Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Etios 1.5 treme um pouco?

+10
RenatoF.
freddygaia
lamps
daHool
LuizFernando
jdonadel
Rengaww
Paulo moderador.
Diogo
tshot92
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por tshot92 Sáb 05 Set 2015, 12:14

ar disligado. vc ja levo no cc??
tshot92
tshot92

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2015
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por RenatoF. Dom 06 Set 2015, 14:51

Meu carro tem apenas 100 km mas já notei que treme eventualmente em ponto morto. Mas a maior parte do tempo apresenta comportamento "normal".
RenatoF.
RenatoF.

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/07/2015
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por los006 Dom 06 Set 2015, 18:19

Pessoal é normal o carro tremer em algumas circunstancias e a primeira delas é: Coxin, carro com coxin hidraulico vibra menos pois o oleo dentro do coxin o tonro mas pesado e dificil de torcer, então o carro vibra menos. Segundo o motor estar FRIO e em Marcha lenta (marcha lenta, idle, ponto morto,sem aceleração)<-- são sinonimos da mesma coisa ok? ele normalmente fica 850~900 rpm e muitos carros vibram nesse giro, alias, acho que todos os que eu tive vibravam pelo menos um pouco , porem quando voce liga o ar condicionado, a central eletronica eleva o giro para 950~1050 rpm, onde a vibração desaparece pelo motivo de que nessa velocidade de giro, os pesos das partes moveis do motor se anulam mais rapidamente nao dando tempo de vibrar (motor aspero) caracteristica que muitas vezes volta a aparecer em alto giro exatamente pelo mesmo motivo, Projeto barato e/ou com falta de contrapesos ou com contra-pesos em locais errados na arvore de manivelas (virabrequim) Essa questão de onde colocar os contra-pesos não é tão simples quando parece em um motor 3 e 4 cilindros, mas é extremamente facil em um V6 que em tese é o motor "perfeito". Existem motores com tendencia natural de torção maior ou menor que de outros um exemplo muito conhecido é o motor R18A2 da Honda que equipa o Civic e o HRV, tanto que esses carros tem coxins hidráulicos que quando estouram, o carro fica horrível em marcha lenta. Outro ponto: combustivel fora dos padroes: alcool com muita água ou gasolina com misturas diversas pode dificultar muito a regulagem da central para a hora exata da detonação que pode fazer o motor grilar (perder a detonação e detonar em tempo errado) ou mesmo pipocar que é detonar ja no coletor de escape. Infelizmente alguns motores tem essa característica chata mesmo, se voce encher o saco da concessionaria, eles vão regular a marcha lenta do carro travada no modo de ar condicionado ligado, pior pra você pois o carro consome mais e polui mais e em SP, ja vi muito Honda FIT ser reprovado no teste veicular por causa disso, na medidora ligada na OBD2 do carro, a marcha lenta media 1100 RPM nos motores L13A e L13B (Fit 1.4 DSI de 8 e 16v sem vtec). Outros carro que vibram pacas: Uno Mille fire flex com alcool, celta 1.0 nos motores de 70cv até 2009 acho, o meu are um 2007 e vibrava bastante frio, motores AP 1.8 alcool carburados que inclusive ele torce muito tambem nas acelerações.... OOO SAUDADE DO MEU QUADRADO. motor Renault K4M mesmo com coxin hidraulico, Todos os motores Endura-E, os primeiros VHT da volks, os CHT e alguns Fiasa. Mas um que eu achei que estava completamente fora da realidade o dia que eu vi em bancada, foi o 3 cilindros 1.0 12v Kappa da hyundai/kia, que apesar de não parecer no carro, ele é beeem estranho em bancada e é logico qualquer motor 4 cilindros com um cilindro não detonando, tambem vibra pacas.


Última edição por los006 em Ter 08 Set 2015, 12:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de explicar o motivo da vibração.)
los006
los006

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/08/2015
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por lamps Ter 08 Set 2015, 07:58

Que aula, hein los006! Valeu =D
lamps
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 150
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por los006 Ter 08 Set 2015, 12:38

Por nada lamps, Compartilhando conhecimentos.
los006
los006

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/08/2015
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Mário Costa Filho Seg 14 Dez 2015, 12:55

Comprei um Etios 1.5 x, 0 Km, instalei na própria concessionária um som e um alarme. Uma coisa que me chateia desde o início é a tremida que o carro apresenta.
Já levei na concessionária e eles dizem que é o veículo está normal.
Percebi que essa tremida ocorre quando há uma mudança na rotação do motor, e que essas mudanças ocorrem normalmente quando algum componente elétrico é acionado, como por exemplo o compressor ou o eletroventilador do ar condicionado entram em funcionamento. Comecei a perceber, também, que essas tremidas começaram a ocorrer quando aciono o vidro elétrico. A rotação do veículo cai.
Vi que a bateria desse carro tem 45 amperes, o que acho pouco para um veículo com tantos componentes elétricos.
Minha esposa tem um Ka 1.5 que não apresenta essa vibração e sua bateria é de 52 amperes.
Gostaria de saber se alguém já teve essa mesma impressão acerca da alteração da rotação do motor com a consequente tremida, decorrente do acionamento de algum componente elétrico?
Acredito que o problema da tremida desse veículo seja de fundo elétrico, que talvez seja por causa da utilização de uma bateria com baixa amperagem, visto que esta situação só ocorre quando o veículo se encontra em marcha lenta, quando estamos parado em um semáforo, por exemplo.
Mário Costa Filho
Mário Costa Filho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/12/2015
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Diogo Seg 14 Dez 2015, 21:26

Isso infelizmente é normal no Etios, ele realmente trepida um pouco.

Quanto a bateria, eu não acredito que o problema seja ela, pois 45Ah é mais que suficiente para ele, pois a título de comparação o Honda Fit tem 40Ah, e não trepida nada, já o Corolla que é um carro bem maior e mais equipado vem de fábrica com bateria de 50Ah.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por cmarques Ter 15 Dez 2015, 07:22

Por curiosidade...Esta abastecido de etanol?
O motor do etios fica mais "aspero" quando se utiliza este combustivel...
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Mário Costa Filho Ter 15 Dez 2015, 12:01

A respeito da bateria, eu enviei um e-mail para o SAC da Toyota, perguntando qual seria a amperagem correta para o veículo, e eles me responderam que o correto para o veículo seria uma bateria de 50A.
Antes de enviar esse e-mail, fui a uma casa que vende baterias e o dono me disse a mesma coisa, que a bateria ideal seria uma de 50A.
Não sei se vocês já perceberam que essas tremidas ocorrem normalmente quando algum componente elétrico entra em funcionamento.
Fiz um teste no meu carro,mantendo acionado, ao mesmo tempo, os dois vidros elétricos dianteiros. A rotação do carro caiu e ele começou a tremer. A mesma coisa acontece quando o eletroventilador entra em funcionamento, ou quando o compressor do ar condicionado liga e desliga.
Fiz a mesma coisa coisa com os vidros elétricos do carro da minha esposa, que é um Ka, também 1.5 e com bateria de 52h, e o carro não tremeu, e a sua rotação não se alterou.
Creio que essa tremedeira que dizem ser normal no Etios, talvez seja um erro de projeto elétrico, com a colocação de uma bateria com amperagem inferior ao que o carro realmente precisa.
Lembro-me que antigamente a amperagem das baterias estavam relacionadas com a quantidade de equipamentos elétricos existentes nos veículos. Quanto mais equipamentos, maior era a amperagem.
O Etios possui muitos equipamentos elétricos; vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, direção elétrica, sensor de cinto de segurança nos bancos dianteiros, desembaçador do vidro traseiro, ar condicionado, e ainda mandei instalar, na concessionária, um som e o alarme. Creio que uma bateria de 45A é insuficiente para tudo isso.
Com relação ao combustível, só uso gasolina. Já abasteci um tanque só com álcool, seguindo orientação da concessionária, mas não houve alteração alguma. Continuou tudo do mesmo jeito.

Mário Costa Filho
Mário Costa Filho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/12/2015
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Mário Costa Filho Ter 15 Dez 2015, 12:15

Não sei qual o tipo de construção do motor do Honda Fit e também não sei se ele possui os mesmos componentes elétricos do Etios.
Em relação ao Corolla, acho que ele possui os mesmos itens elétricos que o Etios, mas possui uma bateria maior. O tamanho do carro não tem influência na bateria. O que realmente influencia é a quantidade de componentes elétricos. O tamanho, fica mais a cargo do motor mesmo, que, salvo engano, no Corolla é 2.0.
Sabemos que o projeto do Etios é de um carro barato. A Toyota economizou onde pôde nesse veículo.
Mário Costa Filho
Mário Costa Filho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/12/2015
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Diogo Qua 16 Dez 2015, 21:16

Bom, testar isso é muito fácil, bastaria levar o carro em uma casa de baterias e colocar uma para teste.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Luzitchow Sex 18 Dez 2015, 15:19

Peguei o meu 0 km ontem e também notei que ele treme em marcha lenta e com o AC desligado. Não chega a incomodar mas é estranho.
Luzitchow
Luzitchow

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 35
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 1.5 treme um pouco? - Página 2 Empty Re: Etios 1.5 treme um pouco?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos