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Mensagem por daniel.poars Qua 29 Out 2014, 00:05

Comprei ano/modelo 2013/2013. Deu um barulho estranho, levei na Carhouse e trocaram a bomba de combustível. Depois começou um barulho metálico principalmente na primeira e segunda, que se intensifica se for lomba. Usei o caro mais de seis meses e não tinha esse barulho. Mudei de posto, abasteci com Podium/BR e não fez diferença. O consultor da css disse que é culpa da gasolina. O estranho é que ja andei em outros (fora o do test drive) e não tinha barulho nenhum e estavam abastecidos com gasolina com certeza. O pior foi o consultor dizer que "todos os carros do test drive tinham sido testados e todos tinham o mesmo barulho" Estranho, quando testei não tinha nada.
Alguém mais tem conhecimento disso ?
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Mensagem por Luiz Fernando Qua 29 Out 2014, 00:10

Não, o meu até agora sem grilada da autodetonação da gasolina. Isso porque o sensor deve estar funcionando perfeitamente.
Leve em um mecânico particular e peça um parecer dele. Retorne na CSS com alguma posição sobre o que pode estar acontecendo.
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Mensagem por Paulo moderador. Qua 29 Out 2014, 01:07

Eu uso sempre 10% de alcool para não grilar, tenta fazer isso.
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Mensagem por Juliano Qua 29 Out 2014, 10:50

Não entendi como é o grilando
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Mensagem por Marcus Borges Qua 29 Out 2014, 12:12

Motor batendo pino(pré-detonação), não é algo normal, tive uma nova uno que grilava direto, mudei de posto, e me fidelizei a um posto e um único tipo de combustível(vpower), nunca mais tive problemas.
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Mensagem por daniel.poars Qua 29 Out 2014, 12:40

Pois é, mas estranho é que saí da css e enchi o tanque e por pelo menos 8 meses não tinha barulho nenhum. Reclamei do consumo na css pois o meu não fazia nem 10km/l na cidade. O chefe da oficina conectou o laptop e deu uma banda a 40km/h pois a padre cacique tava em obras, nem quarta marcha usou. Fiz o cálculo na bomba, sem ar ligado. Carro com mais de 9k na época. Voltando ao barulho, tb penso que não está certo, mas como argumentar com a css, onde o chefe da oficina diz que é devido ao meu jeito de dirigir "calmo" e o consultor afirma que todos os carros tinham sido testados e apresentavam o mesmo barulho. Se eu tivesse ouvido esse barulho quando fiz o test drive certamente teria ficado com a pulga atrás da orelha pra não dizer que teria partido pra outra montadora. Outra coisa, a marcha ré arranha sempre e a primeira as vezes não entra nem a pau, ex: ponto morto para primeira. Tb relatei na css incanssáveis vezes. Qual a solução do chefe de oficina ? "Antes de engatar a a ré, engatar a primeira". Tem que rir pra não chorar. Comprado na Carhouse da Padre Cacique. Levado para revisão e reclamações nas duas css.
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Mensagem por Marcus Borges Qua 29 Out 2014, 13:34

Quanto às "batidas de pino", não são normais, já em relação ao engate da marcha à ré, um amigo meu mecânico me explicou que câmbios com a ré não sincronizada, este procedimento de engatar a 1 antes da ré, ajuda bastante.
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Mensagem por Juliano Qua 29 Out 2014, 14:13

Sobre as marchas tenho a mesma reclamação.
Toda vez que engato a ré arranha um pouco. Para diminuir isso piso na embreagem e espero 2 a 3 segundos antes de engatar.
As outras as vezes parecem difíceis de engatar e as vezes não. Pode ser pelo costume com as marchas uno mille que tinha antes que entrava de prima, mas não tenho certeza.
Quando chegar na primeira revisão reclamarei sobre isso.
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Mensagem por lindemberg Segundo Qua 29 Out 2014, 16:03

