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Mensagem por Sergio Dom 16 Fev 2014, 14:19

Outra opção é quando trocar os pneus usar o 175/70 r14. Ele tem praticamente o mesmo diâmetro externo dos pneus aro 15 dos XLS. Vou fazer isso quando trocar os meus, o "problema" é que já rodei quase 20K km e os pneus ainda parecem novos heheheheh!!!
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Mensagem por Paulo moderador. Dom 16 Fev 2014, 15:47

E uma boa tambem, mas se trocar pneu ja troca as rodas...
O meu e 15 185/60
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Mensagem por Sergio Dom 16 Fev 2014, 18:59

Então, a opção que falei é para quem não quer gastar dinheiro trocando as rodas e já que vai trocar os pneus gastos aproveita e coloca um com tamanho mais adequado para o carro.
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Mensagem por Paulo moderador. Dom 16 Fev 2014, 19:04

Esse urethane também e uma otima opcao!
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Mensagem por girardi Dom 16 Fev 2014, 22:35

Sergio, eu colocaria o 185/65 R14
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Melhorar suspensão e estabilidade. Urethane Cushion - Página 2 Empty Urethane da TTC colocado no Etios 1.5 XLS hatch

Mensagem por Darcy Jr Dom 06 Abr 2014, 02:23

Olá pessoal, produto colocado...
Desculpe pela demora, o Etios estava com aquele stalo na suspensão, barulho ao passar em quebra mola baixo e seco, o concessionário detectou que eram as bandejas, achei melhor troca-las antes de instalar o Urethane. Problema resolvido instalei o Urethane.
O Urethane da TTC do Brasil - http://www.ttcdobrasil.com  empresa de Curitiba/PR é o importador do produto, produzido na Coréia,  realmente o produto é muito bom, de qualidade e pela sua textura percebe-se que é bem resistente. Pesquisei bastante antes de comprar, fiz varias perguntas ao importador, recebi e-mail e ligação telefônica da empresa, sempre prestativos em sanar qualquer dúvida. Conversei com mecânicos e até engenheiros e ninguém encontrou contra indicação para o uso do Urethane.
O meu é o Etios XLS 1.5 hatch  13/13 com 5.000 km, 6 meses de uso.
Instalei pessoalmente, deu um pouco de trabalho, mas na última mola já estava com prática.
Vamos ao que interessa....Coloquei na dianteira e traseira, gostei do resultado, o carro ficou um pouco mais firme, não ficou com a suspensão dura, melhorou ao passar em asfalto irregular e amenizou bem aquela batida seca ao passar por um buraco grande, mas não dá para falar que mudou da água para o vinho.... ou que o carro anda em cima de nuvens de algodão... na minha opinião, em piso irregular melhorou em torno de 25% do que era antes. Em buracos grandes melhorou em torno de 35 a 40%.
A estabilidade do carro realmente melhorou muito, algo de 40%, fiquei satisfeito... é percebido nas curvas, pode entrar forte nelas que ele não sai da trajetória, nas rotatórias maiores a partir 30, 35 km/h já dá para perceber a diferença, o carro inclina, mas a inclinação é bem menos do que antes. Não precisa mais segurar tão forte no volante para se manter sentado no banco sem se movimentar dentro do carro em curvas acentuadas.
Com o carro parado ao arrancar forte a frente (suspensão) não levanta tanto, levanta muito pouco, geralmente o carro sai reto sem movimentar a frente.
Em relação a barulhos no interior do carro, não vi nenhuma diferença, o meu tem um rangido, que aparece de vez em quanto no painel, na ponta, área do tweeter, continua mesma coisa.
Tomei o cuidado de fazer as medições da altura do veículo antes e depois do Urethane, ele ficou 1,2 (um centímetro e dois milímetros) mais alto na frente e 1,5 (um centímetro e cinco milímetros) mais alto na traseira, em valetas a suspensão abaixa menos, com 1,2 mais alto a saia do carro agradeceu.
Na minha opinião eu gostei e recomendo, o produto TTC Brasil não é barato, é importado, vem com nota fiscal, muito bem embalado, paguei através de deposito bancário, chegou no prazo. Vi em alguns sites produtos similares, mas resolvi não arriscar, não senti muita segurança, tem alguns que colocam preço unitário bem barato, mas o pedido mínimo para compra é de 50 peças...  espero ter contribuído.
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Mensagem por Convidado Seg 07 Abr 2014, 09:16

Esse estalo na suspensão eu senti no meu ao passar por lombadas meio rápido.... é defeito Darcy Jr???
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Mensagem por Paulo moderador. Seg 07 Abr 2014, 12:21

Muito bomm, depois posta fotos dele e tambem qual foi o valor pago!
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Mensagem por Darcy Jr Seg 07 Abr 2014, 15:28

T-6,
O meu fazia barulho desde zero, só agora levei na concessionária...
O barulho só fazia com o veículo frio, na primeira saída do dia e/ou em dias chuvosos, a 50 metros de casa tem um quebra mola baixo e seco, era fatal... após movimentar mais a suspensão andando com o veículo, já não se percebia mais o barulho ao passar em depressões.
Toyota é Toyota... o chefe da oficina fez questão de marcar um horário e ir em casa, para testar o carro frio, no quebra mola citado acima.
Detectou que não era normal, me explicou detalhadamente todos os procedimentos antes de realizar qualquer serviço "muito bom mesmo". Foi desmontado as bandejas e lubrificado algumas partes delas, montaram... teste de novo...  e o barulho sumiu, DEFEITO ERA UMA PEQUENA FOLGA NAS BANDEJAS. Foram trocadas e ficou perfeito e já saiu com alinhamento, tudo sem custo é claro...
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Mensagem por Darcy Jr Seg 07 Abr 2014, 16:00

Paulo, fiquei sabendo desse produto por você, neste clube... obrigado pela sua postagem inicial... não tinha conhecimento de tal produto, depois de conhecê-lo é que me aprofundei no assunto. VALEU...
Conversei com um senhor que disse:  A  Land Rover lançará um veículo que terá um sistema de suspensão sem amortecedor, será uma bolsa que se infla entre as molas, o material da bolsa deve ser  parecido com esse produto. Só que ele vai inflar em torno de 700 vezes por segundo, conforme a necessidade do terreno....é outra tecnologia....KKKK.
O preço é 360,00 reais + frete, o Sr. Julio Cesar  da TTC Brasil me relatou em um dos e-mail que dará desconto de 30,00 reais aos membros do Clube Etios.
Fica 330,00 + o frete. ( o Kit 4 peças) valor a vista.
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Mensagem por Paulo moderador. Seg 07 Abr 2014, 18:01

hehehehehhe, não é um land rover, mas é um toyota!
ohhh, mais um desconto, vou mandar um email pedindo para eles anunciar aqui!
obrigado!!!
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Mensagem por Convidado Qui 10 Abr 2014, 08:05

Darcy, valeu pela informação. Quando for fazer minha revisão dos 10 mil km vou pedir para a galera da css daqui dar uma olhada.
Brigadú...
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Mensagem por qseilp1 Qua 23 Abr 2014, 16:19

Fico com um pé atrás quando o assunto é mexer com itens de segurança, e a suspensão é um item muito importante nesse aspecto. Nunca tinha ouvido falar nesse produto, e aparentemente parece q ele reforça a mola da suspensão como um enchimento. O problema é que esse enchimento NÃO é uniforme e temo que com o decorrer do tempo vá forçando os trechos da mola que estão descobertos desse material, provocando uma ruptura ou deformação devido à fadiga do material. Posso estar sendo muito ortodoxo na análise, mas eu não colocaria esse produto não. Engenheiros das montadoras estudam anos a fio para se formarem, depois mais um tanto para desenvolver um carro, com suspensão adequada para o carro, e eu vou lá e mexo a meu bem entender? Se o carro é meu, qual o problema? Concordo, mas como disse no início, em itens de segurança penso 1000 vezes.
Desculpem aos que não pensam como eu, não estou querendo iniciar qquer discussão muito menos criticar aos q colocaram ou irão colocar. Somente gostaria de alertar para ficarem cientes que mexidas assim PODEM trazer efeitos colaterais.
Se eu fosse mexer na suspensão, acharia menos perigoso trocar as molas do que fazer essa adaptação.
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Mensagem por Darcy Jr Sáb 26 Abr 2014, 00:21

Essa era a minha preocupação também, a segurança ou alguma avaria no conjunto da suspensão. Depois de muita pesquisa e agora vendo os resultados na prática, posso dizer que em termos de segurança o Urethane não oferece perigo, sua função é amenizar os impactos, como as bolhas usadas no amortecimento dos tênis e sapatos confort. As molas dos veículos são muito resistentes, nunca vi uma mola quebrada ou partida por mais que se exija da suspensão, um produto com essa textura flexível não conseguirá quebrá-las.  A longo prazo (60 mil km) até poderá causar alguma deformidade nas molas e nos batentes, em compensação os amortecedor serão preservados por mais tempo, e esses são os mais caros na hora da troca.
O que mais gostei, foi a estabilidade do Etios, melhorou bastante, nas curvas sua inclinação lateral é um pouco mais reduzida, faz diferença... o carro entra mais firme, muito bom... e se a estabilidade melhorou a segurança também melhora, sem falar que sinto mais prazer em dirigi-lo, antes ficava tentando encolher ruas com asfalto melhores para andar, depois que coloquei o Urethane (com vida útil de 10 anos), não tenho mais essa neura... por enquanto é só alegria...ainda não achei contra indicação para o produto, caso ache algum, vou relatar aqui, ok.
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Mensagem por giovanete Qua 03 Dez 2014, 15:13

Darcy, Boa Tarde
tenho um Ethios 1.5 e desde o segundo mes percebi o mesmo barulho, batida seca e um estalo, apos relatar o problema, fiz um test drive com um consultor da toyota o qual identificou um problema no amortecedor dianteiro do lado do passageiro. O mesmo foi substituido sem custo e feito alinhamento, mas depois de 2 meses percebi que a suspensao continua ruim no meu ver, a gente sente muito a irregularidade do asfalto no volante... já pensei até na possibilidade de vender o carro (hj com 8 mil KM apenas) e voltar para o VW o qual era mais macil que o Toyota, porem apos ler seu post vou tentar mais uma vez pois o veiculo tem apenas 7 meses e ainda esta na garantia de fabrica. E posteriormente pensar sobre o produto postado por vc.

Abraço

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Mensagem por Luiz Fernando Qua 03 Dez 2014, 19:38

Cara, não acredito que isso vai "resolver" essa sensibilidade do asfalto. Isso porque são as borrachas isolantes da suspensão que tem essa característica no Etios, já foi debatido e chega-se a conclusão que, por se tratar de um carro de entrada, tem essa característica mesmo, pois a maioria sente isso, principalmente nos pedais também !!!!
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Mensagem por EduFrazao Qui 04 Dez 2014, 10:11

Cara, ando numa cidade ruim pra caramba, cheia de buracos e irregularidades, e até mesmo ruas de paralelepipedos. Não sinto esse desconforto. Acho o carro muito confortável e estável nas curvas e na estrada. Achei esse produto interessante de qualquer forma, mais por prolongar a vida útil da suspensão (pelo menos promete).
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Mensagem por rodolforts Sáb 18 Abr 2015, 20:36

E ai pessoal, alguém mais instalou o produto? Recomenda? Abs
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Mensagem por jdonadel Qui 09 Jul 2015, 12:57

eu tinha instalado no meu logan 2012.
cara ficou muiiiiiiiiiito bom
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Mensagem por Soite Dom 10 Jan 2016, 11:18

alguem ai sabe se só colocar roda 15 ou 16 com o perfil do pneu mais baixo melhora a estabilidade ??

Quando estava na fase de fazer teste drive na minha lista das possíveis compras eu gostei muito da estabilidade do Onix. Ele faz a curva e te leva junto sem te jogar para o outro lado. Ou seja... o carro não tinha nada de rolagem de carroceria. Fiquei fã da curva que ele faz e se não me engano a roda dele é aro 15 de fabrica enquanto o Etios que peguei é 14 e estou na dúvida se troco as rodas não. Vale lembrar que não gosto de carro emperiquitado e não colocaria a roda por questões estéticas, apenas funcionais como estabilidade.
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Mensagem por jdonadel Seg 11 Jan 2016, 07:35

sim o aro 15 já vai aumentar a estabilidade pelo fato de ser mais largo e vai mudar a pouca coisa a dirigibilidade por ser mais alto.

o meu têm aro 15 e faz curva muito bem, e em velocidades mais elevadas.
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Mensagem por Soite Seg 11 Jan 2016, 10:07

valeu pela resposta.
Estou contando tb que o perfil mais baixo do pneu que vem na roda de 15 deixe o carro mais grudado no chão. Na roda 14 acompanham pneus de perfil 65 e na 15... 60.
Vou na concessionária tentar negociar as rodas e os pneus. To achando meio caro. Eles disseram que ficam com meu jogo de pneu, somente os pneus sem as rodas de ferro, abatendo 800 reais dos 2.900 que estão cobrando pela roda e pneus 15 Platinum. Daí sairia por 2.100 entregando os meus pneus. Alguem aqui sabe por quanto eu poderia vender o jogo de roda com calotas 14 de ferro ? Queria ter pelo menos uma média porque não tenho a minima ideia. obs: ainda nem peguei o carro, o jogo seria novo.
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Mensagem por jdonadel Seg 11 Jan 2016, 10:13

cara, eu faria negocio fora da CSS, por 1200 você compra os aros em ferro velho (legalizado), os pneus você consegue negociar em lojas de pneus.

no seu modelo vai ter barra estabilizadora dianteira e traseira?
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Mensagem por Soite Seg 11 Jan 2016, 10:21

cara não tenho a minima ideia. Comprei o XS.
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Mensagem por Soite Seg 11 Jan 2016, 10:26

1200 + jogo de pneus que deve sair por mais ou menos 1100 vou. Vou acabar pagando 2300 mais a mao de obra de balanceamento e alinhamento depois vou ter todo o trabalho de anunciar os pneus, as rodas vou ter que anunciar de qualquer jeito. Não sei se compensa
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