Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Toyota nao recomenda Oleo sintetico

+23
Ivan Junior
jvictormp
Rodrigo
joao paulo da silva
VJOLT
VPL
JoTanaka
pardo
jdonadel
Ademir R. Bedim
OrientPearl
Ricardo Coelho
jp.siq
ksio89
Levinthal
Diogo
The Mole
Luiz Fernando
Hugo321
cmarques
ismaique
Nitnesiv
danielmakoto
27 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por jp.siq Seg 28 Nov 2016, 09:28

Apenas para complementar o óleo sintético é superior ao semi-sintético. Usar o sintético no lugar do semi não estraga o motor, pelo contrário, estará utilizando um óleo superior.

O problema é quando um carro pede um sintético e a pessoa usa um semi ou mineral.

Veja nesse vídeo a diferença:

jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Lenine Duarte gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Seg 28 Nov 2016, 10:28

Valeu jp.siq ;a pratica comprovando a teoria!!!
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por ksio89 Seg 28 Nov 2016, 12:31

Resumindo, essa história de que não pode usar óleo 100% sintético não procede. Tanto que no manual do Etios com novos motores (modelo 16/17 em diante), não informa mais a natureza do óleo, como havia no manual dos Etios antigos. Só recomenda que use o 5W30 API SL ou superior, independente de ser semissintético ou 100% sintético. Basta ver no manual em http://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2016/08/0199998518.pdf, na página 421 ou 8-1-17.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Levinthal Seg 28 Nov 2016, 12:40

E quanto à seguinte dúvida: se eu sempre usei semissintético, a partir de quando posso usar o 100% sintético? A qualquer hora posso trocar? Isso não criaria borra?

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Seg 28 Nov 2016, 13:19

A partir de sua proxima troca ou a qualquer momento se assim voce desejar. Nunca se esqueca de substituir tambem o filtro a cada troca.Acho questao de tempo para aToyota adotar o 100% sintetico. A Honda adotou tal pratica e foi ate mais radical. Utilizava mineral e sem motivo aparente passou a utilizar o 100% sintetico na viscosidade 0w20 nos mesmos motores
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Levinthal Seg 28 Nov 2016, 13:23

Agradeço, amigo Ricardo.

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Diogo Seg 28 Nov 2016, 14:28

Isso mesmo, pode trocar para sintético sem problema, mas sempre trocando o filtro também, e não faz bem para o motor trocar de óleo toda hora, o correto se quiser trocar é escolher o óleo mais adequado e seguir usando ele, trocar de marca de óleo a cada troca é borra na certa.

E isso apenas para carros fora da garantia ok, trocar o óleo fora da CSS pode invalidar a garantia.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

lpilz1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Seg 28 Nov 2016, 15:05

Valeu amigo levinthal. Escolha uma marca de sua preferencia, seja fiel a ela e tudo dara certo. Algumas sugestoes top de linha, Valvoline SynPower , que e a minha preferida, Mobil1 , Shell Helix Pure Plus e Pentosin Super performance, ambas na viscosidade 5w30. Abracos!
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por OrientPearl Seg 28 Nov 2016, 21:03

Óleo 5w30 sn sintético é igual a semissintético no que se refere à aplicação do óleo. O semissintético é mistura de sintético com mineral pra baratear. Só que os aditivos do sintético podem ser diferentes dos semissintéticos e afetar outras propriedades como a durabilidade e resistência a oxidação, além de menor tendência a formar borra. Veja no site do fabricante se a Toyota reconhece o óleo como substituto. E troca a cada 10 mil se em uso não intenso ou 5 mil se uso intenso (transito urbano pesado, uso de reboque, uso frequente em trajeto curto, estradas de terra)
OrientPearl
OrientPearl

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 20
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : Louveira - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por OrientPearl Seg 28 Nov 2016, 21:05

Ah, outra coisa: se a recomendação é SN pode usar da letra N em diante, mas pra trás não. Ou seja, SM não pode quando recomendação é SN.
OrientPearl
OrientPearl

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 20
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : Louveira - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por The Mole Seg 28 Nov 2016, 21:28

Óleo Lubrax não curto muito; prefiro um Shell ou Valvoline.

Também tenho um Nissan Versa e participo do clube, lá tem vários relatos de que com óleo Lubrax o motor dele fica mais ruidoso.

Como comentaram antes, não é legal ficar trocando de óleo a cada troca, tipo numa troca entra semi, na outra mete sintético, depois volta pro semi sintético.
The Mole
The Mole

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por ksio89 Seg 28 Nov 2016, 22:32

Também não acho muito indicado ficar trocando de óleo toda hora, tanto composição quanto marca. Acho que se eu fosse partir de semi para 100% sintético, usaria o Mobil 1 mesmo, da fabricante já utilizada pela montadora, não tem como dar errado.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Ter 29 Nov 2016, 08:51

Queridos bom dia! Obrigado por todas as opiniões. Entao podemos concluir que o óleo 100% sintético não provoca prejuízo algum aos motores; porem para os veículos que ainda estejam em garantia e aconselhável realizar as  trocas  nas revisões. Cabe ao proprietário julgar se faz uso severo ou não de seu automóvel; em caso afirmativo deve realizar a troca, de forma antecipada, a cada 5.000km ou 6meses (o que primeiro ocorrer) também na própria concessionaria. Mais uma vez obrigado pela opinião de todos.  Acho que esgotamos o assunto e podemos encerrar este tópico. Todos de acordo?
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por danielmakoto Ter 29 Nov 2016, 11:31

O carro não está mais na garantia de fábrica. Estou trocando óleo/filtro 'originais' com 5.000km, porém uma pessoa me falou que os óleos originais da toyota é para serem trocados a cada 10.000km. Isso procede?
danielmakoto
danielmakoto

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/02/2016
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Diogo Ter 29 Nov 2016, 16:18

Com certeza amigo, a Toyota recomenda a troca a cada 10mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, 5 mil km eles recomendam para uso severo, você pode ver a explicação completa para uso severo no manual, está bem explicado.

Tem proprietários que preferem trocar a cada 5mil km ou 6 meses o óleo independente do uso, para ter uma proteção a mais, a escolha é sua, mal com certeza não faz.

Outra coisa, defina melhor o que seria esse seu óleo "original", você compra ele na CSS?
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Diogo Ter 29 Nov 2016, 16:21

É isso mesmo Ricardo, você resumiu bem, mas o assunto do óleo nunca acaba, sempre tem mais alguma dúvida kkkkkk
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Ter 29 Nov 2016, 16:42

Com certeza amigo RSS_X3; voce tem toda a razao.Ja criaram outro topico sobre o nesmo assunto e, bem mais rapido do que nos podiamos imaginar. Entao vamos tentar esclarecer tudo de novo e sempre. Kķkkkkkkkkkkkkkkkk
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Ter 29 Nov 2016, 16:49

Amigo danielmakoto veja nosso outro topico com o titulo Toyota nao recomenda oleo sintetico. La voce vai encontrar excelentes explicacoes de diversos amigos nossos que com certeza irao sanar todas as suas duvidas
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Levinthal Ter 29 Nov 2016, 20:10

Ricardo,

acho bom deixar o tópico ativo.

A densidade de informação posta aqui foi bastante proveitosa, e com certeza mais virão. Smile

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Ter 29 Nov 2016, 20:37

Que assim seja. Desculpem -me se pareceu egoismo da minha parte ; nao foi e nunca sera essa minha intencao
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Levinthal Ter 29 Nov 2016, 22:43

Ricardo,

eu que peço desculpa se de minha parte pareceu isso!

Na verdade, a ideia aqui é sempre colaborar.

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Ter 29 Nov 2016, 23:37

Querido amigo Levinthal, nao posso aceitar desculpas ate porque voce e qualquer outro amigo do clube NAO as me devem. Ao contrario, voce sempre foi muito cordial em relacao as minhas opinioes. O comentario nao foi dirigido especificamrnte a voce e sim a todos do nosso clube. Como voce disse, a ideia e sempre colaborar. Mesmo a distancia e sem nos conhecermos pessoalmente, considero voce e os demais como meus amigos. Abracos!
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por danielmakoto Ter 06 Dez 2016, 08:42

RSS_X3, Oléo 'original' me refiro a compra na CSS. Obrigado pelas explicações. Procuro sempre comprar as peças na CSS.
danielmakoto
danielmakoto

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/02/2016
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ademir R. Bedim Ter 06 Dez 2016, 09:16

Bom dia!!! Adquiri um Etios 1.5 13/14 e fiz a substituição do óleo, 
estou usando o Selenia 5W40, gostaria de uma opinião a respeito. 
A propósito, o Vídeo comparativo de Óleo Sintético/Mineral tira muitas dúvidas.
Ademir R. Bedim
Ademir R. Bedim

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2016
Localização : Nova Almeida Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Ricardo Coelho Ter 06 Dez 2016, 10:16

Amigo. O bom seria que voce soubesse o oleo que estava sendo usado pelo proprietario anterior. Na impossibilidade, voce deve fazer uso de uma das 3 eapecificacoes listadas no manual. Atualmente a Toyota usa 5w30 semissintetico para toda sua linha de veiculos.Portanto, 5w40 esta fora das especificacoes; quanto a marca cada um tem suas preferencias
Ricardo Coelho
Ricardo Coelho

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ

lpilz1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 2 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos