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Limpeza de bicos injetores
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The Mole
Gerhard
Diogo
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George Maia
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Limpeza de bicos injetores
Alguém sabe informar qual a quilometragem para que se faça a limpeza dos bicos injetores, TBI e corpo de borboleta do Etios ?
George Maia
Membro Bronze- Mensagens : 56
Data de inscrição : 24/04/2015
Localização : Campos dos Goytacazes - RJ
Re: Limpeza de bicos injetores
Rapaz, eu sempre fazia nos outros carros a limpeza dos bicos a cada 30 mil rodados, mas sabe que não observei qual o ideal para o Etios...
Já a limpeza do TBI vai depender do quanto vc anda. Ele vai sujando e dá pra notar visualmente, como também, na macha lenta que fica irregular.
Como faço a limpeza do corpo da borboleta (TBI), do meu carro, aos 18 mil( acho que por ai), eu já fiz a limpeza do meu, meu carro já vai nos 26 mil rodados.
O produto custa 18 reais e em 5 minutos dá para fazer a limpeza.
Vídeo:
Abs
Emerson
Já a limpeza do TBI vai depender do quanto vc anda. Ele vai sujando e dá pra notar visualmente, como também, na macha lenta que fica irregular.
Como faço a limpeza do corpo da borboleta (TBI), do meu carro, aos 18 mil( acho que por ai), eu já fiz a limpeza do meu, meu carro já vai nos 26 mil rodados.
O produto custa 18 reais e em 5 minutos dá para fazer a limpeza.
Vídeo:
Abs
Emerson
Re: Limpeza de bicos injetores
Acredito que tudo dependa do tipo de uso, o meu carro está com 36mil km e a borboleta está limpa, vou limpar apenas quando houver algum tipo de sujeira visível.
O filtro de ar se troca a cada 40mil km, talvez seja uma boa aproveitar a troca do filtro para fazer a limpeza, não vejo sentido em limpar a borboleta antes da km para troca do filtro, pois vai estar limpa ainda.
Lembrando que se aplicar muito produto pode acontecer de penetrar pelo eixo da borboleta e danificar esse componente caríssimo, muito cuidado.
Quanto aos bicos, eu nunca precisei limpar, usando gasolina de boa procedência e trocando o filtro da combustível a cada 10mil km os bicos dificilmente vão sujar, pelo menos na gasolina, no etanol deve sujar um pouco mais.
O correto é testar a equalização dos injetores e só limpar de for necessário, pois a limpeza pode danificar os bicos.
O filtro de ar se troca a cada 40mil km, talvez seja uma boa aproveitar a troca do filtro para fazer a limpeza, não vejo sentido em limpar a borboleta antes da km para troca do filtro, pois vai estar limpa ainda.
Lembrando que se aplicar muito produto pode acontecer de penetrar pelo eixo da borboleta e danificar esse componente caríssimo, muito cuidado.
Quanto aos bicos, eu nunca precisei limpar, usando gasolina de boa procedência e trocando o filtro da combustível a cada 10mil km os bicos dificilmente vão sujar, pelo menos na gasolina, no etanol deve sujar um pouco mais.
O correto é testar a equalização dos injetores e só limpar de for necessário, pois a limpeza pode danificar os bicos.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Limpeza de bicos injetores
Pô cara , mora em um lugar com pouca poluição. Troquei o meu filtro de ar nos 20 mil , estava sujo pra caramba.
Re: Limpeza de bicos injetores
Sim, é verdade, tudo depende do uso, olhei o meu filtro com 36mil km e está limpo ainda, passaria dos 40mil com certeza, mas vai ser trocado na próxima revisão, meu carro está com 1 ano de uso.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Limpeza de bicos injetores
Alguém já fez a limpeza do TBI e pode me dizer que produto usou? Se retirou a peça?
Obrigado.
Obrigado.
Gerhard
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Limpeza de bicos injetores
Descarbonizante, como Car80 serve
Não serve desengripante como já vi gente usado
Não serve desengripante como já vi gente usado
The Mole
Membro Ouro- Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR
Re: Limpeza de bicos injetores
Pessoal boa tarde!
Tenho uma dúvida:
Não encontrei nada no manual recomendando limpeza preventiva ou sequer corretiva de bicos injetores.
A concessionária está me pedindo 220 reais para limpar com ultrassom cada bico injetor.
Alguem já autorizou um serviço desses?
Tenho uma dúvida:
Não encontrei nada no manual recomendando limpeza preventiva ou sequer corretiva de bicos injetores.
A concessionária está me pedindo 220 reais para limpar com ultrassom cada bico injetor.
Alguem já autorizou um serviço desses?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
robertocsb gosta desta mensagem
Re: Limpeza de bicos injetores
Arre égua, tão cobrando o preço do bico pra fazer uma limpeza.
kervinson
Membro Rubi- Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN
Re: Limpeza de bicos injetores
limpeza de bico custa na faixa de 200 reais os 4. Pra pagar um valor alto assim as vezes vale a pena trocar os bicos.
nenhum manual recomenda a limpeza dos bicos preventivamente, nem troca da bomba, nem troca da bomba dágua, sensores, etc.
sobre olhar o tbi e achar q nao esta sujo, a sujeiro fica dps da borboleta, so tirando a mangueira de ar nao da pra ver
nenhum manual recomenda a limpeza dos bicos preventivamente, nem troca da bomba, nem troca da bomba dágua, sensores, etc.
sobre olhar o tbi e achar q nao esta sujo, a sujeiro fica dps da borboleta, so tirando a mangueira de ar nao da pra ver
Otavio Guerra
Membro Ouro- Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: Limpeza de bicos injetores
Acredito que Etios não necessite a limpeza dos bicos e TBI, a não ser que tava bastante sujo que interferisse e ou incomodasse na tremedeira da marcha lenta. Utilizando gasolina aditivada, é possivel auxiliar na limpeza natural dos bicos injetores, já TBI, é facil limpar atraves do spray do WD. Mais uma vez Etios ajuda os proprietarios a economizar dinheiro com a manutenção
Rodrigo
Moderador- Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO
robertocsb gosta desta mensagem
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Limpeza de bicos injetores
O bico está sujo e tem que limpar.
O manual não cita nada mesmo mas os injetores sujam! Tem que limpar injetores.
Tem que limpar corpo de borboleta.
Recomendo que troque filtro de ar a cada 10k (mesmo se o percurso for predominantemente urbano). O ar admitido passa pelo filtro. Filtro saturado sujará com maior facilidade o corpo de borboleta. Cuidado nos modelos 2017 com o MAF (sensor de fluxo de ar). Pra limpar adequadamente a borboleta, o correto é retirar o sensor, só que isto irá gerar um erro. Tem que apagar depois. Os mecânicos (bons) fazem isso corriqueiramente.
Tem produtos adequados para limpeza de TBI.
Combustível aditivado pode ajudar na limpeza de injetores mas, mesmo assim, é bom verificar (e limpar mesmo).
Por experiência faço tudo isto a cada 50k.
Este é o tipo de coisa que dá bastante diferença na marcha lenta, no consumo, no desempenho etc.
Não economize em filtros. A marca faz muita diferença. Evite a marca de filtros wega.
Em uma oficina comum, uma limpeza de bicos deve estar em torno de uns cem, cento e poucos Reais... O ideal é limpar e aferir a equalização dos injetores estanqueidade etc. Após a limpeza e pelo uso, os injetores podem dar diferenças no fluxo de combustível. Os quatro injetores tem que ter o fluxo bem próximo um do outro (tem uma variação no volume final que eu acho que é de 10%... não lembro).
Recomendo que se faça com mecânico de confiança. Nem sempre a css é a melhor opção.
Abaixo segue link rápido sobre limpeza de injetores...
https://www.youtube.com/watch?v=mgIow4bX4f4
O manual não cita nada mesmo mas os injetores sujam! Tem que limpar injetores.
Tem que limpar corpo de borboleta.
Recomendo que troque filtro de ar a cada 10k (mesmo se o percurso for predominantemente urbano). O ar admitido passa pelo filtro. Filtro saturado sujará com maior facilidade o corpo de borboleta. Cuidado nos modelos 2017 com o MAF (sensor de fluxo de ar). Pra limpar adequadamente a borboleta, o correto é retirar o sensor, só que isto irá gerar um erro. Tem que apagar depois. Os mecânicos (bons) fazem isso corriqueiramente.
Tem produtos adequados para limpeza de TBI.
Combustível aditivado pode ajudar na limpeza de injetores mas, mesmo assim, é bom verificar (e limpar mesmo).
Por experiência faço tudo isto a cada 50k.
Este é o tipo de coisa que dá bastante diferença na marcha lenta, no consumo, no desempenho etc.
Não economize em filtros. A marca faz muita diferença. Evite a marca de filtros wega.
Em uma oficina comum, uma limpeza de bicos deve estar em torno de uns cem, cento e poucos Reais... O ideal é limpar e aferir a equalização dos injetores estanqueidade etc. Após a limpeza e pelo uso, os injetores podem dar diferenças no fluxo de combustível. Os quatro injetores tem que ter o fluxo bem próximo um do outro (tem uma variação no volume final que eu acho que é de 10%... não lembro).
Recomendo que se faça com mecânico de confiança. Nem sempre a css é a melhor opção.
Abaixo segue link rápido sobre limpeza de injetores...
https://www.youtube.com/watch?v=mgIow4bX4f4
VPL
Membro Rubi- Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP
Re: Limpeza de bicos injetores
Obrigado! Tenho usado apenas álcool comum nesses 40.000 km desse que peguei o carro 0km. Alguma sugestão de combustível para ajudar na limpeza? Álcool aditivado ou gasolina aditivada? Alguma marca específica?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Limpeza de bicos injetores
O combustível é um dilema também sabe...
Uns falam pra usar só gasolina, outros dizem que a gasolina ajuda a criar borras no motor, outros dizem que o etanol não lubrifica o comando de válvulas etc. etc. etc...
O que eu acho: há prós e contras nos dois combustíveis.
No meu Etios (2017), se eu usar só gasolina ele vai "grilar" em baixas rotações (bate pino? não sei ao certo nome disso). São batidas metálicas que acontecem somente se eu usar gasolina e em retomadas de velocidade em baixas rotações. Quando uso etanol este barulho desaparece (isso acontece desde 0 Km! e acontecia com outros carros que tive também). A solução pra isto é, se eu optar por gasolina, colocar um pouco de etanol junto com a gasolina. Ou optar somente pelo etanol.
Eu optei por usar somente etanol.
Costumo utilizar etanol aditivado da Shell. Além de não "grilar", o carro fica NITIDAMENTE mais "esperto", responde melhor nas retomadas etc. Aliás, este motor (2017 e acima), não tem uma boa resposta de potência em baixas rotações (ao contrário do motor mais antigo abaixo de 2017). O motor de 2017 em diante é meio "xoxo" com rotações abaixo de 3.000 RPM...
O aditivo no etanol é somente para limpeza e lubrificação das injetores e válvulas. Não melhora consumo. O aditivo não deixa o carro mais "poetente". Pode-se utilizar o etanol comum e de vez em quando, usar um frasco de aditivo também. É do gosto. O aditivo também serve pra lubrificar as roscas das velas (é comum a pessoa utilizar somente etanol por muito tempo e quando vai retirar as velas, a rosca está oxidada... Aí LASCOU!O aditivo ser pra isto também, ainda mais no nosso caso, em que a troca das velas acontecem com 100 mil Km!).
O meu etios está com 120mil Km e usei etanol praticamente durante todo este período. Não tive problemas. Tive uma dobló e usei somente etanol também. Essa eu andei 180 mil Km.
Acompanhei a limpeza dos meus injetores e estavam bem mais limpos que o da foto acima...
A experiência que tenho é essa.
Uns falam pra usar só gasolina, outros dizem que a gasolina ajuda a criar borras no motor, outros dizem que o etanol não lubrifica o comando de válvulas etc. etc. etc...
O que eu acho: há prós e contras nos dois combustíveis.
No meu Etios (2017), se eu usar só gasolina ele vai "grilar" em baixas rotações (bate pino? não sei ao certo nome disso). São batidas metálicas que acontecem somente se eu usar gasolina e em retomadas de velocidade em baixas rotações. Quando uso etanol este barulho desaparece (isso acontece desde 0 Km! e acontecia com outros carros que tive também). A solução pra isto é, se eu optar por gasolina, colocar um pouco de etanol junto com a gasolina. Ou optar somente pelo etanol.
Eu optei por usar somente etanol.
Costumo utilizar etanol aditivado da Shell. Além de não "grilar", o carro fica NITIDAMENTE mais "esperto", responde melhor nas retomadas etc. Aliás, este motor (2017 e acima), não tem uma boa resposta de potência em baixas rotações (ao contrário do motor mais antigo abaixo de 2017). O motor de 2017 em diante é meio "xoxo" com rotações abaixo de 3.000 RPM...
O aditivo no etanol é somente para limpeza e lubrificação das injetores e válvulas. Não melhora consumo. O aditivo não deixa o carro mais "poetente". Pode-se utilizar o etanol comum e de vez em quando, usar um frasco de aditivo também. É do gosto. O aditivo também serve pra lubrificar as roscas das velas (é comum a pessoa utilizar somente etanol por muito tempo e quando vai retirar as velas, a rosca está oxidada... Aí LASCOU!O aditivo ser pra isto também, ainda mais no nosso caso, em que a troca das velas acontecem com 100 mil Km!).
O meu etios está com 120mil Km e usei etanol praticamente durante todo este período. Não tive problemas. Tive uma dobló e usei somente etanol também. Essa eu andei 180 mil Km.
Acompanhei a limpeza dos meus injetores e estavam bem mais limpos que o da foto acima...
A experiência que tenho é essa.
VPL
Membro Rubi- Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP
Re: Limpeza de bicos injetores
Vou experimentar esse álcool aditivado. Depois de um tempo usando comento aki. Acredito que possa melhorar o consumo no meu caso, pois os bicos injetores do meu carro estão sujos. Se esses aditivos promoverem uma limpeza pode ser que mehore
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Limpeza de bicos injetores
Boa noite VPL!
Sobre o que você disse acima:
“ Aliás, este motor (2017 e acima), não tem uma boa resposta de potência em baixas rotações (ao contrário do motor mais antigo abaixo de 2017). O motor de 2017 em diante é meio "xoxo" com rotações abaixo de 3.000 RPM... ”
Sobre o que você disse acima:
“ Aliás, este motor (2017 e acima), não tem uma boa resposta de potência em baixas rotações (ao contrário do motor mais antigo abaixo de 2017). O motor de 2017 em diante é meio "xoxo" com rotações abaixo de 3.000 RPM... ”
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Limpeza de bicos injetores
Tive um XLS sedan comprado 0km antes do meu etios atual. Quando fiz o test drive no 2017 automático, foi nítida a percepção instantânea que tive de motor fraco...o motor do etios 2016, que era importado do Japão eu acho junto com o câmbio, tinha muito vigor em baixas rotações....o carro era muito, mas muito esperto na cidade e na estrada também. Mas depois que troquei pelo 2018(motor novo) acabei acostumando com o conforto do automático...o motor antigo só pecava pelo acionamento da embreagem problemático...engraçado que ele era menos potente mas passava a impressão de ser mais potente tamanha a agilidade...se não me engano, o torque máximo vinha aos 3100 rpm e nesse atual é 4000 rpm...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Limpeza de bicos injetores
https://www.ds.ind.br/pt/produtos/kit-de-filtros-para-bico-injetor/1279
Se não for fazer na css, segue marca alternativa, recomendada pelo ADG da High Torque. Não vou fazer a limpeza agora, mas ja salvei o site p qdo precisar.
Se não for fazer na css, segue marca alternativa, recomendada pelo ADG da High Torque. Não vou fazer a limpeza agora, mas ja salvei o site p qdo precisar.
jolima74
Membro Bronze- Mensagens : 47
Data de inscrição : 31/12/2019
Localização : Olinda - PE
Re: Limpeza de bicos injetores
Maravilhosas postagens.
Nesse lance de bico e combustível há várias formas de fazer, várias corretas.
Vou compartilhar convosco o meu hábito que tenho feito nos últimos anos em meus carros particulares, desenvolvido pela experiência e opção pessoal para uma boa conservação do sistema de alimentação de combustível e que não desqualifica outros hábitos também corretos:
1- Combustível: Opto por utilizar apenas gasolina aditivada, com mais frequencia da marca shell pela boa oferta de postos na minha região.
2- Antes da troca de óleo, que faço com 5000km por opção pessoal, coloco um tanque de gasolina pódium com um Perfect Clean e uso até chegar na reserva. Procuro aproveitar e programar um deslocamento em estrada nesse período.
3-Verificação preventiva dos bicos: a cada 30.000Km a 40.000km ou se eventualmente ocorrer alguma falha de desempenho ou alteração de consumo. Meço a vazão. Normalmente não tenho tido problemas de obstrução, todos tem estado equalizados, faço um ciclo de limpeza preventivo e coloco de volta.
4- O TBI eu limpo com o motor aquecido ligado seguindo o procedimento igual dos vídeos do caro ADG no Youtube, a cada vez que troco o filtro de ar. Geralmente, como sempre troco o óleo cedo e sempre uso óleo 100% sintético, pouco vapor de óleo vai para o TBI e sempre a limpeza é muito fácil.
5- Troca do filtro pescador da bomba de combustível a cada 60.000 km.
Tenho alguns amigos que gostam de usar somente Etanol, mas continuo usando só gasolina.
Agora sobre a foto, concordo com o VPL: se está sujo, deve imperativamente limpar. Os transtornos gerados por bico obstruído ou com leque deficiente são maiores que o gasto com a limpeza, que não é tão frequente.
Nesse lance de bico e combustível há várias formas de fazer, várias corretas.
Vou compartilhar convosco o meu hábito que tenho feito nos últimos anos em meus carros particulares, desenvolvido pela experiência e opção pessoal para uma boa conservação do sistema de alimentação de combustível e que não desqualifica outros hábitos também corretos:
1- Combustível: Opto por utilizar apenas gasolina aditivada, com mais frequencia da marca shell pela boa oferta de postos na minha região.
2- Antes da troca de óleo, que faço com 5000km por opção pessoal, coloco um tanque de gasolina pódium com um Perfect Clean e uso até chegar na reserva. Procuro aproveitar e programar um deslocamento em estrada nesse período.
3-Verificação preventiva dos bicos: a cada 30.000Km a 40.000km ou se eventualmente ocorrer alguma falha de desempenho ou alteração de consumo. Meço a vazão. Normalmente não tenho tido problemas de obstrução, todos tem estado equalizados, faço um ciclo de limpeza preventivo e coloco de volta.
4- O TBI eu limpo com o motor aquecido ligado seguindo o procedimento igual dos vídeos do caro ADG no Youtube, a cada vez que troco o filtro de ar. Geralmente, como sempre troco o óleo cedo e sempre uso óleo 100% sintético, pouco vapor de óleo vai para o TBI e sempre a limpeza é muito fácil.
5- Troca do filtro pescador da bomba de combustível a cada 60.000 km.
Tenho alguns amigos que gostam de usar somente Etanol, mas continuo usando só gasolina.
Agora sobre a foto, concordo com o VPL: se está sujo, deve imperativamente limpar. Os transtornos gerados por bico obstruído ou com leque deficiente são maiores que o gasto com a limpeza, que não é tão frequente.
Convidado- Convidado
jp.siq
Membro Ouro- Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP
robertocsb gosta desta mensagem
Re: Limpeza de bicos injetores
Tá feio.rs.. não esquece de trocar os minifiltros internos e O-rings maiores que ficam presos no bloco, limpe bem em volta dos O-rings antes de sacá-los, para que não deixe cair sujeira/areia nos cilindros, isso risca o cilindro. Eu costumo passar aspirador antes de mexer nos O-Rings e também antes de sacar os bicos. Uso uma mangueirinha mais fina pra aspirar...
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Limpeza de bicos injetores
Jp.siq tá bem sujo mesmo...Imagina o meu que está com 110 mil e nunca fiz a limpeza...kkkk
Re: Limpeza de bicos injetores
Fiz a limpeza na 6ª Revisão, foi trocado também o pré-filtro do tanque de combustível. Eu estava andando no etanol e ontem coloquei gasolina e tá tudo maravilha. Carro extremamente silencioso.
jp.siq
Membro Ouro- Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP
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