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Mensagem por Paulo moderador. Qui 13 Fev 2014, 02:09

o jac j3 tem somente uma coisa que eu queria que o etios tivesse... suspensão traseira independente.
mas o jac pra mim seria uma péssima compra, pois pelo preco atual dele se compra carros melhorez, alem dele ter tirado somente 1 estrela no latinNCAP.
OS CLIENTES DO ETIOS DEVEM SER MAIS CHATOS, POIS A MAIORIA COMPRA UM ETIOS POR SER TOYOTA, MAS AO MESMO TEMPO RECIOSO PELOS COMENTARIOS RUINS SOBRE O CARRO NA INTERNET(obvio que é de quem não tem um).
ENTÃO, QUALQUER PROBLEMA O PESSOAL JA FICA COM MUITO MEDO.
AO CONTRARIO DE QUEM COMPRA UM HB20,JA COMPRA O CARRO SE SENTINDO O MELHOR DE TODOS E DEPOIS SE FOD#!
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Mensagem por Convidado Qui 13 Fev 2014, 17:19

Olha, tem muito preconceito em cima dos carros chineses. Os carros são tão bons quanto os demais. O que pega, a meu ver, é a reposição de peças (que, em alguns casos, é uma incógnita) e a falta de capricho na montagem dos carros.
Lógico que essa falta de capricho demanda tempo para se resolver e só vai melhorar com a experiência adquirida com os anos de estrada. Eu estive num Salão do Automóvel em Sampa (em 2008 mais ou menos) e vi um carro, acho que da Cherry, que o pano dos bancos era feito de um tecido parecido com jeans e todo solto além do câmbio parecer dente mole prestes a cair. Já melhoraram muito de lá para cá.
Para se ter uma ideia, antes de lançarem o J3 no Brasil o sócio brasileiro fez uma vistoria no carro lá na China e pediu mais de 100 mudanças para que o carro pudesse ser feito no Brasil. Os chineses pediram um tempo para pensar. Quinze dias depois eles disseram que tanto aceitaram as dicas do brasileiro como já tinha implementado todas essas mudanças na linha de montagem dos J3 lá na China. Já na Citroën, o pessoal do Brasil propôs uma mudança em um dos seus carros e, 3 anos depois, a Citroën se posicionou a respeito: TOCO.
A capacidade de reação dos chineses é infinitamente superior à dos europeus, portanto, logo logo eles estarão com carros nos níveis dos Hyunday / Toyota / Nissan. É esperar para ver.
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Mensagem por Paulo moderador. Qui 13 Fev 2014, 19:21

eu concordo em tudo isso.
são carros de motores bons, tudo de bom! porem mal montado e com falta de peças.
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Mensagem por Sergio Sex 14 Fev 2014, 01:43

Solfieri escreveu:... o motor do honda city é SOHC e o do etios DOHC, gerando um rendimento melhor....
Na verdade apenas o fato do City assim como new Fit terem comando de válvulas único em comparação ao comando duplo do Etios não seria motivo para mudar muita coisa no rendimento já que ambos têm 16 válvulas.
Em comparação com a primeira geração do FIT aí sim existem diferenças pois o motor era um 8 válvulas. Funciona magnificamente bem em baixa rotação, como todo 8 válvulas, mas não é muito esperto nas rotações mais altas. Aquele motor tinha uma coisa interessante que eram as duas velas por cilindro, inclusive com centelhas em tempos diferentes o que permitia uma queima super eficiente. Por esse motivo é extremamente econômico, penso que é um dos motores mais econômicos que já rodaram por aqui, ao contrário da nova geração do Honda de 16 válvulas que, como o Girardi falou por experiencia própria, tem fama de beberrão.
De qualquer modo para estes 3 casos estamos sempre falando de motores todo em alumínio, com comando acionado por corrente interna, bobinas individuais para cada vela (acreditem, o primeiro Fit tinha 8 bobinas), ou seja tecnologia de primeiríssima qualidade. E o Fit, como era um lançamento bem avançado, tinha direção elétrica já em 2003.
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Mensagem por Solfieri Sex 14 Fev 2014, 15:09

Sérgio,
Essas 2 velas por cilindro da primeira geração do fit, em muito lembram a tecnologia twin spark da alfa romeo, que empregou no alfa romeo 156, cê não acha?
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Mensagem por Convidado Sex 14 Fev 2014, 18:48

Na natureza nada se perde, nada se cria... tudo se copia....

Se vc pegar um artigo, de algum autor, e reproduzi-lo na íntegra é plágio.
Se vc copiar vários trechos, de vários artigos (de vários autores, lógico), e reproduzi-los vc terá uma monografia.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
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Mensagem por Sergio Sex 14 Fev 2014, 21:52

É verdade existem outros casos de 2 velas por cilindro. Penso que os twin spark dos maravilhosos Alfas visavam mais a esportividade enquanto no Fit era para otimizar a queima da gasolina buscando economia e redução de emissões.
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Mensagem por Convidado Sáb 15 Fev 2014, 10:03

Acho, Sérgio, que as duas velas por cilindro são sim para melhorar a queima de combustível e, com isso, um ganho a mais de potência, diferente dos motores aeronáuticos convencionais (a pistão) onde geralmente existem 2 velas mas que estão lá mais por segurança (para o caso de uma delas falhar) pois, se o motor do avião parar em voo a hélice vai parar também e aí, pode crer, o piloto vai começar a suar...
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Mensagem por Barrica Qui 22 maio 2014, 21:35

Adorei todo topico, mas como palmerense as vezes sinto mais prazer numa derrota do Curintinhas do que numa vitoria do Glorioso Palmeiras...quando a galera relatando fatos, mete o pau no HB20...me da um tesao a mais!!!kkkkk
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Mensagem por EduFrazao Ter 02 Dez 2014, 14:18

Cara. eu acho o HB20 um bom carro. Um projeto moderno, com motor moderno. Nada contra. Estava entre o HB20 e o Étios pra ser sincero. Mas aí, depois de ver os aspectos superficiais, começaram as pesquisas mais a fundo, e conversas com proprietários.
Saí fora do HB20 por causa dos problemas crônicos de suspensão, e freios, além do espaço interno, ser muito inferior ao Étios. Como cresci dentro de oficina, e dei preferência total à qualidade mecânica, e então, nem pensei duas vezes entre os dois. Eu tinha um carro antigo, mas com uma mecânica boa. Rodei 320mil KM com meu motor AP, e só troquei óleo, velas, cabos de ignção e infelizmente, uma bomba de direção hidráulica que eu moí numa pedra. Ehueheuhe. Quero tranquilidade, vou de Étios.
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Mensagem por emilrsanches Qua 03 Dez 2014, 08:17

Gostei do tópico pessoal!
Discussões assim, sempre nos levam a conhecer mais nossos carros!

Nasci e me criei dentro de uma oficina (posto autorizado Bosch) tanto de linha leve, quanto de linha pesada...
Aos poucos, fui vendo a evolução grandiosa dos motores a Gasolina/Álcool.
Sobre as 2 velas do Honda Fit, foram uma boa sacada da Honda na época, porém nos deparamos diversas vezes, com veículos com mais de 150.000 kms rodados, e que nunca haviam sido trocadas tais velas. Sabem pq? Os mecânicos desconheciam o motor e achavam que era apenas uma vela aquecedora para a câmara de combustão. Resultado, carros falhavam muito até se descobrir a causa do problema. Sem contar na dificuldade para substituir tais velas. Sem brincadeira, era "quase" impossível trocá-las.
Estava estudando um pouco sobre o sistema de injeção e ignição do Etios, e com certeza a engenharia envolvida ali, é muito grande!
Ele tem uma pressão maior na injeção de combustível, se comparado a carros da mesma categoria, o que faz com que o combustível seja melhor pulverizado na câmara. Tem também velas com menor distância entre eletrodo e ponta; o que potencializa a faísca. Já os bicos injetores, ainda não posso falar nada pois não vi nada a respeito (ainda), porem em breve posto algo para que conheçam!
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Mensagem por EduFrazao Qua 03 Dez 2014, 11:45

Legal Emir. Espero anciosamente por mais informações.
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Mensagem por wvapma Qui 04 Dez 2014, 15:52

muito legal o tópico, não sou mecânico porém gosto muito de pesquisar sobre motores, antes de adquirir meu Etios (Out/2014) eu pesquisei muito, eu tinha um logan 1.6 2010 e estava em dúvida se comprava o novo logan ou o etios, mas depois de tudo que li sobre o motor do etios o logan ficou comendo poeira, excelente carro, estou muito feliz!
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Mensagem por Romulo Seg 29 Dez 2014, 19:15

Pode falar o quiser do motor do etios. Na minha avaliação este motor é muito do bãooooo....
Estou em viagem de férias com o meu XLS HB, 2015, ainda amaciando e tenho deixado muito 1.6 para trás. Os concorrentes de motor um 1.4, não vou nem comentar, é covardia.
Acho que o torque desse motor é maior. Não tem cabimento o que ele anda.
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Mensagem por Convidado Qui 01 Jan 2015, 19:29

A Toyota é engraçada.
Nos testes de dinamômetro em que o Etios foi submetidos a potência encontrada está uns 3 cv acima da divulgada pela fábrica.
É muito engraçado pois a maioria das potências divulgadas são potência de bancada e não a potência na roda como é a apresentada pelos dinamômetros.
O torque é praticamente igual (bancada e dinamômetro), mas o peso do Etios é o que realmente joga a favor no desempenho do carro.
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Mensagem por jdonadel Sex 05 Jun 2015, 09:17

Senhores, aproveitando o título do tópico, tenho uma pergunta.

Outro dia na CSS me falaram que o motor do etios 1.5 têm pistão forjado, biela forjada, etc... vocês sabem de algo?
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Mensagem por Paulo moderador. Sex 05 Jun 2015, 16:55

Poisé, não sei sobre isso, mas já ouvi falar que os carros da toyota tem várias partes do motor forjadas.
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Mensagem por Rengaww Sex 05 Jun 2015, 18:40

Então peças forjadas é quando se fabrica as peças na maioria a quente mais tambem a frio a ficar no seu formato sendo prensada em formas que praticamente ja deixa a peça no seu formato ou até mesmo com habilidades manuais tipo uma marreta mesmo  Very Happy , diferente das peças fundidas onde o material é derretido e colocado nas formas para ficar no formato desejado.
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Mensagem por Sai_Fora_Abra... Seg 08 Jun 2015, 14:13

qual fabrica usa marreta pra faze biela? agora num entendi essa istoria. fiquei curioso agora. o que sei de peças forjadas são aquelas que recebem um tratamento termico que deixa a superficie do metal ainda mais duro que o comum. coisa de microns de espessura de uma camada mais dura. pra aguentar o trabalho mais duro de um motor preparado pra corrida.
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Mensagem por koche Seg 08 Jun 2015, 15:21

A peça forjada pode ser feita prensando o material a quente ou a frio em matrizes específicas para forja, depois do forjamento é feito o tratamento térmico para dar mais resistência a peça.
O Rengaww mencionou a marreta só para ilustração, pois existem peças que podem ser forjadas com um martelo, mas não é o caso de peças automotivas.
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Mensagem por Sir Camelot Seg 08 Jun 2015, 16:57

O processo é esse aqui, só que menor.

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Mensagem por Rengaww Seg 08 Jun 2015, 19:49

Exatamente Koche  sobre a marreta é apenas uma ilustração. valeu
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