antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Suspensão DIANTEIRA ETIOS 2019
por VPL Hoje à(s) 21:23

» Espelho retrovisor vidro elétrico
por Marinaldo souza Hoje à(s) 21:14

» Tempo para revisão
por Sergio Hoje à(s) 21:13

» Som com bluetooth
por rodrigo_etios Hoje à(s) 18:55

» Ar Condicionado - Não gela
por fgarbin Hoje à(s) 18:51

» Etios com dificuldade de dar a partida quando frio
por Adelino Mazuti Hoje à(s) 18:06

» Curso dos amortecedores
por kervinson Hoje à(s) 18:04

» Pneu original 185/60 R15 R$ 259,00 no Carrefour
por rodrigoho Hoje à(s) 17:39

» Yaris está me dando medo...
por Emerson Warne Hoje à(s) 17:02

» Embreagem - desgaste prematuro
por rodrigoho Hoje à(s) 15:48

» Consumo do Etios
por rodrigoho Hoje à(s) 15:28

» Como retirar ruídos do painel?
por Fernando Sergio Hoje à(s) 14:10

» O Etios tem trava das portas automatica? O meu não tem !
por brunospk Hoje à(s) 14:03

» Problema com infiltrações no porta malas
por Leocms Hoje à(s) 13:57

» Trava automática com 20km (speedlock)
por brunospk Hoje à(s) 13:19

» Me apresentando.
por Adelino Mazuti Hoje à(s) 08:36

» Apresentação
por Jota Milton Ontem à(s) 16:07

» Luz da injeção eletrônica acesa
por Mveiga3388 Sab 22 Set 2018, 10:41

» Mecanismo de busca
por Sergio Sex 21 Set 2018, 02:21

» GNV no Etios, minha experiência...
por kervinson Qui 20 Set 2018, 18:01

» Dúvida: Alguém tem kit gnv (kit gás) no seu Etios????
por kervinson Qui 20 Set 2018, 17:57

» Instalação Alarme Positron + Módulo Subida Vidros
por rodrigo_etios Qui 20 Set 2018, 15:42

» Alto falantes dianteiros
por xandaumgv Qui 20 Set 2018, 10:09

Painel no meio

Ir em baixo

Painel no meio

Mensagem por RodrigoFenix em Dom 05 Nov 2017, 15:21

Boa tarde a todos. 

Gostaria de saber qual o motivo que a toyota adotou o painel central para o etios ? Eles não poderiam ter seguido com modelo tradicional ?
RodrigoFenix

Membro Bronze
Membro Bronze

Re: Painel no meio

Mensagem por rodrigoal em Dom 05 Nov 2017, 16:59

Se não me falha a memória, na época do lançamento, foi para redução de custos.
Acho que foi isso mesmo o que ouvi na época.
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Luis Carlos K em Dom 05 Nov 2017, 20:55

Se comenta que foi por redução de custo, o projeto simplificado permitiria inverter a direção direita-esquerda sem grandes adaptações e vender em países asiáticos. Pode ser isso, como pode ser também uma questão de estilo.

Lembrando que o Prius adota esse mesmo conceito, inclusive as telas TFT do Etios muito parecidas, se não forem as mesmas. Tecnologia que nem o Corolla tem.

Eu sinceramente gosto bastante dessa disposição, tenho outro carro com o painel tradicional e prefiro o Etios.
Luis Carlos K

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por Diogo em Seg 06 Nov 2017, 08:26

Luis Carlos K, se falou muito em redução de custos no lançamento devido ao fato de usarem o volante do lado direito na índia, mas isso é mito, os carros não compartilham nenhuma peça do painel, pois toda a instrumentação tem que ser voltada para o motorista, então acaba que precisa mudar todas as peças.

O painel central foi uma escolha de desing mesmo, que não foi bem aceita no Brasil, mas a Toyota tem outros carros com painel central, como o Yaris que só mais recentemente perdeu o painel central e o Prius.

O Yaris vendeu durante muito tempo em diversos países com o painel central e ninguém se importava com isso, assim como o Prius e carros de outras marcas como Citroen Xsara Picasso, C4, C4 Picasso, Mini, Lancia Ypsilon e etc.

Na minha opinião, o que deixou o painel do Etios "mal falado" foi o desing feio das primeiras versões, péssima leitura e o problema da paralaxe, se tivesse sido lançado com o painel digital por exemplo, seria um ponto a favor.
Diogo

Moderador
Moderador

Mensagem por rodrigoal em Seg 06 Nov 2017, 10:39

Amigo, o painel central economiza sim e muito nos custos. Afinal o que se ver no painel "diferente" é só plástico, e isso custa pouco para ser fabricado. Já a estrutura interna fica bem mais fácil de trabalhar.

Quando eu desmontei o painel do meu carro (New Fiesta) você ver que há uma grande diferença entre o lado esquerdo e direito....isso se traduz em gastos (tanto desenvolvimento quanto produção).

Não esqueçam que o Etios é indiano, ou seja, baixo custo.....e muitas soluções são empregadas nele.

Já Citroen todos sabemos que é a inovação da marca, ela sempre foi famosa pelas suas inusitadas inovações.

Assim como a Mini que no seu surgimento (meados dos anos 60/70) o velocímetro ao centro deixava espaço livre para aproximar a direção pro para-brisa, ou seja, mais pra frente, e assim ganhar espaço interno (motorista ia pouco mais à frente, ganhando espaço no banco traseiro pro passageiro).
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por xandaumgv em Seg 06 Nov 2017, 11:37

Alias o painel indiano se não me engano não seguem os atuais tft do nosso, e o desenho apesar do antigo ser próximo não é simétrico para não precisar de nenhum ajuste do esquerdo para o direito.
Alguns pontos me deixam curioso ainda, porque todos os carros atuais não são de tft? A criação de um painel para cada modelo me parece um custo meio que es necessário, não seria ais fácil e prático um tela com um tema diferente para cada veículo, ou melhor ainda personalizavel? A quantidade de cabos que vão para o painel não necessitaria ser tão extensa... Enfim... É um achismo.
É alias vários carros estão começando a enxergar a vantagem do painel mais distante para não precisar mudar o "foco" da visão no painel e para a pista... 

Ps: O meu não uso, uso só o jfa frd
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Sergio em Seg 06 Nov 2017, 12:17

Preciso o comentário do Diogo. Isso de que o painel central foi projetado para redução de custos no início foi defendido pela nossa imprensa "especializada" que, com exceção do Bob Sharp e mais uns 3 ou 4, dá vontade de chorar. Hoje nem eles falam mais disso.
Nos carros com volante à direita o painel é totalmente simétrico em relação ao nosso, como se estivéssemos vendo num espelho. Portanto não há uma ÚNICA peça intercambiável entre os dois modelos, assim todo o ferramental tem que ser duplicado para produzir cada um deles sendo irrelevante em termos de custos se o painel é central ou na posição tradicional escondido atrás do volante.
Foi uma questão de estilo mesmo. Diversos carros têm painel central especialmente asiáticos, embora, na minha opinião foi uma inovação que está refluindo no mundo. Não seria surpresa se numa repaginação do Etios ele tivesse a posição do painel modificada. Apesar de estudos ergométricos mostrarem que o painel escondido atrás do volante é pior esta é a preferência do mercado.
Também concordo com o Diogo que o que causou as críticas ao painel do Etios foi mais o design horrível do painel analógico do que sua posição. Posso falar isso pois tenho os dois modelos. Ao contrário do que acontecia no meu primeiro Etios, no segundo com painel digital todos que olham é só elogios. Também nunca vi ninguém falar mal do painel do Prius, que cai como uma luva na proposta futurista do carro.
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por Luis Carlos K em Seg 06 Nov 2017, 13:17

Concordo com vocês, Diogo e Sergio, não acho que seja por redução de custos. Não é tão simples assim como muitos pensam. O painel é uma característica, um estilo. Tanto que alguns carros caros possuem esse sistema mas ninguém diz que é por economia, só no caso do Etios.

Realmente os instrumentos usados anteriormente dificultavam um pouco a leitura e isso acabou fazendo a má fama. Hoje se alguém andar no Etios com painel digital duvido que irá dizer que é ruim. Pode achar estranho no começo, mas é questão de costume. Do ponto de vista de praticidade e segurança essa combinação de painel digital e central é muito interessante.
Luis Carlos K

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por rodrigoal em Seg 06 Nov 2017, 13:42

Bom, já trabalhei com injeção e posso garantir que peça plástica (nesse nível) não custa caro para a empresa.

A questão é internamente, onde não vemos, a estrutura onde o painel está montado. Não esqueça da origem do Etios, carro de entrada, segmento simples.
A economia existe sim:
> fiação,
> furo da parede corta-fogo,
> processo de montagem,
> desenvolvimento de peças (muito mais fácil espelhar as peças de acabamento nos suportes já definidos que simplesmente fazer outro painel para RHD/LHD),
> manutenção (no Etios, basta tirar uma daquelas tampas que fica no painel para acessar um local, em outros carros às vezes é necessário tirar TODO o painel para ter acesso).

O Etios possui um mercado pequeno (ìndia, america latina, africa do sul, praticamente esses), então tem que reduzir o custo visto que o volume de vendas não é expressivo. Há sim redução de custo, parafusos expostos, plástico duro no painel, encosto do banco só com ajuste de altura, um único limpador de parabrisa (eu sei que tem carro mais caro que só tem um, porém são exceções), sem uma simples luz no porta-malas, uma única cordinha e amortecedor na tampa da mala.....não tem como negar suas origens.

Já pelas telas TFT, o Etios 2018 indiano também está usando. Sua introdução começou faz pouco tempo, o Etios teve uma vantagem justamente por ter um projeto fácil de adaptar (mais uma vez, sua simplicidade permitiu isso) e tinha que fazer algo para resolver o grotesco erro de parallax causado pelo painel deslocado, esse erro não era comentado nos citroens justamente pois eles já usavam painel digital.
Por incrivel que pareça, é uma decisão dessa que livra (ou não) seu carro de uma crítica.

E é normal os projetos novos virem com TFT.... a Ecosport 2018, o polo, o fiesta, fusion, audi, bmw e MB, corvette, viper.... Já o prius, poxa tem nem o que falar, carro para levar as crianças pra escola hahahah ali nem tem sentido um painel analógico, seu público se importa apenas em ir do ponto A ao B.
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Sergio em Seg 06 Nov 2017, 15:04

Concordo que foram feitas inúmeras "economias" porcas questionáveis no projeto do Etios, muitas na minha opinião não fazem sentido. Se é que minha opinião tem alguma importância.
Mas o painel central não tem nenhuma relação com isso.
A peça plástica não custa caro como você falou. As pessoas ficariam surpresas em saber que a maioria das peças de plástico ou aço estampado custa centavos para as montadoras. Você falou que tem experiência nessa área. A minha vem desde meu primeiro emprego, ainda como estagiário, na engenharia de produtos da maior industria de autopeças brasileira na época. Do mesmo jeito que as pessoas ficariam surpresas com o baixo custo das peças prontas ficariam assustadas com o custo do ferramental para produzi-las. Sempre na casa dos milhões. Lidar com isso é um dos segredos da industria automobilística. A escala de produção, os facelift, quantidade de versões, etc, tem muito a ver com o custo e o fator de obsolescência do ferramental.
Assim sendo como foi necessário construir outro ferramental para o painel do Etios com direção no lado esquerdo não houve economia nenhuma. Só existiria economia se o painel não fosse simétrico e a peça produzida nos países com direção do lado direito ou seu ferramental pudessem ser exportados para o Brasil. Mas neste caso o mesmo valeria para o painel na posição escondida atrás do volante. Se ele fosse igual ao dos carros com direção oposta, com os ponteiros na mesma posição, mesmo formato de carcaça, coberturas plásticas, etc, daria para intercambia-los gerando a mesma economia. Mas não é o caso.
Sobre o Prius, devido ao enorme sucesso e as milhões de unidades vendidas consolidando o segmento dos híbridos que antes dele era apenas algo visionário, acredito que poucas pessoas concordarão com sua opinião sobre ele.
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por VF_GOMES em Seg 06 Nov 2017, 17:03

Eu ainda vejo muita gente criticando o painel de instrumentos central do Etios, e não me refiro aos antigos analógicos. Aos novos mesmo, pela questão espacial, onde está comportado.

Lançam aquele papo furado de ''painel central é muito estranho, não me acostumei'' (ou ''demorei demais a me acostumar''). Mas acredito que quem fala isso nem tem o carro, no máximo fez um TD já predisposto a criticar.

Para mim é mais que natural o painel central, não sei se porque eu vi vídeos demais do Etios antes de adquirí-lo rsrs, mas fato é que não tive o que me acostumar. E eu acho ótimo, eu uso aquele tapetinho aderente para por meu celular na parte esquerda.
VF_GOMES

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por kervinson em Seg 06 Nov 2017, 19:05

rapaz eu sou motorista de aplicativo a um ano e pouquinho e mensalmente entram algumas centenas de pessoas no meu carro, nesse tempo todo só teve uma pessoa que falou que o painel é feio, lembro até o nome do cara "Elton" e todos os outros que comentaram (a grande maioria observou justamente por ele ser no meio) acharam um pouco estranho por não terem o habito de ver o painel ali no meio, mas acharam o painel bonito apesar de estranhar sua disposição. o meu é 2014
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por xandaumgv em Seg 06 Nov 2017, 21:52

Para quem colocou que o painel indiano é digital dei uma googlada e só achei este....
https://www.toyotabharat.com/showroom/etios-liva/
O conta giros é digital, mas o velocímetro nao
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Luis Carlos K em Ter 07 Nov 2017, 21:37

Rodrigo, desculpe a sinceridade mas você viajou na maionese.

O Etios tem, claro, vários aspectos simplificados para diminuir custos. Mas o painel não entra nessa lista.

Você diz que o painel central facilita o espelhamento, não acho, um painel tradicional seria espelhado da mesma forma, o painel como um todo é espelhado. Não uma parte apenas.

E outra, o Etios com painel TFT é fabricado exclusivamente no Brasil. Não só o painel como volante e alguns itens pormenores. Em outros continentes o design é diferente. E no Brasil não tem nenhum carro da categoria do Etios com um painel avançado como o dele, os concorrentes na maioria tem uma telinha no meio dos instrumentos analógicos, com poucas funções. O Etios é o único com o painel 100% digital e com várias funcionalidades. Nem esses carros que você citou, Ecosport, Fiesta e Fusion possuem um painel igual. E olha que são muitos mais caros que Etios.

Pra finalizar você diz que o Prius é um carro para levar criança na escola e ir do ponto A ao ponto B (?). O Prius é um dos carros mais tecnológicos do Brasil, coisa para autoentusiasta.
Luis Carlos K

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por rodrigoal em Ter 07 Nov 2017, 22:16

Cara....Não viajei....mas...vamos aos pontos:

1 - Eu já abri meu painel (do meu carro), e há diferença entre esquerdo e direito por dentro. No Etios, em seu lançamento, o que foi dito foi justamente a redução de custo por ter painel central e, relacionando a suas origens de ser um carro barato de entrada em países como Índia e África do Sul (RHD), relacionando com seu segmento, seu mercado pequeno, então faz sentido. Se eu desmontei pra ver? Nâo! Então é mais uma hipótese forte que uma verdade, se alguém souber mesmo como é por dentro.....toda essa discussão irá se esclarecer e agradecer.

2 - Bom, Fiesta "Europeu" e Eco (sim, realmente era só a de CB, falha minha), Fusion, Ranger e Kicks (exemplos BR) mesclam, mas não tira o mérito nenhum sobre ter painel digital. Fora eles, temos o Polo que também é 100% e mais completo. A tecnologia já existia, a aplicação foi realmente logo no Etios BR (eu diria que possivelmente pelo seu erro de parallax + marketing). Se isso é um diferencial? Sinceramente não, é uma tendência natural....um ESC teria mais futuro e o parallax poderia ser resolvido apenas ao inclinar o painel pro motorista (vulgo diagonal).

3- E sim, Prius é carro de levar do ponto A ao B. Eu vejo muitos canais (principalmente dos EUA e EU) e, por mais que o Prius seja um híbrido bom (já andei em um), não tem nada de especial/atrativo que te faça querer guiar, salvo aqueles "que apenas usam o carro para se deslocar". Híbrido por híbrido no Brasil até um Lexus CT200h é um híbrido legal e seu valor (a partir de 135mil) não estaria caro pelos nossos padrões de preço. Se tivesse mais opções, iria pro Chevy Volt, que é mais bonito, ou Honda Insight.

4- E desculpe, mas autoentusiasta que gosta do Prius deve uma mínima parcela..... acabei de rever bem rápido uns reviews e tirando a autonomia, nada de especial foi falado nele.

E tipo, pra mim, não compro marcas, eu falo bem e mal do mesmo jeito.
Eu sei que o Etios tem seus pontos fortes e fracos, e vamos falar disso.
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por leandroalm em Ter 07 Nov 2017, 22:53

O pessoal sempre elogia o painel digital do meu 2017/2018. A tela tem um azul bonito e um "look" moderno. Muito satisfeito com esse aspecto do carro.

Hoje peguei um taxi e era um Etios modelo com painel antigo, o da "balança filizola". Primeira vez que tinha visto, e nem de longe achei tão feio e ruim como dizem. Não é esse monstro todo de feiura que pintam, eu pensava que fosse bem pior.
leandroalm

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por xandaumgv em Ter 07 Nov 2017, 22:58

Pelo que entendi e de maneira bem simplista,  a economia e vê ficar nos fios já poderem ser preparados o meio pra os dois mercados restado a ontem das respectivas peças... Isso gera uma economia monstra? Não sei
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Permissão deste fórum: