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Mensagem por Convidado Qui 12 Dez 2013, 20:02

Boa noite,

Se ajudar a alguém, eu estava com problema no engate da ré, sempre eu ouvia um arranhado. Fui na css e terei que reaprender a engatar a marcha. O técnico disse que não devo jogar a alavanca toda à direita antes de mover para trás, se fizer isso vai arranhar. O que se deve fazer é jogar só um pouco para a direita (evitando entrar a 4ª marcha) e depois mover para trás. Isso foi há 5 dias e, por enquanto, não está mais fazendo barulho.
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Mensagem por cleidir.back Qui 06 Fev 2014, 12:50

Cara isso também está acontecendo comigo, sempre levo a alavanca totalmente pra a direita, e só depois pra traz, vou tentar essa dica e ver no que dá, depois comento resultado.
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Mensagem por hugomlima Qui 06 Fev 2014, 13:22

Tentem tambem nao pisar na embreagem e já jogar a marcha no mesmo instante. Pisem na embreagem e aguardem uns dois segundos para entao engatar a marcha a ré. Eu sempre arranhava, mas depois que vi aqui pelo clube que a maneira certa eh esperar um pouco, nunca mais isso aconteceu cmg.

#ficaadica.


Última edição por hugomlima em Qui 06 Fev 2014, 15:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Veronicabso Qui 06 Fev 2014, 15:07

O mesmo problema acontecia comigo, disseram na css que é normal, porém no meu caso me orientaram a pisar na embreagem, esperar um pouco e só entao passar a marcha. Quando faço essa pausa realmente não arranha.
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Mensagem por Jürgen.Mollo Qui 06 Fev 2014, 15:48

Cara, creio que isso seja um problema comum do carro, pois tanto o meu quanto o do meu irmão, fazem esse barulho!
O barulho sempre aparecia quando eu ligava o carro de manha, e ia tirá-lo da garagem.
O que eu faço agora, que não faz mais o barulho:
liguei o carro, engato qualquer outra marcha, e desengato, já engatando a ré. Eu engato a terceira, por ser mais fácil, se sem tirar o pé da embreagem nem nada, já engato a ré e saio perfeitamente sem fazer NENHUM barulho.
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Mensagem por redlabel Qui 06 Fev 2014, 16:27

Jürgen,

eu faço a mesma coisa que você e nunca arranha... Sempre coloco a 3ª e depois ponho a ré...

Abraços,
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Mensagem por Jürgen.Mollo Sex 07 Fev 2014, 10:17

Exatamente!

Agora resta saber se é o engate de outra marcha que faz não ocorrer o barulho, ou se é o tempo que demoramos para engatar outra marcha e depois a ré que faz parar o barulho!

Se bem que o importante é que parou! hehe


Abs
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Mensagem por Luiz Fernando Sex 07 Fev 2014, 12:38

Com certeza é o tempo de uns dois segundos que ajuda e muito a acabar com o barulho.
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Mensagem por carloskendi Sex 21 Mar 2014, 23:44

Acabou de chegar meu toyota Etios Hatch 1.3x 2014 Smile) mas notei este problema no engate da marcha ré... será que estas arranhadas poderão gerar algum tipo de problema no futuro ??
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Mensagem por Luiz Fernando Sex 21 Mar 2014, 23:47

Muito bem vindo Carlos !!! Parabéns por fazer parte da família Etios !!!!

Em relação à essa questão da marcha ré, mesmo você segurando uns dois segundos o problema ocorre ???? É claro que se a rotação do motor estiver alta, vai arranhar mesmo.
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Mensagem por carloskendi Sáb 22 Mar 2014, 00:08

Opa! "problema" resolvido Obrigado aí !! Estou curtindo muito o carro, muito bom de dirigir !!!
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Mensagem por ismaique Sex 28 Mar 2014, 11:03

