com motor 2,0.
Se alguém quer um grande aumento de potência e desempenho, acho que esse é o caminho. O motor  e peças deve ser possível encontrar nas lojas de desmanche da Av. Ricardo Jafet (São Paulo). 
Em todo caso, trocar a mecânica ou instalar uma turbina deixa o Etios muito alterado e mesmo desfeito, qualquer mecânico vai perceber isso. É desvalorização na certa.
Talvez, a melhor opção para quem quer um carro com alto desempenho é procurar um bom usado, como já sugerido aqui. Com menos de R$40.000 - R$50.000 é possível encontrar bons carros usados com quase 200 CV ou até mais.  
Agora se quer apenas um ganho de uns 10-15% na potência, acho que um bom preparador de motor consegue isso sem grandes dificuldades.  A vantagem neste caso, é que muitas vezes isso pode ser desfeito sem deixar vestígios visíveis na hora da revenda.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por VectorBH Dom 04 Jun 2017, 20:59

Confesso que desanimei um pouco. O preparador não tem experiência mesmo e também há a questão da legalização e revenda, fora a adequação de outros componentes como freio e suspensão para segurança, como foi mencionado.

E outra, alterar um projeto tão bem acertado de motor como é o caso do Etios é complicado.. isso da taxa ser alta foi mencionado pelo preparador como uma possível fonte de problemas, pois a colocação do turbo ia exigir mais alterações no ponto, fazendo ele perder eficiência na fase aspirada.

Se fosse um carro de fim de semana animaria mais, mas sendo de dia a dia a questão da confiabilidade fica complicada.
VectorBH
VectorBH

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/09/2016
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por dtavares Sex 09 Jun 2017, 11:05

Cara, pelo preço de 13,9 mil, deve colocar uma FUELTECH FT 500 e tals...
No meu ver, vc gastaria muito para ter um pouco mais de potência. 
Além das complicações que terá para adequar o carro a nova potência, freios, suspensão, embreagem e aí vai....
Concordo quando foi indicado em comprar um AP, que a meu ver, é muito mais barato e vc arranca muita potência.
Ou, Civic Si que já tem mais do que a potência desejada, e se quiser... o Estágio 1 do Si não sai tão caro quanto esses valores. Tive uma Tempra Turbo e gastei muito para arrancar potência, mesmo já sendo de fábrica. Mas fazia arrancada com ela. Isso é outro papo.
dtavares
dtavares

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/05/2017
Idade : 60
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por daviddiniz Seg 12 Jun 2017, 00:28

Tenha em mente que turbinar o Etios não é a mesma coisa que turbinar um VW com AP.

Tem 2 possibilidades:

1- vender o etios e comprar um carro mais potente

2- Continuar com o Etios original e comprar um VW com motor AP e turbinar(que vai sair bem mais barato que turbinar o Etios).
daviddiniz
daviddiniz

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 38
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Raone Ter 20 Jun 2017, 18:03

Sei que financeiramente é inviável, mas eu também adoraria dirigir um etios turbo. Se original, na minha opinião, o carro já anda muito bem, imagino com 50% a mais de potência.
Raone
Raone

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/01/2017
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Mirdep Qui 17 Ago 2017, 10:42

VectorBH, fiquei animado lendo esse post, pq eu tenho a mesma vontade de colocar um turbo no meu Etios. Atualmente o meu já tem escape esportivo, filtro de ar, e está sem os abafadores originais.
Eu olhei na MSV preparações também, e eles me passaram o mesmo preço. Várias pessoas me recomendaram lá, pq é a melhor em projetos "diferentes" como o nosso, já que quase ninguém prepara o Etios. A maioria da galera me recomenda a trocar de carro, só que o meu sonho mesmo é investir no meu carro como um projeto Sleeper, ou seja, vai parecer um Etios normal só que com uns 300cv de potência debaixo do capô.
A ideia que eu tenho é investir pra fazer a preparação do Turbo na MSV + forjar o motor (pra poder colocar mais de 150cv) + trocar a suspensão original por uma esportiva + discos e pinças de freio esportivas. Essa brincadeira sairia por volta de R$24mil, o que é muito caro comparado a outros carros que vc faz a mesma coisa com R$12000.
O projeto algum dia vai sair do papel, pq quero dar pau em muito carrinho por ai com meu Etios kkkk
Mirdep
Mirdep

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/02/2017
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Mauro Farto Sex 18 Ago 2017, 08:41

karaca...300 cv? Putz, o Etios vai voar...kkkk
Mauro Farto
Mauro Farto

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 233
Data de inscrição : 11/04/2014
Idade : 45
Localização : Lins - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Daniel junior Dom 02 Dez 2018, 23:58

Pessoal boa noite olha trabalho numa concessionária Toyota no estado são paulo como técnico como amante da marca tenho um Etios 1.3 xs, fiz curso sobre o carro pistões e bielas ssao forjados lógico não e a mesma forja de 1000 CV mas já e um bom comeco, o cambio e feito pela marca aisin que uma das melhores são brutas as engrenagens do câmbio, agora vamos lá sobre esses orcamentos: sinceramente esses caras socaram a faca em vcs me diz se vai ter só 150 cavalos pra que injeção provável se vc pode fazer acerto de injeção do próprio carro 
Cara a única coisa que vai sair caro e tubagem de escape para adaptação do turbo mesmo assim não monstro de 7 cabeças 
Eu estou inventando um kit turbo para o Etios já que não só trabalhei em concessionária mas em oficinas de rua e em oficinas de preparação tbm quando entrei na marca fiquei muito surpreso com o Etios como e tão bom não quebra e aguenta muito então assim eu conhecendo o carro acredito que um kit turbo uma turbina roletada de preferencia 42/48 não podemos esquecer do intercooler já que mesmo motor todo de alumínio mais bicos melhorados e um remap injeção podemos chegar fácil nos 250 cavalos fácil mesmo, uns 5 mil reais pra fazer tudo e bom estou produzindo um kit turbo nessas configurações e tbm uma embreagem de cerâmica aqui numa fábrica de embreagem sob mefida como teste irei utilizar no meu carro em breve falarei qual foi o resultado
Daniel junior
Daniel junior

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2018
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Rodrigo Seg 03 Dez 2018, 10:50

Acho interessante a Toyota desenvolvesse e disponibilizasse modelos de turbo 1.5 ou 1.5 com sistema hibrido aqui no Brasil, porque estamos na época de gasolina caríssima. Quem trabalha lá dentro da área de desenvolvimento Toyota podem sugerir para a Toyota né!!

Acredito que qualquer tipo de instalação no motor fora do original ou fora da fábrica poderá impactar a diminuição da vida útil do motor, eu não me aventuraria nesse "kit turbo"...
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Daniel junior Seg 03 Dez 2018, 11:12

Mas a Toyota está muito longe de trazer carros turbos para o Brasil no Japão a grande maioria e turbo originalmente mas no Brasil e difente pq existe a questão da cultura valores de peças o próprio combustível que e de baixa octagem e o próprio valor do carro tbm ou seja não compensa pra Toyota perde o público que fiel pela qualidade confiança e fidelidade mas ano que vem irá vir Corolla híbrido mas  e outros motivos tbm queria muito ver um carro turbo da Toyota mas acredito e por muitos rumores dificilmente vai vim a Toyota e Mt conservadora com os seus carros ela não muda o que já está bom no mercado e o que o cliente Toyota gosta dos carros da Toyota por causa disso a grande maioria, com relação ao kit turbo e uma invenção minha já que o mesmo no nosso mercado não existe ninguém especializado nesse carro então eu mesmo como conhecedor do motor estou trabalhando em kit turbo
O fórum e sobre opiniões de instalação de um kit turbo não sobre carros originais de fábrica com turbo foi apenas uma sugestão de valores já que os orçamentos muito caros para poucas peças
Daniel junior
Daniel junior

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2018
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Rodrigo Seg 03 Dez 2018, 13:44

Infelizmente teremos de conviver com que está sendo oferecido pela Toyota atualmente aqui.. Enquanto isso, vamos torcer para que voce, Sandro, consiga desenvolver este projeto e dar certo!
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Tux Ter 25 Dez 2018, 16:33

Daniel junior escreveu:kit turbo uma turbina roletada de preferencia 42/48

Daniel junior escreveu: uns 5 mil reais pra fazer tudo

Que turbina usaria? TODAS as roletadas que vi, só a turbina já parte de 7 mil reais, assim sendo, como o projeto todo ficaria na casa dos 5000?
Tux
Tux

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/06/2016
Localização : Colider - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Daniel junior Ter 25 Dez 2018, 17:33

Recomendável turbina masterpower linha R4449/2 apl entorno de R$ 1.200,00 reais muito boa a marca e brasileira Esto utilizando um sistema que vai antes do filtro de óleo para retorno da turbina que não precisará nem furar cárter ou coisas do tipo esse eu comprei importado tô tentando deixar o máximo possível original pra quando a pessoa responsável querer vender o carro não ficar os vestígios de carro turbo ( turbina R$1200.00/intercooler R$ 600.00
Retorno de óleo turbina R$ 120.00/pressurização R$400.00/bicos melhorados R$ 600 reais/
Remap injeção R$ 400.00/ escapamento R$ 1400.00
Mão de obra R$ 1200.00
Daniel junior
Daniel junior

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2018
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Alexandre cbmacedo Sáb 04 Jan 2020, 00:04

Daniel Junior terminou o projeto do kit turbo???
Alguém tem um Etios turbinado?
Alexandre cbmacedo
Alexandre cbmacedo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/05/2019
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Alexandre cbmacedo Seg 30 Mar 2020, 06:54

Ninguém tem um Etios turbo?
Alexandre cbmacedo
Alexandre cbmacedo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/05/2019
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Elbarack Qua 15 Abr 2020, 19:42

Daniel Júnior... novidades do projeto?
Elbarack
Elbarack

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/04/2020
Localização : Parana

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação de kit turbo no Etios 1.5 Empty Re: Instalação de kit turbo no Etios 1.5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos