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Amaciando o motor 0KM do Etios

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Mensagem por Barrica Qui 22 maio 2014, 21:46

Uma duvida que gostaria que os amigos do clube me ajudassem seria saber como andar os primeiros km com o Etios e mante-lo em plena Saude, tipo nao ultrapassar qual rotacao, ate que numero de kms??? grato
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Mensagem por Luiz Fernando Qui 22 maio 2014, 21:59

Bom Barrica, até onde eu sei, hoje em dia não existe mais esse negócio de amaciar motor, o que existe é o bom senso em não forçar muitos os rpms até mais ou menos os primeiros 1.000 km, mas não quer dizer que a pessoa não possa pegar o carro 0 KM, sair da CSS e pegar uma estrada, pode, mas não esticar muito as marchas até esses 1.000 KM. É isso que ando lendo de uns anos prá cá !!!!
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Mensagem por alexsander.allbani Qui 22 maio 2014, 22:51


No meu caso, que não sou de acelerar muito, raramente chego aos 4 ou 5 mil rpms... então nunca me preocupei muito com o amaciamento do motor. hehehe

Nunca fiz cortar o giro em um carro meu.
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Mensagem por vinassif Qui 22 maio 2014, 22:56

Vou falar o que está no manual. Até os 1600 km não forçar a rotação, não chegar em velocidades muito altas e não frear bruscamente
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Mensagem por alexsander.allbani Qui 22 maio 2014, 23:06

O frear bruscamente pode ser inevitável.  Shocked 
Esperamos não precisar. hehehe
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Mensagem por Barrica Sex 23 maio 2014, 07:07

e mais uma vez , muito agradescido pela ajuda,,,,
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Mensagem por Mauro Farto Sáb 24 maio 2014, 13:59

No manual diz que não é recomendável frear bruscamente antes do 300km
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Mensagem por cmarques Sáb 24 maio 2014, 14:04

Essa regra e valida para qualquer carro com "freio novo"... ou seja , tenha trocado pasatilhas ou conjunto disco / pastilhas...
É porque é necessario que as pastilhas "assentem" (se acomodem) direito com os primeiros km/freiadas para que funcionem com eficiencia...


Última edição por cmarques em Sáb 24 maio 2014, 14:13, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Urubaldo Sáb 24 maio 2014, 14:10

Além do que já falaram acima, o manual diz pra evitar acelerações repentinas e não ficar dirigindo direto em marchas baixas durante os primeiros 1600 km. (Veja a página 4-1-3 do manual)
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Mensagem por Convidado Ter 27 maio 2014, 09:33

Como o processo de fabricação das peças melhorou muito (elas passaram a ser fabricadas quase que de maneira perfeita - praticamente não apresentando rebarbas), o amaciamento do motor passou a ser mais tranquilo. Hoje, por exemplo, a primeira troca de óleo ocorre geralmente na primeira revisão que varia de acordo com a montadora. Antigamente a primeira troca de óleo ocorria logo aos 1000 km para que fosse retirado do motor as limalhas provenientes das peças que tinham muitas rebarbas.
Quanto ao uso dos freios, conforme já citado pelos colegas acima, as pastilhas "zero km" ainda não estão assentadas corretamente ao disco e por isso não convém abusar, sem contar que os pneus, também, ainda possuem aquela cera de fábrica que é um tanto quanto lisa (sinto isso, com mais intensidade nos pneus da moto quando os troco).
Fora isso, não convém abusar nem quando o motor já está amaciado... faz parte do bom relacionamento que temos com nossas carangas a fim de que ele seja duradouro, né mesmo?
No mais é só ir pra galera..........
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Mensagem por cfioranti Sex 20 Jun 2014, 12:26

pra mim não existe o amaciando motor. Como disseram, com tanta tecnologia e precisão, não é preciso amaciar motor.
Quanto aos freios sim, seguir recomendação do manual.

Uma coisa que prego é: qq motor, seja ele zero ou rodado, nunca subir demais as rotações antes do motor atingir a temperatura de trabalho. Uma vez nessa temperatura, pode pisar a vontade. Como no etios não tem marcador de temperatura, em camaçari ele atingi a temperatura em 4km (dá pra sentir pelo funcionamento do motor e, como todos aqui curtem muito o carro, irão perceber se prestarem atenção). Em SP no inverno pode demorar uns 6 a 8km.
Para não passar dos 3000 rpm, marque as velocidades de troca para a cada 20km/h ou pouco menos que isso (meu etios não tem conta-giros).

Tirei um Palio Fire da concessionária zerinho e, com 20km rodados estava na estrada a 150km/h, que dá quase 6000 rpm no motor novo. Esse carro durou até eu vender, com 145 mil km rodados e consumo ótimo.


Espero ter ajudado com esse conhecimento. Se eu estiver errado, me falem!

Abraço.
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Mensagem por pachecao Sáb 02 maio 2015, 23:44

Eu já amaciei 2 Renault kangoo e já tirando da css quebrei todos os giros possíveis. Bom o resultado disso foi que a 1° foi vendida com 190 kp sem problemas e a 2° está com 80kp rodando liza ou seja afunde ou não o pé e seja feliz.
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Mensagem por Adolfo_Mayer Sex 15 maio 2015, 18:53

Em relação aos freios, acho que o que senti no meu Etios sedan 1.5 XLS deve ter sido algo parecido. Ele está com 200km e como sempre tem um doido fazendo doidices no transito, fui forçado a frear mais pesado (não tão forte assim, mas com mais força que o normal) e senti a pressão das pastilhas e um barulho estranho. Acreditei que deve ser isso dos 300km para as pastilhas se adaptarem.
No caso do amaciamento, eu não sou de correr muito nem acelerar muito mesmo. Mas o meu tem conta giros e eu nunca deixo chegar nos 3000. A relação, comigo é mais ou menos assim:

Marcha - Km/h - RPM
1ª - até 25 - até 2400
2ª - 25/45 - até 2400
3ª - 45/60 - até 2500
4ª - até 85 - até 2800
5ª, quase não usei, pois não peguei a estrada ainda. Na cidade é raro.

Isso é aproximado, não olho todo o tempo.

Dizem que até 3000 rpm, ele é mais econômico. Ainda não consegui medir o consumo. É verdade? creio que sim. Antes desse eu tinha um clio sedan que eu rodava sempre abaixo de 3000 rpm e ele fazia 12km na cidade (60% do tempo com o ar ligado). No Etios, ando também com 60% do tempo com ar ligado. HELLCIFE é quente pra caramba!



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Mensagem por Luiz Fernando Sex 15 maio 2015, 19:24

Provavelmente esse barulho ao frear forte deve ser o AbS que entrou em ação, observar....
Sim, trocando as marchas até 3000 rpm certeza de uma boa economia.
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Mensagem por Adolfo_Mayer Sex 15 maio 2015, 20:10

Bem lembrado. Vou ficar de butuca nele..
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Mensagem por fabricioc Dom 05 Jun 2016, 21:13

O meu 1.3x amaciou um pouco. Claro que o processo de amaciamento é gradual. Quando tava zero fazia 13km/L. Agora tô fazendo 17km/L pouco mais de estrada que urbano. Difícil dizer em termos de desempenho o quanto melhorou. Mas melhorou sim. Quanto ao barulho no freio acho que é normal. Característica da pastilha. Não é defeito.
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