Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Etios acelerando ao ligar

+11
Luiz Fernando
Francinete Sanches
Guruga
mauricio de paula
Nithium
Júnior Azeredo
Leandro Morais
Sir Camelot
Eduardo
Diogo
Renan M
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Renan M Qui 16 Jul 2015, 09:48

Não sei se isso é normal, mas quando ligo o carro pela primeira vez(motor frio) ele dá uma acelerada com giro até 2000rpm sozinho.É assim mesmo?
Renan M
Renan M

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/07/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Diogo Qui 16 Jul 2015, 10:10

É isso mesmo amigo, as vezes ele sobe até 2mil rpm mesmo e depois vai baixando a rotação.

Normalmente acontece só pela manhã quando o motor está mais frio.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Eduardo Qui 16 Jul 2015, 10:20

O que reparei é que quando abastecido com álcool, o giro fica mais alto nos cinco primeiros minutos, mesmo ao passar as marchas a rotação dá uma subida até esquentar.

Com gasolina só após o acionamento, mais em questão de segundos a rotação cai para 1000 rpm e aí flui que é uma beleza rs
Eduardo
Eduardo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 133
Data de inscrição : 18/11/2014
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Diogo Qui 16 Jul 2015, 10:55

Aqui no RS como faz bastante frio no inverno é melhor usar Gasolina, pois com o etanol o carro fica acelerando sozinho a cada troca de marcha, até esquentar.

Porém acredito que essa estratégia de deixar o motor acelerado deve ter algum fundamento, pois o Etios funciona perfeitamente com etanol mesmo em dias de bastante frio, já outros carros que já tive tinham um funcionamento bem quadrado nos primeiros minutos de funcionamento no frio, com uma perda bem perceptível de potência, engasgos e etc.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Renan M Qui 16 Jul 2015, 11:17

Valeu pela informação
Renan M
Renan M

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/07/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Sir Camelot Sex 17 Jul 2015, 10:05

Bem que poderia ser o inverso, começar baixo pra o óleo subir, depois acelerar um para aquecer e enfim normalizar. Não acho muito legal o giro tão alto com motor frio, mesmo sabendo é claro que o óleo multiviscoso serve pra isso.

Minha moto funciona assim, começa em baixa rotação na partida e depois eleva um pouco pra aquecer. A Kawasaki podia passar essa dica pra Toyota. kkkkkk
Sir Camelot
Sir Camelot

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 87
Data de inscrição : 26/05/2015
Idade : 46
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Diogo Sex 17 Jul 2015, 10:09

Se o giro se eleva para cerca de 2mil RPM, provavelmente essa é uma faixa segura para um motor frio, tenho certeza que não fariam isso se causasse danos.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Leandro Morais Seg 20 Jul 2015, 16:42

Opa..

Quando eu tirei o meu da concessionária percebi essa aceleração do Etios (1.3).

Assim, perguntei para um técnico da Toyota que me disse que é, como o nosso colega Diogo disse: faixa de rotação para esquentar o motor frio e evitar o seu uso severo.
Leandro Morais
Leandro Morais

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 35
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Júnior Azeredo Seg 20 Jul 2015, 17:13

Normal, o meu também quando liga fica acelerado e em seguida diminui. Deve ser algum recurso padrão para gerar melhor desempenho e estabilidade do motor.
Júnior Azeredo
Júnior Azeredo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2015
Idade : 28
Localização : Nova Friburgo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Nithium Ter 21 Jul 2015, 17:48

O meu ( 1.5 ) Também faz isso, quando for fazer a primeira revisão vou perguntar ao mecânico se é normal.
Nithium
Nithium

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 61
Data de inscrição : 16/06/2015
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por mauricio de paula Qua 22 Jul 2015, 09:30

tbm estranhei isso, mas ao questionar na própria toyota, os técnicos disse que é assim mesmo, e usou uma expressão "para o bem do carro"
mauricio de paula
mauricio de paula

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 79
Data de inscrição : 24/12/2014
Idade : 57
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Nithium Qua 22 Jul 2015, 13:35

Rpz... Sei não hein, isso ai deve gerar um consumo meio excessivo não? Lembro que nos primeiros dias com o carro não fazia isso não....
Nithium
Nithium

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 61
Data de inscrição : 16/06/2015
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Guruga Qua 22 Jul 2015, 18:04

Engraçado, todo carro que eu tive fazia isso. Quando o motor estava frio, o carro acelerava para evitar que ele morresse. Mas isso só dura alguns poucos segundos. Estranho para mim seria se não fizesse isso.
Guruga
Guruga

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/09/2014
Idade : 45
Localização : Araçuaí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Diogo Qua 22 Jul 2015, 19:57

Pra mim também, é algo comum a todos os carros, a diferença é que e Etios fica talvez cerca de 200 ou 300 rpm a mais, mas dentro do normal.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Francinete Sanches Sáb 18 Fev 2017, 10:59

Venho aqui relatar um dos piores momentos da minha vida , vivido esta semana : comprei um Etios Sedan XS Ano 2015 modelo 2015 , peguei em 10/02/2015. Fiz todas as revisões na concessionária (06 ao todo) e estava adorando o carro que utilizamos eu e o meu marido todos os dias para ir ao trabalho . Moramos em Itatiba e trabalhamos em Jundiaí , interior de SP. Moro em uma casa cuja garagem fica no alto de uma rampa , todos os dias o meu marido desce para abrir o portão  que não é automático e eu desço com o carro para facilitar a saída . Nesta terça feira dia 14/02/2017 por volta das 07h, como todas as manhã ele começou a descer a rampa e eu fiz o de costume , liguei o carro , baixei o freio de mão , engatei a primeira e acelerei um pouquinho porque a garagem e reta mas como logo tem a rampa não precisa acelerar muito , somente o suficiente para sair do plano reto . Qual não foi a minha surpresa, quando acelerei, o carro assumiu uma aceleração desproporcional e começou a descer a rampa , tentei frear e os freios não funcionaram , em uma fração de segundo me dei conta de que iria atropelar o meu marido , puxei o volante para a esquerda onde tenho algumas  arvores e mirei em direção a menor delas e foi assim que o carro parou . Muito assustados com o ocorrido acionamos o seguro e entramos em contato com a concessionaria , sendo que eles pediram para que o seguro levasse o carro para a concessionária que faria uma pericia , e assim foi feito . Enquanto aguardava o guincho chegar fiz um e-mail para o sac da Toyota e também preenchi um formulário da concessionária relatando todo o ocorrido . O SAC me respondeu que em 48 horas me daria uma resposta , posteriormente enviaram um e-mail ao meu marido apesar de ter sido eu a enviar o primeiro e-mail  (ele consta como proprietário e provavelmente o e-mail dele esta no cadastro) , solicitaram alguns dados, respondemos no dia 15 mesmo . Ontem a concessionária Expoente de Jundiaí onde comprei o carro ligou para o meu marido dizendo que eles haviam feito uma averiguação na própria concessionaria e que os mecânicos não acharam nada de errado , questionamos o fato deles não terem enviado o carro para a fábrica, e eles responderam que seguiram a orientação da fábrica . O carro esta ainda na garantia de 3 anos e não gostei da postura de descaso da Toyota , solicitamos uma resposta por escrito uma vez que meu contato foi por escrito , não recebemos nada até agora . Estamos realmente assustado e dispostos a arrumar e vender o carro e trocar de marca . Depois do ocorrido fui fazer uma pesquisa e descobri que já houve esse problema em outros carros da marca inclusive nos Estados Unidos teve uma vitima fatal . Alguém já teve um problema desta natureza ? Fica aqui o alerta a todos os que possuem o Etios .
Francinete Sanches
Francinete Sanches

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/02/2017
Localização : Itatiba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Diogo Sáb 18 Fev 2017, 11:32

Francinete Sanches, me desculpe a sinceridade, mas seu Etios possui um sistema de embreagem a cabo, para parar o carro você deve pisar na embreagem e no freio, desta forma seria impossível que o carro continuasse acelerando.

Quanto ao problema do Corolla, que inclusive gerou um recall, era culpa do tapete que prendia o acelerador, por isso que o Etios tem as tavas de tapete, que se estiverem bem fixadas impedem que ele se mova.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 18 Fev 2017, 12:46

Francinete Sanches, exatamente isso que o Diogo falou, por um acaso seu carro está ou estava com outro tapete que não o original ??? Se sim, ele estava preso no devido local ??? Você mandou seu carro lavar em algum lugar que possa não ter prendido direito ???


A não ser que o acelerador tenha prendido por algo físico, não tem como o carro travar acelerado e ao mesmo tempo o freio não funcionar !!! Estranho demais essa situação !!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Convidado Sáb 18 Fev 2017, 14:14

Francinete Sanches
Algo está confuso na sua descrição e, é mais provável que tenha ocorrido uma barbeiragem das grandes.
Bastava ter pisado no freio. Se o freio não funcionou, é muito provável que você tenha descido a rampa com o motor desligado e com o pé na embreagem ou em ponto morto.
Com o motor desligado, você fica sem freio porque o servo freio perde sua atuação.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por cmarques Sáb 18 Fev 2017, 16:47

Com o relato apresentado, alem das observações ja mencionadas (o bastava acionar embreagem, risco de tapete solto, motor desligado - mas afirmou haver sido ligado, etc...), voce comentou que seu marido e quem dirige o carro, mas voce o adentra na garagem... 
Voces tem a mesma estatura, ou ele e mais alto que voce?
Voce regula o banco para efetivar a manobra?
Se houver diferença de estatura, e não tem o habito de alterar a regulagem do banco pra poder manobrar o carro, bem provavel é que não alcançou os pedais devido a isto e se "embaralhou" na manobra, com certeza, com grande risco para integridade fisica do carro e de quem estivesse nas proximidades ... 
E nem estou mencionando que pudesse estar utilizando sandalia solta ou salto na ocasião...

São fatos que devem ser veirficados a fundo pra se poder chegar a uma conclusão...

De qualquer forma, se obitver algum "laudo conclusivo" a respeito, de retorno, pois se houver algum problema mais a fundo, e interessante ser de conhecimento publico...
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Emerson Warne Sáb 18 Fev 2017, 20:00

Os problemas no USA era com toyota automático...o carpete mal colocado prendeu o freio e o carro não parava.
No seu caso deveria está usando etanol, né iss!? Com o etanol alguns Etios, incluindo o meu, antes de esquentar o motor usando o etanol demoram a baixar a aceleração com o motor frio depois que acionamos o acelerado.
Imagina ai o carro a 2 mil giros na primeira descendo uma rampa...Já aconteceu comigo na rampa da garagem do predio. Acostumado sair da minha vaga na primeira e descer a  rampa e devagar isso usando gasolina e derepente com etanol vc solta o acelador e ver o carro acelerar...  Se a pessoa não tiver costume perde o controle do carro mesmo...A embreagem não solta de imediato não, ao contrário do que muitos possam pensar.
Seu relato traduz sim um problema do carro.
Mas repito, isso acontece se estiver com o carro frio usando etanol.
Abs
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 986
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por José Alexandre Sáb 18 Fev 2017, 21:29

Não acontece só com o Etios.
Se tiver abastecido com etanol (álcool, antes de adotarem um nome mais bonito. Kkk), sempre que ligar com o motor frio (acontece mais pela manhã), vai subir o giro do motor pra umas 2.000 rotações.
Isso ocorre com qualquer carro com injeção eletrônica abastecido com álcool quando o motor tá frio!!!
José Alexandre
José Alexandre

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/10/2016
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Emerson Warne Sáb 18 Fev 2017, 21:46

José, o problema não é essa aceleração da primeira partida, acontece mesmo, mas depois baixa para os 1000 rpm, o problema é que na hora que dá a primeira acelerada até o motor esquentar o giro do motor não baixa a rotação na hora que tiramos o pé do acelerado, é como se o carro ficasse acelerado por alguns segundo...É um saco isso, acontece isso no meu até hoje, o carro já vai completar 70k. Acho que é um problema de sonda lambida. Mas só no etanol
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 986
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por José Alexandre Sáb 18 Fev 2017, 21:57

Emerson, apesar de costumar abastecer somente na gasolina, fiz um abastecimento com álcool e não ocorreu isso no meu Etios depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
Eu notava uma aceleração elevada nas trocas de marcha, mas, apenas, enquanto o motor ainda estava frio/morno!!!
Isso aconteceu assim que retirei o carro dá concessionária, com o mesmo abastecido com álcool. Mas eu já tinha lido em fóruns de Etios que isso era normal para abastecimento com álcool!!!
José Alexandre
José Alexandre

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/10/2016
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Emerson Warne Sáb 18 Fev 2017, 22:12

José isso é um defeito mesmo, erro de projeto, algo que deve está na injeção dos modelos mais antigos. Duvido que os modelos mais novos tenham esse problema. O meu fica difícil até de trocar de marcha.
Como só uso gasolina não liguei muito pra isso, mas se usasse etanol diariamente, eles teriam que resolver esse problema na hora.
Eu sou o tipo de consumidor que gosto do que é bom, mas não defendo marca nenhuma, pois o valor que pago pelo produto já é caro é ficar defedendo marca, não vai me dá um carro zero de graça...
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 986
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Convidado Sáb 18 Fev 2017, 22:30

Emerson Warne 
Mesmo que ocorra essa alteração na aceleração que você comentou (que aliás é possível diante da variação das características dos combustíveis) o que me estranha é a perda de controle do veículo.
Mesmo que ocorra uma súbita alteração de rotação (até mesmo uma aceleração desproporcional como comentou a Francinete), isso não leva ao descontrole total do veículo.
O condutor pode pisar no freio, puxar o freio de estacionamento, pisar na embreagem, etc. 
Portanto se ocorre aceleração como você comenta, isso não pode levar ao descontrole do carro a menos que alguma coisa bloqueie o curso dos pedais (como uma lata de refrigerante, frutas, tapete fora do lugar, etc.).
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Etios acelerando ao ligar Empty Re: Etios acelerando ao ligar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos