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Novos motores Etios

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Re: Novos motores Etios

Mensagem por Drosssor51 em Ter 03 Maio 2016, 17:37

Boa tarde a todos. Acompanho as discussões sobre motores, e essa sobre os novos motores do Etios está muito interessante.
Acredito que existam pontos de vista diferentes sobre os novos motores e gostaria de colocar os meus.
Gosto muito do motor "antigo" pela simplicidade de construção, e uso como exemplo, os tuchos mecânico. Que não são mais usados há um bom tempo pelas montadoras e é o sistema mais simples e confiável para o acionamento de válvulas. Gosto disso no motor do Etios.
Já o motor novo ganhou Dual VVTi, tuchos hidráulicos, coxins hidráulicos, a taxa de compressão foi elevada para 13:1 (antes 12,1:1) e ganhou uma recirculação dos gases do bloco antes da borboleta de admissão (essa ultima vi por foto, não tenho certeza).
Em um futuro próximo, acredito que os motores "antigos" serão destacados positivamente pela simplicidade.

O que acham?

Abraço a todos.
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Re: Novos motores Etios

Mensagem por Nitnesiv em Ter 03 Maio 2016, 18:01

É Drosssor51... gases do cárter antes da borboleta significa sujeira na mesma e consequentemente mais visitas ao mecânico pra limpeza. Taxa de compressão alta também pode ser chato na variação de combustível ocasionando a chamada "batida de pino"
Quanto ao sistema de tuchos eu acho que não teremos problemas. Lembre que os motores da linha Opala tinham tuchos hidráulicos e não dava problema. Essa tecnologia é antiga e já está bastante confiável. Só fica ruim pra quem não troca o óleo...
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Re: Novos motores Etios

Mensagem por ric+20 em Ter 03 Maio 2016, 18:19

Boa tarde...realizei o test drive no Sedan XLS automático duas vezes para ter certeza: o carro perdeu muito daquela agilidade que conhecemos do conjunto mecânico feito no Japão... Resta saber se o manual perdeu isso também... Acho que sim...pq o torque máximo antes estava disponível em 3100 rpm e agora é 4000 rpm
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Re: Novos motores Etios

Mensagem por Gizmo em Ter 03 Maio 2016, 23:55

ric+20,
mas essa diferente agilidade não seria por conta do câmbio automático não?
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Re: Novos motores Etios

Mensagem por Convidado em Qua 04 Maio 2016, 00:16

Com certeza é o cambio, se fosse um AT6 seria melhor.

Em todo caso o Etios é um carro urbano e só de ser 9% mais econômico já acho uma boa vantagem.

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Re: Novos motores Etios

Mensagem por ric+20 em Qua 04 Maio 2016, 11:28

Façam o test drive no Fit 1.5 CVT...não existe perda de agilidade por causa do câmbio automático... A Toyota talvez tenha priorizado a economia...mas em compensação deixou o carro muito mais lento...
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Re: Novos motores Etios

Mensagem por Drosssor51 em Qua 04 Maio 2016, 15:09

O Câmbio automático aplicado a motores de pequeno porte deve ser eficiente, caso contrário, o ônus pode ser em consumo excessivo ou desempenho insatisfatório.
Alguém já dirigiu um VW com câmbio DSG? Mesmo tendo pavor veículos produzidos pela VW tiro chapéu para o câmbio.

Agora o câmbio manual de 6 marchas dever ter ficado um estouro.  Twisted Evil

Entre manual e automático somente o usuário deve decidir, envolve o que ele espera do carro.
Se a prioridade é o conforto... AT é uma boa pedida.
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Re: Novos motores Etios

Mensagem por aso7755 em Dom 24 Jul 2016, 20:21

Bom, posso falar como usuário de um Etios 1.3 manual 2017. A força realmente está na baixa rotação. As 5 primeiras marchas são curtas e a 6, longa.

O que dá pra perceber é que isso deixou o carro bem mais ágil mas, ao mesmo tempo, quando pego uma subida na estrada tenho que reduzir pq a última marcha não sustenta. Isso não é um problema pq o consumo compensa (pelo menos pra mim). Com álcool está fazendo 10,5 na cidade e quase 15 na estrada.

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