Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

+3
Rodrigo
EpGomes
lamps
7 participantes

Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por lamps Qua 11 Jul 2018, 08:40

Estive bem apertado financeiramente neste início de ano, então resolvi andar com o ar condicionado do meu carro desligado. Eu moro numa cidade meio quente, e faço uns trajetos meio desgraçados. Então consegui fazer, durante o tal período, 60% dos trajetos com ar desligado e 40% com o ar ligado.
Beleza.

O motivo de ter criado esse post é: Não economizei nada fazendo isso. Seguem minhas médias de consumo:

Consumo médio de 2015 a 2018, sempre com o ar ligado: 12.25 km/l
Consumo médio ao longo de 40 dias com o ar desligado em parte do tempo: 12.64km/l
Consumo médio de abril pra cá, quando voltei a usar o ar 100% do tempo: 12.65km/l

Então tudo relatado está sujeito a oscilações: Os trajetos que faço mudam um pouco, volta e meia mudo de posto etc. Sei que o tempo que passei com o ar desligado foi curto para bater o martelo quanto a qualquer coisa. Mas fico com a impressão de que o que economizei desligando o ar, o motor gastou por ter empurrado o carro com os vidros abertos.

Com vocês desligar o ar muda muito o consumo?
lamps
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 150
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Pleury gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por EpGomes Qua 11 Jul 2018, 18:03

Como é seu trajeto, rodovia, cidade, misto ?
EpGomes
EpGomes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/10/2017
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por Rodrigo Qua 11 Jul 2018, 18:06

Lamps, eu gosto de acompanhar o consumo instantaneo no painel digital do carro para saber se o trajeto que eu andei ficou mais economico ou não. Eu não tenho costume de calcular no papel, acompanhar pelo painel é mais comodo Smile . Mas pela minha impressão, às vezes ele é economico sem ar, mas as vezes ele não faz diferença com ar ou sem ar, não importa se voce estiver andando somente na cidade ou na estrada. No mesmo trajeto, eu já constatei indiferença com ar e sem ar, e em outro momento no mesmo trajeto sem ar ele ficou mais economico. Vai entender o Etios, parece que ele é de Lua. 
Isso porque sempre abasteço no mesmo posto, mas quando não dá é no (BR), para não ter dúvidas. 
Na estrada eu já andei devagarinho sem ar ligado uns 70 a 80 km/h e já marcou uns 21km/l num intervalo de 20 minutos numa reta.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Pleury gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por jvictormp Qua 11 Jul 2018, 19:02

Rapa, o meu é bem clara a diferença. Diminui uns 2km/l comparando com ventilador ligado com ar de renovação (sem A/C) e vidros fechados.

Agora com vidro aberto também fica notório que o carro sofre com a resistência do ar, e consumo fica igual com ar ligado.

Enviado pelo Topic'it
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES

Mlobo e Pleury gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por lamps Sex 13 Jul 2018, 09:04

EpGomes cidade 95% do tempo. Horários e trajetos bem regulares.

Rodrigoho massa! O meu ainda é da geração sem computador de bordo. Algo me diz que vou adorar esses consumos instantâneos, quando trocar por um carro que disponibilize este dado. hehehehehehe

Jvictormp deve ser por isso. Como nos meus trajetos realmente não dava pra subir vidro, não senti a economia =(
lamps
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 150
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por Alex Mendes Seg 16 Jul 2018, 13:27

No meu a diferença é bem nítida, menos uns 1 ou 2 km/l sempre.
Mas o pior, na minha opinião, é perda de potência, assim que ligo o A/C sinto a patada pra trás do motor, parece que colocaram 200 kg no carro.
Alex Mendes
Alex Mendes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/07/2018
Localização : Brasilia - DF

Pleury, Lilian Dixie Matos Marcel e Adelmo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por lamps Ter 17 Jul 2018, 07:46

Laughing Laughing
Que onda, eu não senti diferença no bolso nem no pedal.
Infelizmente não vou poder testar o carro com ar desligado e vidros fechados. A não ser que eu comece a trabalhar em turnos noturnos
lamps
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 150
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por Rodrigo Qua 18 Jul 2018, 09:37

Vixii, eu não sei como é nos modelos anteriores a 2017, mas eu não sinto essa diferença de potencia quando voce liga o ar com o motor funcionando. 

Eu já tentei desligar o ar na subida increme com tentativa de ganhar potencia, não fez muito efeito, assim também eu já liguei o ar na subida e não senti perda de potencia repentina, mas voce percebe que ativou o compressor lá no motor.

Eu percebi que o motor do Etios perde para concorrentes nas retomadas ou para chegar aos 100km/h em menor tempo, mas o Etios tem uma boa velocidade final
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por Pleury Sex 27 Jan 2023, 15:47

Por favor...

Nos comentários escritos não deu para entender se o consumo com ar condicionado é igual ou menor...

Tenho um x 1.3 2015 e gostaria de mais informações pois está quente gostaria de ligar o ar mas também não quero gastar mais com gasolina...

Grato
Pleury
Pleury

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/01/2020
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por Otavio Guerra Sáb 28 Jan 2023, 10:11

na cidade chega a dar mais de 1 km/l a menos
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Pleury e Adelmo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado? Empty Re: Ar condicionado: Teu etios bebe mais com ele ligado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos