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Troca do filtro de combustível

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Mensagem por CRybak Qua 27 Jan 2016, 22:12

Boa noite, amigos.
Estando na época de trocar os filtros (12..000km), resolvi comprá-los na concessionária para eu mesmo fazer as substituições.
Consegui trocar todos, exceto o de combustível. O refil original não sai do "casulo"(?) de jeito nenhum, mesmo soltando a presilha que o retém dentro do casulo. Levei o carro num posto de gasolina conhecido, mas não quisemos forçar a barra com receio de danificar o original. Como eu fiz a primeira revisão muito cedo (5.000km), pois já fazia um ano, creio que o filtro na verdade nem tenha sido trocado como orienta o manual.
Alguém passou por essa experiência que me possa dar alguma dica? Agradeço...
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Mensagem por jdonadel Qui 28 Jan 2016, 07:56

Então, vendo por esta foto:

http://japan-parts.eu/toyota/gr/2014/etios/ngk12l-ahmggg/1_137310_004_481W/body/7701_fuel-tank-tube

Me parece que é só questão de encaixe.
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Mensagem por Emerson Warne Qui 28 Jan 2016, 17:38

Dever ter que girar o filtro dentro do copo para sair...

Abs
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Mensagem por jdonadel Qui 28 Jan 2016, 20:07

qual copo?
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Mensagem por Emerson Warne Qui 28 Jan 2016, 20:44

Tem uma proteção no filtro...Uma capa que parece um copo.
Na revisão de 20 mil paguei mico, por que achei que o filtro não havia sido trocado...kkkk Vi a peça toda suja de barro e fui reclamar. O cara me levou pra dentro da Oficina e colocou o carro no elevador e me mostrou que era apenas uma capa...o filtro ficava dentro...kkk
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Mensagem por jdonadel Qui 28 Jan 2016, 21:09

ummm, no meu eu não vi isso
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Mensagem por Nitnesiv Dom 31 Jan 2016, 11:01

Passei por isso também quando eu mesmo fui trocar o filtro. É o seguinte, como o filtro fica alí próximo da roda, ele recebe areia, poeira, sujeira. O filtro fica muito justo dentro da tal capa e com isso ele agarra mesmo. Não precisa girar nem nada. Eu retirei as mangueiras, afastei a travinha e bati sem dó pra ele sair. Depois que movimenta um pouco ele sai fácil. Só tenha muito cuidado ao bater porque o filtro espirra combustível quando recebe as pancadas e eu acabei levando uma gota de gasolina no olho esquerdo... Mas fora isso é bem fácil. Vai sem medo de ser feliz. É assim mesmo.
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Mensagem por CRybak Seg 01 Fev 2016, 17:20

Caro Nitnesiv, muito obrigado pela informação, pois era exatamente essa experiência que eu queria colher. Vou tentar trocar na próxima semana, com o cuidado que recomendou. Abs
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Mensagem por Sergio Seg 01 Fev 2016, 22:08

Quando troquei o óleo da última vez pedi para o cara da Troca de Óleo encomendar o filtro de combustível e troquei junto com ele, que também nunca tinha feito num Etios.
É bem ruim mesmo, tem uma trava mas não é ela que segura o filtro fica entalado e saiu na porrada mesmo, dá a impressão que tem alguma coisa errada mas o fim acabou saindo e não tinha nenhuma trava, rebaixo, nada impedindo, tava entalado mesmo. Deve ser mesmo o que o Nitnesiv falou, sujeira, areia, sei lá.
O sistema é uma merda mesmo, a gente elogia muito o carro, mas quando tem que falar mal também falo, engenharia de quinta categoria, em qualquer outro carro a troca é extremamente simples.
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Mensagem por Nitnesiv Seg 01 Fev 2016, 23:25

Que bom que ajudei, CRybak. Depois relate a sua experiência pra gente, ok?
Eu concordo contigo em parte, Sérgio. Achei o sistema bem simples e bem fácil. Não precisaria de nenhuma ferramenta para a troca. Acontece que a entrada de sujeira é inevitável e com isso a gente precisa de alguma coisa para bater o filtro pra fora. Não sei se você tentou, mas depois que o filtro se solta ele não agarra mais (digo o filtro velho).
Se esta capa onde ele fica fosse um pouco maior, talvez ele não ficasse agarrado mas em compensação, eu presumo, iria gerar ruído. "Cobertor pequeno", né?
A outra vantagem que vejo no sistema é que fiz a troca no chão... sem precisar de macaco. E eu não sou pequeno rsss
No outro carro que tive, há um parafuso philips que fecha a braçadeira do filtro. Este parafuso agarra com a sujeira além de "entupir" o encaixe em X da chave, então fica difícil tanto encaixar quanto torcer a chave embaixo do carro. Depois para colocar o filtro precisa de duas mãos, uma segura o filtro e outra gira a chave. Com o carro no chão é complica bastante.
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Mensagem por Nitnesiv Qua 10 Fev 2016, 21:32

Olá, CRybak. Conseguiu trocar o filtro?
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Mensagem por CRybak Seg 15 Fev 2016, 12:59

Prezado Nitnesiv, consegui sim. Estive meio enrolado, mas finalmente hoje pela manhã levei o carro num posto BR aqui perto de casa. Descobri lá que há um senhor de 30 e poucos anos de casa, que é daqueles que faz de tudo um pouco. Em mecânica, a experiência conta muito, né? Sem forçar muito, após abrir a presilha e soltar as mangueiras de entrada e saída de combustível, com apenas uma pequena pancada no lado em que entra a gasolina, o filtro se soltou do copo e aí ele retirou com a mão. Assim, apesar da dificuldade que relatei da vez anterior, aprendi mais um pouco sobre o Etios e descobri que posso contar com mais um profissional dedicado e cuidadoso bem perto de minha residência. Sobre o procedimento, foi bem aquilo que você e o Sérgio me orientaram. Deviam montar uma oficina, hein... rs...A vocês dois, meus sinceros agradecimentos e um abraço a todos do Clube. Very Happy
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Mensagem por Nitnesiv Seg 15 Fev 2016, 13:28

Maravilha, CRybak!
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Mensagem por chalbuque Seg 18 Abr 2016, 12:15

Desculpe perguntar...qual é a localização do filtro de combustível???, pois não achei indicação disso no manual.

Abs e obrigado Srs.
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Mensagem por Nitnesiv Seg 18 Abr 2016, 16:15

Fica do lado esquerdo do tanque de combustível, e este fica embaixo do bando traseiro do carro. É só olhar por baixo do carro nesta direção no lado do motorista.
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Mensagem por chalbuque Ter 19 Abr 2016, 15:38

Obrigado Nitnesiv
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Mensagem por ismaique Seg 30 maio 2016, 20:06

Alguem poderia me explicar como faço para soltar as mangueiras do filtro de combustível. Precisa de alguma ferramenta especial? hoje tentei trocar mais não consegui soltar.
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Mensagem por Nitnesiv Seg 30 maio 2016, 23:36

As mangueiras são ligadas ao filtro com conectores click. Estes normalmente são pretos e neles existe uma peça de cor diferente que precisam ser movimentadas pra destravar o conector. Vai depender do tipo de conector do teu carro. Não sei se a Toyota padroniza. Uma chave de fenda pequena é o suficiente pra destravar o modelo que está no meu carro.
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Mensagem por ismaique Ter 31 maio 2016, 08:32

Obrigado Nitnesiv. Consegui tirar. Deu um pouco de trabalho só tirar o filtro daquela capa. Bate com o martelo diretamente no filtro mais não saia então levantei o carro e peguei um pedaço de pau e apoiei na parte de trás do filtro e bate com o martelo ai saiu fácil.
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Mensagem por Nitnesiv Ter 31 maio 2016, 18:42

Que bom que deu certo, ismaique! Abraço.
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Mensagem por cassio costa Seg 23 Jan 2017, 21:52

no mercado livre tem um kit filtros troca de óleo do Etios 1.3, e vem dois filtros de combustível, porque do filtro de combustível secundário? é apenas pra ficar de reserva, podem tirar essa dúvida.
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Mensagem por Diogo Seg 23 Jan 2017, 22:18

Desconheço esse filtro secundário, tando que nas revisões é trocado apenas um filtro, está estranho isso. De qualquer forma, nunca confie em alguém que tenta te vender um filtro WEGA, vai é ferrar o seu carro.
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Mensagem por cassio costa Seg 23 Jan 2017, 23:36

obrigado pela resposta Diogo, os essa marca WEGA não é confiável não?
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Mensagem por Diogo Seg 23 Jan 2017, 23:42

É uma marca grande, mas que fabrica produtos baratos, de baixa qualidade, os filtros deles não são tão eficientes quanto os originais, teve até um membro que comentou aqui no fórum a algum tempo que colocou um filtro de ar desses e o carro perdeu rendimento e apresentou funcionamento irregular do motor.

Para filtros prefira as marcas Mann e Fram, ou ainda o genuíno.
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Mensagem por akira oshiro Qui 02 Jul 2020, 23:22

Estou com esse problema, ja espanquei o filtro nada do safado sair, não sei mais o que fazer já coloquei até dezingripante e nada de sair
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