Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00
» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08
» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07
» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55
» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37
» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43
» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42
» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32
» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19
» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09
» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50
» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23
» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46
» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39
» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15
» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55
» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01
» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19
» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36
» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58
» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39
Tecnologia motor Etios
+18
jdonadel
Romulo
wvapma
emilrsanches
EduFrazao
Barrica
fndcosta175
Solfieri
pizarromg
girardi
Aksan
eduguedesgama
Ronaldo Marinho
fogassaw
Sergio
Paulo moderador.
Caio
rharruda
22 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Tecnologia motor Etios
O eitos tem tecnologia no motor acima da média para o segmento.
1- Bloco, cabeçote e componentes em alumínio, menos atrito, menos peso, melhor eficiência energética além de não oxidar os dutos e juntas de refrigeração, não cria ferrugem no liquido de resfriamento do motor e o consequente "radiador furado".
2- Comando por corrente, minimiza os risco de danos no motor devido a contaminação que comumente ocorre na correia dentada, reduzindo a sua vida útil, mexânico não deixará o seu motor fora de ponto.
3- Distribuidores de ignição independentes associados a velas de iridium (metal ao qual é produzida). Essas velas proporcionam a melhor queima do combustível, maior eficiência térmica além de durarem 100.000 km contra 20.000 km das velas comuns quando em contato com etanol. Esse é um ponto chave do etios ser econômico.
4- Motor 16v com pico de torque a 3.100 rpm (Claro que a potência foi sacrificada, 96 cv em 1500 cm3 é pouco). Os motores 16v comumente são famosos pelo pico de torque em altas rotações como 4500 rpm-5000 rpm, por isso a necessidade do comando variável para "linearizar" a curva de torque, melhorando a resposta em rotações menores. Nem o motor 8v da VW que tem pico de torque a 3.200 rpm, um dos mais baixos do mercado consegue essa façanha.
5- Suspensão com reforços na dianteira e traseiras (barras transversais).
Quem lembrar, acrescente mais informação. Att.
1- Bloco, cabeçote e componentes em alumínio, menos atrito, menos peso, melhor eficiência energética além de não oxidar os dutos e juntas de refrigeração, não cria ferrugem no liquido de resfriamento do motor e o consequente "radiador furado".
2- Comando por corrente, minimiza os risco de danos no motor devido a contaminação que comumente ocorre na correia dentada, reduzindo a sua vida útil, mexânico não deixará o seu motor fora de ponto.
3- Distribuidores de ignição independentes associados a velas de iridium (metal ao qual é produzida). Essas velas proporcionam a melhor queima do combustível, maior eficiência térmica além de durarem 100.000 km contra 20.000 km das velas comuns quando em contato com etanol. Esse é um ponto chave do etios ser econômico.
4- Motor 16v com pico de torque a 3.100 rpm (Claro que a potência foi sacrificada, 96 cv em 1500 cm3 é pouco). Os motores 16v comumente são famosos pelo pico de torque em altas rotações como 4500 rpm-5000 rpm, por isso a necessidade do comando variável para "linearizar" a curva de torque, melhorando a resposta em rotações menores. Nem o motor 8v da VW que tem pico de torque a 3.200 rpm, um dos mais baixos do mercado consegue essa façanha.
5- Suspensão com reforços na dianteira e traseiras (barras transversais).
Quem lembrar, acrescente mais informação. Att.
rharruda
Membro Bronze- Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/08/2013
Localização : Valinhos - SP
Re: Tecnologia motor Etios
Toyota é Toyota rsrs
Caio
Membro Rubi- Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA
Re: Tecnologia motor Etios
é verdade caio, o etios é mais moderno que o corolla(não estou dizendo que é melhor)hehehehe
Paulo moderador.
Membro Rubi- Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -
Re: Tecnologia motor Etios
Lembre-se que o corolla novo ja saiu do forno... Está quase chegando nas css
Caio
Membro Rubi- Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA
Re: Tecnologia motor Etios
6 - Tubo de escapamento todo em aço inox.
