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Teste dos 1000km.

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Teste dos 1000km.

Mensagem por hugomlima em Ter 03 Dez 2013, 23:29

Olá caros colegas,

gostaria de compartilhar com vocês minhas impressões ao viajar com meu Etios Hb, 1.5 Xs, por quase mil kilometros.

Estou com ele tem exatos 12 dias. No último fim de semana, 29 de novembro, sai da cidade de Belém-PA com destino à Tucuruí-PA. São 450km de distância. A princípio a viagem foi de negócios, mas aproveito para visitar minha irmã e sobrinha. A estrada está boa (não usei o verbo ser em virtude das nossas estradas terem uma vida útil muito baixa), mas conta com trechos precários. Sai da cidade exatamente as 16h. De cara peguei uma chuva enorme, que me obrigou a rodar a uma velocidade baixa, para mim, mantendo uma média de 110km/h. Essa chuva me acompanhou boa parte do tempo, mas o fato da estrada ter sido reformada recentemente (eleições chegando?), ajudou na segurança.

Eu me planejei para dar uma pausa, esticar as pernas, abastecer o carro, comer algo e ir ao banheiro, em um excelente posto na cidade de Tailandia-PA, chamado Santa Clara. Cheguei lá após rodar cerca de 230 km. Perto da cidade, a estrada está sendo reformada, então peguei um trecho péssimo, e com chuva. Segue a foto do carro no posto:

http://img842.imageshack.us/img842/886/w9tf.jpg

https://redcdn.net/ihimg/a/img138/8427/cfo1.jpg

Bem sujo né? E olha que ainda faltava um bocado de estrada ainda.

Aproveitei para abastecer o valente. Eu sai de Belém com o tanque cheio. No automático, deu q foram colocados 18l de gasolina. Pelos meus cálculos, o carro havia feito 13km/l. Confesso que fiquei decepcionado com esse consumo, pois no carro havia apenas eu e minha namorada. Fomos com o ar-condicionado ligado o tempo todo. Carro abastecido, barriga cheia, meu tanque esvaziado no banheiro. Hora de retomar a estrada, pois já havia anoitecido.

Rodei mais 220km de Tailandia, até Tucuruí. Essa parte foi mais difícil pois eu havia acabado de colocar película no vidro dianteiro, e isso me atrapalhou muito. Eu estava com G20 em todos os laterais e traseiro, mas um dia peguei um sol infernal nos braços e pernas. Foi então que decidi colocar uma G20 na frente tb. Na cidade é muito tranquilo, mas a noite, na estrada, foi complicado. Mesmo com o farol alto. Senti falta de um farol auxiliar. Por sorte a chuva havia resolvido dar tregua.

Nessa parte da viagem, peguei trechos muito bons, bem sinalizados. Então foi possível exigir mais do motor. Mantive uma média de 140km/h, em alguns trechos pegando 160km/l, isso com muita tranquilidade para o carro.

Entretanto, um trecho da estrada, entre as cidades de Goianésia-PA e Tucuruí-PA, está muito ruim. Fui cauteloso, mas em determinado momento caí em um buraco, com a roda dianteira da direita. Um caminhão muito rápido vinha na direção oposta e não me permitiu desviar do buraco. A triste notícia se deu quando eu cheguei na casa da minha irmã e meu cunhado havia notado a falta da minha calota, bem como a roda empenada. Não foi uma batida forte e isso me desanimou pelo fato da roda ter empenado com tanta facilidade.

Segue as fotos do resultado final:

http://img34.imageshack.us/img34/3490/f1yu.jpg

Tirei as outras calotas para fazer a viagem de retorno.

http://img17.imageshack.us/img17/5074/p9yp.jpg

http://img824.imageshack.us/img824/6294/tm33.jpg

http://img855.imageshack.us/img855/8624/vvj0.jpg

Bem sujo né? Mas mandei dar uma lavagem bem caprichada quando voltei. E ele havia parecido que tinha saído da css, só q faltando uma calota. kkkkkkk

Fiz a viagem de volta no domingo. O mesmo percurso e paradas. O bom é que vim pela manhã, então só peguei a estrada de dia. Saí de Tucuruí às 10h e cheguei à Belém às 15h. Consegui manter uma média de 150km/h. Em muitos trechos bons, eu ficava em 160km/h, 170km/h. Consegui pegar 180km/h, mas não quis forçar mais, mesmo ele tendo potencial para tanto. O meu também conta com um limitador de velocidade. Se chama LNV, que é a sigla para Limitador Namorada de Velocidade... kkkkkkkkkkkk

Agora, as considerações:

-Boas
O carro é surpreendentemente bom.
Ótimas retomadas na hora de ultrapassar. Confesso que deixei muito carrão para trás. Entre eles o irmão mais velho do nosso Etios, a Hilux. Na volta também deixei Vitara, TR4, Polo, entre outros.
Excelente estabilidade. Senti segurança em curvas a 140km/h. Mas não aconselho ninguém a fazê-lo.
Conforto ao dirigir por longos períodos.
A mala me surpreendeu pela quantidade de coisas que levei. Apesar de parecer pequena, coube muitas malas. Foi uma viagem de dois dias, mas levei muita coisa de trabalho, por isso a mala cheia.
Excelente suspensão.
Direção Elétrica foi um diferencial. Me passou muita segurança.

- Ruins
Acho que o consumo deixou a desejar. No primeiro tanque meu Etios fazia por volta de 6km/l, depois notei que havia subido para 7km/l, gasolina e apenas em perímetro urbano e sempre com ar-condicionado. Na viagem, ele fez na ida 13km/l. Na volta fez 11km/l. Sei que fui com o pé bem pesado, mas confesso que esse consumo não está muito animador. Espero que com o tempo ele melhore.
Isolamento não muito bom. Na chuva fez muito barulho internamente.
A roda ter empenado tão facilmente e a perda da calota. Ainda nem vi o preço para comprar. Será que vendem a unidade na css?

Bem, são essas minhas considerações. Se alguém tiver dúvidas, ou quiser acrescentar algo, fiquem à vontade.

Abraço para todos os membros do clube.
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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por Sergio em Qua 04 Dez 2013, 00:00

Ótimo relato Hugo. Obrigado por compartilhar.

11 km/l numa média de 150 km/h com ar ligado e mais um passageiro e você achou pouco??? Tá bom pra caramba!!

Não dá para a gente avaliar o quanto sua roda empenou, mas se vc não sentiu puxar a direção pode ser que ela não desalinhou, o que seria de se esperar nesta situação (que desalinhasse) então saiu no lucro. Não me lembro exatamente quanto custa a calota mas acho que é uns 80/90 reais.
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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por girardi em Qua 04 Dez 2013, 00:14

Vai amaciando o carro de leve......... tem carros que "nascem" beberroes e vão melhorando ao longo do tempo.
O meu que está com 1800 ( E já fiz Maringá-SãoPaulo-Maringá, e agora estou em Floripa ) está bebendo muito pouco.
fiz media de 11.01 km/l no alcool no trecho maringá Floripa (720km).

Aki em floripa to andando na gasolina (3,05) pq o álcool tá 2.49 aki, um assalto

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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por hugomlima em Qua 04 Dez 2013, 00:23

Verdade Sergio, é um consumo bom. Minha preocupação mesmo eh com o consumo urbano. Como disse no relato, o primeiro tanque ele fez 6km/l, gasolina. Mas ainda é cedo mesmo. Está com 1300km agora. Vamos ver mais pra frente.

Quanto a roda, ela não está puxando. Só empenou pouco, mas não desalinhou. Agora esse preço é do jogo ou só de uma calota? 90 reais é muita grana. Se duvidar compro o jogo de uma que a galera já postou aqui no Forum, com esse preço.
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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por hugomlima em Qua 04 Dez 2013, 00:25

Espero que o meu entre no seu caso, Girardi... hehehehe.
Não sei quanto é o Álcool onde moro, mas de cara sei que não compensa. Abasteço Gasolina a 2,89.

Queria aproveitar pra saber dessas rodas do seu Etios. Na foto não dá para ver com detalhes, mas parece bonita. Qual o aro? Quanto foi? Acho q vou logo colocar um jogo de rodas no meu. hehehehe.
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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por girardi em Qua 04 Dez 2013, 01:17

Minhas rodas são réplicas do corolla aro 16 ( a da toyota tem 5 furos)
comprei no autopecasclube.com.br por uns 320 cada
Saca as fotos


Atrás = 205 55 R16x6 ET40 Na Frente = 175/65 R14x5 ET40 (original)

Fiz essa foto antes de macacar a roda dianteira. As outras rodas do outro lado je estavam de aro 16




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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por Paulo moderador. em Qua 04 Dez 2013, 12:02

bem que a Toyota poderia vender etios com roda de corolla! nem que seja aro 15!hehehehehehe
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Re: Teste dos 1000km.

Mensagem por Caio em Qua 04 Dez 2013, 17:40

Minha mae recentemente dirigindo aqui na cidade caiu em um buraco e infelizmente tive o mesmo problema, já era calota. Caiu no meio da pista e passou carro onibus, carro e caminhão por cima, ela até conseguiu pegar de volta mas não presta pra mais nada rsrs. Alem de que no caso meu carro desalinhou mas não chegou a empenar a roda. Quero ver também quanto é para comprar a calota.
No meu carro fiz uma viagem mais curta em circunstancias bem parecidas, ar ligado, pe em baixo, porta malas cheio (mas não muito pesado) detalhe que o meu é o sedan, fez +/- 14,5Km/l.
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