Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Troca de óleo do câmbio automático

+21
rodrigoal
Santiago
jp.siq
welkson
Saburo
Route 66
Rodrigo
Lobovelho
Diogo
VPL
Sergio
dgnrflrs
Byra
sergiodab
Tux
Luis Carlos K
ACM
ric+20
kervinson
VF_GOMES
Samuel Ribeiro
25 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por VPL Dom 23 Dez 2018, 23:39

Olá 
Entendo o que disse o amigo VF_Gomes mas discordo dele.
A prevenção em manutenção é exaustivamente utilizada em diversas áreas e é usada justamente em casos onde não se deseja interrupçoes não programada para reparos.
As companhias aéreas trabalham principalmente com manutenção preventiva por exemplo. Não é a toa que a aviação comercial é um dos meios de transporte mais seguros. Justamente porque seguem protocolos de manutenção rigorosos. Imagine esperar dar defeito em aviões para depois corrigir...  É claro que é um exemplo extremo mas ilustra bem o que desejo expressar.
Aqui em casa temos apenas um carro.  Minha esposa usa muito à noite e a última coisa que quero é que apareça um defeito no carro à noite e com ela dirigindo.  Pra isso se usa a prevenção!
Não são apenas prejuízos financeiros que estão em jogo. Geralmente quem se preocupa em prevenir está também preocupado com as circunstâncias em que o equipamento possa vir a quebrar. Pode ser que vidas estejam em jogo, circunstâncias onde se envolva familiares enfim. A segurança de familiares não é algo mensurável, gasto o que for preciso pra ter segurança em todos os aspectos.
Nas férias de fim de ano por exemplo, desejo minimizar ao máximo o risco de quebra do veículo por isso utilizo a prevenção. Isso tem preço? Na minha opinião, férias sem dor de cabeça com carro não tem preço!
É por isso que os fabricantes utilizam protocolos de manutenção enfim.
Como diz o ditado: é melhor prevenir que remediar.
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Lobovelho Seg 24 Dez 2018, 10:45

Sergio- relaxa.
Uma coisa é óleo do motor em que você grifou, outra é óleo de transmissão automática. +1x = 40.000 km inspecionar / 80.000 km trocar. NÃO TEM VARETA de verificação do óleo da caixa.
Lobovelho
Lobovelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/12/2018
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Convidado Seg 24 Dez 2018, 13:16

Só um lembrete para o "Convidado": o Etios não tem direção hidráulica, é elétrica (desde os primeiros 12/13), portanto não tem reservatório do fluido de direção. Você deve ter lido um manual de outro carro, não o do Etios.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Sergio Ter 25 Dez 2018, 02:20

Lobo velho: Como você chegou a essa conclusão incrível de que óleo de motor e óleo da transmissão automática não são a mesma coisa? Trabalhou na Nasa e está escondendo o jogo?
Só estou insistindo neste tópico para que aqueles que consultem as mensagens tenham consciência de que aquilo que você acha é apenas a SUA opinião, que diga-se de passagem neste contexto não tem qualquer relevância, e não o que diz no manual da fabricante do Etios.
Como você disse que achava difícil ter duas versões de manual resolvi colocar a imagem das duas para que quem passasse por mentiroso na controvérsia não fosse eu. Simples assim.
Volto a reiterar aos que consultam este tópico buscando informações técnicas sobre a periodicidade da troca do fluído da transmissão que procurem seguir o que diz o manual do proprietário, isto me pareceria óbvio mas estou vendo que nem todos pensam assim.

Até onde a gente sabe trabalharam no desenvolvimento do Etios pelo menos 2.800 engenheiros, todos especializados em mecânica automobilística, melhor confiar no que esse pessoal diz através do manual de manutenção do veículo do que na "opinião" de chutadores que saem por ai cagando regras sem qualquer embasamento técnico.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Rodrigo Qua 26 Dez 2018, 08:20

Cheguei tarde na conversa..., eu tinha um Honda Fit 2008 CVT e a Honda recomenda trocar óleo do cambio automático a cada 40 mil km, e eu seguia rigorosamente o que o manual recomenda.
Mesmo que no manual diz que recomenda inspeção a cada 40 mil km ou troca do óleo nos Etios AT, é bom confirmar com a CSS, pois é a Toyota que deve assumir o risco de não trocar o óleo. Se eles informarem que não é necessário troca do óleo então eles devem deixar escrito na OS.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Sergio Qua 26 Dez 2018, 14:47

Rodrigoho, na seção de Revisões Programadas o manual recomenda a inspeção a cada 20.000 km. Se o veículo não é submetido a alguma das condições que são classificadas como de USO SEVERO nenhuma outra recomendação é feita sobre o fluído da transmissão automática. Portanto NÃO é verdadeira a informação de que a Toyota recomenda a troca a cada 80.000 km para o uso normal. Se ela faz isso é por algum canal que nunca tive oportunidade de ver, não pelo manual. No manual do meu Etios, modelo 2017, nada mais é dito sobre o assunto, nem mesmo para o que é considerado uso severo, então prevalece apenas a inspeção a cada 2 revisões.
Existe pelo menos mais uma versão do manual vinculado a outro ano/modelo do Etios que tem a mesma recomendação de inspeção a cada 2 revisões, mas na seção de Revisões Programadas Adicionais devido a condição de USO SEVERO, na sub-seção de uso excessivo em marcha-lenta e/ou baixas velocidades por longas distancias, lista o procedimento de inspeção a 40.000 km e substituição a cada 80.000 km.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Route 66 Seg 07 Jan 2019, 15:29

É polêmico este assunto de troca do fluido da transmissão automática. Na realidade, não existe km correta, mas um dia ele vai precisar de troca sim. Acontece que o ATF (Automatic Transmission Fluid) tem 4 funções dentro de uma TA: transmissão de tração, lubrificação, fluido hidráulico e arrefecimento. Durante este trabalho, ele é submetido a altas temperaturas e pressões, além de forças de cisalhamento. Só que o quanto você "força" o óleo depende muito mais da forma de uso do carro do que da km percorrida. O óleo degrada principalmente por temperatura. Um motorista que tenha longos percursos em estrada em velocidade moderada vai submeter o óleo a uma situação bem menos crítica do que outro que more em SP e demore 1h pra percorrer 20 km todos os dias no trânsito travado.

Por isso, a recomendação da Toyota é a mais correta possível: INSPECIONAR o óleo a cada 20 mil km e trocar se ele estiver degradado, com a cor alterada. Assim, o morador de SP que só pega trânsito pesado vai ter o óleo trocado aos 40 mil km (chutando) e o motorista que só dirige em estrada a 110 vai ter o óleo trocado aos 120.000 km. E ambos terão câmbios saudáveis por muitos e muitos km, sem gastar dinheiro com trocas desnecessárias.
Route 66
Route 66

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/01/2019
Localização : Brasilia - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Lobovelho Seg 07 Jan 2019, 15:35

Sérgio - menas, menas...
Não existe 2 manuais (em português).  Você posta uma foto mencionando troca de óleo de motor quando estamos falando do fluído do câmbio. Daí meu comentário anterior."Menas"
Lobovelho
Lobovelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/12/2018
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Saburo Ter 08 Jan 2019, 08:43

Polêmicas a parte, gostaria de levantar uma questão sobre a tal da inspeção que consta no manual. 
Não sei se ocorre com vcs mas faço questão de acompanhar o serviço de revisão e os itens onde há necessidade de inspeção é simplesmente ignorada pela concessionária. A autorizada, quando questionada, ela diz que só inspeciona se houver alguma observação sobre o funcionamento do veículo, se estiver normal não há necessidade de mexer. 
Na minha opinião inspeção do óleo seria retirar uma amostra para análise. As velas, por exemplo, deveriam ser retiradas para verificação e por ai vai.

Minha interpretação sobre o que a engenharia da Toyota diz sobre a troca é que a decisão sobre a troca de óleo da transmissão deve tomada após a conclusão da inspeção do óleo.

Abraços.
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Route 66 Ter 08 Jan 2019, 13:21

Saburo, ninguém manda óleo de câmbio pra análise de laboratório pra saber o nível de desgaste na revisão e decidir a troca. 

Mas entendo que a inspeção seria uma verificação do nível e da cor do óleo, coisas fáceis de se fazer em uma revisão. Pega uma amostra e coloca num papel absorvente branco, se estiver avermelhado, ainda está bom, se estiver marrom, troca. Duvido que leve mais do que 5 minutos para inspecionar assim. Não fazem porque não interessa. Concessionária quer trocar o óleo do seu carro e liberar espaço na oficina.
Route 66
Route 66

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/01/2019
Localização : Brasilia - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Diogo Ter 08 Jan 2019, 14:43

Saburo, é isso mesmo, eles simplesmente ignoram as inspeções, não deveria ser assim.

Eu concordo que o óleo de câmbio poderia ser apenas inspecionado sim, é muito fácil avaliar um óleo de câmbio visualmente, pois quando fica velho ele perde a coloração avermelhada, mas o que eu pergunto pra vocês é o seguinte, como se avalia o óleo do câmbio do Etios se a Toyota tirou a vareta que existia no Corolla para essa finalidade?
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Saburo Qua 09 Jan 2019, 13:28

@Route66, me referi a análise de forma genéria e não análise DE LABORATÓRIO de forma restritiva. Até porque hoje em dia a tendência é que os laboratórios sejam substituídos por aparelhos eletrônicos portáteis vide o Lubricheck.  

Imagino até que os veículos do futuro terão esses analisadores embutidos no próprio veículo, imaginem que sonho hein..  Very Happy Very Happy.

@Diogo, boa pergunta! Eu arrisco a dizer que deve haver um bujão na lateral na altura do nível do óleo, como ocorre com a maioria dos câmbios manuais.
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por VF_GOMES Seg 21 Jan 2019, 18:54

por VPL em Dom 23 Dez 2018, 22:39

Olá 
Entendo o que disse o amigo VF_Gomes mas discordo dele.
A prevenção em manutenção é exaustivamente utilizada em diversas áreas e é usada justamente em casos onde não se deseja interrupçoes não programada para reparos.
As companhias aéreas trabalham principalmente com manutenção preventiva por exemplo. Não é a toa que a aviação comercial é um dos meios de transporte mais seguros. Justamente porque seguem protocolos de manutenção rigorosos. Imagine esperar dar defeito em aviões para depois corrigir...  É claro que é um exemplo extremo mas ilustra bem o que desejo expressar.
Aqui em casa temos apenas um carro.  Minha esposa usa muito à noite e a última coisa que quero é que apareça um defeito no carro à noite e com ela dirigindo.  Pra isso se usa a prevenção!
Não são apenas prejuízos financeiros que estão em jogo. Geralmente quem se preocupa em prevenir está também preocupado com as circunstâncias em que o equipamento possa vir a quebrar. Pode ser que vidas estejam em jogo, circunstâncias onde se envolva familiares enfim. A segurança de familiares não é algo mensurável, gasto o que for preciso pra ter segurança em todos os aspectos.
Nas férias de fim de ano por exemplo, desejo minimizar ao máximo o risco de quebra do veículo por isso utilizo a prevenção. Isso tem preço? Na minha opinião, férias sem dor de cabeça com carro não tem preço!
É por isso que os fabricantes utilizam protocolos de manutenção enfim.
Como diz o ditado: é melhor prevenir que remediar.

Acho que me expressei errado quando falei sobre isso, apesar das aspas no termo ''prevenção'', mas eu me referia a um excesso, a uma neura com relação a isso não que prevenir seria algo besta, coisa que não o é. 

E sim, de fato, a questão da aviação é um exemplo extremo, até demais, tem nem como comparar com um veiculo de passeio, sob qualquer aspecto, tendo em vista a complexidade estrutural e a forma como cada um se desgasta.

Mas enfim, reafirmo o que eu falava anteriormente, até mesmo em outros tópicos, os caras que estão intere$$ado$ nessa prevenção excessiva e sem necessidade, além do bom senso, vão sempre querer arranjar alguma desculpa para que as pessoas tenham receio e vá fazer periodidamente, a cada X Km rodados, às vezes até anual ou semestralmente, uma ''troca preventiva'' nas lojas desses mesmos intere$$ado$. Quando o manual da montadora, que possui engenheiros capacitadíssimos no mundo todo, afirma que, apenas sob determinadas circunstâncias de uso extremo a pessoa deva fazer, primeiramente, uma mera inspeção e depois, caso seja necessário, a troca, a partir de determinada kilometragem rodada.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por welkson Qua 05 Jun 2019, 19:57

Legal encontrar essa mesma dúvida por aqui.

Levantei esse tema lá no grupo do FB, e sempre há muita treta quando se trata de troca de fluído da transmissão AT.

O meu ao chegar nos 80 mil km fiz muitas buscas (manuais, fóruns, etc.), e um monte de gente diz pra trocar, outros tantos não recomendam. 

Abri uma reclamação no SAC da Toyota, e o engenheiro foi bem categórico em dizer que é melhor não mexer (por vários fatores que outros colegas já relataram acima).

Muita gente diz que "tem um colega" com um carro que ao chegar a 100 mil o câmbio travou, mas o que mais vejo é Corola com 200 mil, Hilux passando dos 300, e NUNCA trocaram esse bendito fluído.

Resumo da opera: desisti! ;-)
welkson
welkson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por jp.siq Qui 06 Jun 2019, 10:05

Esse é meu primeiro carro automático.

Tive uma péssima experiência na CSS da Ford com relação a troca do óleo de câmbio de uma Ka (câmbio manual). Amigos diziam não recomendar a troca (meu carro estava com mais de 100k) e a CSS dizia que era recomendação, troquei e achei que o câmbio ficou ruim, ficou mais "áspero" e outra horas os engates estavam estranhos. Essa foi a gota d'água para eu trocar de carro e acabei pegando o Etios 2017 AT SD XLS.

Após muita pesquisa e conversas com outros docentes em engenharia mecânica cheguei na conclusão que se estiver vazando ou precisar abrir o câmbio para qualquer manutenção aí você troca o fluído, caso contrário não mexa. O negócio é selado, não tem visor nem vareta, se sentir qualquer não conformidade no câmbio leve na CSS para verificar, câmbio AT não funciona perfeitamente a vida toda e trava de uma vez.

Aqui no meu trabalho (órgão público) temos 7 Corollas, sendo que 3 são do modelo mais antigo com câmbio de 4 marchas. Todos estão na casa do 300k e nunca fizeram troca do fluído de câmbio, o detalhe que esses corollas com câmbio de 4M são apenas usados em viagens urbanas e muito raramente vão em cidade há menos de 30Km (distâncias maiores os motoristas utilizam os corollas mais novos que já são CVT). 

Ao contrário do que foi publicado acima o meu manual apenas cita a inspeção do fluído de transmissão do câmbio AT e mais nada e é o que farei.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por welkson Qui 06 Jun 2019, 10:12

Perfeito jp.siq ! 

O problema é que muita gente não sabe usar câmbio AT, tipo, para o carro e já mete no P antes de puxar o freio de mão e soltar o pé para o carro dá aquela "sentada"... quando liga já sente o "tranco". Dizem que esse tranco é o que mais detona o câmbio. Aí quebra o câmbio antes dos 100 mil e vem culpar o óleo kkkk.

Obrigado por compartilhar conosco essa experiência aí do dos carros AT.
welkson
welkson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Santiago Qua 06 Nov 2019, 00:05

Pessoal, no etios automático eu sempre coloquei o câmbio no neutro quando paro no sinal vermelho. Um mecânico da Toyota me disse que não tem problema, mas vi relatos que é prejudicial. O que vocês me dizem?
Santiago
Santiago

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/08/2019
Localização : N. Sra. da Glória - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Diogo Qua 06 Nov 2019, 00:33

Não é o correto colocar em neutro, o câmbio automático foi feito para funcionar sempre no D durante a condução normal e paradas curtas, ficar trocando de N para D a cada parada só vai fazer o câmbio fica acoplando e desacoplado, aumentando o desgaste.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Santiago Qua 06 Nov 2019, 08:23

Obrigado Diogo!
Santiago
Santiago

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/08/2019
Localização : N. Sra. da Glória - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Rodrigo Qua 06 Nov 2019, 12:11

Na época comprei Honda Fit 2008 usado, a proprietária anterior nunca trocou óleo do cambio, e consultei no manual recomendando a troca a cada 40 mil km. Resolvi trocar, e depois da troca e depois de alguns dias, senti um grande desconforto de falta de sicronismo do cambio em alguns instantes durante as paradas no semáforo. Parece que a correia patinava sobre o óleo, ficou estranho.
Levei no mecanico para resolver o problema, e como não resolveu, resolvi passar para frente.

Quando lendo comentários dos colegas aqui, fiquei refletindo, será que se eu não trocasse o oleo do cambio não teria dado esses problemas nem dor de cabeça?
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por rodrigoal Sex 15 Nov 2019, 18:46

Diogo, dependendo da para e do tempo pode colocar em Neutro. E isso evita ficar forçando o conversor sem necessidade (o que gera aquecimento). 

Se for parade rápida, pode deixar em D mesmo, mas em parade longa joga-se para N e a vida que segue..... e para complementar, os carros com câmbio mais moderno jogam para N automaticamente (não é o caso do etios).
rodrigoal
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por welkson Sex 14 Fev 2020, 21:15

Pessoal, relatei no grupo do FB, mas vou reforçar por aqui pois pode ajudar os colegas que forem fazer a troca do óleo.

Possuo um Etios X AT 16/17 que no momento está com 106 mil km, mas desde os 80 mil km que eu insistia na Toyolex se esse óleo deveria ou não ser trocado (no manual informa que deve ser inspecionado, mas não informa substituição, exceto uso severo como já dito pelos colegas). 

Na época eu pesquisei muito, e até mesmo em materiais da própria Aisin fala sobre substituição de óleo long-life, então preferi não acreditar nessa conversa de óleo para toda a vida do câmbio, e sim um óleo de uma durabilidade maior.

Na revisão de 90 mil eu consegui acompanhar a inspeção, e ao abrir o bujão percebi que o óleo já estava bem escuro, mas não estava grosso ou com limalhas, mas optei por fazer a troca parcial na própria CSS em um outro momento.

Comprei 5 litros de óleo (ATF-WS Toyota), e agendei a troca na CSS (Toyolex Natal). Acompanhei 100% do serviço, e embora tenha sido uma troca parcial (não troquei junta e filtro) após a "lavagem" o óleo saiu na coloração correta, e o bujão foi fechado quando o gotejamento estava parando (como recomendado).

Retirei o carro da CSS, e após alguns dias de uso percebi que o carro começou a apresentar uns pequenos "solavancos" (1 ou 2x no dia). Voltei na CSS, inspecionaram o nível do óleo, fizeram teste de rodagem, mas o problema não ocorreu (realmente era bem raro).

Continuei usando o carro até a revisão de 100 mil, e os solavancos cada vez incomodando mais, e as trocas pareciam não ser mais tão suaves quanto antes. Comecei a pesquisar sobre o assunto, e imaginei ser coxim ou algum problema no sensor de rotação ou coisa do tipo. Voltei na CSS, e insisti para uma nova inspeção, e por sorte peguei um outro mecânico que decidiu verificar a literatura técnica da Toyota, e lá informava que o nível do óleo só poderia ser verificado entre 35 e 45 graus celsius na técnica do gotejamento. Esperamos o óleo chegar nessa temperatura, e ao abrir o bujão saiu MUITO óleo (tinha mais de 1 litro em excesso).

Resumo da ópera: o óleo adicional foi removido (102 mil km), e até o momento (106 mil km) o carro não apresentou nenhum solavanco. Tomem cuidado com essas trocas de óleo... elas terão que ser feitas em algum momento, mas não tem km certa e precisa ser realmente "inspecionado".
welkson
welkson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por welkson Dom 26 Abr 2020, 09:40

Pessoal, só pra registro.

Os solavancos mais fortes como relatei anteriormente sumiram, no entanto o câmbio não é mais o mesmo. Nas reduções (3 para 2 principalmente) ainda sinto um pequeno solavanco, e as mudanças de marchas já não são tão suaves.

Pelo que pesquisei (grupos sobre câmbios AT e vídeos no YT) esse óleo em excesso gera "bolhas", e isso pode ter danificado algo dentro do câmbio. 

Minha esperança é que tenha apenas entupido o filtro, e que a troca resolva, mas temo algo pior (embreagens internas, solenóides, etc.).

Em agosto o serviço completa um ano, e com essa pandemia nem sei se conseguirei fazer algo na CSS para consertar isso. Que bela bucha a concessionária fez no meu câmbio hein?

Manterei vocês informados.
welkson
welkson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Sáb 06 Jun 2020, 00:32

Welkson tem algum contato pra que eu possa falar com vc?
Adriano Roberto de Araújo
Adriano Roberto de Araújo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por welkson Sáb 06 Jun 2020, 20:52

Oi Adriano.

Coloca seu comentário por aqui, dessa forma ajuda os demais colegas.

Adianto que levei meu carro semana passada em uma oficina especializada em câmbio, e após vários testes o mecânico informou que provavelmente o excesso de óleo embora tenha gerado bolhas não chegou a danificar peças internas do câmbio (discos de composite, solenóides, etc.). De toda forma ele falou que esses pequenos solavancos que estou percebendo com o tempo vão aumentar, e o dano será maior.

Ele vai fazer a troca total de óleo (usando máquina), filtro do câmbio, e vai remover o corpo de válvulas para fazer uma limpeza preventiva. 

O serviço está agendado para próxima terça. Manterei vocês informados.

Hoje dei uma volta no Etios do meu sobrinho (também 1.3 AT com 90 mil km), e nas reduções realmente ocorre um pequeno "tranquinho" (ele nunca trocou óleo), mas no meu é mais forte. 

Enfim, manterei vocês informados do resultado. cheers
welkson
welkson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN

Marcus lagos gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático - Página 2 Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos