Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


O que é acelerador eletrônico do Etios?

+4
Diogo
J.Rios
Sergio
Urubaldo
8 participantes

Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Urubaldo Seg 12 Ago 2013, 23:03

Dei uma pesquisada mas não encontrei nada muito explicativo..
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Sergio Ter 13 Ago 2013, 00:00

No sistema convencional quando o caboclo pisa no acelerador o cabo de aço que é ligado no pedal abre a borboleta da entrada de ar para o motor. Ao mesmo tempo a injeção eletrônica envia mais combustível permitindo que o motor acelere. Como a abertura da borboleta é mecânica ocorre que nem sempre ela está no ponto que permite o nível ótimo de entrada de ar para aquela condição (rotação, carga, temperatura do ar, pressão atmosférica, etc).

No sistema chamado acelerador eletrônico não existe o cabo ligando o pedal ao eixo da borboleta. Tem um sensor no pedal (um potenciômetro) então quando pisamos no acelerador esse sensor informa à central eletrônica que queremos acelerar o motor e o quanto queremos (meio pedal, pé no fundo, etc). Essa central analisa a condição daquele momento e dosa a quantidade de combustível ótima para acelerar o motor e por meio de um pequeno motor elétrico abre a borboleta da entrada de ar que também fica posicionada num ponto que otimiza a mistura ar/combustível, deixando o motor mais eficiente.

A diferença que mais se nota no sistema com acelerador eletrônico é que não existe o cabo do acelerador entre o pedal e a borboleta e sim um motor elétrico que faz essa função. Mas apesar de ser bem avançado, na prática a diferença de rendimento não é tão grande.

O Etios usa esse sistema para combinar com todo o restante do carro que é up to date em termos de tecnologia na categoria.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Urubaldo Ter 13 Ago 2013, 11:26

Obrigado pela explicação. Em alguns lugares que falam desse acelerador eletrônico parece até que se trata de piloto automático, mas achei mesmo que não fosse isso.
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Dom 07 Ago 2016, 17:23

Comprei o Etios XS Automático a pouco dias, notei que o pedal do acelerador é um pouco mais duro de acionar em relação a outros carros que dirijo (HB20, Fit) tornando, as vezes, a condução não muito agradável, alguém já percebeu isso, e será que existe regulagem.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Diogo Seg 08 Ago 2016, 10:04

Eu nunca percebi o pedal do Etios mais duro que de outros carros, pelo menos nada que atrapalhe, tem alguns carros que tem o pedal muito mole e acaba atrapalhando também.

Quanto a regular, não existe regulagem pra isso, pois seria necessário desmontar o acelerador eletrônico e trocar a mola interna, não é impossível, mas perderia a garantia e colocaria a segurança em risco, pois é uma peça bastante delicada para fazer qualquer modificação.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Seg 08 Ago 2016, 12:37

Obrigado pela atenção.

De fato, concordo que por se tratar de peça delicada não convém modificar.

Acredito que com o uso e o desgaste natural de todo o conjunto as peças devam ficar mais assentadas, e as respostas do motor e câmbio também, sem falar é lógico, da minha falta de hábito atual com o carro.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Sáb 20 Ago 2016, 16:11

Boa Tarde!

Falei com um Consultor da Concessionária onde comprei o Etios XS automático 16/17 e ele me disse que, de fato, o acelerador eletrônico do Etios é mais duro mesmo (que o de outras marcas e modelos de carros com o mesmo tipo de acelerador). Ao meu ver este é um dos poucos "defeitos" que percebi até agora no Etios.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Romulo Sáb 20 Ago 2016, 18:29

Não notei tal diferença no meu XLS AT HB... Pedal tem comportamento semelhante ao do meu antigo etios xls manual.
Romulo
Romulo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 29
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Montes Claros - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Sáb 20 Ago 2016, 19:34

Tudo bem, Romulo.

Obrigado por sua participação.

Você disse que trocou um Etios por outro Etios, talvez seja este o motivo, não sei se você costuma dirigir outros carros em um mesmo dia.

Troquei um HB20 AT 2013 pelo Etios AT, temos também o novo FIT CVT, tivemos o antigo FIT e o Fiesta Rocam, todos semelhantes quanto a pressão do pedal do acelerador. O único parecido neste sentido com o Etios, que dirigi por um mês, foi o Onix AT 2015 (que por sinal o automático é muito fraco).

Pode ser uma característica do carro que a Toyota adotou, mas não acredito que seja por segurança se não a Honda, a Hyundai, a Ford e outras também adotariam.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Convidado Dom 21 Ago 2016, 07:37

Quase toda semana dirijo vários carros (alguns semi novos e outros até bem bem rodados). 
Às vezes até 2 carros diferentes no mesmo dia. Entre os carros que dirijo tem o Etios XLS 2017 e outros da empresa ou de colegas que são Civic, Elantra, Versa, Gol e Palio Weekend. Percebo diferenças entre eles, mas quanto ao pedal do acelerador, nunca notei alguma diferença que chamasse a atenção. 
Em estacionamentos com manobristas, peça a opinião deles, se o seu pedal é mesmo mais duro ou só impressão.  
Se o seu pedal está duro, muito duro, leve na concessionária para um check up.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Dom 21 Ago 2016, 08:25

Valeu Roberto!

Vou seguir sua orientação.

Pode ser mesmo um problema do meu carro, quando fiz o test drive com um XLS automático não percebi naquele momento diferença no pedal, apesar que você só conhece mesmo o carro com no uso diário.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por cezarlucio Dom 21 Ago 2016, 13:04

Outro detalhe dessa tecnologia de acelerador eletrônico (drive by wire) é que quando você pisa rápido no pedal, há um atraso na resposta do motor que pode ser mais perceptível nos primeiros modelos de carros lançados, o que não é o caso do Etios. Quanto ao acelerador a rigidez da mola é o que determina o seu "peso" e a não ser que ocorra um defeito nesse lote de fabricacao, essa  rigidez deveria ser igual.
cezarlucio
cezarlucio

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/05/2016
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Dom 21 Ago 2016, 14:48

Cezarlucio

Hoje dirigi o Etios por um longo percurso e pude perceber que não deve ser defeito de fabricação e sim, como você mencionou, acredito ser uma maior rigidez da mola que é uma característica deste modelo de carro. É preciso se acostumar.

Nos carros mais antigos e com carburador tinha-se uma vantagem (somente), era possível regular ou trocar a mola de acordo com a vontade ou necessidade de seu condutor, obedecendo logicamente aos padrões de segurança.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Marcond Knoop Qua 14 Set 2016, 12:45

Pra mim é questão de gosto, eu gosto de acelerador mais duro, até porque no meu ver mesmo os carros que tenham aceleradores hiperduros ainda serão faceis de acelerar sem fazer esforço nenhum. Prefiro assim do que acelerador mole que qualquer deslize do pé nele já temos uma aceleração muito forte.
Marcond Knoop
Marcond Knoop

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/09/2016
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Qua 14 Set 2016, 14:40

Concordo que é uma questão de gosto, mas não concordo que um acelerador hiperduro (ainda não conheço) seja mais fácil de acelerar sem fazer esforço nenhum; tornaria a condução mais cansativa e não acrescentaria segurança. Nesse caso, então, dirigir o novo Honda Fit ou Hyundai Hb20, que possuem acelerador leve, seria uma temeridade.
Meu Etios AT chegou aos 500 km e percebo que motor, câmbio e acelerador estão começando a trabalhar em sintonia. Agora o acelerador não parece pesado como antes, o motor já responde com prontidão.

A meu ver o ideal seria que as montadoras utilizassem um padrão para o acelerador eletrônico, seguro e confortável ao mesmo tempo.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Marcond Knoop Qua 14 Set 2016, 17:49

Quando me referi a hiperduro seria um forma de expressão pois o acelerador mais duro que já peguei até hoje mesmo sendo duro no meu gosto não causou nenhum problema. Só não gosto de muito leve acho que fica muito facil de acelerar e acabo acelerando mais do que deveria isso quando dirigia carros com marchas.
Marcond Knoop
Marcond Knoop

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/09/2016
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por J.Rios Qua 14 Set 2016, 18:57

Ok, Marcond, compreendo sua posição acelerador muito leve também não é bom.

Agradeço a atenção.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por pardo Qui 23 Fev 2017, 22:01

Eu só fiquei sabendo ontem que o acelerador do Etios é eletrônico, pois dirigindo não se sente a diferença, aliás tem um tópico aqui no fórum que diz não ser recomendável lavar o motor justamente para não entrar água no sensor do acelerador eletrônico, pois essa peça custa R$ 900,00 para trocar.
pardo
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Diogo Sex 24 Fev 2017, 08:09

pardo, acredito que não exista mais carro com cabo de acelerador no mercado nacional a alguns anos já, o Palio por exemplo já vinha com o acelerador eletrônico (Drive by wire) dês de 2001 na versão 16v, o último carro que lembro que chegou aqui com o sistema de cabo foi o Hyundai i30 em 2009, e mesmo assim era uma exceção nesta época, pois os nossos populares já usavam esse sistema.

O sensor do acelerador eletrônico fica dentro da base do pedal de acelerador, dele sai alguns fios que vão até a central de injeção do carro.

A peça que vai lá no motor é o corpo de borboleta (TBI), essa peça exige cuidado para não ser molhada mesmo pois é um componente eletrônico.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por pardo Sex 24 Fev 2017, 19:51

Eu devo ter trocado as bolas. Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
pardo
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios? Empty Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos