O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Etios novo ou corolla usado?
por yudi Hoje à(s) 02:57

» Revisão 30.000 Km etios 1.3
por Levinthal Hoje à(s) 00:36

» Consumo Etios 2017
por xandaumgv Hoje à(s) 00:00

» Trepidação na direção
por Lauro Pericles Vitachi Ontem à(s) 22:11

» XS HB 2018 AT
por Levinthal Ontem à(s) 20:34

» Vc trocaria seu etios usado por 1 novo?
por VF_GOMES Ontem à(s) 14:44

» Instalado xenon Etios sedan
por CelzioBR Ontem à(s) 10:41

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Levinthal Seg 16 Out 2017, 23:38

» Recall por conta de problemas no sistema de airbag.
por Diogo Seg 16 Out 2017, 17:54

» Grupo Whatsap Etios Brasil
por Lauro Pericles Vitachi Seg 16 Out 2017, 15:58

» Pneus 185/70R14 Para Etios Sedan
por kervinson Seg 16 Out 2017, 15:05

» Músicas no pendrive
por Luis Carlos K Seg 16 Out 2017, 00:52

» Etios bi ton
por VF_GOMES Dom 15 Out 2017, 20:51

» Perdi o Cartão de GPS
por malac2002 Dom 15 Out 2017, 20:34

» Câmera de Ré
por pcesar Sab 14 Out 2017, 13:07

» Barulho painel
por Levinthal Sab 14 Out 2017, 12:39

» Produtos utilizados e aprovados
por iepn Sex 13 Out 2017, 19:25

» tem Yaris hibrido
por André Melo Sex 13 Out 2017, 13:18

» Amaciamento do Toyota Novo
por Diogo Sex 13 Out 2017, 09:59

» Novo Etios "2018"
por Diogo Sex 13 Out 2017, 09:54

» Pneus 175X70X14 - Etios sedan
por JRoberto Qui 12 Out 2017, 19:07

» tem como blindar o Etios?
por Sergio Qui 12 Out 2017, 18:06

» Qual tipo de pagamento vc usou pra pagar Etios?
por Sergio Qui 12 Out 2017, 18:04

Tecnologia motor Etios

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tecnologia motor Etios

Mensagem por rharruda em Qui 05 Set 2013, 00:14

O eitos tem tecnologia no motor acima da média para o segmento.

1- Bloco, cabeçote e componentes em alumínio, menos atrito, menos peso, melhor eficiência energética além de não oxidar os dutos e juntas de refrigeração, não cria ferrugem no liquido de resfriamento do motor e o consequente "radiador furado".

2- Comando por corrente, minimiza os risco de danos no motor devido a contaminação que comumente ocorre na correia dentada, reduzindo a sua vida útil, mexânico não deixará o seu motor fora de ponto.

3- Distribuidores de ignição independentes associados a velas de iridium (metal ao qual é produzida). Essas velas proporcionam a melhor queima do combustível, maior eficiência térmica além de durarem 100.000 km contra 20.000 km das velas comuns quando em contato com etanol. Esse é um ponto chave do etios ser econômico.

4- Motor 16v com pico de torque a 3.100 rpm (Claro que a potência foi sacrificada, 96 cv em 1500 cm3 é pouco). Os motores 16v comumente são famosos pelo pico de torque em altas rotações como 4500 rpm-5000 rpm, por isso a necessidade do comando variável para "linearizar" a curva de torque, melhorando a resposta em rotações menores. Nem o motor 8v da VW que tem pico de torque a 3.200 rpm, um dos mais baixos do mercado consegue essa façanha.

5- Suspensão com reforços na dianteira e traseiras (barras transversais).

Quem lembrar, acrescente mais informação. Att.
avatar
rharruda

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/08/2013
Localização : Valinhos - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Caio em Qui 05 Set 2013, 04:04

Toyota é Toyota rsrs
avatar
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 26
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Paulo moderador. em Qui 05 Set 2013, 13:28

é verdade caio, o etios é mais moderno que o corolla(não estou dizendo que é melhor)hehehehe
avatar
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Caio em Qui 05 Set 2013, 20:08

Lembre-se que o corolla novo ja saiu do forno... Está quase chegando nas css
avatar
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 26
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Sergio em Dom 08 Set 2013, 13:20

6 - Tubo de escapamento todo em aço inox.

7 - Direção elétrica (já que você mencionou também a suspensão).

8 - 9 - 10 - 11 ........ Vai faltar espaço.

Não se trata de ser fanboy mas o Etios tem a vantagem de um projeto moderno, lançado no mundo há 2 anos, e que começou tudo do zero. Então a engenharia da Toyota, já que tinha que projetar do zero, adotou todas as soluções mais modernas que dispunha nessa categoria. Por exemplo: se podia escolher qualquer sistema de direção pra que usar a obsoleta direção hidráulica? E a gente vê isso em todos os detalhes do carro, na carroceria leve e ao mesmo tempo muito segura, e por ai vai.

Alguém pode não gostar do design, do tipo de acabamento, das cores do revestimento do banco, etc, gosto é pessoal. E ninguém aqui está dizendo que o carro é perfeito, pelo contrário, também tem defeitos como qualquer outro. Mas não existe nessa categoria de preços nada com projeto tão atual como o Etios, alguns tem uma ou outra solução tão moderna, mas no conjunto todo nenhum outro se equivale.
avatar
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por fogassaw em Ter 10 Set 2013, 14:22

Concordo totalmente com o que foi escrito. Como falado anteriormente, ha umas economias mesquinhas por parte da Toyota e o seu design nao é dos melhores, mas pelo menos nos itens essenciais (segurança, motor e suspensao e direçao), ela fez direitinho a licao de casa. Pena que as pessoas prefiram meter o pau sem conhecimento do carro.
avatar
fogassaw

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 20
Data de inscrição : 19/08/2013
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Sergio em Sab 14 Set 2013, 15:27

A Toyota fez o difícil e negligenciou o fácil. Na verdade o consumidor acabou beneficiado pois pôde comprar com bonus e outras vantagens um produto muito bom e isso não aconteceria se ele tivesse excesso de procura.
Ontem na saída da padaria 2 taxistas me pararam para olhar o Etios, o mais velho deles não acreditou quando viu o porta malas, que era maior que o do seu Corolla que estava estacionado do lado. Disse que estava vendo para comprar um Etios pois manter um Corolla na praça era caro demais e não compensava, já o Etios oferecia o mesmo espaço gastando muito menos de combustível e manutenção. E que tudo que era taxista falava pra ele que podia comprar tranquilo pois o carro gastava pouco e não quebrava de jeito nenhum.
O taxista mais novo e antenado falou sobre o teste de longa duração da Quatro Rodas e que o velho nem fosse louco de pegar um hb 20 sedan (não sei porque mencionou o coreano) pra por na praça pois era campeão de insatisfação no reclame aqui, faltava peça etc, etc, etc.

Achei interessante mencionar pois quando o Etios foi lançado muito se comparou com o hb 20 e a nossa imprensa "especializada" dizia que a Toyota tinha errado pois se preocupou só com qualidade e a hyundai acertou pois fez um carro "bunitin" que o povinho tava adorando.
No longo prazo ao contrário do que disse nossa "brilhante" imprensa "especializada" a estratégia da Toyota está se mostrando acertada pois ela já fixou a imagem de qualidade do Etios, hoje você pode ouvir o que quiser sobre ele menos que não tem qualidade.
Tanto é que vira e mexe entra um troll aqui no clube que lê algum tópico sobre algum defeito que apareceu no carro de alguém e inventa que no carro deu isso também e ele do nada teve que trocar metade das peças, sem dar nenhum outro detalhe, achando que vai prejudicar a imagem do Etios. hehehehe!!
Já a hyundai, que a "bem informada" imprensa dizia que era a 8ª maravilha do mundo consegui arruinar a imagem do seu produto acreditando que bastava pagar um designer renomado e que o resto o povinho não tá nem aí. Engano. Assim como os taxistas até no society que eu vou no domingo tomar chapéu da molecada, já me falaram: ainda bem que você não comprou o hb20 que é até bonito mas não vale nada. Ou seja, assim como aconteceu com a Fiat, os coreanos vão levar 10 anos para apagar a má imagem que o seu carro consegui em tão pouco tempo.
O tempo sempre se encarrega de mostrar quem estava certo.


Última edição por Sergio em Sab 14 Set 2013, 15:35, editado 1 vez(es)
avatar
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Ronaldo Marinho em Sab 14 Set 2013, 15:32

Eu estou abismado com o consumo do meu, que é sedan! com alcool fazendo quase 10 km/l em Sp com toda loucura, espaço interno otimo sem falar do porta malas que consegui ate colocar a bike do meu filho aro 20!!!
avatar
Ronaldo Marinho

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 18
Data de inscrição : 26/08/2013
Idade : 44
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Sergio em Sab 14 Set 2013, 15:43

O meu também faz de 10 km por litro de álcool em São Paulo, com o litro custando R$1,59 acaba ficando barato rodar com o Etios. Quando o percurso é mais na estrada (moro do lado da rod. Raposo Tavares) faz mais de isso.
Acho que é porque o motor funciona bem em baixa rotação e se o sujeito quiser dirigir de forma econômica é fácil. Para o pessoal que gosta de esticar marcha e sentar o pé ai não tem jeito. heheheh.
avatar
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por eduguedesgama em Qui 28 Nov 2013, 12:12

O Motor do Etios 1.3 é VVT??
avatar
eduguedesgama

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Aksan em Qui 28 Nov 2013, 12:32

eduguedesgama escreveu:O Motor do Etios 1.3 é VVT??
nem o 1.3 nem o 1.5 tem vvt
avatar
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por eduguedesgama em Qui 28 Nov 2013, 12:37

Aksan escreveu:
eduguedesgama escreveu:O Motor do Etios 1.3 é VVT??
nem o 1.3 nem o 1.5 tem vvt
ué.. o etios não é VVT? e qual é o motor do etios? DOCH??

Agora to pasmo!!

avatar
eduguedesgama

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Aksan em Qui 28 Nov 2013, 13:20

eduguedesgama escreveu:
Aksan escreveu:
eduguedesgama escreveu:O Motor do Etios 1.3 é VVT??
nem o 1.3 nem o 1.5 tem vvt
ué.. o etios não é VVT? e qual é o motor do etios? DOCH??

Agora to pasmo!!

Todos os motores 16v são DOHC (double overhead camshaft) ou duplo comando no cabeçote, os 8v são só OHC pois só tem 1 comando.
o VVT (Variable Valve Timing) ou VVT-i que é uma evoluçao do VVT é um sistema de variaçao de valvulas que faz o motor ficar mais "elastico", a ausência dele justifica o corte prematuro em 6.000 rpm pois o carro, os comandos e etc foram pensados para condução urbana onde o torque em baixa rotação é o que interessa, e fica mais barato produzir esses motores que ja vem montados do Japão sem esse sistema ( o quanto mais barato não faço ideia), essas infos vc pode confirmar em diversas fontes espalhadas pela interwebz. Smile
*lembrando que VVT, VVT-i são os nomes que a toyota resolveu dar pra esse sistema, cada montadora dá um nome diferente.

1.3 = 1NR-FBE
1.5 = 2NR-FBE  
os dois são uma variante do 1NR-FE do Yaris europeu só que sem o variador de valvulas.
avatar
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Sergio em Qui 28 Nov 2013, 13:52

Legal o que você escreveu Aksan, só uma ressalva: nem todos os motores 16v são DOHC, podem ser OHC também. Não sei te dizer hoje que motores são assim mas no passado era mais comum. E do mesmo jeito um 8v pode ser DOHC.

PS.
DOHC - Duplo comando de válvulas localizado no cabeçote.
OHC ou SOHC - Comando de válvulas único localizado no cabeçote.

A letra H é usada para diferenciar dos motores onde o comando de válvulas está localizado no bloco do motor (raros hoje em dia).

avatar
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Aksan em Qui 28 Nov 2013, 13:58

Vivendo e aprendendo Very Happy
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
avatar
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por eduguedesgama em Qui 28 Nov 2013, 14:18

Aksan escreveu:Vivendo e aprendendo Very Happy
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
GENTE!

então o ETIOS é ou não VVT???

?????????????????????
avatar
eduguedesgama

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por eduguedesgama em Qui 28 Nov 2013, 14:21

e por não ser VVT então.. ele é inferior ao concorrente J3 por exemplo? que usa tecnologia VVT? grato!
avatar
eduguedesgama

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Aksan em Qui 28 Nov 2013, 15:01

Teóricamente ele é inferior tecnologicamente, mas só no papel.
VVT é bom mas só ele não faz um motor...

O motor do étios é todo em alumínio, comando por corrente, entre outras coisas, além disso ele é fabricado e montado por quem mais entende de durabilidade, a Toyota do Japão. o motor e algumas coisas do chassis vem inteirinhos de lá...
Em geral o J3 é até bom, mas há várias reclamações por aí sobre o motor dele, que é ruim de torque, que é ruim de sair, tem q reduzir marcha o tempo todo... assim vai..
Agora procura algum defeito no motor do étios...
To vendo nosso étios passar fácil dos 100mil km sem reclamar e com manutenção baixissima, enquanto tantos outros pedem arrego no meio do caminho ou cobram bem caro pra continuar...

avatar
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Sergio em Qui 28 Nov 2013, 15:25

Aksan escreveu:Vivendo e aprendendo Very Happy
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
Eu também aprendi coisa pra caramba por aqui. A gente se diverte e ainda melhora nossa cultura, heheheh!!! Por isso que sempre que tenho um tempinho dou uma sapeada no pedaço.

avatar
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Sergio em Qui 28 Nov 2013, 15:58

Respondendo a pergunta se o Etios é inferior ao J3, complemento o que o amigo Aksan disse.

Depende do que é importante para você em um carro. Para as pessoas que compram o J3 ele é superior naquilo que é importante para eles. Ou então comprariam outro carro, ninguém vai numa concessionária com uma arma na cabeça.

Para mim no que é importante um carro oferecer o Etios é superior, inclusive (e principalmente) o motor. Por isso preferi ele, não quer dizer que seja o seu caso.

Sobre o vvt é uma muleta usada no projeto com a finalidade de melhorar os números apresentado pelo motor no catálogo de venda. Faz com que no catálogo a potência máxima apareça maior. Como as pessoas não sabem o que significa potencia máxima (nem tem obrigação de saber) acreditam que terão um carro mais potente à sua disposição no dia a dia, nas ultrapassagens, retomadas de velocidade, etc e compram o modelo. E o objetivo da fábrica é vender, então está ótimo.

Depois descobrem que a força do motor em condições normais de uso não tem nada a ver com a potencia máxima e que este número é importante por exemplo para quem compra carro para fazer prova de arrancada, o que não é o caso dele que usa o veiculo para transportar sua família. Mas até ai mais uma unidade foi vendida e os executivos da montadora ficam felizes contabilizando isso e garantem seus bonus no final ano.

Claro que isto é minha opinião, muita gente não vai concordar (num tô nem ai) mas você perguntou então respondi.

No meu carro prefiro que não tenha vvt, é uma traquitana a mais, aumenta desnecessariamente a complicação do motor, número de peças, risco de defeito e manutenção, e para o meu modo de dirigir não melhora em nada, provavelmente piora. O que não quer dizer que não compraria caso tivesse, apenas prefiro que não tenha. Mas isto é para o meu modo de dirigir, se você pretende um modelo para participar de provas de arrancada é importante sempre ver qual tem maior potência máxima. Neste caso o J3 pode ser superior (pra ser sincero não sei qual é a potencia máxima dele).

Mas não se engane achando que por não ter vvt o motor do Etios não é moderno, pelo contrário é moderníssimo, consegue sem usar muletas como vvt ter 16 válvulas e ao mesmo tempo torque excepcional em baixa rotação, o que é raro e até a mim surpreendeu. Só uma engenharia de altíssimo nível consegue essa proeza. Também não se engane achando que por ter no catálogo de vendas um número menor de HPs ele é mais fraco que os outros. Faça um teste drive e você vai ver que o Etios 1.5L é mais forte que os concorrentes com motores mais ou menos desse tamanho, não é pouco não, beeem mais forte. Fiz isso com 5 modelos há uns 10 dias.

Para finalizar se você tem simpatia pelo J3 não vejo porque não possa ser uma boa compra. Tudo se resume em procurar saber se o que ele oferece é o que você procura. A única coisa que não deve fazer é comprar um carro só por que é o que "está" na mídia, geralmente isso é sinônimo de mau negócio.
avatar
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por girardi em Qui 28 Nov 2013, 19:32

Eu tava com um city 1.5 flex e achei o motor do etios melhor e com muito menor consumo. Fiz 11.73 km/l na castelo branco a 120km/h

girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 655
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 37
Localização : Maringá - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por pizarromg em Qui 28 Nov 2013, 19:59

Adquiri o meu 1.3 no início de agosto/2013, já rodei quase 6000 km e estou muito satisfeito com o desempenho. Até agora só o abasteci com etanol e a média tem ficado sempre um pouco acima dos 10 km/l. Gostoso de dirigir, esperto na aceleração e suspensão silenciosa. Espero que continue assim!
avatar
pizarromg

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 28
Data de inscrição : 24/07/2013
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por T-6 em Dom 08 Dez 2013, 19:12

Bem, vendo a discussão de motores VVT ser melhor que os demais, ou não, vou dar minha opinião. Lembro que sou apenas um entusiasta e com conhecimentos médios de mecânica, não pretendendo ser nenhum expert no assunto. Por favor, se estiver errado, corrijam-me.
O que vejo é que as fábricas colocam cabeçotes VVT em determinados motores para corrigir problemas de pouco torque em baixas rotações e/ou para dar uma "linearizada" na curva de potência de motores 16 válvulas.
No caso específico do Etios, como ele tem seu torque máximo a apenas 3100 rpms, apenas porque se trata de um motor 16 válvulas (que geralmente tem seu torque máximo lá nas alturas se comparado a um motor 8 válvulas), ele realmente não tem necessidade de um cabeçote variável.
Com isso, prefiro o motor do Etios a qualquer outro que precise de cabeçotes variáveis pois, certamente, não tem a possibilidade de ter esse "apêndice" VVT quebrado por qualquer motivo (quanto mais equipamentos auxiliares temos em nossos produtos mais chances de quebrarem esses produtos tem – o simples funciona muito melhor que o complexo).
É o que penso.
avatar
T-6

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 869
Data de inscrição : 03/12/2013
Localização : Parnamirim - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por Solfieri em Qua 12 Fev 2014, 12:53

Só a título de comparação, o motor do honda city é SOHC e o do etios DOHC, gerando um rendimento melhor.
Paz e Bem!
avatar
Solfieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 225
Data de inscrição : 05/09/2013
Idade : 32
Localização : Teresina - PI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tecnologia motor Etios

Mensagem por fndcosta175 em Qua 12 Fev 2014, 23:22

rapaziada, o motor etios em suma não precisa de VVT devido a seu peso do chassi....como nosso amigo disse máx de torque em 3,1 k rpm....
num motor 1.5 16V já tá de bom tamanho, não é atoa que meus amigos da CSS dizem que os piores clientes são os do Etios...kkkkkkk
sabem pq ?
avatar
fndcosta175

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 42
Data de inscrição : 03/02/2014
Localização : Osasco - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum