Últimos assuntos
» Central Wings Playpor luccasfigueira Ontem à(s) 22:04
» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Ontem à(s) 16:25
» GR Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:09
» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03
» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35
» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19
» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48
» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35
» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47
» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38
» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06
» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52
» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43
» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08
» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07
» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16
» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43
» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32
» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19
» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09
Consumo em viagem
+9
Levinthal
krivo
iepn
Rlopes0405
lucasm
Emerson Warne
jdonadel
brunodant
Diogo
13 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Consumo em viagem
Muito se fala em consumo, uns reclamam, outros elogiam, eu sempre faço o controle de todos os abastecimentos e considero o consumo um dos pontos fortes do Etios.
Vou deixar aqui alguns registros do consumo rodoviário do meu Etios na viagem que fiz esse final de semana para Urubici - SC, em 3 situações bastante diferentes.
Lembrando que meu Etios é um HB XS 1.5 14/14.
Primeira média: 18,63 Km\l
Registrado na ida, percurso de aproximadamente 440km, com muitas subidas de serra, velocidade entre 80 e 90km\h, ar ligado 100% do tempo
Segunda média: 17,50 Km\l
Registrado no percurso entre Urubici e a serra do rio do rastro, serra do corvo branco, morro da igreja e alguns passeios, percurso de aproximadamente 380km, praticamente só serra, muitas subidas em segunda e terceira marcha, vários trechos de estradas de terra e trechos bastante esburacados, a velocidade não passou de 80km\h em nenhum momento, ficando bem abaixo disso em alguns trechos mas sinuosos obviamente, ar ligado 100% do tempo
Primeira média: 16,68 Km\l
Registrado na volta, fiz um trecho maior que o necessário, aproximadamente 700km, subindo até Palhoça e voltando para o RS pela BR-101, quase tudo plano, sem trechos de subida, velocidade constante entre 100 e 120km\h, ar ligado 100% do tempo
Como podem ver, o resultado é bastante impressionante, e conformou o que eu já havia percebido ao longo desses mais de 2 anos como Etios, que ele consegue manter médias incríveis de consumo mesmo em situações completamente desfavoráveis, mas se você passar dos 100km\h, o consumo aumenta drasticamente, chegando ao ponto de fazer uma média pior do que pegar um trecho de serra em subida com a velocidade menor.
Segue um print das médias de consumo, e uma foto do Etios subindo a serra do corvo branco.
Vou deixar aqui alguns registros do consumo rodoviário do meu Etios na viagem que fiz esse final de semana para Urubici - SC, em 3 situações bastante diferentes.
Lembrando que meu Etios é um HB XS 1.5 14/14.
Primeira média: 18,63 Km\l
Registrado na ida, percurso de aproximadamente 440km, com muitas subidas de serra, velocidade entre 80 e 90km\h, ar ligado 100% do tempo
Segunda média: 17,50 Km\l
Registrado no percurso entre Urubici e a serra do rio do rastro, serra do corvo branco, morro da igreja e alguns passeios, percurso de aproximadamente 380km, praticamente só serra, muitas subidas em segunda e terceira marcha, vários trechos de estradas de terra e trechos bastante esburacados, a velocidade não passou de 80km\h em nenhum momento, ficando bem abaixo disso em alguns trechos mas sinuosos obviamente, ar ligado 100% do tempo
Primeira média: 16,68 Km\l
Registrado na volta, fiz um trecho maior que o necessário, aproximadamente 700km, subindo até Palhoça e voltando para o RS pela BR-101, quase tudo plano, sem trechos de subida, velocidade constante entre 100 e 120km\h, ar ligado 100% do tempo
Como podem ver, o resultado é bastante impressionante, e conformou o que eu já havia percebido ao longo desses mais de 2 anos como Etios, que ele consegue manter médias incríveis de consumo mesmo em situações completamente desfavoráveis, mas se você passar dos 100km\h, o consumo aumenta drasticamente, chegando ao ponto de fazer uma média pior do que pegar um trecho de serra em subida com a velocidade menor.
Segue um print das médias de consumo, e uma foto do Etios subindo a serra do corvo branco.
Última edição por RSS_X3 em Qui 29 Dez 2016, 17:14, editado 1 vez(es)
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
Fiz um percurso no meu ontem, aproximadamente 240 km, no cp registrou 13 km/l na ida, media de velocidade 120 km/h, porém quando completei o tanque e fiz as contas do consumo fez 15,5 km/l. Essa divergência é normal?
brunodant
Membro Bronze- Mensagens : 30
Data de inscrição : 24/11/2016
Idade : 37
Localização : Marabá - PA
Re: Consumo em viagem
brunodant, normalmente o cb é bem preciso (Etios 2017, nos anteriores não tem), essa divergência pode acontecer por você não ter zerado o consumo no ultimo abastecimento ou ter zerado ele após já ter consumido parte do combustível, ai os valores acabam não batendo.
Outro fator que pode influenciar é que o frentista pode ter colocado um pouco menos de gasolina, se você completou o tanque, rodou apenas 240km e abasteceu de novo, uma diferença de 2 litros a menos na hora de abastecer já pode subir a sua média de 13 para 15km\l por exemplo.
Para ter certeza do funcionamento do cb, zere ele sempre que abastecer, rode com o carro até a reserva ou próximo disso e faça as contas, repita pelo menos 3 vezes para ter certeza.
Uma ótima ferramenta é o aplicativo que eu uso, o Drivvo, muito bom pra isso.
Outro fator que pode influenciar é que o frentista pode ter colocado um pouco menos de gasolina, se você completou o tanque, rodou apenas 240km e abasteceu de novo, uma diferença de 2 litros a menos na hora de abastecer já pode subir a sua média de 13 para 15km\l por exemplo.
Para ter certeza do funcionamento do cb, zere ele sempre que abastecer, rode com o carro até a reserva ou próximo disso e faça as contas, repita pelo menos 3 vezes para ter certeza.
Uma ótima ferramenta é o aplicativo que eu uso, o Drivvo, muito bom pra isso.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
Verdade, pode ser que no momento do abastecimento o frentista possa ter colocado a menos, outro fato que aconteceu foi que no momento que eu reabasteci, notei que o nível do marcador estava caindo rápido, pelo odômetro eu havia rodado 25 km e o marcador de combustível já havia descido 1/4 do tanque, no momento achei que o tanque estava com vazamento, parei em outro posto e pedi para completar, depois disso normalizou. Vou baixar este aplicativo e utilizar, outra observação que venho tendo, que tanto o cb quanto o marcador é bem sensível e realista, realmente um litro a mais que o frentista coloca vai impactar no visor.
brunodant
Membro Bronze- Mensagens : 30
Data de inscrição : 24/11/2016
Idade : 37
Localização : Marabá - PA
Re: Consumo em viagem
Eu nunca fiz média de consumo certinho, e eu nunca conseguia nada além de 14 ˜15 km/l, mas devido a algumas multas de velocidade, resolvi andar apenas a 100km/h. E cara, começou a fazer, 18km/l.
fala sério
fala sério
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Consumo em viagem
kkkkkk
É bem isso mesmo, agora já sabemos onde está o problema de quem não consegue passar dos 15km\l com o Etios.
É bem isso mesmo, agora já sabemos onde está o problema de quem não consegue passar dos 15km\l com o Etios.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
Andando com o Etios Sedan AT, no máximo até uns 125 km/h no velocímetro (mas deixando cair um pouco nas subidas) é possível obter um consumo acima de 15 km/l na Rod. Castelo Branco (SP-280).
Na mesma rodovia andando mais forte (sempre procurando manter a 125 km/h no velocímetro e não deixando a velocidade cair nas subidas) notei que só conseguia fazer uns 13,5 km/l no cb. Notei que, andando desta forma, várias vezes entrava a 3a. marcha e o giro do motor subia muito, aumentando o consumo e prejudicando a pouca autonomia do Etios (tanque de combustível pequeno).
Nota referente a erro do velocímetro:
No meu Etios Sedan xls AT, quando o velocímetro registra 125 km/h, o GPS e o cronometro registra 120 km/h.
Para andar 110 km/h reais, roda-se 114/115 km/h no velocímetro.
Na mesma rodovia andando mais forte (sempre procurando manter a 125 km/h no velocímetro e não deixando a velocidade cair nas subidas) notei que só conseguia fazer uns 13,5 km/l no cb. Notei que, andando desta forma, várias vezes entrava a 3a. marcha e o giro do motor subia muito, aumentando o consumo e prejudicando a pouca autonomia do Etios (tanque de combustível pequeno).
Nota referente a erro do velocímetro:
No meu Etios Sedan xls AT, quando o velocímetro registra 125 km/h, o GPS e o cronometro registra 120 km/h.
Para andar 110 km/h reais, roda-se 114/115 km/h no velocímetro.
Convidado- Convidado
Re: Consumo em viagem
Com a gasolina misturada a "50%" de álcool fica difícil fazer uma boa média...
E viajar com álcool é impraticável, já que ele bebe bastante...tá se vc for das regiões produtoras de alcool pode ser que seja uma boa...
Abs
E viajar com álcool é impraticável, já que ele bebe bastante...tá se vc for das regiões produtoras de alcool pode ser que seja uma boa...
Abs
Re: Consumo em viagem
Para mim um veículo econômico (baixo consumo de combustível) é bom, mas mais que economia de combustível, eu priorizo uma boa autonomia.
Como o consumo com etanol é maior, todo carro flex deveria ter um tanque de combustível proporcionalmente maior para garantir uma boa autonomia em estrada.
Por isso, mesmo que no estado de São Paulo encontre vários postos vendendo etanol com preços interessantes, eu só uso gasolina.
A autonomia para quem utiliza o Etios principalmente nas cidades aparentemente não é um grande incomodo. Mas para pessoas como eu que rodo muito em estradas (viagens de mais de 550 km), a autonomia é um item relevante porque obriga o motorista a reabastecer em postos com preços abusivos e qualidade duvidosa.
Nas estradas que eu utilizo com frequência, ainda não encontrei nenhum posto decente. Se o banheiro é limpo, cobram preços abusivos pelo combustível ou a qualidade do combustível não é confiável ou ainda, a lanchonete atende muito precariamente.
Como o consumo com etanol é maior, todo carro flex deveria ter um tanque de combustível proporcionalmente maior para garantir uma boa autonomia em estrada.
Por isso, mesmo que no estado de São Paulo encontre vários postos vendendo etanol com preços interessantes, eu só uso gasolina.
A autonomia para quem utiliza o Etios principalmente nas cidades aparentemente não é um grande incomodo. Mas para pessoas como eu que rodo muito em estradas (viagens de mais de 550 km), a autonomia é um item relevante porque obriga o motorista a reabastecer em postos com preços abusivos e qualidade duvidosa.
Nas estradas que eu utilizo com frequência, ainda não encontrei nenhum posto decente. Se o banheiro é limpo, cobram preços abusivos pelo combustível ou a qualidade do combustível não é confiável ou ainda, a lanchonete atende muito precariamente.
Convidado- Convidado
Re: Consumo em viagem
Infelizmente meu consumo piorou bastante nos últimos 5k
E não melhorou mesmo após a revisão dos 100k
Anteriormente mantendo meu atual trajeto e médias de velocidade conseguia tranquilamente 16,5 a 17km/l
Começou baixando de 0,5 em 0,5 e agora não consigo mais 15km/l
Tenho feito em média 14,3.
Considero que uma parte da perda se deva ao calor que está MUITO forte em Santa Catarina e ando com o ar no talo sempre mas só isso não justifica tamanha piora.
O posto de gasolina que utilizo é sempre o mesmo e de confiança, até tentei trocar e piorou ainda mais indo para 13, voltei ao posto e melhorou para 14,3.
Acredito que seja algo no veículo mesmo.
Vou reclamar na próxima revisão.
E não melhorou mesmo após a revisão dos 100k
Anteriormente mantendo meu atual trajeto e médias de velocidade conseguia tranquilamente 16,5 a 17km/l
Começou baixando de 0,5 em 0,5 e agora não consigo mais 15km/l
Tenho feito em média 14,3.
Considero que uma parte da perda se deva ao calor que está MUITO forte em Santa Catarina e ando com o ar no talo sempre mas só isso não justifica tamanha piora.
O posto de gasolina que utilizo é sempre o mesmo e de confiança, até tentei trocar e piorou ainda mais indo para 13, voltei ao posto e melhorou para 14,3.
Acredito que seja algo no veículo mesmo.
Vou reclamar na próxima revisão.
lucasm
Membro Ouro- Mensagens : 119
Data de inscrição : 31/01/2014
Localização : Florianópolis - SC
Re: Consumo em viagem
Nossa, de 16,5 para 14,3 no mesmo trajeto é uma diferença muito grande, mesmo considerando o ar condicionado, que na minha experiencia não piora em mais de 0,5 a média.
Como as velas do seu carro são novas e a manutenção está em dia, valeria a pena dar uma olhada se a válvula termostática está funcionando e também nos injetores se não estão sujos.
No meu último carro (Peugeot) eu tive um problema de válvula termostática que estava deixando o carro esfriar um pouco na estrada, apesar de não estar travada aberta nem nada disso, isso com menos de 40mil km, isso fazia o consumo piorar em pelo menos 2km\l.
Como as velas do seu carro são novas e a manutenção está em dia, valeria a pena dar uma olhada se a válvula termostática está funcionando e também nos injetores se não estão sujos.
No meu último carro (Peugeot) eu tive um problema de válvula termostática que estava deixando o carro esfriar um pouco na estrada, apesar de não estar travada aberta nem nada disso, isso com menos de 40mil km, isso fazia o consumo piorar em pelo menos 2km\l.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
ta ai uma duvida que sempre tive ... muitos dizem que o bico injetor nao suja pois ele possui uma camada de teflon ... que esta historia de limpar bico é mais para tirar grana do proprietario ......
e ai suja ou nao suja ?
e ai suja ou nao suja ?
Rlopes0405
Membro Bronze- Mensagens : 35
Data de inscrição : 25/02/2016
Localização : SP
Re: Consumo em viagem
Rlopes0405, suja sim, mas o ideal não é sair limpando, e sim colocar na máquina e fazer o teste de equalização, se tiver desequalizado, ai tem que limpar.
Mas tem carros que tem que fazer limpeza de bico com 30mil km e outros estão com mais de 100mil km sem nenhum problema, o principal segredo para não ter problema é trocar sempre o filtro de combustível, que no caso do Etios é a cada 10mil km e usar combustível de qualidade, ai dificilmente vai dar problema.
Um grande risco que existe no Brasil é sujar os bicos por causa de combustível adulterado, você está viajando, abastece na estrada um combustível ruim e acaba sujando o sistema, ai é um caso que tem que fazer a limpeza sim, muitos carros inclusive falham por causa de sujeira nos bicos.
Quando eles estão desequalizados você pode notar uma aspereza no funcionamento do carro, marcha lenta oscilando, dificuldade de partida e aumento no consumo de combustível, no meu carro por exemplo, mesmo com mais de 80mil km ele não tem nenhum desses sintomas, e faz a mesma média de consumo de quando era novo, então não tem por que sair fazendo limpeza de bico.
Mas tem carros que tem que fazer limpeza de bico com 30mil km e outros estão com mais de 100mil km sem nenhum problema, o principal segredo para não ter problema é trocar sempre o filtro de combustível, que no caso do Etios é a cada 10mil km e usar combustível de qualidade, ai dificilmente vai dar problema.
Um grande risco que existe no Brasil é sujar os bicos por causa de combustível adulterado, você está viajando, abastece na estrada um combustível ruim e acaba sujando o sistema, ai é um caso que tem que fazer a limpeza sim, muitos carros inclusive falham por causa de sujeira nos bicos.
Quando eles estão desequalizados você pode notar uma aspereza no funcionamento do carro, marcha lenta oscilando, dificuldade de partida e aumento no consumo de combustível, no meu carro por exemplo, mesmo com mais de 80mil km ele não tem nenhum desses sintomas, e faz a mesma média de consumo de quando era novo, então não tem por que sair fazendo limpeza de bico.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
otimas informaçoes. sempre imaginei que trocando o filtro tudo iria ficar mais sussa ..... com relaçao a combustivel ... sempre que vou viajar penso nisso... hahah... meu deus onde vou abastecer na estrada .... hahaha .. uso muito mais etanol que gasolina .... 2 tanques de etanol e 1 de gasolina ...
Rlopes0405
Membro Bronze- Mensagens : 35
Data de inscrição : 25/02/2016
Localização : SP
Re: Consumo em viagem
Isso, o principal é cuidar do combustível, e lembrar que filtro sujo não filtra bem. kkkkk
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
O meu XLS SD AT4 fez a primeira viagem com 2.000 km. O trecho foi em pista dupla em cerca de 400 km rodados, com 120 km/h no velocímetro. No computador marcou a média de ida e volta 15,7 km/l. A marcação na bomba de combustível ficou em 15,9 km/l.
No meu, essa diferença fica entre 0,2 e 0,4 km/l, desde zero km.
Já a média geral no computador está em 12,8 km/l. Brasília tem essa vantagem...
No meu, essa diferença fica entre 0,2 e 0,4 km/l, desde zero km.
Já a média geral no computador está em 12,8 km/l. Brasília tem essa vantagem...
Convidado- Convidado
Re: Consumo em viagem
charleschf, fez uma média muito boa, quase 16 por litro é muita coisa para um carro AT4 rodando a 120km\h
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
Exato, e o carro estava cheio, inclusive a mala. Mas a pista dupla Brasília-Goiânia ajuda bastante.
Como vc mesmo constatou, na saída de Brasília mantive entre 100 e 110 km/h e o consumo era melhor.
Durante as subidas é melhor tirar o piloto automático e deixar a velocidade cair um pouco, evita a redução de marchas em subidas leves.
Como vc mesmo constatou, na saída de Brasília mantive entre 100 e 110 km/h e o consumo era melhor.
Durante as subidas é melhor tirar o piloto automático e deixar a velocidade cair um pouco, evita a redução de marchas em subidas leves.
Convidado- Convidado
Re: Consumo em viagem
O consumo em estrada do meu Etios AT varia muito.
Meus consumos observados nas estradas tem variado entre 13,0 km/l a pouco mais de 15,0 km/l.
Observo que varia muito conforme o tipo de estrada (pista simples ou dupla), tráfego (carregado ou não), piloto automático (ligado ou não), vazio ou lotado, etc.
Também observei que varia conforme a bandeira do posto. Dizem que gasolina é tudo igual, mas sempre que abasteço com gasolina Shell (qualquer posto Shell) percebo que o consumo aumenta uns 5%. Desta forma, tenho evitado os postos da Shell, preferindo os da Ipiranga.
Meus consumos observados nas estradas tem variado entre 13,0 km/l a pouco mais de 15,0 km/l.
Observo que varia muito conforme o tipo de estrada (pista simples ou dupla), tráfego (carregado ou não), piloto automático (ligado ou não), vazio ou lotado, etc.
Também observei que varia conforme a bandeira do posto. Dizem que gasolina é tudo igual, mas sempre que abasteço com gasolina Shell (qualquer posto Shell) percebo que o consumo aumenta uns 5%. Desta forma, tenho evitado os postos da Shell, preferindo os da Ipiranga.
Convidado- Convidado
Re: Consumo em viagem
Obrigado pelas dicas.
Vou pedir na revisão de 110 uma boa olhada nisso.
Mais um duvida =)
Hoje estava olhando o manual para revisão do FIT da minha noiva e vi que a Honda considera situações de uso severo carros que rodam trajetos curtos, ficam no trânsito etc...
Uma das observações fala que carros que ficam em praia ou região de maresia são considerados de uso severo. Então fica a minha dúvida.
Moro em Florianópolis, passo diariamente na beira do mar entretanto pego muita BR, no mínimo 70% da Km do meu carro é feita em velocidade de cruzeiro e quinta marcha.
Devo considerar ele uso severo pela maresia? Se sim... deveria ter trocado o óleo de 5 em 5k nos últimos 30 mil KM que voltei a morar em Floripa :/
Vou pedir na revisão de 110 uma boa olhada nisso.
Mais um duvida =)
Hoje estava olhando o manual para revisão do FIT da minha noiva e vi que a Honda considera situações de uso severo carros que rodam trajetos curtos, ficam no trânsito etc...
Uma das observações fala que carros que ficam em praia ou região de maresia são considerados de uso severo. Então fica a minha dúvida.
Moro em Florianópolis, passo diariamente na beira do mar entretanto pego muita BR, no mínimo 70% da Km do meu carro é feita em velocidade de cruzeiro e quinta marcha.
Devo considerar ele uso severo pela maresia? Se sim... deveria ter trocado o óleo de 5 em 5k nos últimos 30 mil KM que voltei a morar em Floripa :/
lucasm
Membro Ouro- Mensagens : 119
Data de inscrição : 31/01/2014
Localização : Florianópolis - SC
Re: Consumo em viagem
Se a beira do mar que você cita for as Av. Beira Mar Norte a Av. Beira Mar Sul (de Floripa) e mais algumas estradas pavimentadas para cidade vizinhas de Floripa ou aquelas para as praias do norte ou sul da ilha de Floripa, eu não considero uso severo.
Para mim, uso severo na beira do mar são aqueles trajetos feitos na areia ou dunas, atravessando pequenos cursos d'água como aqueles que vemos sendo praticados por alguns turistas em férias.
Também não considero a maresia como uso severo para moradores de cidades praianas (exceto aqueles que ficam constantemente de frente para o mar que chegam a tomar respingos das ondas do mar). A maresia não influi no período de troca de lubrificantes. Talvez seja conveniente reduzir os intervalos entre as lavagens.
Já se roda por onde tem muita poderia ou areia, pode ser altamente recomendável troca o filtro de ar com maior frequência.
Considere apenas como uma opinião.
Para mim, uso severo na beira do mar são aqueles trajetos feitos na areia ou dunas, atravessando pequenos cursos d'água como aqueles que vemos sendo praticados por alguns turistas em férias.
Também não considero a maresia como uso severo para moradores de cidades praianas (exceto aqueles que ficam constantemente de frente para o mar que chegam a tomar respingos das ondas do mar). A maresia não influi no período de troca de lubrificantes. Talvez seja conveniente reduzir os intervalos entre as lavagens.
Já se roda por onde tem muita poderia ou areia, pode ser altamente recomendável troca o filtro de ar com maior frequência.
Considere apenas como uma opinião.
Convidado- Convidado
Re: Consumo em viagem
Concordo com o Roberto Rty, não considero o seu uso como severo, muito pelo contrário.
Nem tudo que lemos no manual da para levar ao pé da letra, pois tem muitas coisas ali que são só para proteger a montadora no caso de ações judiciais, o maior exemplo disso é o consumo de óleo do motor, onde o manual diz que é considerado anormal apenas se o consumo for de mais de 1L a cada 1.000km, ou seja, se o carro estiver gastando 9L de óleo entre cada revisão está normal.
Acredito que o mesmo vale para essas condições de uso severo, se seguir ao pé da letra, todos os carros tem uso severo, por um motivo ou outro.
Nem tudo que lemos no manual da para levar ao pé da letra, pois tem muitas coisas ali que são só para proteger a montadora no caso de ações judiciais, o maior exemplo disso é o consumo de óleo do motor, onde o manual diz que é considerado anormal apenas se o consumo for de mais de 1L a cada 1.000km, ou seja, se o carro estiver gastando 9L de óleo entre cada revisão está normal.
Acredito que o mesmo vale para essas condições de uso severo, se seguir ao pé da letra, todos os carros tem uso severo, por um motivo ou outro.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Consumo em viagem
Beleza! Obrigado pessoal.
Se tivesse que troca de 5 em 5k seria uma troca a cada 2 meses
Se tivesse que troca de 5 em 5k seria uma troca a cada 2 meses
lucasm
Membro Ouro- Mensagens : 119
Data de inscrição : 31/01/2014
Localização : Florianópolis - SC
Re: Consumo em viagem
Minha média HB XS 1.5 2016/2017.
Velocidade controlada basicamente por 3 mil RPM.
Mandei um e-mail para Toyota o que seria ALTA VELOCIDADE, pois ela pede no manual evitar isso nos primeiros 1600. Sendo assim, segui a risca.
Segundo a Toyota seria acima de 3500 RPM. Desta forma, resolvi limitar a 3 Mil RPM.
Atual com 1800 Km. Vou esperar 2mil KM para testar de verdade o motor. Tanto que tenho evitado ultrapassagem para não passar de 3 mil RPM. Apesar de que, varias vezes só cheguei a 5 e ele foi embora.
Re: Consumo em viagem
Olá pessoal, muito boa essa discussão, minha esposa e eu estamos bastante insatisfeitos como nosso Etiso Sedan XS 2016 AT. Não conseguimos melhorar o rendimento dele de jeito nenhum. Hoje ele mostra no painel 8,5 de consumo, não importa se é Etanol ou Gasolina. Desde o natal estou dirigindo o carro constantemente, foram uns 5 tanques, um hora coloquei gasolina e esperei entrar na reserva, outra hora etanol e esperei entrar na reserva. Nada melhora o consumo dele, não sou de esguelar o carro, sempre rodando no limite dos 3000 Rpm, algumas vezes em ultrapassagem ele vai a 4500, mas não acredito que isso seja o problema. Já levamos o carro na concessionaria e não acharam nada. Já estou pensando até em trocar esse carro um Hona City.
Alguma idéia?
Alguma idéia?
krivo
Membro Bronze- Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/07/2016
Localização : Belo Horizonte - MG
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Consumo de combustível
» Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
» Capa protetora de para-choque e capô - usada em viagem
» Consumo no GNV
» Consumo alto
» Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
» Capa protetora de para-choque e capô - usada em viagem
» Consumo no GNV
» Consumo alto
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|