o meu já está com mais de 12k e tá tudo bem, fora os grilos me buzinando os ouvidos, mais também tem o fato do piso na minha cidade ser calçamento e estrada carrosal, aí num tem jeito. Dos barulhos relatados somente mesmo na ré, mais somente quando ligo e o motor estar frio, depois disso tudo bem! Mais também engato a ré puxando um pouquinho para 4 marcha, com cuidado para a mesma não entrar (o vendedor me deu essa dica e funciona), quanto ao consumo, na pista com ar e pneus calibrados (influencia muito) faço uma média de 16 k/litro, na cidade com o pneu descalibrado (diminuo 2psi ) tá fazendo com ar ligado 13, 14k/litro
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Mensagem por MAGRÃO Qua 29 Out 2014, 16:54

Meu carro ta com 5000 km e no incio eu arranhava a ré pois usava como geralmente fazia nos carros anteriores. Engatava a re pressionando levemente para baixo, ai depois percebi que o ETIOS a ré entrava suave sem a necessidade de forçar o cambio pra baixo.

O meu qnd coloco etanol percebo o motor um pouco mais ruidoso, mas nada que me deixe preocupado. Com ctz não é esse barulho de detonação tao acentuado como vcs relatam.

É ruim que poucas pessoas tem ETIOS pra vc comparar um com o outro pessoalmente, dai a importancia de encontro do grupo
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Mensagem por Luiz Fernando Qua 29 Out 2014, 19:21

daniel.poars escreveu:Pois é,  mas estranho é que saí da css e enchi o tanque e por pelo menos 8 meses não tinha barulho nenhum. Reclamei do consumo na css pois o meu não fazia nem 10km/l na cidade. O chefe da oficina conectou o laptop e deu uma banda a 40km/h pois a padre cacique tava em obras, nem quarta marcha usou. Fiz o cálculo na bomba, sem ar ligado. Carro com mais de 9k na época.  Voltando ao barulho, tb penso que não está certo, mas como argumentar com a css, onde o chefe da oficina diz que é devido ao meu jeito de dirigir "calmo" e o consultor afirma que todos os carros tinham sido testados e apresentavam o mesmo barulho. Se eu tivesse ouvido esse barulho quando fiz o test drive certamente teria ficado com a pulga atrás da orelha pra não dizer que teria partido pra outra montadora. Outra coisa, a marcha ré arranha sempre e a primeira as vezes não entra nem a pau, ex: ponto morto para primeira. Tb relatei na css incanssáveis vezes. Qual a solução do chefe de oficina ? "Antes de engatar a a ré, engatar a primeira". Tem que rir pra não chorar. Comprado na Carhouse da Padre Cacique. Levado para revisão e reclamações nas duas css.


Daniel, você não tem como pedir para andar novamente no carro de test drive ???? Se sim, de mais uma volta, prestando bem atenção nos barulhos. Agora, muita atenção, geralmente, esses carros de test drive estão abastecidos com álcool, ou seja, não é pra fazer "batida de pino" nenhuma !!!!

Outra observação, o barulho no seu ocorre mais nas subidas, ou melhor, quando se força bem o motor ???
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Mensagem por MARCOS A AROUCA DUARTE Qua 29 Out 2014, 20:59

Daniel...comprei o hatch xls 1.5, 2013 que está com 8.500K. Não fiz a primeira revisão pois perdi o prazo e a farei agora em novembro/14, com 9000K. Só uso gas aditivada, GRID/Petrobrás. O óleo é, ainda , o que veio nele de fábrica. Porém pretendo trocar para o Pentosyn 5-30(alemão). Com motor não se brinca. Não há barulhos estranhos na cabine, na suspenção e muito menos no excelente motor. Vou te contar o meu segredo que uso no meu Civic/06 e na minha Partner/99. Utilizo no motor 200ml de um condici onador de metais (não é aditivo, pois já há em todos os óleos) chamado Militec. Somente depois de 20 mil km é que torno a colocá lo no motor. Esse produto , qdo em viagem mais longa, também é adicionado, 60ml. na gasolina, 10ml no óleo da DH. e nesta semana adicionei 10ml no suspiro do conduite gelado (há dois) do AC que baixa, incrivelmente, a sensação térmica. O que estou te passando é a minha experiência, sem nenhuma conotação comercial, pois o que sei é que o Militec é produto americano e tive agradável surpresa de conhecê lo qdo das trocas de óleo na empresa do Herminio, um expecialista em óleos. De antemã, posso dizer-lhe que não atuo em vendas e não tenho outro interesse senão te passar essa "dica" desse produto que eliminará a pré-ignição do seu Étios, um excelente automóvel. Marcos
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Mensagem por Daniel_J Qui 30 Out 2014, 11:25

Meu etios está só com 2400km rodados ainda, e até agora nenhum incomodo na parte mecânica.
Nos primeiros dias achei o engate das marchas meio duras, principalmente a primeira, mas agora está tudo suave. Teve só duas vezes ainda nas primeiras semanas que a ré não engatou de primeira, mas agora não arranha nada e entra tudo de primeira.

Mas essa de engatar a primeira antes ou esperar alguns segundos acho que é uma orientação normal que todas as montadoras estão passando, porque minha sogra teve um agile 2012 que ela reclamou a dificuldade de engatar a ré e falaram isso na concessionária, e aí o carro foi roubado e ela acabou de pegar um new fiesta e no dia da entrega a menina que fez a entrega falou a mesma coisa de esperar alguns segundos ou engatar a primeira antes se tivesse dificuldade de engatar a ré.
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Mensagem por daniel.poars Qui 30 Out 2014, 13:21

Marcos,
Valeu a dica, ou melhor, a aula. Não sou muito entendido no assunto, mas tenho ouvido bom, então sei quando tem algo "novo" ou estranho.
Luis Fernando,
Tem um ponto quando se acelera na segunda e terceira que se escuta tanto em plano quanto em subida. Mas é mais intenso na subida mesmo. Se fincar o pé não se escuta......é em determinado giro. Até tem como fazer outro test drive. A minha dúvida é por que ele começou a fazer o barulho depois de meses ? Já usei podium e grid/aditivada. Posto BR. Antes usava ipiranga aditivada, por uns 10 meses, mesmo posto e sem nenhum barulho. Vou fazer um vídeo mostrando o barulho e posto aqui. Também posso colocar uma porcentagem de álcool e ver se soluciona ou melhora. Se de fato o problema for na octanagem da gasolina, tudo bem. Só não quero acabar a garantia e ter que pagar um conserto que inúmeras vezes relatei na css.
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Mensagem por Luiz Fernando Qui 30 Out 2014, 15:06

Olha daniel, só de colocar a Pódium tem que sumir, e se você colocar uns 50% de etanol + gasolina comum tem que sumir também, agora se for abastecer só com gasolina, a única que some com a auto-detonação é a Pódium o resto não adianta que não dá muita diferença, todas tem a mesma octanagem, só a Podium é que tem mais !!!

Faz sim um vídeo e posta aí, curioso para ver esse probleminha !!!!
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Mensagem por Luiz Fernando Qui 30 Out 2014, 15:08

Outra coisa Daniel que possa explicar o motivo pelo qual antes não dava e agora está aparecendo isso, é o fato de existirem sensores que detectam qual o tipo de combustível e fazem o avanço ou não do motor, talvez isso esteja dando algum problema !!!
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Mensagem por koche Sex 31 Out 2014, 08:53

Daniel,

No meu alterno os combustíveis, uso mais alcool que gasolina aditivada, afinal a media de consumo do alcool não é tão alta, faço na media de 10 km/l nele, na gasosa fica em torno de 13 km/l. Isto evita de dar a batida de pino no motor.
Comprei o meu Cross na Savarauto Poa, mas como moro em São Léo, fiz a revisão de 10000km na Carhouse NH, é de praxe do  consultor dizer que "todos os carros do test drive tinham sido testados e todos tinham o mesmo barulho"
O meu estava com a tampa do porta malas e um difusor de ar interno com problema, falaram que desconheciam o problema e que verificariam nos test drive deles.
Na próxima vez farei a revisão na Savarauto.
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