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Mensagem por lucasm Sex 14 Mar 2014, 15:41

O meu, xs 1,5 hatch está com essa mesma caracteristica, 1 e 2 dificies de engata, principalmente a primeira, se engatar a primeira umas 3x seguidas ai fica super facil, tem um "caminho" a seguir.

A maior dificuldade é justamente naquelas situacoes em que voce praticamente para e ja engata a primeira para arrancar novamente ai fica dura mesmo...
Estava pensando em levar na ccs, nao lembro de ter essa dificuldade nos test drives que eu fiz..
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Mensagem por Luiz Fernando Sex 14 Mar 2014, 21:07

Leva sim lucas, não percebo isso no meu não, e veja se todos derem esse mesmo relato, aí que você deve levar mesmo !!!
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Mensagem por alexsander.allbani Qua 21 maio 2014, 23:46

Lendo este tópico sobre o câmbio, algumas constatações/impressões que percebi:

- no início estava mais pesado engatar as marchas, principalmente a 1 e 2. Tive a impressão que está "amaciando" com o uso (ou eu que acostumei);
- as vezes entram muito levemente, as vezes dá uma leve trancadinha;
- a 1ª as vezes (nem sempre) entra bem dura mesmo;
- a ré as vezes dá uma arranhadinha;
- tenho impressão que a medida que o carro anda e vai aquecendo, os engates ficam mais macios;

Foi isso que notei até o momento.
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Mensagem por Cleber Qua 21 maio 2014, 23:58

Comigo e a mesma coisa, quando saio com ele pela manhã, principalmente a ré se não espero o rpm abaixar primeiro ele sempre arranha, mas quando deixo baixar entra suave.
E depois nem tenho mais problemas..
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Mensagem por Luiz Fernando Qui 22 maio 2014, 00:07

Acho que não existe nenhum problema crônico, é somente questão de costume mesmo !!!!
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Mensagem por Convidado Qui 22 maio 2014, 17:28

Minha ré só arranha quando erro alguma coisa. Geralmente não dá problema nem para frente e nem para trás.
Para não ter que engatar a ré logo pela manhã, guardo meu carro de ré pois, quando vou sair no outro dia, ou na outra saída, só coloco a primeira e vou-me embora. Ajuda também a não maltratar tanto o câmbio.
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Mensagem por cmarques Qui 22 maio 2014, 18:38

Comigo a re do meu carro so arranha quando quero engata-la de imediato, apos parar o carro... se esperar alguns segundos, ela passa sem problemas...
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Mensagem por Mauro Farto Sáb 24 maio 2014, 14:27

Não senti problema no cambio do meu carro,se bem que levando em consideração algumas postagens, quando o carro está frio o engate da ré raspa, mas como sempre esquento o carro antes de sair, as marchas nunca rasparam.
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Mensagem por alexsander.allbani Sáb 24 maio 2014, 23:13

O meu tá ficando mais macio a cada dia!
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Mensagem por herisonmoraes Dom 25 maio 2014, 11:29

O meu tá ficando mais macio a cada dia!²
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Mensagem por Luiz Fernando Dom 25 maio 2014, 12:55

O que eu acho, e é isso com todo carro, quando passa aquele período inicial de que se compra um carro, principalmente 0 KM, a ansiedade baixa um pouco, a empolgação e euforia também diminui, aí começamos a prestar mais atenção no carro. Com isso, começam a surgir os "defeitos", prestamos mais atenção em barulhinhos, e comportamento do veículo, isso é normal do ser humano, é um fato !!!!
Acho que até as CSS estão preparadas para isso, alegando a famosa frase "característica do veículo".
Eu também estou nessa fase. Já faz um tempinho que estou percebendo aquele famoso barulho no lado direito da suspensão dianteira, estou analisando onde pode ser e eu mesmo vou tentar trocar peças pra ver se resolvo. Também estou percebendo uma maior sensibilidade no volante em ruas esburacadas, transmitindo mais vibrações pela suspensão. Também estou analisando.
Claro, não estou dizendo que tudo que escutamos no carro seja besteira, não, mesmo porque tem um membro aqui do clube que teve problemas sérios com seu Etios, mas foi um caso isolado !!!!
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Mensagem por Mauro Farto Dom 25 maio 2014, 19:31

O que o Luiz Fernando disse é verdade, depois da empolgação vem a percepção de alguns "defeitos". Eu estou cada dia mais satisfeito com o carro, o q anda me incomodando são os barulhos aumentando...isso deve-se também as ruas esburacadas e os insistentes paralelepípedos ainda existentes.
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Mensagem por alexsander.allbani Dom 25 maio 2014, 19:51

Acho que tem um pouco de cada: algumas coisas vamos notando e outras vamos nos acostumando com o uso.
Desde que nenhum problema sério apareça, tá ótimo.
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Mensagem por Luiz Fernando Dom 25 maio 2014, 20:33

Só de não escutar Recal para o Etios, hoje em dia, dá pra ficar muito feliz !!!
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Mensagem por RenatoF. Dom 06 Set 2015, 14:38

Bom, peguei meu Etios Xs 1.5 sedan nesta semana e notei também uma certa dificuldade de engate de marchas (como se fosse uma resistência ao engate). No meu caso não tem alguma marcha específica que ocorre a dificuldade, porém percebi uma tendencia a ocorrer entre a 1 e 3. Meu carro tem apenas 100 km rodados e estou com uma certa expectativa que o problema esteja relacionado com ajustes e folgas de montagem e que portanto melhore com a rodagem.
Tenho convicção que este comportamento não é normal do cambio pois fiz 2 testes drive com o etios e em nenhuma ocasião senti isso nos Etios que dirigi.

Enfim, acaba me trazendo um pouco de insatisfação pegar um carro zero nesta situação, mas realmente acredito na qualidade Toyota e no suporte para correção destes problemas.
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Mensagem por Convidado Ter 15 Set 2015, 10:27

Renato, já levou para ver o que e na css?
Lá eles podem olhar se tem alguma coisa errada...
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Mensagem por LuizFernando Qui 17 Set 2015, 00:45

Cambio do meu é uma manteiga de tão macio.

Qto ao fato de na trocada rápida ele dar uma endurecida, essa é a função do anel do sincronizador. Se não desse essa segurada , ia raspar.

Ré raspando...ja foi falado aqui bastante, mas não custa informar.......engata a 1a e logo depois a ré, nunca mais raspa.
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Mensagem por RenatoF. Qui 17 Set 2015, 19:20

Não levei o carro na css não.
Notei uma melhora no cambio comparado ao dia que peguei o carro. Mas ainda não está uma manteiga como o cambio do colega Luiz Fernando.
Te falo que hoje o cambio certamente está melhor que o cambio de um Fiat. Mas está abaixo do cambio de ka e fiesta, meus carros anteriores.



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Mensagem por LuizFernando Qui 17 Set 2015, 20:06

As vezes é uma regulagem boba no trambulador...leva na CSS pois é pra ser amantegado..rsss
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Cambio Duro? - Página 2 Empty cambio duro, ré que raspa, não é normal é defeito!

Mensagem por lourdes acerbi Dom 02 Abr 2017, 10:45

Gente, isso não é normal não. É defeito e a Toyota deveria fazer um recall e arrumar todos os carros com esses problemas. Carro parado, rotação do motor baixa, não pode raspar. Tive carros por 47 anos e nunca tive esse problema, agora tenho com meu Etios 2015/2016 - ré raspa.  Vejam detalhes no http://www.reclameaqui.com.br/4tsxESDAnd2wBDhX/toyota/toyota-nao-admite-falhas-mas-acho-que-deveria-fazer-recall/

posso adiantar que essa orientação de segurar 5 segundos para engatar a ré teria que estar no Manual, e como não está, caracteriza "vicio" CDC art. 18.
engatar a ré raspando, sem aguardar os 5 segundos vai provocar desgaste prematuro dos anéis sincronizadores da transmissão e consequente diminuição da vida útil de todos os componentes envolvidos, não vai “amaciar” o câmbio, vai danificá-lo e acarretar gastos prematuros
Também, 5 segundos é muito tempo para o caso de  uma manobra de emergência.  Isso é um paliativo; eu me esforço para segui-la, mas e nos estacionamentos, os motoristas vão esperar os 5 segundos?
5 segundos é muito tempo para uma manobra de emergencia, pode causar acidentes com graves consequencias, além do carro perder valor na revenda.
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Mensagem por Vilson Hashima Dom 02 Abr 2017, 11:05

O meu 2017/18...
Tb achei o cambio muito duro p/engatar a 1a. e a 2a.
É o cambio q mais tive dificuldade para usar dos 11 carros q já tive.
Parece q é uma característica muito ruim desse carro.
Vou esperar para me acostumar ou ver se ele melhora com o tempo.
[ ]s.
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Mensagem por ric+20 Seg 03 Abr 2017, 12:23

Também sinto essa dificuldade com a 1 e 2 marchas...ré raspando...igual vocês comentaram...problema intermitente...depende da momento do uso e tal...o negócio é partir pro automático...
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Mensagem por pardo Seg 03 Abr 2017, 20:08

O câmbio do Etios é de fato meio "justo", mas eu consigo engatar as marchas sem problema, só a ré que de vez em quando raspa um pouco.
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Mensagem por Ricardo Coelho Ter 04 Abr 2017, 08:47

Queridos amigos, nos modelos a partir de 16/17, após alguns quilômetros, a coisa melhora bastante; se vocês repararem bem, verão que a alavanca e um pouco mais deslocada para a direita, em virtude da 6 marcha, talvez alguns encontrem dificuldades. Posso afirmar que o meu hoje, apesar de ser justinho,  e bastante leve, macio e preciso, ate mesmo nas reduções. Vez ou outra apresenta alguns ruídos de engate, de 1 para 2 e de 2 para 3 e somente  isso. Lembra um pouco os câmbios de modelos VW. Tudo e questão de habito. Nos modelos anteriores a 16/17, nunca tive dificuldade de engate, nem mesmo na marcha a re. Abraços!
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Mensagem por Eron Ter 04 Abr 2017, 12:10

O meu da uma arranhada sempre na ré.
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