Comigo só acontece quanto o carro esta estacionado mas depois que eu comecei a soltar o freio de mão primeiro antes de engatar a ré parou de arranhar. Agora teve um dia que eu fui engatar a primeira e não entrou de jeito nenhum tive que sair de segunda. Já aconteceu isso com alguém aqui.
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Mensagem por Jürgen.Mollo Sex 28 Mar 2014, 13:59

Ismaique, o que aconteceu comigo (e várias vezes já, tipo umas 30)
foi eu tentar engatar a ré e ela não entrar (ficava "meio" engatada e se vc tentasse sair, essa ralava e voltava pra neutra.
Meu pai me disse que quando isso acontece, vc tem que mexer um pouquinho o carro, então quando isso acontecia, eu soltava o carro OU engatava primeira e nao andava nem 2 cm. Daí depois dessa "andada" o carro engatava a ré normalmente.
Talvez aconteceu o mesmo com vc, só que com a primeira também!
Quando isso acontecer, tente fazer isso que te sugeri, pelo menos comigo funcionou! hehe
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Mensagem por voltsgm Seg 07 Abr 2014, 10:38

1ª e depois ré, nunca arranha.
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Mensagem por clevis two Sáb 24 Jan 2015, 18:30

Ola jovens .colegas o q acontece e q a re e a única macha q não possui sincronizado ao engata a re
Então se VC joga a alavanca logo direto ela vai arranha um pouco.
O melhor e para o veiculo engata uma primeira e depois a re.
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Mensagem por Eduardo Seg 26 Jan 2015, 14:44

Batata, estava sempre arranhando, agora com esse lance de engatar a primeira marcha e depois a ré não arranhou mais, valeu pela dica aí pessoal!
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Mensagem por vinicius melo Dom 07 Jun 2015, 20:30

Além de esperar 2 segundos, eu percebi que não ir tanto pra direita também ajuda bastante!
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Mensagem por Sir Camelot Seg 08 Jun 2015, 09:59

Muita ciência pra uma mudança de marcha.

Ela entra igual a 4º, sem força, sem técnica. Se a embreagem for acionada certinho não raspa. A minha dificuldade foi acostumar com a altura da embreagem no início. Contudo o carro ainda não tem 1000km, vale ressaltar. E é fato que com o desgaste as coisas mudam de figura.
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Mensagem por Sai_Fora_Abra... Seg 08 Jun 2015, 14:01

vc comentou sobre a altura da embreagem. a sua estava muito alta? a minha veio quase no fim do curso e dei uma ajustada. no geral nunca tive dificuldade pra engatar a re. mas antes dessa regulagem acho que tava um pouco pior. agora a minha ta a meio pedal. é o ideal assim?
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Mensagem por Sir Camelot Seg 08 Jun 2015, 14:21

Inicialmente a diferença foi em relação ao carro anterior. Aí esperei uns dias para acostumar e passei a observar o Etios. Eu sinto que, considerando o curso do pedal até o fundo, quando vou tirando o pé ela começa a acionar um pouco depois da metade.

Acho que é isso mesmo o ideal. Smile
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Mensagem por Sai_Fora_Abra... Seg 08 Jun 2015, 14:48

entendi. obrigado.
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Mensagem por RPLobato Qua 15 Jul 2015, 13:43

Também demorei para me acostumar com a embreagem, veio alta, varias afogadas, rsrsrsr... depois me acostumei da tirar o pé até o meio e dá uma pequena acelerada!! Na ré eu sentia arranhar também, acontecia sempre pela manhã cedo. Fiz como alguns daqui no clube, engatar a primeira depois a ré, quase 1000km rodado já não percebo arranhar.... mas deixei de engatar a primeira...
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Mensagem por pardo Dom 12 Mar 2017, 20:49

Essa eu não sabia... que a ré do Etios não é sincronizada, por isso que as vezes ela arranha, mas enfim... eu, como todos aqui no fórum, também percebi que a embreagem do Etios é meio estranha, pois nela tem que se pisar mais do que nos outros carros para faze-lo andar e nas subidas as vezes eu chego até a usar o freio de mão, pois parece que ao soltar o pé da embreagem o carro demora um pouco mais que os outros para responder.
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