Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Troca de óleo do câmbio automático

+21
rodrigoal
Santiago
jp.siq
welkson
Saburo
Route 66
Rodrigo
Lobovelho
Diogo
VPL
Sergio
dgnrflrs
Byra
sergiodab
Tux
Luis Carlos K
ACM
ric+20
kervinson
VF_GOMES
Samuel Ribeiro
25 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Samuel Ribeiro Dom 05 Nov 2017, 23:50

Boa noite a todos.
Tenho um etios sedan XS 2018 câmbio automático. E gostaria de saber se ele tem alguma vareta de verificação do óleo de câmbio.
A concessionária diz que não precisa trocar o óleo do câmbio,  mas é quase unanimidade entre os artigos e vídeos que sai na Internet de que é necessário uma troca periódica do óleo.  Pelo que ouvi e li até hoje fica em torno de 50 mil km  ou três anos, o que vier primeiro. O que vocês acham?
Gostaria de saber o preço de uma troca feita naquela máquina aonde sai o óleo velho e entra o óleo novo, como se fosse uma hemodiálise.
E a opinião de vocês se compensa comprar um etios   automático e ter que ficar trocando óleo, que creio que seja um pouco caro, ou é melhor o manual de 6 marchas que as manutenções são muito mais baratas. E será que na revenda o automático tem maior procura e mais valorização? Já li que as vendas em 2016 54% dos etios rets eram automáticos e 70% dos sedans vendidos também eram automáticos.  A final de contas a Toyota tem tradição em câmbio automático.
Samuel Ribeiro
Samuel Ribeiro

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/02/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por VF_GOMES Seg 06 Nov 2017, 17:25

Muitos aqui podem discordar de mim, eu mesmo assumo uma posição um pouco ''polêmica'' com relação a isso, mas...

Você não precisa ''ficar trocando'' o óleo do câmbio. Ponto. Essa troca será feita um dia, precisa ser feita, mas somente quando necessário.
Muito terrorismo se propaga por aí, que se não trocar o óleo a cada sabe-se-lá-quanto-tempo, o câmbio quebrará e não sei mais o que. Já pararam para pensar que pode haver intere$$e$ nessa prevenção exagerada, praticamente anual?

Eu mesmo já vi o grande Bob Sharp falando em um vídeo do AE que só há necessidade de trocar o óleo em caso do óleo estar contaminado com reagentes ou substâncias que entraram ''de instrusos'' e baseado no que informa os manuais dos fabricantes, que isso daí seria o suficiente.

Sinceramente, se você passar, vamos supor, 7 anos com o carro, a depender da quilometragem rodada, você talvez nem precisará trocá-lo. Vai vender o carro sem ter nem ter precisado disso.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por kervinson Seg 06 Nov 2017, 18:37

cara 50mil km é chão pra danado, não da pra chamar de troca tão periódica assim. e sim a toyota tem um dos melhores câmbios automáticos já a muitos anos, até mesmo esse do etios que é o cambio antigo do corola.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por ric+20 Seg 06 Nov 2017, 18:55

ALguem leu o manual e viu a recomendação de troca?
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Samuel Ribeiro Ter 07 Nov 2017, 00:09

No manual eu vi inspeção a cada 20 mil km.
O vendedor quando me vendeu o carro disse que não precisava trocar. Mas acho muito arriscado porque se quebrar não deve sair por menos de um 5 mil reais. Aí se compra um carro guerreiro, durável, e se gasta consertando o câmbio. Acho que não vale a pena arriscar.
Samuel Ribeiro
Samuel Ribeiro

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/02/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por ACM Ter 07 Nov 2017, 10:44

já questionei com o gerente do pós venda da toyolex aqui em Manaus ele disse que o óleo do cambio é log life e que não precisa trocar, uma vez que o cárter do câmbio é selado e não tem vareta para inspecionar, apenas nas revisões é aberto o bojão de sangria mínimo para verificar a cor do óleo. o meu mesmo sendo long life eu pretendo trocar perto dos 80 a 100 mil km, que é a quilometragem que se troca de carros de outras marcas. uma vez que eles falam que o óleo resisti durante a vida toda do carro, algum problema procuro meus direitos.
ACM
ACM

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 202
Data de inscrição : 29/12/2016
Localização : Manaus - AM

Daniel Guedes da Silva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por ACM Ter 07 Nov 2017, 10:58

segue link matéria explicativa.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/auto/oleo-da-marcha-deve-ser-trocado-1.677213
ACM
ACM

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 202
Data de inscrição : 29/12/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por ACM Ter 07 Nov 2017, 11:12

http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2014/02/cambio-automatico-saiba-fazer-manutencao.html
ACM
ACM

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 202
Data de inscrição : 29/12/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por VF_GOMES Ter 07 Nov 2017, 16:16

Pois é, a não ser em casos extremos ou caso comece a perceber alguma coisa errada, não tem para que trocar o fluido. O câmbio não quebrará do nada, ele dará muitos sinais antes de ''morrer'' de vez, o que significa tempo o suficiente para ir em uma loja especializada fazer a troca completa do fluido.

Mesmo que o nome ''Long Life'' não necessariamente queira dizer que o fluido nunca precisará ser trocado, ele durará bastante tempo, talvez até mais tempo que o que a pessoa pretende ficar com o carro.

Qualquer coisa além disso é pura propaganda de lojas que fazem esse tipo de serviço.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Luis Carlos K Ter 07 Nov 2017, 21:07

Não existe no mundo óleo ou fluído vitalício. É inevitável que fique contaminado ou perca suas propriedades ao longo do tempo, ainda mais no caso do câmbio que está em constante trabalho.

Entre os profissionais da área, que são quem estão lidando de perto com a realidade no Brasil, é comum a recomendação de troca por volta de 60.000 km. O ADG já fez vídeo sobre isso.

É uma km razoável, não dá pra dizer que é um gasto frequente. Lembrando que o câmbio manual também exige manutenção, com um AT não seria diferente.
Luis Carlos K
Luis Carlos K

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/11/2016
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Tux Qua 08 Nov 2017, 00:10

Quanto tempo dura uma embreagem usada normalmente? uns 100k km? Óleo do câmbio manual deve ser trocado a cada 40k km. Para trocar embreagem dá um trabalho danado e a mão de obra costuma ser cara. Agora um câmbio automático SE for trocar o óleo, não vejo necessidade de fazer isso antes dos 100k km, é mais fácil que trocar a embreagem, e no dobro do tempo da troca de óleo do câmbio manual. O vizinho da minha mãe tem um corolla automático daqueles bem antigos (os primeiros que vieram ao Brasil), carro usado diariamente (embora o trajeto seja curto), sem nenhuma manutenção no câmbio, ele está la, firme e forte.
Tux
Tux

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/06/2016
Localização : Colider - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por sergiodab Dom 26 Nov 2017, 23:21

Na minha opinião 50 mil km deve se fazer uma troca preventiva sim! Exatamente como falaram não existe óleo ou fluido vitalicio. É bastante prudente fazer a preventiva e trocar , eu faria! Se precisar de mão de obra qualificada só procurar a oficina Top Line em sampaio perto do Engenhão pesquisa no goolgle. Abs
sergiodab
sergiodab

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/11/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Byra Qui 19 Jul 2018, 11:49

Bom dia pessoal, olhem só o que me aconteceu, meu etios SD AT 16/17 estava com 40 mil rodados e resolvi trocar o óleo do cambio automático nessa quilometragem devido a varios fatores e pq eu quis mesmo, paguei 480 reais pelo serviço, até ai tranquilo, hoje o carro está com 43 mil. Deixa que eu começei a pesquisar na net como é feita a troca de oleo do cambio automatico, foi quando constatei que para trocar todo o oleo do motor a oficina precisa de um aparelho específico para trocar o oleo do cambio, é um aparelho que consiste em dois recipientes de vidro, um fica o oleo novo e o outro recebe o oleo velho, com o motor funcionando ele expele o oleo velho e entra o oleo novo assim é feito a troca total do oleo, mas essa aparelhagem é muito cara, não é qualquer oficina que tem.
      Diante do exposto eu liguei o disconfiômentro e contactei um amigo meu dentro da css carhause novo hamburgo e perguntei como se faz a troca de óleo, já relatando o que eu disse acima. Olhem o que fizeram com meu carro, me responderam que tão somente abrem o bujão e só sai 50% do oleo os outros 50% ficam no conversor de torque que não tem como extrair, somente com aquele aparelho que citei acima, que por ventura a concessionaria não tem, piada né. Resumindo trocaram na css somente a metade do oleo, que se misturou com a outra metadede  de óleo ruim, na proxima revisao vou cair de pau pra cima deles. vou verificar se colocaram a litragem completa se fizeram vou pedir ressarcimento. Palhaçada, saí satisfeito pela troca de oleo e depois descobrir que fizeram uma gambiarra.
      Vou rodar mais uns 10 mil e vou procurar alguma oficina que tenha esse aparelho aqui na minha regiao, já estou em dúvidas se realmente trocaram o oleo como relatei. Custavam pelo menos falarem que não tinham o aparelho para a trocar completamente o oleo. Fiquem atentos.
Byra
Byra

