antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Meu som não liga mais!, me ajudem!!
por evanildogb Hoje à(s) 23:19

» Troca de amortecedores etios xls 2016
por Sandrosilva Hoje à(s) 18:00

» Embreagem acabou com 66.000 km
por rodrigoho Hoje à(s) 08:50

» Central Multimídia e Painel
por francis.rg Ontem à(s) 20:59

» Óleo Caixa de Marcha
por Diogo Ontem à(s) 14:40

» Seta ligada direto
por Diogo Ontem à(s) 14:38

» Teto muito barulhento na chuva
por R/T Ontem à(s) 12:32

» Suspensão
por kevibem Sab 08 Dez 2018, 23:36

» Suspensão
por Márcio Rocha Sex 07 Dez 2018, 18:05

» Como trocar o pisca seta do retrovisor do Etios Cross?
por Diogo Qui 06 Dez 2018, 17:53

» Luz vermelha no painel (cadeado piscando)
por arkbral Qua 05 Dez 2018, 13:09

» Etios rodas 18 com pneu 225/40/18, será que coloco molas esportivas?
por arkbral Qua 05 Dez 2018, 11:56

» Mudança medida de pneu! 195/60R15 ou 195/65R15?
por arkbral Qua 05 Dez 2018, 11:52

» Rodas e pneus - Ferramenta para cálculo de tamanho
por arkbral Qua 05 Dez 2018, 11:51

» Pneus 195/65/15
por arkbral Qua 05 Dez 2018, 11:48

» Rangido nas portas
por Marcos1881 Qua 05 Dez 2018, 00:36

» Troca de combustível
por Joao bohrer Ter 04 Dez 2018, 22:14

» Farol de Neblina precisa regularizar? Perde garantia?
por rodrigoho Ter 04 Dez 2018, 17:02

» Quando se troca o óleo da caixa de marcha?
por Diogo Ter 04 Dez 2018, 12:23

» [VENDO] Etios Cross HB Manual - 2015/2015
por Adelino Mazuti Seg 03 Dez 2018, 16:36

» Instalação de kit turbo no Etios 1.5
por rodrigoho Seg 03 Dez 2018, 13:44

» Consumo do Etios 1.5 Ready AT 17/18
por marcio_uti Seg 03 Dez 2018, 10:22

» Melhorias no fórum
por Adelino Mazuti Seg 03 Dez 2018, 08:36

Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Página 6 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Saburo em Qui 05 Maio 2016, 12:46

lamps escreveu:Saburo, eu meço o consumo dos meus carros desde janeiro de 2014, sem falta. A média do meu classic em 1 ano e meio foi 10.55km/l. 95% cidade, sempre aditivada.
Este etios hatch em pouco mais de 6 meses está fazendo 12.12km/l, nas mesmas circunstâncias.
O meu classic só bebe mais quando uso o ar e também quando pego estrada, dai ele cai pra 12 km/l.
Estou migrando pro Etios por causa das viagens, porque pra cidade meu 1.0 me atende muito bem.
avatar
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 144
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Saburo em Qui 05 Maio 2016, 13:50

ric+20 escreveu:Saburo, eu tenho um manual 15/16(modelo antigo)...A agilidade do carro é muito boa...Fiz o test drive no automático e chamei bem mais lento...quando deu carro chegar faz um relatório pra nós aqui fazendo favor...

Ric, com certeza irei relatar.
avatar
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 144
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por lamps em Qui 05 Maio 2016, 14:42

Todas as minhas medições são feitas com o ar ligado, vidros fechados, altitude 0. 100% do tempo. =D
avatar
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por ksio89 em Qui 05 Maio 2016, 18:29

Não tem calibração que compense o baixo número de marchas no câmbio automático do Etios. Vai prejudicar com certeza o consumo e as retomadas, pois fica um "buraco", dificultando a combinação ideal de uma relação de marcha com a rotação do motor. Pode até funcionar bem, mas eu também não engulo esse AT4 no Etios. Se a Newland perto aqui de casa Fortaleza possuir um manual, eu vou ver se faço um Test Drive pra avaliar.
avatar
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 274
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 29
Localização : Fortaleza - CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por ric+20 em Qui 05 Maio 2016, 18:50

Saburo, pelo jeito vc vai ficar bem satisfeito com o seu manual. Veja as impressões que encontrei no site www.notíciasautomotivas.com.br comparando ao Etios 1.5 automático:
"No caso do 1.5 manual, também avaliado em um Etios Sedan, o desempenho foi nitidamente superior. A elasticidade do 1.5 Dual VVT-i pôde ser observada ao rodar abaixo de 1.000 rpm sem trepidação.

Em sexta marcha, é possível andar a 50 km/h sem engasgos e aparente falta de força. Moderando-se o pé e acelerando de forma gradual, não demora para se alcançar 120 km/h sem alteração de marcha. Nas ultrapassagem a 80 km/h, pode-se jogar uma quinta que o Etios 1.5 vai tranquilamente. As retomadas são muito boas e as saídas são mais do que adequadas para a proposta do carro.

Rodando a 110 km/h, o marcador também se mantém em 2.500 rpm. Falando da sexta, ela não foi feita para manter um cruzeiro econômico no Etios 2017, respondendo normalmente ao acelerador. O escalonamento de marchas, tanto no 1.3 quanto no 1.5, é muito bom. A embreagem de acionamento hidráulico é macia e tem curso adequado."
avatar
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 569
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Saburo em Sex 06 Maio 2016, 12:20

Tomara ric+20, tomara!! Afinal comprei o veículo apenas por analogia ao outros modelos, e essa matéria também pesou bastante para fechar o negócio antes de fazer o Test Drive em manual 16/17.
Pra quem conhece Brasília sabe que aqui tem vias que possibilizam eu utilizar a sexta marcha em quase todo o seu trajeto. Aguardemos, a previsão de chegada é dia 17/05. bounce
avatar
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 144
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por RogerSilva em Sex 06 Maio 2016, 18:26


Flagra: Toyota Etios reestilizado aparece em testes… na Índia
05/05/2016 |


http://carplace.uol.com.br/flagra-toyota-etios-reestilizado-aparece-em-testes-na-india/
avatar
RogerSilva

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 96
Data de inscrição : 22/04/2014
Localização : Imperatriz - MA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Gizmo em Sab 07 Maio 2016, 02:03

Na concessionária, há uma semana e meia, ainda não havia taxa zero pro 2017. Agora vi no site, e tem. É zero, mas tem algumas taxas...
E agora tem a foto 360°, interior e exterior do 2017.
avatar
Gizmo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 124
Data de inscrição : 29/04/2016
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Emerson Warne em Sab 07 Maio 2016, 19:09

Estava olhando o Etios 2017 no site...e me peguei a pensar...O Etios top está 60.200 mil, então, o platinum vai ficar na casa dos 65 mil, isso se tiver a venda esse modelo, então, o Corolla basico custa 69 mil.
Vocês que gostam do Etios top, vale a pena mesmo comprar o Etios completo, se é quase o mesmo preço do Corolla!?

Abs
Emerson
avatar
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 832
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 41
Localização : Belém - PA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por ric+20 em Sab 07 Maio 2016, 19:11

Tem mesmo um Corolla 1.8 automático por 69000
avatar
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 569
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Convidado em Sab 07 Maio 2016, 19:54

Esse Corolla é voltado para PCD, vem sem controle de som no volante, sem farol de neblina, com calotas, sem rádio ( vem um tampão) só existe para quem precisa de um cambio automático.

Agora com Etios Automático provavelmente a Toyota vai tirar essa versão do Corolla de linha e sendo assim o Corolla sai do catalogo do PCD ( teto é 70.000)

A Honda tirou o Civic do PCD uns 2 anos atrás e somente o Honda City e o Fit ( na versão básica) fazem parte do PCD

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Convidado em Sab 07 Maio 2016, 20:02





Não sei Vocês mas eu ainda prefiro o Etios Platinum ou o XLS. Sem contar que deve ser um mico vender esse carro depois...

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Emerson Warne em Sab 07 Maio 2016, 21:31

Corolla é Corolla até na versão básica... O Etios por mais completo não chega bem perto.
ABS
Emerson
avatar
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 832
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 41
Localização : Belém - PA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por paulluis em Dom 08 Maio 2016, 01:17

O Emerson está certo, o Corolla sempre vai estar um nível acima por mais básico que seja.
avatar
paulluis

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 65
Data de inscrição : 30/09/2015
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Convidado em Dom 08 Maio 2016, 01:47

Eu não pagaria 70mil em um médio básico assim.

Pode ser melhor que o Etios mas longe de ser uma compra racional, um carro sem couro no volante, sem controle de som no volante, com banco em tecido, sem rádio ( provavelmente o dono vai instalar um Pioneer simples) é certeza de mico na revenda pelo simples fato que a tabela de 0km tem diferença grande de valor entre a versão básica e a completa, diferente do usado onde a diferença é pequena.

Olhei aqui na Fipe e um Corolla GLI 2012 está na tabela 49 mil enquanto o Altis 2012 está 55 mil, quem vai deixar de pegar um XEI ou Altis para levar um GLI básico? ou o dono casa com o carro ou ele joga o preço lá no chão.


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Saburo em Seg 09 Maio 2016, 22:00

Esse é o velho dilema: Comprar um zero ou um semi-novo superior??
No meu caso optei pelo Etios porque, apesar de optar pelo sedan, priorizei a agilidade em detrimento do conforto;
Também acredito que manter o Etios seja mais em conta que o Corolla; dos pneus ao seguro.
Talvez achem estranho o que vou teclar,  Rolling Eyes  mas já tive carros com rodas de liga-leve com perfil baixo pra nunca mais. Nada contra, são lindas, mas minha fase já passou. Afinal as condições de nossas vias...
Hoje sou conservador, carro pra mim é com roda de aço e perfil alto, até torci o nariz quando vi que o perfil do pneu original do Etios é 65%. Quando for trocar vai ser pro 70, será que pode?
avatar
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 144
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Pampa em Seg 09 Maio 2016, 23:30

Concordo.
Não basta analisar o valor de aquisição de um veículo. Também é necessário avaliar a manutenção, impostos e seguro.
Quanto a rodas e pneus, até aceito roda de liga-leve. Mas pneu de perfil baixo só é válido para quem rodar em ruas e rodovias bem pavimentadas, o que, estimo, não ser o caso de 90% em nosso país. Os fabricantes poderiam oferecer, como opcional, uma roda menor e pneu com perfil mais alto (exemplo: o novo Etios XLS é oferecido com pneus de 185/60 e aro 15. Poderia ter o opcional de roda com o mesmo desenho ou outro, mas com pneus 185/80 e aro 13). Creio que rodas menores e pneus mais altos (sempre respeitando o limite de estabilidade dos pneus) ajudam a absorver melhor os impactos diminuindo, a possibilidade de roda amassada, pneu rasgado e suspensão avariada ou com sua vida útil comprometida.
Segue abaixo um dos links, onde é possível fazer cálculo de rodas x pneus:
http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/




avatar
Pampa

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/02/2014
Localização : Santa Maria - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Convidado em Ter 10 Maio 2016, 00:26

Uma sugestão que acho interessante seria a Toyota fazer o Platinum realmente superior ao XLS e não focar somente em acabamento...

O XLS custa R$ 60.000 enquanto o Platinum poderia custar uns R$ 68.000 poderiam mudar a suspensão colocando a mesma do Corolla, mudar os bancos por um mais confortável no mesmo padrão do corolla e até mesmo colocar o motor 1.8 do GLI. mataria essa versão básica e atenderia consumidor PCD tranquilamente.

Acredito que o custo não passaria de R$ 5.000 pois ele é calculado somando o valor da diferença de valor entre uma peça já existente no XLS e a superior do Platinum...

Se for só perfumaria é melhor deixar o XLS como topo.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por Gizmo em Ter 10 Maio 2016, 23:09

Hoje fui à outra CSS. A primeira que disponibilizou um Hatch X 1.3 com câmbio manual pra eu fazer Test Drive. Tiraram um do mostruário só pra eu andar, e fizeram bem, pois acabei fechando negócio. O carro já tem pronta entrega, mas só vou pegar o meu semana que vem.
Não deu pra sentir o carro em sua totalidade (andamos em ruas com trânsito), mas deu pra sentir que é bom, atendendo bem às expectativas geradas pela pesquisa aqui e em outros sites. Confortável, silencioso, motor esperto, mas longe de ser nervoso, pelo menos na baixa rotação urbana.
O acabamento da tampa do porta malas incomodou por ter camada de verniz quase falha (a exemplo da antiga tampa do cofre, que agora é coberta internamente com absorvente). Mas acho que foi só.
O vendedor me garantiu que não haverá versão Platinum (conforme já mostrou a montadora). O topo será o XLS mesmo.

Depois que pegar e rodar com ele decentemente, posto mais.
avatar
Gizmo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 124
Data de inscrição : 29/04/2016
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por ric+20 em Qui 12 Maio 2016, 12:00

Etios Sedan é líder de vendas do segmento: http://www.assobrav.com.br/ler_noticias.asp?id=32381
avatar
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 569
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por RogerSilva em Qui 12 Maio 2016, 22:29

10/05/2016

Toyota inaugura fábrica de motores em Porto Feliz

Propulsores de 1.3 e 1.5 litro serão utilizados apenas no Etios.

Fábrica no interior de SP vai produzir 108 mil motores por ano.
avatar
RogerSilva

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 96
Data de inscrição : 22/04/2014
Localização : Imperatriz - MA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por los006 em Sab 14 Maio 2016, 12:51

eu acho extremamente engraçado pessoas criticando um cambio pelo numero de marchas. o cambio GF6-I e II da GM tem 6 marchas e é ridículo de ruim nos carros que são aplicados no Brasil (1.4, 1.6, 1.8 e 1.8 16v) pois nasceu pra aguentar torques mais altos de motores v6 como o da captiva que usava o mesmo GF6 no v6 3.6 24v e com ela ele se saia muito bem, mas é um cambio lento, indeciso quando não tem força disponível, vide o Onix, o cambio Aisin de 8 Marchas que conheci na BMW X1 (não, essa não utiliza o 8 marchas alemão estado da arte fabricado pela ZF) pra ser ruim tem que melhorar um tanto. O cambio do Etios é o mesmo do Corolla 2002~2008 com marchas reescalonadas nas versões 1.3 e 1.5 mas um cambio realmente esperto.
Hoje fui dar uma volta aqui e o bom desse test é que pega 3km de estrada, da pra dar uma pisada e simular algumas coisas e um coisa eu percebi: o conjunto at4 + 1.5 é melhor casado e mais agil que o conjunto at4 + 1.6 do HB20 e igualda ao at6 + 1.6 do novo HB20. Pra quem não sabe tenho atualmente 2 HB20 sendo ambos 2015, um sedan e um Hatch, ambos premium, um prata e um branco ambos AT4 e tenho certeza em dizer que o desempenho em rodovia do etios 1.5 é superior ao meu, ele desenvolve melhor, mais rápido e o giro a 100 km/h é mais baixo talvez favorecendo o consumo. a 100 km/h marcava 2300 rpm enquanto meu HB fica a 2600 e o Onix fica a 2750 em sexta, o corolla brad ficava a 2500. Eu viajo muito pro interior de Goias e pego estradas de mão dupla cheia de caminhões e com muito transito e preciso de um carro que ande e estou meio velho pra ficar mudando marcha, ja tenho desgaste no ombro direito pois trabalhei um tempo viajando e não pretendo fazer infiltração no meu ombro com menos de quarenta anos, então só carro automático daqui pra frente e isso tirando meu Gol quadrado que é pra fim de semana.
aliás ( nunca cheguem de gol quadrado 88 na frente da toyota, eles não te atendem ) rsrsrsrs.

VOltando ao assunto, realmente o cambio at4 do etios não me mostrou em cidade ou em estrada que precisava de uma ou 2 marchas a mais, seria capricho, capricho esse que custa caro em um carro de custo beneficio atrativo, então não rola uma caixa ZF de 10 marchas em um carro de que vai custar 40 mil se só ela custa 1500 Euros. No corolla, o problema da atual caixa era o peso do carro, que mesmo com o motor 1.8 de 136cv, penava para ultrapassar, mas no etios sedan pelo menos o motor o deixa com desempenho beeeem interessante, acredito que um XS hatch 1.5 de muita dor de cabeça pra um Hb20 mt6 de 128cv, mesmo o HB tendo uma máxima muito alta, com o meu antigo MT5, 210 era brincadeira nas rodovias de Goias, leia-se BR153 Itumbiara-Goiania e com uma aceleração digna de carros mais fortes e com mais torque alias, nessa entra o Fiesta tambem que anda junto ou até mais que o HB, principalmente os DCT6, apesar do cambio problema.

Então por favor, parem de ver numeros e vão dirigir o carro, venham pra campinas, vamos la fazer o teste drive juntos se for o caso, levo meu HB pra pisar junto (voces pagam o alcool pois o bixo bebe pacas) e um outro detalhe. Na comparação computador de bordo em ambos casos HB e Etios, o Etios foi bem mais economico. Motivo da compra do HB: um foi pego muito barato com 2 mil km de um parente por necessidade de venda ele precisava de grana, eu ja ia ajudar mas para matar o problema comprei o carro dele, e o outro que é o da patroa, bom... é o da patroa ela comprou e são as versões premium completas e no caso do Sedan, com o valor que pagamos no Sedan, não compra nem o Etios Sedan X automático que custa 1000 reais a mais. Agora temos um problema: o HB20 chama muito a atenção de ladroes na rua então dentro em breve eu volto pra toyota e prossivelmente vou pegar um Etios XS Hatch aut. que foi onde eu vi meu lugar, pra parar de me preocupar com o carro, dos meus colegas que tem HB, todos ja tiveram algo roubado, antena, estepe, roda (roda com pneus que estavam rodando), limpadores de para-brisas, capa de retrovisores, roubaram os faróis em led de um colega do clube aqui em campinas no shopping!!!!!!!!, e ja do etios eu nunca ouvi falar, alias, tem gente que eu conheço que nem tranca o etios e não interessa aos caras por algum motivo que também não me interessa, mas me interessa o fato de eu poder ir na balada de madruga, voltar e o carro estar no lugar, e inteiro.
avatar
los006

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/08/2015
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por AlbertoRJ em Sab 14 Maio 2016, 14:10

Muito legal a sua narração los006. Obrigado por compartilhar sua experiência.
avatar
AlbertoRJ

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 172
Data de inscrição : 20/09/2014
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por paulluis em Sab 14 Maio 2016, 18:31

los006, isso que você relatou é fruto da engenharia da Toyota, a tecnologia por si só não leva a nada, é preciso saber utilizar e aprimorar.
avatar
paulluis

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 65
Data de inscrição : 30/09/2015
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Novo Etios 2017 - Impressões e Test Drive

Mensagem por cmarques em Sab 14 Maio 2016, 20:03

los006, parabens não so pela narrativa, sincera, como tambem pela "coragem" de afirmar que possui um HB20 e o quão o etios esta superior com cambio automatico...
(pensando nos "apedrejadores de plantão"...rs...)

Estiloso o HB20 é... Estava pra comprar um... mas apos muita pesquisa, pendi pelo etios...
Ainda sou resistente a cambio automatico pela minha forma de dirigir, mas apos seu "comparativo", ja fico mais tranquilo a considerar o etios, que mesmo AT da conta do recado...

cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 6 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 10, 11, 12  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum