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Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
5 participantes
Página 1 de 1
Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Pessoal,
Desde que comprei o meu etios automático tem uma coisa me incomoda, que é a força necessária que tenho que aplicar no pedal de freio e as vezes até na própria alavanca pra movê-la do P pra outra posição quando o carro estava estacionado.
Sempre que vou estacionar primeiro 'engato' a neutra e aciono o freio de mão pra depois mudar pra P.
Isso acontece com mais alguem?
Desde que comprei o meu etios automático tem uma coisa me incomoda, que é a força necessária que tenho que aplicar no pedal de freio e as vezes até na própria alavanca pra movê-la do P pra outra posição quando o carro estava estacionado.
Sempre que vou estacionar primeiro 'engato' a neutra e aciono o freio de mão pra depois mudar pra P.
Isso acontece com mais alguem?
Alex Mendes
Membro Bronze- Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/07/2018
Localização : Brasilia - DF
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Oi Alex,
Tenho um AT, e é bem tranquilo pra engatar.
Só um detalhe, no procedimento que vc adotou, após acionar o Neutro e puxar o freio de mão, vc deve soltar o pedal do freio pro peso do ser aliviado no freio de mão, só depois acionar o P.
Tenho um AT, e é bem tranquilo pra engatar.
Só um detalhe, no procedimento que vc adotou, após acionar o Neutro e puxar o freio de mão, vc deve soltar o pedal do freio pro peso do ser aliviado no freio de mão, só depois acionar o P.
Saburo
Membro Ouro- Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Também sinto isso em 5% das situações...mas depois que troquei pelo automático, aluguel um etios automático e percebi que acontecia a mesma coisa...um amigo meu reclama disso no Corolla dele 2018...no meu às vezes dá até um tranco de fazer o carro dar até uma balançadinha...mas reparei também que quando aluguei um versa CVT isso também acontecia...acho que isso deve ser normal então...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
É normal, no Corolla 2010 que tínhamos em casa era assim também, eu nuca tive muita frescura com o cambio, ao estacionar eu primeiro passava direto do D ou R para o P, puxava o freio de mão e por ultimo soltava o freio e desligava o carro, isso não força a trava do cambio, não precisa colocar no N primeiro, só força se você coloca no P e soltar o freio antes de puxar o freio de mão.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Experimente colocar no N, puxar o freio de mão e só por último colocar no P. Exatamente nessa sequência.
Tem inúmeros vídeos por aí mostrando o procedimento correto.
Tem inúmeros vídeos por aí mostrando o procedimento correto.
VF_GOMES
Membro Rubi- Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Manual disponível na internet página 224:
https://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01999-98560-RP-1.pdf
●Em veículos com transmissão automática, sempre aplique o freio de estacionamento, posicione a alavanca de mudança de marchas em P, desligue o motor e trave o veículo. Não deixe o veículo desacompanhado enquanto o motor estiver funcionando. Se o veículo estiver estacionado com a alavanca de mudança de marchas em P, mas o freio de estacionamento não estiver aplicado, o veículo poderá começar a se mover, levando a um possível acidente.
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento de depois do P(que possui uma trava do câmbio). VF_GOMES: ao colocar no N antes, vc tem percebido se essa ação acaba com os trancos que acontecem ao se parar o carro em determinadas situações, motivo de discussão desse tópico?
https://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01999-98560-RP-1.pdf
●Em veículos com transmissão automática, sempre aplique o freio de estacionamento, posicione a alavanca de mudança de marchas em P, desligue o motor e trave o veículo. Não deixe o veículo desacompanhado enquanto o motor estiver funcionando. Se o veículo estiver estacionado com a alavanca de mudança de marchas em P, mas o freio de estacionamento não estiver aplicado, o veículo poderá começar a se mover, levando a um possível acidente.
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento de depois do P(que possui uma trava do câmbio). VF_GOMES: ao colocar no N antes, vc tem percebido se essa ação acaba com os trancos que acontecem ao se parar o carro em determinadas situações, motivo de discussão desse tópico?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Corrigindo minha frase acima:
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento e depois colocar em P(que possui uma trava do câmbio)
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento e depois colocar em P(que possui uma trava do câmbio)
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
MAIS DETALHES NA PÁGINA 218:
■ Estacionar o veículo Transmissão automática
1-Com a alavanca de mudança de marchas em D, pressione o pedal de freio.
2-Aplique o freio de estacionamento (P. 234) e posicione a alavanca de mudança de marchas em P. (P. 232)
3-Gire a chave de ignição para a posição “LOCK” para interromper o motor.
4-Trave a porta, certificando-se de manter a chave consigo. Ao estacionar em um aclive, calce as rodas se necessário.
■ Estacionar o veículo Transmissão automática
1-Com a alavanca de mudança de marchas em D, pressione o pedal de freio.
2-Aplique o freio de estacionamento (P. 234) e posicione a alavanca de mudança de marchas em P. (P. 232)
3-Gire a chave de ignição para a posição “LOCK” para interromper o motor.
4-Trave a porta, certificando-se de manter a chave consigo. Ao estacionar em um aclive, calce as rodas se necessário.
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Bacana o manual, porém faltou, na minha opinião, o mais importante:
Quando liberar o pé do freio?
Se o cara seguir o manual ao pé da letra ele vai ficar com o pé no pedal de freio eternamente.
Quando liberar o pé do freio?
Se o cara seguir o manual ao pé da letra ele vai ficar com o pé no pedal de freio eternamente.
Saburo
Membro Ouro- Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Realmente...kkk...acredito que depois de colocar a alavanca em "P"(quando for estacionar" já dá para tirar o pé do freio...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Então, resumindo, basta fazer como eu já havia dito lá em cima, primeiro você para o carro com o pé no freio, depois coloca em P e puxa o freio de mão (a ordem desses dois não fará diferença, pois você ainda está com o pé no freio), depois solta o freio e desliga o carro (a ordem desses dois também, não faz diferença)
Ou seja, a única coisa que eu vejo como errado é colocar em P e soltar o freio sem que o freio de mão esteja puxado, pois ai vai forçar a trava do câmbio, mas se for no plano nem precisa se preocupar que não vai forçar nada.
Ou seja, a única coisa que eu vejo como errado é colocar em P e soltar o freio sem que o freio de mão esteja puxado, pois ai vai forçar a trava do câmbio, mas se for no plano nem precisa se preocupar que não vai forçar nada.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
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