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/09/2016
Localização : Montenegro - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por dgnrflrs Qui 19 Jul 2018, 13:41

Reportagem da Quatro Rodas: 

O flushing da transmissão não consta dos manuais do proprietário porque não é reconhecido como benéfico pelos fabricantes. 
O princípio do flushing é injetar (via máquina) um fluido compatível sob alta pressão nos circuitos da transmissão, com isso removendo todos os resíduos do lubrificante velho. Seus defensores acreditam que o flushing pode remover 100% do fluído antigo, enquanto que no método por decantação (gravidade) essa troca jamais chegaria a 50%.
Apesar de ser adotada por várias oficinas, a prática não é recomendada pelas montadoras, que afirmam que a alta pressão também desloca a borra que pode haver no sistema e pode alojá-la em uma das centenas de orifícios e válvulas, causando mais danos que benefícios. 
Como a transmissão é um dos componentes mais caros, o melhor é seguir as instruções do fabricante e trocar o fluido no período estabelecido – em alguns casos, é necessário abrir o câmbio para fazer uma troca completa. Hoje, porém, boa parte das transmissões automáticas saem de fábrica com fluidos do tipo full life, ou seja, teoricamente sem necessidade de troca.
Se a troca for realmente necessária, atenção: use sempre o fluido exato prescrito no manual, pois eles não são intercambiáveis. Por exemplo, o fluido ATF DW1 utilizado na maioria dos Honda não deve ser colocado nos Toyota pós-2004, que usam o ATF WS. Por sua vez esses Toyota utilizam o Dexron, que também é usado pela GM. Como se vê, cada um na sua
dgnrflrs
dgnrflrs

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 27
Data de inscrição : 14/05/2018
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por dgnrflrs Qui 19 Jul 2018, 13:43

Óleo de câmbio não é como o do motor, que tem contato com combustível e fuligem. Mas ele perde as propriedades dele com o tempo por conta da temperatura. Até a coloração dele fica diferente, mais clara (vi isso no meu último carro AT). Basta trocar conforme a indicação do fabricante que não terá problema.
dgnrflrs
dgnrflrs

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 27
Data de inscrição : 14/05/2018
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Byra Qui 19 Jul 2018, 14:26

Boa tarde dg, a título de conhecimento, o vídeo que vi no YouTube de uma oficina tentando vender seu peixe, mostrou o passo a passo do aparelho de troca de fluido, e explicava a cada momento, é uma coisa que observei foi que não colocava pressao no sistema para passar o óleo, e sim começava a transpor o fluido no momento que ligava o carro, a própria bomba do fluido hidráulico que fazia o serviço segundo eles, sem danificar retentores e orings, por isso achei interessante, Claro que se me oferecerem algo semelhante a extração sob pressão não irei fazer.
Byra
Byra

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/09/2016
Localização : Montenegro - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Convidado Sáb 15 Dez 2018, 18:30

Caros colegas- não custa nada ler o manual do Etos !!!!!


Nível de óleo do freio, do motor e da direção hidráulica: observe os respectivos reservatórios,  conforme o manual de proprietário do veículo.
 
Fluído do câmbio automático
I: A cada 40.000 km ou 24 meses
S: A cada 80.000 km ou 48 meses
I (inspecionar)     S (substituir)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Sergio Dom 16 Dez 2018, 01:17

Não encontrei no manual onde diz para observar o reservatório da direção hidráulica.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por VPL Dom 16 Dez 2018, 10:11

Kkkkkkkkkk
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Sergio Dom 16 Dez 2018, 21:24

Já que o convidado tentou dar uma lição de moral dizendo para ler o manual e depois disso passou uma informação errada vamos ao que consta no manual pois muita gente consulta o fórum em busca de informação técnica.
Após o lançamento da transmissão automática existem pelo menos duas versões do manual com pequenas diferenças sobre o assunto. As duas versões falam em inspecionar o fluído da transmissão automática a cada 20.000 km e não especifica nenhuma quilometragem ou período em que esse fluído deva ser incondicionalmente substituído. Assim é de se supor que a concessionária na inspeção vai avaliar se é ou não necessária a substituição.
Numa das versões do manual, onde são descritas as manutenções adicionais a serem feitas no caso de uso SEVERO do carro, especifica para o fluído da transmissão automática a inspeção a cada 40.000 km e substituição a cada 80.000 km no caso de "Uso excessivo em marcha-lenta e/ou baixas velocidades por longas distâncias, como carros de polícia, taxis ou serviços de entregas". Na outra versão do manual nada é mencionado sobre isso para o caso de uso severo, prevalecendo apenas a inspeção do fluído a cada 20.000 km.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Diogo Seg 17 Dez 2018, 10:02

Byra, o procedimento realizado pela css está 100% correto, de acordo com o que manda a Toyota e demais fabricantes, a troca do óleo da transmissão é sempre parcial, você vai apenas renovando o óleo, não é igual a um óleo de motor que você tira 100% do óleo velho e entra com o óleo novo.

Lembre-se que a própria Toyota recomenda a troca com 80mil km, e mesmo assim para uso severo apenas, cuidado com vídeos de YouTube onde oficinas ficam "tocando  o terror" nas pessoas para vender serviços, pare para observar e verá que esses vídeos estão virados só em propagandas de marcas, produtos e equipamentos hoje em dia.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por kervinson Seg 17 Dez 2018, 17:51

Praticamente todos que moram em cidades "grandes" fazem uso severo do carro, e outra coisa, nenhum óleo mantém suas propriedades para sempre, prevenir é sempre o melhor remédio e custa bem menos.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Lobovelho Ter 18 Dez 2018, 12:05

Prezado Sérgio - acho difícil ter 2 versões de manual. A informação de 40.000 km/ 80.000 km está correta, porém se antes disso o usuário notar algo estranho como luz de advertência do câmbio, "patinação" na troca de marchas ou engates "ásperos", o veículo deve ser levado na CSS ou numa oficina que entenda de câmbio automático para verificar o problema, se houver. Esse câmbio do Etios de 4 marchas é muito robusto e foi utilizado com muito sucesso nos Corollas que são veículos muito mais pesados que o Etios. Um abraço
Lobovelho
Lobovelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/12/2018
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por VF_GOMES Qua 19 Dez 2018, 18:57

Esse tal ''uso severo'' é muito subjetivo e dá margem para muitas interepretações, fora que as pessoas conduzem de forma particular e própria. Como eu disse antes, a pessoa só deve mesmo começar a se preocupar CASO algum indício de falha comece a aparecer. Enquanto não vier, vai levando do jeito que está. Ou então, que siga o que vem no manual.

Só se conserta aquilo que está quebrado. Esse papo de ''prevenção'' é um prato cheio pra quem quer ganhar dinheiro dos incautos (para não dizer outra palavra...)
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Sergio Sex 21 Dez 2018, 00:18

Para aqueles que me conhecem há 5 anos não acreditarem em quem acabou de chegar já chamando o administrador de mentiroso aqui vão as imagens com as pelo menos duas versões do manual.


Troca de óleo do câmbio automático Versao10

Troca de óleo do câmbio automático Versao11


Notem que as duas versões do manual são do item B-3 que trata do que eles chamam de uso severo e têm redações diferentes.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo do câmbio automático Empty Re: Troca de óleo do câmbio automático

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos