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Mecânicos reclamando do ETIOS

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Mecânicos reclamando do ETIOS

Mensagem por vieira.paulo em Qua 07 Jun 2017, 08:58

Tenho um ETIOS Sedan XS, 2013/2013 que comprei zero Km. Nos três anos que o veículo estava em garantia, a manutenção na css era basicamente conferir alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas, trocas óleo e filtros. Com 30 e 60 mil Km troquei os pneus. A primeira troca pelos originais Bridgestone e a segunda pelo Pirelli Cinturato P4. Com 60 mil Km também foram trocadas as pastilhas de freio. No início de 2017 mudei para uma cidade onde não tem css Toyota e, como ia viajar nas férias, levei em uma oficina recomendada por amigos. O mecânico me cobrou apenas uma revisão dos itens previstos no manual, ficando surpreso com o estado do carro. Ele me disse que não recomendaria o ETIOS para ninguém, pois, do contrário, os mecânicos iriam a falência. Hoje com quase 70 mil Km rodados, nem o escapamento apresenta sinais de desgaste. A bateria original durou exatos 4 anos, sendo substituída por uma idêntica. Estou muito satisfeito com o carro.
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Re: Mecânicos reclamando do ETIOS

Mensagem por Ana Amaral em Qua 07 Jun 2017, 14:16

Já ouvimos exatamente isso de um mecânico.
Meu esposo tem um Corolla.
O mecânico já disse a ele que se fosse pelos carros da Toyota ele morreria de fome.
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Re: Mecânicos reclamando do ETIOS

Mensagem por Sergio em Qua 07 Jun 2017, 15:32

Bem vindo ao Clube vieira.paulo
A baixa necessidade de manutenção do Etios é decorrente da proposta inicial do carro. Foi projetado para ser econômico, resistente, espaçoso e de relativo baixo custo de aquisição. Como tudo tem um preço nisso foi sacrificado um pouco da estética e da sofisticação de itens de acabamento. Não dava para fazer uma carroceria moderna, sendo leve, com bom espaço e segura como a do Etios se o critério do projeto fosse apenas design como vemos em outros fabricantes.
Mas isso não foi bem aceito pelo mercado e ao longo do tempo o Etios também foi se sofisticando e hoje é bem diferente das primeiras versões. Sei bem o que estou dizendo pois tenho um 2013 e um 2017 AT. Mas em compensação custa, em termos relativos, bem mais caro do que no início. Mas mesmo assim vende bem mais do que antes, veja como o a preferencia do mercado é interessante.
No seu com 70K km você trocou apenas pastilhas dos itens de consumo. Está muito bom, no meu com 97K km foi só óleo e filtros, não troquei pastilhas, embreagem, amortecedor, nada e o carro continua bem legal.
Sobre o desgaste do escapamento que mencionou esquece, o do Etios é aço inox de cabo a rabo. Vai ser jogado fora junto com o carro no fim da sua vida útil.
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