7 - Direção elétrica (já que você mencionou também a suspensão).
8 - 9 - 10 - 11 ........ Vai faltar espaço.
Não se trata de ser fanboy mas o Etios tem a vantagem de um projeto moderno, lançado no mundo há 2 anos, e que começou tudo do zero. Então a engenharia da Toyota, já que tinha que projetar do zero, adotou todas as soluções mais modernas que dispunha nessa categoria. Por exemplo: se podia escolher qualquer sistema de direção pra que usar a obsoleta direção hidráulica? E a gente vê isso em todos os detalhes do carro, na carroceria leve e ao mesmo tempo muito segura, e por ai vai.
Alguém pode não gostar do design, do tipo de acabamento, das cores do revestimento do banco, etc, gosto é pessoal. E ninguém aqui está dizendo que o carro é perfeito, pelo contrário, também tem defeitos como qualquer outro. Mas não existe nessa categoria de preços nada com projeto tão atual como o Etios, alguns tem uma ou outra solução tão moderna, mas no conjunto todo nenhum outro se equivale.
7 - Direção elétrica (já que você mencionou também a suspensão).
8 - 9 - 10 - 11 ........ Vai faltar espaço.
Não se trata de ser fanboy mas o Etios tem a vantagem de um projeto moderno, lançado no mundo há 2 anos, e que começou tudo do zero. Então a engenharia da Toyota, já que tinha que projetar do zero, adotou todas as soluções mais modernas que dispunha nessa categoria. Por exemplo: se podia escolher qualquer sistema de direção pra que usar a obsoleta direção hidráulica? E a gente vê isso em todos os detalhes do carro, na carroceria leve e ao mesmo tempo muito segura, e por ai vai.
Alguém pode não gostar do design, do tipo de acabamento, das cores do revestimento do banco, etc, gosto é pessoal. E ninguém aqui está dizendo que o carro é perfeito, pelo contrário, também tem defeitos como qualquer outro. Mas não existe nessa categoria de preços nada com projeto tão atual como o Etios, alguns tem uma ou outra solução tão moderna, mas no conjunto todo nenhum outro se equivale.
Re: Tecnologia motor Etios
Concordo totalmente com o que foi escrito. Como falado anteriormente, ha umas economias mesquinhas por parte da Toyota e o seu design nao é dos melhores, mas pelo menos nos itens essenciais (segurança, motor e suspensao e direçao), ela fez direitinho a licao de casa. Pena que as pessoas prefiram meter o pau sem conhecimento do carro.
fogassaw
Membro Bronze- Mensagens : 20
Data de inscrição : 19/08/2013
Localização : São Paulo - SP
Re: Tecnologia motor Etios
A Toyota fez o difícil e negligenciou o fácil. Na verdade o consumidor acabou beneficiado pois pôde comprar com bonus e outras vantagens um produto muito bom e isso não aconteceria se ele tivesse excesso de procura.
Ontem na saída da padaria 2 taxistas me pararam para olhar o Etios, o mais velho deles não acreditou quando viu o porta malas, que era maior que o do seu Corolla que estava estacionado do lado. Disse que estava vendo para comprar um Etios pois manter um Corolla na praça era caro demais e não compensava, já o Etios oferecia o mesmo espaço gastando muito menos de combustível e manutenção. E que tudo que era taxista falava pra ele que podia comprar tranquilo pois o carro gastava pouco e não quebrava de jeito nenhum.
O taxista mais novo e antenado falou sobre o teste de longa duração da Quatro Rodas e que o velho nem fosse louco de pegar um hb 20 sedan (não sei porque mencionou o coreano) pra por na praça pois era campeão de insatisfação no reclame aqui, faltava peça etc, etc, etc.
Achei interessante mencionar pois quando o Etios foi lançado muito se comparou com o hb 20 e a nossa imprensa "especializada" dizia que a Toyota tinha errado pois se preocupou só com qualidade e a hyundai acertou pois fez um carro "bunitin" que o povinho tava adorando.
No longo prazo ao contrário do que disse nossa "brilhante" imprensa "especializada" a estratégia da Toyota está se mostrando acertada pois ela já fixou a imagem de qualidade do Etios, hoje você pode ouvir o que quiser sobre ele menos que não tem qualidade.
Tanto é que vira e mexe entra um troll aqui no clube que lê algum tópico sobre algum defeito que apareceu no carro de alguém e inventa que no carro deu isso também e ele do nada teve que trocar metade das peças, sem dar nenhum outro detalhe, achando que vai prejudicar a imagem do Etios. hehehehe!!
Já a hyundai, que a "bem informada" imprensa dizia que era a 8ª maravilha do mundo consegui arruinar a imagem do seu produto acreditando que bastava pagar um designer renomado e que o resto o povinho não tá nem aí. Engano. Assim como os taxistas até no society que eu vou no domingo tomar chapéu da molecada, já me falaram: ainda bem que você não comprou o hb20 que é até bonito mas não vale nada. Ou seja, assim como aconteceu com a Fiat, os coreanos vão levar 10 anos para apagar a má imagem que o seu carro consegui em tão pouco tempo.
O tempo sempre se encarrega de mostrar quem estava certo.
Ontem na saída da padaria 2 taxistas me pararam para olhar o Etios, o mais velho deles não acreditou quando viu o porta malas, que era maior que o do seu Corolla que estava estacionado do lado. Disse que estava vendo para comprar um Etios pois manter um Corolla na praça era caro demais e não compensava, já o Etios oferecia o mesmo espaço gastando muito menos de combustível e manutenção. E que tudo que era taxista falava pra ele que podia comprar tranquilo pois o carro gastava pouco e não quebrava de jeito nenhum.
O taxista mais novo e antenado falou sobre o teste de longa duração da Quatro Rodas e que o velho nem fosse louco de pegar um hb 20 sedan (não sei porque mencionou o coreano) pra por na praça pois era campeão de insatisfação no reclame aqui, faltava peça etc, etc, etc.
Achei interessante mencionar pois quando o Etios foi lançado muito se comparou com o hb 20 e a nossa imprensa "especializada" dizia que a Toyota tinha errado pois se preocupou só com qualidade e a hyundai acertou pois fez um carro "bunitin" que o povinho tava adorando.
No longo prazo ao contrário do que disse nossa "brilhante" imprensa "especializada" a estratégia da Toyota está se mostrando acertada pois ela já fixou a imagem de qualidade do Etios, hoje você pode ouvir o que quiser sobre ele menos que não tem qualidade.
Tanto é que vira e mexe entra um troll aqui no clube que lê algum tópico sobre algum defeito que apareceu no carro de alguém e inventa que no carro deu isso também e ele do nada teve que trocar metade das peças, sem dar nenhum outro detalhe, achando que vai prejudicar a imagem do Etios. hehehehe!!
Já a hyundai, que a "bem informada" imprensa dizia que era a 8ª maravilha do mundo consegui arruinar a imagem do seu produto acreditando que bastava pagar um designer renomado e que o resto o povinho não tá nem aí. Engano. Assim como os taxistas até no society que eu vou no domingo tomar chapéu da molecada, já me falaram: ainda bem que você não comprou o hb20 que é até bonito mas não vale nada. Ou seja, assim como aconteceu com a Fiat, os coreanos vão levar 10 anos para apagar a má imagem que o seu carro consegui em tão pouco tempo.
O tempo sempre se encarrega de mostrar quem estava certo.
Última edição por Sergio em Sáb 14 Set 2013, 15:35, editado 1 vez(es)
Re: Tecnologia motor Etios
Eu estou abismado com o consumo do meu, que é sedan! com alcool fazendo quase 10 km/l em Sp com toda loucura, espaço interno otimo sem falar do porta malas que consegui ate colocar a bike do meu filho aro 20!!!
Ronaldo Marinho
Membro Bronze- Mensagens : 18
Data de inscrição : 26/08/2013
Idade : 50
Localização : São Paulo - SP
Re: Tecnologia motor Etios
O meu também faz de 10 km por litro de álcool em São Paulo, com o litro custando R$1,59 acaba ficando barato rodar com o Etios. Quando o percurso é mais na estrada (moro do lado da rod. Raposo Tavares) faz mais de isso.
Acho que é porque o motor funciona bem em baixa rotação e se o sujeito quiser dirigir de forma econômica é fácil. Para o pessoal que gosta de esticar marcha e sentar o pé ai não tem jeito. heheheh.
Acho que é porque o motor funciona bem em baixa rotação e se o sujeito quiser dirigir de forma econômica é fácil. Para o pessoal que gosta de esticar marcha e sentar o pé ai não tem jeito. heheheh.
Re: Tecnologia motor Etios
O Motor do Etios 1.3 é VVT??
eduguedesgama
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA
Re: Tecnologia motor Etios
nem o 1.3 nem o 1.5 tem vvteduguedesgama escreveu:O Motor do Etios 1.3 é VVT??
Aksan
Membro Prata- Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM
Re: Tecnologia motor Etios
ué.. o etios não é VVT? e qual é o motor do etios? DOCH??Aksan escreveu:nem o 1.3 nem o 1.5 tem vvteduguedesgama escreveu:O Motor do Etios 1.3 é VVT??
Agora to pasmo!!
eduguedesgama
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA
Re: Tecnologia motor Etios
Todos os motores 16v são DOHC (double overhead camshaft) ou duplo comando no cabeçote, os 8v são só OHC pois só tem 1 comando.eduguedesgama escreveu:ué.. o etios não é VVT? e qual é o motor do etios? DOCH??Aksan escreveu:nem o 1.3 nem o 1.5 tem vvteduguedesgama escreveu:O Motor do Etios 1.3 é VVT??
Agora to pasmo!!
o VVT (Variable Valve Timing) ou VVT-i que é uma evoluçao do VVT é um sistema de variaçao de valvulas que faz o motor ficar mais "elastico", a ausência dele justifica o corte prematuro em 6.000 rpm pois o carro, os comandos e etc foram pensados para condução urbana onde o torque em baixa rotação é o que interessa, e fica mais barato produzir esses motores que ja vem montados do Japão sem esse sistema ( o quanto mais barato não faço ideia), essas infos vc pode confirmar em diversas fontes espalhadas pela interwebz.
*lembrando que VVT, VVT-i são os nomes que a toyota resolveu dar pra esse sistema, cada montadora dá um nome diferente.
1.3 = 1NR-FBE
1.5 = 2NR-FBE
os dois são uma variante do 1NR-FE do Yaris europeu só que sem o variador de valvulas.
Aksan
Membro Prata- Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM
Re: Tecnologia motor Etios
Legal o que você escreveu Aksan, só uma ressalva: nem todos os motores 16v são DOHC, podem ser OHC também. Não sei te dizer hoje que motores são assim mas no passado era mais comum. E do mesmo jeito um 8v pode ser DOHC.
PS.
DOHC - Duplo comando de válvulas localizado no cabeçote.
OHC ou SOHC - Comando de válvulas único localizado no cabeçote.
A letra H é usada para diferenciar dos motores onde o comando de válvulas está localizado no bloco do motor (raros hoje em dia).
PS.
DOHC - Duplo comando de válvulas localizado no cabeçote.
OHC ou SOHC - Comando de válvulas único localizado no cabeçote.
A letra H é usada para diferenciar dos motores onde o comando de válvulas está localizado no bloco do motor (raros hoje em dia).
Re: Tecnologia motor Etios
Vivendo e aprendendo
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
Aksan
Membro Prata- Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM
Re: Tecnologia motor Etios
GENTE!Aksan escreveu:Vivendo e aprendendo
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
então o ETIOS é ou não VVT???
?????????????????????
eduguedesgama
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA
Re: Tecnologia motor Etios
e por não ser VVT então.. ele é inferior ao concorrente J3 por exemplo? que usa tecnologia VVT? grato!
eduguedesgama
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2013
Localização : Salvador - BA
Re: Tecnologia motor Etios
Teóricamente ele é inferior tecnologicamente, mas só no papel.
VVT é bom mas só ele não faz um motor...
O motor do étios é todo em alumínio, comando por corrente, entre outras coisas, além disso ele é fabricado e montado por quem mais entende de durabilidade, a Toyota do Japão. o motor e algumas coisas do chassis vem inteirinhos de lá...
Em geral o J3 é até bom, mas há várias reclamações por aí sobre o motor dele, que é ruim de torque, que é ruim de sair, tem q reduzir marcha o tempo todo... assim vai..
Agora procura algum defeito no motor do étios...
To vendo nosso étios passar fácil dos 100mil km sem reclamar e com manutenção baixissima, enquanto tantos outros pedem arrego no meio do caminho ou cobram bem caro pra continuar...
VVT é bom mas só ele não faz um motor...
O motor do étios é todo em alumínio, comando por corrente, entre outras coisas, além disso ele é fabricado e montado por quem mais entende de durabilidade, a Toyota do Japão. o motor e algumas coisas do chassis vem inteirinhos de lá...
Em geral o J3 é até bom, mas há várias reclamações por aí sobre o motor dele, que é ruim de torque, que é ruim de sair, tem q reduzir marcha o tempo todo... assim vai..
Agora procura algum defeito no motor do étios...
To vendo nosso étios passar fácil dos 100mil km sem reclamar e com manutenção baixissima, enquanto tantos outros pedem arrego no meio do caminho ou cobram bem caro pra continuar...
Aksan
Membro Prata- Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM
Re: Tecnologia motor Etios
Eu também aprendi coisa pra caramba por aqui. A gente se diverte e ainda melhora nossa cultura, heheheh!!! Por isso que sempre que tenho um tempinho dou uma sapeada no pedaço.Aksan escreveu:Vivendo e aprendendo
por isso que eu gosto do clube, todo dia eu aprendo alguma coisa nova aqui.
Re: Tecnologia motor Etios
Respondendo a pergunta se o Etios é inferior ao J3, complemento o que o amigo Aksan disse.
Depende do que é importante para você em um carro. Para as pessoas que compram o J3 ele é superior naquilo que é importante para eles. Ou então comprariam outro carro, ninguém vai numa concessionária com uma arma na cabeça.
Para mim no que é importante um carro oferecer o Etios é superior, inclusive (e principalmente) o motor. Por isso preferi ele, não quer dizer que seja o seu caso.
Sobre o vvt é uma muleta usada no projeto com a finalidade de melhorar os números apresentado pelo motor no catálogo de venda. Faz com que no catálogo a potência máxima apareça maior. Como as pessoas não sabem o que significa potencia máxima (nem tem obrigação de saber) acreditam que terão um carro mais potente à sua disposição no dia a dia, nas ultrapassagens, retomadas de velocidade, etc e compram o modelo. E o objetivo da fábrica é vender, então está ótimo.
Depois descobrem que a força do motor em condições normais de uso não tem nada a ver com a potencia máxima e que este número é importante por exemplo para quem compra carro para fazer prova de arrancada, o que não é o caso dele que usa o veiculo para transportar sua família. Mas até ai mais uma unidade foi vendida e os executivos da montadora ficam felizes contabilizando isso e garantem seus bonus no final ano.
Claro que isto é minha opinião, muita gente não vai concordar (num tô nem ai) mas você perguntou então respondi.
No meu carro prefiro que não tenha vvt, é uma traquitana a mais, aumenta desnecessariamente a complicação do motor, número de peças, risco de defeito e manutenção, e para o meu modo de dirigir não melhora em nada, provavelmente piora. O que não quer dizer que não compraria caso tivesse, apenas prefiro que não tenha. Mas isto é para o meu modo de dirigir, se você pretende um modelo para participar de provas de arrancada é importante sempre ver qual tem maior potência máxima. Neste caso o J3 pode ser superior (pra ser sincero não sei qual é a potencia máxima dele).
Mas não se engane achando que por não ter vvt o motor do Etios não é moderno, pelo contrário é moderníssimo, consegue sem usar muletas como vvt ter 16 válvulas e ao mesmo tempo torque excepcional em baixa rotação, o que é raro e até a mim surpreendeu. Só uma engenharia de altíssimo nível consegue essa proeza. Também não se engane achando que por ter no catálogo de vendas um número menor de HPs ele é mais fraco que os outros. Faça um teste drive e você vai ver que o Etios 1.5L é mais forte que os concorrentes com motores mais ou menos desse tamanho, não é pouco não, beeem mais forte. Fiz isso com 5 modelos há uns 10 dias.
Para finalizar se você tem simpatia pelo J3 não vejo porque não possa ser uma boa compra. Tudo se resume em procurar saber se o que ele oferece é o que você procura. A única coisa que não deve fazer é comprar um carro só por que é o que "está" na mídia, geralmente isso é sinônimo de mau negócio.
Depende do que é importante para você em um carro. Para as pessoas que compram o J3 ele é superior naquilo que é importante para eles. Ou então comprariam outro carro, ninguém vai numa concessionária com uma arma na cabeça.
Para mim no que é importante um carro oferecer o Etios é superior, inclusive (e principalmente) o motor. Por isso preferi ele, não quer dizer que seja o seu caso.
Sobre o vvt é uma muleta usada no projeto com a finalidade de melhorar os números apresentado pelo motor no catálogo de venda. Faz com que no catálogo a potência máxima apareça maior. Como as pessoas não sabem o que significa potencia máxima (nem tem obrigação de saber) acreditam que terão um carro mais potente à sua disposição no dia a dia, nas ultrapassagens, retomadas de velocidade, etc e compram o modelo. E o objetivo da fábrica é vender, então está ótimo.
Depois descobrem que a força do motor em condições normais de uso não tem nada a ver com a potencia máxima e que este número é importante por exemplo para quem compra carro para fazer prova de arrancada, o que não é o caso dele que usa o veiculo para transportar sua família. Mas até ai mais uma unidade foi vendida e os executivos da montadora ficam felizes contabilizando isso e garantem seus bonus no final ano.
Claro que isto é minha opinião, muita gente não vai concordar (num tô nem ai) mas você perguntou então respondi.
No meu carro prefiro que não tenha vvt, é uma traquitana a mais, aumenta desnecessariamente a complicação do motor, número de peças, risco de defeito e manutenção, e para o meu modo de dirigir não melhora em nada, provavelmente piora. O que não quer dizer que não compraria caso tivesse, apenas prefiro que não tenha. Mas isto é para o meu modo de dirigir, se você pretende um modelo para participar de provas de arrancada é importante sempre ver qual tem maior potência máxima. Neste caso o J3 pode ser superior (pra ser sincero não sei qual é a potencia máxima dele).
Mas não se engane achando que por não ter vvt o motor do Etios não é moderno, pelo contrário é moderníssimo, consegue sem usar muletas como vvt ter 16 válvulas e ao mesmo tempo torque excepcional em baixa rotação, o que é raro e até a mim surpreendeu. Só uma engenharia de altíssimo nível consegue essa proeza. Também não se engane achando que por ter no catálogo de vendas um número menor de HPs ele é mais fraco que os outros. Faça um teste drive e você vai ver que o Etios 1.5L é mais forte que os concorrentes com motores mais ou menos desse tamanho, não é pouco não, beeem mais forte. Fiz isso com 5 modelos há uns 10 dias.
Para finalizar se você tem simpatia pelo J3 não vejo porque não possa ser uma boa compra. Tudo se resume em procurar saber se o que ele oferece é o que você procura. A única coisa que não deve fazer é comprar um carro só por que é o que "está" na mídia, geralmente isso é sinônimo de mau negócio.
Re: Tecnologia motor Etios
Eu tava com um city 1.5 flex e achei o motor do etios melhor e com muito menor consumo. Fiz 11.73 km/l na castelo branco a 120km/h
girardi
Membro Rubi- Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR
Re: Tecnologia motor Etios
Adquiri o meu 1.3 no início de agosto/2013, já rodei quase 6000 km e estou muito satisfeito com o desempenho. Até agora só o abasteci com etanol e a média tem ficado sempre um pouco acima dos 10 km/l. Gostoso de dirigir, esperto na aceleração e suspensão silenciosa. Espero que continue assim!
pizarromg
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 24/07/2013
Localização : Minas Gerais
Re: Tecnologia motor Etios
Bem, vendo a discussão de motores VVT ser melhor que os demais, ou não, vou dar minha opinião. Lembro que sou apenas um entusiasta e com conhecimentos médios de mecânica, não pretendendo ser nenhum expert no assunto. Por favor, se estiver errado, corrijam-me.
O que vejo é que as fábricas colocam cabeçotes VVT em determinados motores para corrigir problemas de pouco torque em baixas rotações e/ou para dar uma "linearizada" na curva de potência de motores 16 válvulas.
No caso específico do Etios, como ele tem seu torque máximo a apenas 3100 rpms, apenas porque se trata de um motor 16 válvulas (que geralmente tem seu torque máximo lá nas alturas se comparado a um motor 8 válvulas), ele realmente não tem necessidade de um cabeçote variável.
Com isso, prefiro o motor do Etios a qualquer outro que precise de cabeçotes variáveis pois, certamente, não tem a possibilidade de ter esse "apêndice" VVT quebrado por qualquer motivo (quanto mais equipamentos auxiliares temos em nossos produtos mais chances de quebrarem esses produtos tem – o simples funciona muito melhor que o complexo).
É o que penso.
O que vejo é que as fábricas colocam cabeçotes VVT em determinados motores para corrigir problemas de pouco torque em baixas rotações e/ou para dar uma "linearizada" na curva de potência de motores 16 válvulas.
No caso específico do Etios, como ele tem seu torque máximo a apenas 3100 rpms, apenas porque se trata de um motor 16 válvulas (que geralmente tem seu torque máximo lá nas alturas se comparado a um motor 8 válvulas), ele realmente não tem necessidade de um cabeçote variável.
Com isso, prefiro o motor do Etios a qualquer outro que precise de cabeçotes variáveis pois, certamente, não tem a possibilidade de ter esse "apêndice" VVT quebrado por qualquer motivo (quanto mais equipamentos auxiliares temos em nossos produtos mais chances de quebrarem esses produtos tem – o simples funciona muito melhor que o complexo).
É o que penso.
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia motor Etios
Só a título de comparação, o motor do honda city é SOHC e o do etios DOHC, gerando um rendimento melhor.
Paz e Bem!
Paz e Bem!
Solfieri
Membro Ouro- Mensagens : 225
Data de inscrição : 05/09/2013
Idade : 39
Localização : Teresina - PI
Re: Tecnologia motor Etios
rapaziada, o motor etios em suma não precisa de VVT devido a seu peso do chassi....como nosso amigo disse máx de torque em 3,1 k rpm....
num motor 1.5 16V já tá de bom tamanho, não é atoa que meus amigos da CSS dizem que os piores clientes são os do Etios...kkkkkkk
sabem pq ?
num motor 1.5 16V já tá de bom tamanho, não é atoa que meus amigos da CSS dizem que os piores clientes são os do Etios...kkkkkkk
sabem pq ?
fndcosta175
Membro Bronze- Mensagens : 44
Data de inscrição : 03/02/2014
Localização : Osasco - SP
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» vela motor Etios
» Estalos Motor Etios
» toyota etios motor
» Qual tipo de óleo para o motor?
» Assobio no motor do etios 1.3
» Estalos Motor Etios
» toyota etios motor
» Qual tipo de óleo para o motor?
» Assobio no motor do etios 1.3
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos