Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Central Wings Play
por luccasfigueira Ontem à(s) 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Ontem à(s) 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09


Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

3 participantes

Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Convidado Sáb 27 Ago 2016, 17:15

Prezados colegas do Clube Etios. 

Venho registrar minhas considerações em relação ao Etios 1.3X (2016/2017) 6 marchas,azul journey, adquirido no início de julho/2017. Fiz questão de escolher a cor que achava mais bonita, dentre todas aquelas no catálogo. Apesar do Etios não ser destaque no quesito "beleza", queria uma cor bonita. Após 2 meses de uso, com 3 mil km rodados (viagem de 2000 km percorridos) seguem as considerações:

Veículo anterior: Palio 1.8 (2003/2004) gasolina. 

Diferenças percebidas entre o Palio e o Etios: Por ser 7cm mais largos, tive mais dificuldade em realizar balizas e entrar na garagem ( com muitas colunas). Requer mais cuidado, mesmo não sendo um veículo tão grande (em comprimento).
Tive um pouco de dificuldade em calcular a distância do veículo estacionado atrás, nas manobras de ré. No Palio a visão traseira era melhor, e percebia com mais nitidez a proximidade com o veículo estacionado atrás.
O Palio, por ser 8v, era mais silencioso que o Etios (16v). Já tive um outro veículo 16v ( Gol GIII 1.0 16v) e era a mesma coisa. Ao se arrancar,escuta-se barulho maior, vindo da aceleração. E requer um pouco mais de cuidado pra que o motor não "apague" durante a arrancada. Isso com o tempo se acostuma.

P0NTOS POSITIVOS:

MOTOR - Considero o motor 1.3 X EXCELENTE. Na cidade não senti falta nenhuma do meu Palio 1.8. Mesmo nos lugares mais íngremes ele não sente dificuldades. Reage super bem.
Na estrada, percorri cerca de 2000 km e fiquei satisfeito com o desempenho do carro. Dentro da proposta, 1,3 litros, o carro tem o desempenho super bom. Chega aos 120km/h com bastante facilidade, principalmente por ser muito leve. Realiza ultrapassagens com segurança, respondendo bem. A partir dos 2000rpm já tem uma boa quantidade de torque disponível. A 4000rpm vem o torque máximo.
Fiquei impressionado que náo há diferença, ao rodar na estrada, quanto ao uso do ar-condicionado. Pra mim o desempenho não alterou de maneira significativa. Em nenhum momento tive que desligar o ar para ultrapassar. 
Rodei a maior parte com Etanol. Com gasolina ele rende 88cv e 12,5kgf de torque. Já com etanol rende 98cv e 13,1kgf de torque.  O carro se mostrou espertinho.
Na maior parte das subidas a única redução exigida é a de 6° marcha pra 5° marcha. Só em algumas situações tive que colocar a 4° marcha. O carro sobe bem. Até mesmo nas condições de ficar atrás de um caminhão, em uma subida, e depois ter que ganhar velocidade, ele recupera com bastante agilidade. Responde bem.

SUSPENSÃO - A suspensão do Etios 2017 é FANTÁSTICA. Na estrada, transmite muita segurança. É um carro bastante estável. Realizei curvas em alta velocidade, em trechos sinuosos, acompanhando veículos mais sofisticados, cujas suspensões são referências, tais como Golf, Corolla, Focus e Jetta, e o Etios andou de igual pra igual. O carro fica "pregadinho no chão", não é de cantar pneu ( 175/65/14 Bridgestone). Não é uma suspensão dura, e sim firme. Fizeram um excelente trabalho.

ESPAÇO INTERNO - Achei FANTÁSTICO. Eu, que tenho por costume sentar com o banco mais afastado do volante, sentando atrás de mim, ficaria muito bem acomodado. Quem viaja atrás vai com muito espaço e conforto. Baita espaço, digno de muitos aplausos. 

CONSUMO - Achei SATISFATÓRIO. Não é nada tão primoroso. Na gasolina, em cidade, uma média de 11km a 12km/l, rodando em bairro, com velocidade na média de 40km/h. Na estrada, rodando a uns 120km, faz 15,5 a 16km/l. Tudo com ar ligado. Já no Etanol, na estrada, média de 11,5 a 12km/l, no mesmo ritmo de velocidade e também com ar ligado. 

CÂMBIO - Esse novo câmbio adotado  de 6 marchas (5+E) tem o foco na economia. Na estrada praticamente só andava de 6° marcha. Excelente para trechos de pista dupla, com velocidade de cruzeiro a 120km/h. O giro cai bastante, por volta de 2800rpm. As trocas de marchas são satisfatórias. Não é nada tão primoroso. Cumpre bem o seu papel.

PAINEL DIGITAL - Ficou muito bonito, valorizou o carro e chama bastante atenção. Ficou devendo o marcador de temperatura externa (ambiente). Quanto à velocidade registrada no painel digital, fica o aviso de que há uma diferença acima do razoável entre a velocidade real( emitida por GPS e radares) e a velocidade registrada no painel. Nos radares, passando a 60 km/h (no painel) a velocidade segundo o GPS e o radar é de 52/53km/h. Já a 120km/h (painel) a velocidade real fica na faixa de 107/108km/h (GPS). 


PONTOS NEGATIVOS: O que tem me deixado bem insatisfeito até o momento são os BARULHOS INTERNOS vindo do painel e das portas dianteiras. O meu Etios está uma verdadeira "escola de samba". Há ruídos vindo próximo do painel digital, e das saídas do ar-condicionado. Além disso, os vidros fazem barulhos, como se estivessem soltos. Todos os barulhos internos acontecem, principalmente, ao passar por asfalto irregular e se ancentuam nos dias mais frios. Não faço ideia do porquê.

Não gostei das saídas do ar-condicionado no formato circular. É difícil de espalhar o ar pelo carro. Ele fica muito localizado. Tenho que mexer por várias vezes nas saídas de ar, já que tem hora que o ar vem em uma posição, daí mudo, depois volto e assim sucessivamente.

CONCLUSÃO: É um carro que me surpreendeu positivamente e também negativamente. O aspecto positivo foi relatado acima. Quanto ao aspecto negativo, do barulho interno, fiquei bastante chateado, pois com 2 meses de uso, 3000km rodados, um carro 0km está com muito barulho interno. Não esperava isso da Toyota, pela qualidade de seus veículos. Talvez eu tenha sido "premiado" nesse aspecto, já que lendo relatos na Internet não encontrei muitas queixas sobre barulho interno no Etios. O que vi, e que me causou espanto, foram reclamações relacionadas aos barulhos internos no Corolla (atual). Já tive outros modelos "populares" e nenhum deles me causou incômodo considerável em relação aos barulhos internos.
Levarei o carro, pela segunda vez, à concessionária para fazer com que esses barulhos cessem, ou pelo menos diminuam.
A princípio tinha planejado ficar com o Etios por uns 5 anos. Isso poderá acontecer caso essa questão dos barulhos venham a cessar ou reduzir significativamente. Caso contrário, daqui a uns 2 a 3 anos, trocarei por um outro modelo.
Fico na expectativa de que tudo isso possa ser resolvido!

Tinha feito um resumo anterior, bem mais detalhado, mas como não copiei o texto antes, fui enviar e deu erro. Tive que refazer novamente, sem as mesmas especificidades de antes.

Caso tenham alguma dúvida e queiram fazer perguntas, estarei à disposição para respondê-las.

Abraços a todos os membros do Clube Etios!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Diogo Dom 28 Ago 2016, 00:59

Concordo com todos os pontos citados amigo, o Etios realmente é um carro que praticamente não tem pontos fracos, mas os poucos que tem são bem chatos mesmo, caso dos barulhos internos e as saídas de ar, que com o tempo fica soltas e mudam de posição sozinhas.

Não espere que a CSS resolva os barulhos, até agora ninguém teve sucesso nisso, o mais fácil é você mesmo fazer, no meu eu coloquei espuma em alguns pontos que faziam barulho e melhorou bastante.

Mas já deixo uma observação quanto a essa questão de barulhos internos, isso tem sido uma constante em praticamente todos os populares e até em alguns carros mais caros como o Corolla, inclusive tem vários populares por aí com mais barulhos internos e sem os pontos positivos do Etios.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Convidado Dom 04 Set 2016, 11:12

Levei o Etios, pela segunda vez, à concessionária. Vamos lá!

BARULHO NOS VIDROS DIANTEIROS: mais uma vez a concessionária alegou que os vidros não estavam encaixados nas canaletas. Daí o barulho nas portas da dianteira. Fizeram o serviço. Considero que não ficou 100%. O barulho irritante cessou. Mas percebo que tem alguma "coisa errada". Continua a dar um barulhinho estranho quando passo por superfícies irregulares.

RUÍDOS NO PAINEL: Essa é uma outra questão problemática. A concessionária alegou que fez uns reparos e que os barulhos eram derivados do atrito entre o painel e a carroceria. Pois bem, realizado o reparo os ruídos diminuíram, mas considero, ainda, um incômodo.
Rodei por superfícies irregulares (paralelepípedos e trechos de terra) e ainda tá barulhento. O que a suspensão tem de elogiável, peca-se nos ruídos gerados pelo painel. O que o colega aqui falou, parece ser algo crônico, inerente ao Etios.

CONSIDERAÇÕES: considero que a grande virtude desse carro é a sua utilização na estrada. O Etios é muito valente, com a sensação de que "pede" uma estrada. Tem um rodar muito agradável, motor muito forte (1,3 litros), e anda como "gente grande". 
Não pretendo voltar à concessionária pra quebrar a cabeça em cima desses ruídos. Se por acaso eles aumentarem, de forma considerável, agendarei uma outra visita. Caso contrário, bola pra frente.

OFF TOPIC - Andei em um Nissan Versa (2016), com pouco tempo de uso. O motorista passou em umas superfícies irregulares. Coitado. O carro está mais barulhento que o meu. Um carro confortável, espaço interno muito bom, mas o barulho vindo do painel gerava certo incômodo. Uma pena.

Abraços!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Emerson Warne Dom 04 Set 2016, 16:36

O problema da Nissan é os altos preços das peças de substituição, nem pensar em comprar um carro que querem tirar o seu "Figado" quando aparece avaria em alguma coisa.
Abs
Emerson
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 991
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Diogo Dom 04 Set 2016, 20:16

Eu também não compro carro da Nissan por causa disso, nem mesmo avalio como opção, pois não tem coisa pior que precisar de uma peça e a CSS pedir 10x mais que o valor justo, fora que muitas peças da Nissan duram menos do que deveria.

Outro problema é a desvalorização muito acima da média, talvez um reflexo da manutenção cara.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Convidado Seg 05 Set 2016, 13:05

Vocês me fizeram lembrar do cara que procurava pela tampa do reservatório do Nissan Sentra, procurou a concessionária e foi informado de que a tampa custava R$ 180,00. Por coincidência, essa pessoa percebeu que a tampa do Gatorade fazia a mesma função. Hahahahahahaaha. Gastou 5 reais e tudo resolvido!!

http://www.seminovosbh.com.br/noticias/brasileiro-usa-tampa-de-gatorade-para-problema-da-nissan/

Tá aí o link da reportagem
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Emerson Warne Seg 05 Set 2016, 17:37

kkkkkkk! É como o cara da matéria falou...O brasileiro tem que ser estudado...kkkkkk
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 991
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Rodrigo Ter 06 Set 2016, 10:37

Não só a Nissan cobra caro pelas suas peças mas a Honda também cobra um absurdo de caro. É difícil dar problema nos carros da Honda, mas se precisar de peças originais, chore pois além de ser caro tem que esperar peças da fábrica.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Convidado Qua 07 Set 2016, 09:43

A Nissan é uma das japonesas que não atingiu o mesmo status de uma Toyota ou Honda.
Nas vendas os seus usados são mais desvalorizados. Além disso não se destaca tanto no número de vendas em comparação à Toyota e Honda, que já fizeram uma bela história no nosso mercado de veículos.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Novo proprietário Etios 1.3X MT6  (2016/2017) - Considerações Empty Re: Novo proprietário Etios 1.3X MT6 (2016/2017) - Considerações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos