Últimos assuntos
» Bateria descarregada em 5 dias sem usopor VJOLT Hoje à(s) 19:30
» Quanto voce pagou pelo seu? (R$)
por VJOLT Hoje à(s) 19:21
» Etios 1.5T - Projeto em andamento
por rodrigowlx Hoje à(s) 18:18
» GPS da central multimídia
por rodrigoho Hoje à(s) 16:22
» Infiltração de água pela borracha da porta
por rodrigoho Hoje à(s) 16:03
» Grupo watts
por rodrigoho Hoje à(s) 15:55
» COMPRO Coletor Etios Cross 1.5 manual
por Edu Moraes Hoje à(s) 14:58
» Kit amortecedor etios cross
por Edu Moraes Hoje à(s) 10:22
» Molas esportivas do etios
por Edu Moraes Hoje à(s) 10:08
» Vendo painel fundo branco com contagiros com 29MILKM
por Edu Moraes Hoje à(s) 10:06
» Parte elétrica
por Adelino Mazuti Hoje à(s) 09:53
» GNV - Luz da injeção acendeu depois de instalar GNV
por luizfsm21 Hoje à(s) 01:32
» Boa tarde galera
por Adelino Mazuti Ontem à(s) 10:27
» Esquemas eletrico
por Adelino Mazuti Ontem à(s) 09:04
» Recall 2019
por FernandoCortello Qua 13 Fev 2019, 12:52
» Suporte do chicote no motor quebrado aos 5 mil km - Etios 2018
por jp.siq Qua 13 Fev 2019, 12:04
» Etios Hatch - botão da luz de teto
por Diogo Ter 12 Fev 2019, 20:23
» BARULHO NO MOTOR
por kervinson Ter 12 Fev 2019, 20:04
» Envelopado prata com parte superior preta
por Felipehonorato1 Ter 12 Fev 2019, 12:42
» Retirada de emblemas do sedan?
por EtioSul Seg 11 Fev 2019, 19:24
» Manutenção/Revisão 70.000
por Adelino Mazuti Seg 11 Fev 2019, 17:31
» Airbag passageiro - barulho painel
por João Trigo Seg 11 Fev 2019, 17:26
» Espelhamento no multimídia platinum
por Eletrowilson Seg 11 Fev 2019, 10:52
Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Pessoal,
Desde que comprei o meu etios automático tem uma coisa me incomoda, que é a força necessária que tenho que aplicar no pedal de freio e as vezes até na própria alavanca pra movê-la do P pra outra posição quando o carro estava estacionado.
Sempre que vou estacionar primeiro 'engato' a neutra e aciono o freio de mão pra depois mudar pra P.
Isso acontece com mais alguem?
Desde que comprei o meu etios automático tem uma coisa me incomoda, que é a força necessária que tenho que aplicar no pedal de freio e as vezes até na própria alavanca pra movê-la do P pra outra posição quando o carro estava estacionado.
Sempre que vou estacionar primeiro 'engato' a neutra e aciono o freio de mão pra depois mudar pra P.
Isso acontece com mais alguem?
Alex Mendes
Membro Bronze- Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/07/2018
Localização : Brasilia - DF
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Oi Alex,
Tenho um AT, e é bem tranquilo pra engatar.
Só um detalhe, no procedimento que vc adotou, após acionar o Neutro e puxar o freio de mão, vc deve soltar o pedal do freio pro peso do ser aliviado no freio de mão, só depois acionar o P.
Tenho um AT, e é bem tranquilo pra engatar.
Só um detalhe, no procedimento que vc adotou, após acionar o Neutro e puxar o freio de mão, vc deve soltar o pedal do freio pro peso do ser aliviado no freio de mão, só depois acionar o P.
Saburo
Membro Ouro- Mensagens : 148
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Também sinto isso em 5% das situações...mas depois que troquei pelo automático, aluguel um etios automático e percebi que acontecia a mesma coisa...um amigo meu reclama disso no Corolla dele 2018...no meu às vezes dá até um tranco de fazer o carro dar até uma balançadinha...mas reparei também que quando aluguei um versa CVT isso também acontecia...acho que isso deve ser normal então...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 575
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
É normal, no Corolla 2010 que tínhamos em casa era assim também, eu nuca tive muita frescura com o cambio, ao estacionar eu primeiro passava direto do D ou R para o P, puxava o freio de mão e por ultimo soltava o freio e desligava o carro, isso não força a trava do cambio, não precisa colocar no N primeiro, só força se você coloca no P e soltar o freio antes de puxar o freio de mão.
Diogo
Moderador- Mensagens : 1443
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Experimente colocar no N, puxar o freio de mão e só por último colocar no P. Exatamente nessa sequência.
Tem inúmeros vídeos por aí mostrando o procedimento correto.
Tem inúmeros vídeos por aí mostrando o procedimento correto.
VF_GOMES
Membro Ouro- Mensagens : 204
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Manual disponível na internet página 224:
https://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01999-98560-RP-1.pdf
●Em veículos com transmissão automática, sempre aplique o freio de estacionamento, posicione a alavanca de mudança de marchas em P, desligue o motor e trave o veículo. Não deixe o veículo desacompanhado enquanto o motor estiver funcionando. Se o veículo estiver estacionado com a alavanca de mudança de marchas em P, mas o freio de estacionamento não estiver aplicado, o veículo poderá começar a se mover, levando a um possível acidente.
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento de depois do P(que possui uma trava do câmbio). VF_GOMES: ao colocar no N antes, vc tem percebido se essa ação acaba com os trancos que acontecem ao se parar o carro em determinadas situações, motivo de discussão desse tópico?
https://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01999-98560-RP-1.pdf
●Em veículos com transmissão automática, sempre aplique o freio de estacionamento, posicione a alavanca de mudança de marchas em P, desligue o motor e trave o veículo. Não deixe o veículo desacompanhado enquanto o motor estiver funcionando. Se o veículo estiver estacionado com a alavanca de mudança de marchas em P, mas o freio de estacionamento não estiver aplicado, o veículo poderá começar a se mover, levando a um possível acidente.
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento de depois do P(que possui uma trava do câmbio). VF_GOMES: ao colocar no N antes, vc tem percebido se essa ação acaba com os trancos que acontecem ao se parar o carro em determinadas situações, motivo de discussão desse tópico?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 575
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Corrigindo minha frase acima:
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento e depois colocar em P(que possui uma trava do câmbio)
O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento e depois colocar em P(que possui uma trava do câmbio)
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 575
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
MAIS DETALHES NA PÁGINA 218:
■ Estacionar o veículo Transmissão automática
1-Com a alavanca de mudança de marchas em D, pressione o pedal de freio.
2-Aplique o freio de estacionamento (P. 234) e posicione a alavanca de mudança de marchas em P. (P. 232)
3-Gire a chave de ignição para a posição “LOCK” para interromper o motor.
4-Trave a porta, certificando-se de manter a chave consigo. Ao estacionar em um aclive, calce as rodas se necessário.
■ Estacionar o veículo Transmissão automática
1-Com a alavanca de mudança de marchas em D, pressione o pedal de freio.
2-Aplique o freio de estacionamento (P. 234) e posicione a alavanca de mudança de marchas em P. (P. 232)
3-Gire a chave de ignição para a posição “LOCK” para interromper o motor.
4-Trave a porta, certificando-se de manter a chave consigo. Ao estacionar em um aclive, calce as rodas se necessário.
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 575
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Bacana o manual, porém faltou, na minha opinião, o mais importante:
Quando liberar o pé do freio?
Se o cara seguir o manual ao pé da letra ele vai ficar com o pé no pedal de freio eternamente.

Quando liberar o pé do freio?
Se o cara seguir o manual ao pé da letra ele vai ficar com o pé no pedal de freio eternamente.


Saburo
Membro Ouro- Mensagens : 148
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Realmente...kkk...acredito que depois de colocar a alavanca em "P"(quando for estacionar" já dá para tirar o pé do freio...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 575
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)
Então, resumindo, basta fazer como eu já havia dito lá em cima, primeiro você para o carro com o pé no freio, depois coloca em P e puxa o freio de mão (a ordem desses dois não fará diferença, pois você ainda está com o pé no freio), depois solta o freio e desliga o carro (a ordem desses dois também, não faz diferença)
Ou seja, a única coisa que eu vejo como errado é colocar em P e soltar o freio sem que o freio de mão esteja puxado, pois ai vai forçar a trava do câmbio, mas se for no plano nem precisa se preocupar que não vai forçar nada.
Ou seja, a única coisa que eu vejo como errado é colocar em P e soltar o freio sem que o freio de mão esteja puxado, pois ai vai forçar a trava do câmbio, mas se for no plano nem precisa se preocupar que não vai forçar nada.
Diogo
Moderador- Mensagens : 1443
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

» dificuldade em reduzir mudança
» Dificuldade/impossibilidade em pegar
» Óleo do CAMBIO AUTOMÁTICO - é necessário trocar?
» Dificuldade Engate Marchas - Tiida SL MT 2013
» Barulhos, dificuldade em andar
» Dificuldade/impossibilidade em pegar
» Óleo do CAMBIO AUTOMÁTICO - é necessário trocar?
» Dificuldade Engate Marchas - Tiida SL MT 2013
» Barulhos, dificuldade em andar
Página 1 de 1
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum