Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

+10
jp.siq
VF_GOMES
pardo
Adelino Mazuti
Luiz Fernando
Luis Carlos K
Vilson Hashima
ric+20
VPL
Schiinke
14 participantes

Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Schiinke Qui 22 Mar 2018, 12:52

Boa tarde,

Acabei de adquirir um Etios e estou rodando com Etanol desde o início, mas sempre tive dúvidas sobre o desgaste das peças que tem contato com o combustível em relação ao que seria menos agressivo para o veículo, alguém teria alguma informação à respeito?

Grato
Schiinke
Schiinke

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por VPL Qui 22 Mar 2018, 16:55

Sempre ouvi dizer que a gasolina possui agentes lubrificantes que ajudam o motor à longo prazo. Mas sinceramente não sei se a informação é verdadeira.
Estou usando a gasolina da Shell V-Power. 
Depois que usei essa gasolina em uma Zafira (bem rodada) do meu pai, o carro mudou até o barulho do motor, partida à frio pega de primeira etc... comecei então a usar no meu Etios... 
Promete limpar o motor de "borra" (resíduos da combustão que se acumulam na câmara de explosão) etc... Na Zafira funcionou. No Etios, não vi diferença. Talvez porque o motor ainda é novo... sei lá...
 
https://www.shell.com.br/motoristas/combustiveis/shell-v-power.html
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por ric+20 Qui 22 Mar 2018, 17:27

acho na minha opinião o Etanol mais limpo para o motor...porque pro meio ambiente é muito melhor...
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Vilson Hashima Qui 22 Mar 2018, 21:26

60% Etanol  e 40% Gasolina c/etanol.
Por causa da alta taxa de compressão do motor do Etios.
[ ]s.
Vilson Hashima
Vilson Hashima

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/02/2017
Localização : Diadema - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Luis Carlos K Sex 23 Mar 2018, 06:43

Para durabilidade, gasolina aditivada, sem a menor sombra de dúvidas
Luis Carlos K
Luis Carlos K

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/11/2016
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 24 Mar 2018, 12:36

Perfeito sua colocação, Luís Carlos K !!!!
E acrescentando, o Etanol é Hidratado, hidra=água, prejuízo enorme para metais. Já o Álcool contido na gasolina é Anidro=sem água, sem prejuízo para o motor.

P.S.: Não estou dizendo que nossa gasolina é maravilhosa, longe disso, apenas melhor na comparação com o Etanol.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Schiinke Seg 26 Mar 2018, 22:52

Interessante @Luiz Fernando, meu Etios está com 1100Km, vou esperar zerar o tanque e colocar Gasolina Aditivada... aproveito para comparar o consumo também. Abs!
Schiinke
Schiinke

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por VPL Ter 27 Mar 2018, 06:36

Então  pessoal.
Parece que há um consenso (neste breve debate) de que a  Gasolina é melhor etc...
Mas o carro  é Flex. Teoricamente poderia se manter a mesma durabilidade do motor tanto com um combustível como no outro... os projetistas devem  ( ou deveriam) se preparam pra isso...
Provavelmente as peças internas ao motor estão preparadas para que a água do etanol não as danifique.
Na minha opinião Precisamos de maiores informações.

Abç a todos!
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Adelino Mazuti Ter 27 Mar 2018, 08:21

Na minha opinião creio que tanto um quanto o outro tem seus prós e contras.

Já ouvi dizer que o Etanol por período prolongado de uso sem nunca colocar um taque de gasolina como manda no manual do Etios, ele pode oxidar velas e ao remover do cabeçote, ela come a rosca e isso gera uma dor de cabeça legal, alem de escapamento de deteriora mais rápido por causa da água. Mas mantem o oleo mais alcalino, tem maior octanagem e tals.

Já gasolina tem seus aditivos, até mesmo a comum, que ajuda numa maior durabilidade da limpeza dos bicos injetores, atua muito bem com oleo apesar de deixar ele mais escuro com o tempo, não tem tanta água que para as peças de metal faz toda diferença.

Sinceramente creio que é indiferente o uso de um ou outro quanto a durabilidade do motor em questão, o importante é a manutenção, pelo menos uma vez por ano fazer uma bela duma revisão, trocar oleo dentro do período de validade e nunca fora(isso que gera borra), a cada 10mil km com etanol usar um tanque de gasolina, e por ai vai, o manual de usuário não esta lá atoa, lá tem as boas praticas para ter um melhor uso do carro.

Mesmo que use um ou outro se você for desleixado esquece que seu carro vai durar bem menos do que acha.

Eu não tenho dinheiro pra abastecer com gasolina que seja mais que aditivada e tb não acho justo os valores praticados aqui na minha cidade então estou usando etanol, busco mesmo a qualidade do posto, isso sim você TEM que PREOCUPAR, pois não adianta também colocar a gasolina xpto fodastica se o posto nem bandeira tem.

Bom essas são minhas colocações.

Ótimo dia pra vcs.
Adelino Mazuti
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Luiz Fernando Ter 27 Mar 2018, 08:32

Não existe a possibilidade de qualquer metal, em contato com água, venha a ter a mesma durabilidade do mesmo metal sem convívio com a referida água. Isso é claro.
No entanto, o debate julga qual combustível seria melhor, ou menos agressivo para a durabilidade do motor. Nesse caso, analisando a composição dos combustíveis, não há dúvidas.
Uma bomba de combustível, sendo usado somente por gasolina, pode durar 10 anos. 
Já, a mesma bomba, sendo usado somente etanol, duraria cinco.
Usei apenas como exemplo a bomba de combustível, mas existem vários componentes vulneráveis à composição do etanol.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por pardo Seg 14 maio 2018, 20:28

O Etios aqui de casa só soube o que era gasolina no tanque quando saiu da concessionária, depois disso já faz quase 3 anos que só roda no álcool e até hoje nenhum problema.
pardo
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por VF_GOMES Ter 15 maio 2018, 19:57

Gasolina aditivada, que é o que uso. Até pensei no começo em meter um pouco de álcool, mas desisti.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por jp.siq Qua 16 maio 2018, 08:57

Estou há 2 anos com meu Etios e abasteci raras vezes com gasolina e por enquanto, tudo normal. Gasolina tá o olho da cara e como moro em uma cidade cercada por cana de açúcar aqui compensa o Etanol.

Mas para referência posso usar meu último carro que foi um Ford Ka (2º geração) Flex. Fiquei com ele por 9 anos e desse tempo também foram raros os abastecimentos com gasolina e o motor estava ótimo. Sem sinais de oxidação, velas nunca trocadas, mangueiras sem sinais de ressecamento, escapamento original, tudo perfeito. O grande problema do Ka G2 é e sempre será a maldita válvula termostática, mas isso não entra nesse assunto de combustível  Laughing

Agora se vocês forem ver no Clube Novo Ka irão ver diversos relatos de problemas que existem com relação a gasolina, pois deixa fuligem devido a queima do combustível na câmara. Mas aí você pergunta, então a gasolina é ruim? não, é que para o motor do Ka G2 a gasolina é mais prejudicial que usar etanol (coisas de projeto). Lá mesmo no fórum Novo Ka verão que quem somente usa Etanol tem raros problemas de perda de potência. A única gasolina que no Ka G2 que não deixa resíduos é aquela Premium, mas aí dói o bolso.

Agora eu acredito que o motor do Etios é muito melhor na queima de gasolina que o motor do Ka, mas no Etanol acredito que não há qualquer problema em usar apenas o Etanol e é o que eu vou fazer.

Dica importante: Abastece em locais com combustível de qualidade, locais que passam por análises constantes, etc. Isso sim fará diferença.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Rodrigo Qui 17 maio 2018, 15:14

jp falou tudo!!
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Darci Qui 17 maio 2018, 20:38

Muito  tempo que só uso álcool, meu pai tem um voyage antigo somente a álcool, esse carro chegou a ficar um ano roubado, foi recuperado e ele é daqueles que só para quando estraga, e os problemas que aconteceram nunca foram relacionados com sistema de combustível, carro tem mais de 20 anos, carburado, carburador quando começa a dar problema é uma complicação só, o dele acho que entrou um cisco uma vez, mecânico tirou uma agulha limpou e está até hoje.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Convidado Sex 18 maio 2018, 18:05

A longo prazo não sei informar, mas pelas contas o Etios (17/18) é mais econômico na gasolina (mesmo custando mais que o Etanol) e o motor esquenta menos...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por ricardocostaza Dom 20 maio 2018, 12:01

Tendo taxa de compressão 13:1, o motor do Etios - em teoria - deveria ter bom desempenho no etanol, não?
ricardocostaza
ricardocostaza

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Luiz Fernando Dom 20 maio 2018, 12:38

Bom desempenho sim, mas não necessariamente mais economia. 
Considerando todas as proporções dos dois combustíveis, o Etios se mostra muito mais econômico à gasolina.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por ricardocostaza Dom 20 maio 2018, 17:59

Pois é, tô pra conhecer um carro flex que compense mais o etanol que gasolina. Tive Logan 1.6 e Clio 1.0 e o rendimento no etanol sempre foi pífio, mas achava que era por causa da taxa de compressão, que é baixa nesses veículos.
ricardocostaza
ricardocostaza

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por xandaumgv Dom 20 maio 2018, 19:35

Pra mim 8,5 a 10,5 no etanol / 11 a 14 na gasolina. Como estou em sp capital ... 2,60 etanol / 4,20 gasolina pra mais ... fico no etanol.
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo? Empty Re: Àlcool ou Gasolina, o que é melhor para o motor a longo prazo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos